Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: RB 450G OU SERVIDOR COM PLACA MÃE INTEL, PROC. QUADCORE E 2 GB DE MEMÓRIA?

    Faço questão de compartilhar minha experiências com os colegas, para quem estiver pensando em adquirir a RB450G não tenha a dor de cabeça que eu tive, já postei isso em outros tópicos. Uso aqui a RB450G discando p/ m adsl(link 20mb) em bridge+Hotspot 130 clientes cadastrados+MAC+controle banda+dhcp server+03 regra firewall p2p e win updt, aguenta no máximo 50~60 users online(100k-up/200k-down, mais q isso não rola pra essa quantidade de clientes)(active) com qualidade não mto boa...acredito que ela gerencie no máximo 15mb de link, pq ao fazer o teste de "truput" com apenas 01 user active(sem controle banda) quando bate 15mb a cpu vai em 96-99%, memória ram sempre sobrando, o problema de não aguentar eh cpu mesmo, ahh e nem pensar em usar web-proxy(slot micro-sd) isso é só de rb1000 pra cima, ou pc-mk, mas o pico de demanda da minha rede até hoje foi 4.5mb down, 600kup, outra coisa que não rola é setar overclock da cpu em 800mhz, testei com todas as versoes do mk, nehuma aguenta, só fica travando e dando reboot, tem que ser original 680mhz mesmo q vai mto bem, outra coisa é a fonte original das rb, pelo menos a 18pow é um lixo, fonte de notebook foi o que resolveu meus problemas de travamento e reboot aqui. Concluindo, se fosse hoje não investiria mais nessa RB450g, somente em PC-MK ou RB1000 para cima. só pra complementar, uso sempre a versão mais atual (stable) em todas minhas RBs.

  2. #22

    Padrão Re: RB 450G OU SERVIDOR COM PLACA MÃE INTEL, PROC. QUADCORE E 2 GB DE MEMÓRIA?

    Amigo, é o seguinte, eu também estou com uma seguinte dúvida, estou projetando uma torre e não sei como fazer, eu pensei em usar 2 rb800 com 4 cartões mini cada, para instalar 8 antenas, polarização horizontal na frequência de 2,4Ghz, 4 antenas de 14Dbi e 4 antenas de 17Dbi, mas me disseram o seguinte, que eu tenho 5 placas mãe sobrando e 5 processador core 2 duo 2.93Ghz, ainda tenho 6 HD de 500GB e 5 Pentes de Memória DDR2 de 2 GB cada, e poderia usar 2 placas dessa com placas mini pci de 600Mw, que suportaria 1000 usuários???? Preciso de uma ajuda também, pois se de fato as placas mãe tiverem utilidade para criar meu server e AP ao mesmo tempo e for compatível com a qualidade de uma Rb eu vou dar prefência a montar com as Placas que tenho mesmo.

    Bom sou novo por aqui, espero colaboração dos companheiros do fórum, não abri tópico porque encontrei esse com um post relacionado ao meu problema.

    No mais agradeço a todos pela força e espero estar contribuindo em breve.
    Última edição por valterBR; 24-02-2012 às 17:15.

  3. #23

    Padrão Re: RB 450G OU SERVIDOR COM PLACA MÃE INTEL, PROC. QUADCORE E 2 GB DE MEMÓRIA?

    Valter, Acredito que não seja viável PC AP para torres, ao menos que seja sua POP principal, e a torre não for muito alta, já pensou no custo de subir LMR400 do pc até as antenas, um cabo para cada antena? e as dores de cabeça com perda de sinal e conectores? pega esse material que vc tem ai e monta dois servidores, um para controle de banda e acesso com 2gb ram instalado mikrotik, e outro servidor para o cache mais parrudo com 8gb de ram porém com hds de 15k (15000 RPM), sobe com rj45 até a torre, e bota os aps lá em cima tudo em bridge, talves precise de um switch de boa qualidade lá em cima da torre, vai rodar coisa mais linda o teu provedor suportando com certeza a quantidade de cliente que você deseja, porém acima disso vai precisar de mais infra, e só com link dedicado professional, lembrando que não adianta insistir com link ADSL, pode ser link de 50MB, vai suportar no máximo 30 clientes com qualidade.. e acabou! no link ADSL as operadoras (digo todas) limitam o número de packets simultâneos, não adianta insistir.

    Ajudei? Clica na estrela aqui em baixo.

  4. #24

    Padrão Re: RB 450G OU SERVIDOR COM PLACA MÃE INTEL, PROC. QUADCORE E 2 GB DE MEMÓRIA?

    wichinheski, primeiro obrigado por responder minha pergunta, mas resta algumas dúvidas, é minha POP principal sim, moro em um prédio de 45 Metros, onde consegui aprovar a instalação, sendo assim, usarei uma torre de 3 Metros apenas para que fique acima das antenas de tv, a descida do cabo(ou Cabos de Internet) para meu Apto será via Fibra, tenho 1 rolo fibra que sobrou de uma implantação que fiz e os conversores também, resumindo, em cima consegui um espaço para colocar um Rack onde pretendo alocar o no-brake e switch e descer a fibra que conectará em outro switch tudo Gb, onde sim instalarei o servidor de cache que vc me recomendou, mas o controle de banda ficaria em cima na torre, então minha dúvida maior é essa, se eu montar com as placas que tenho é possível tornar AP, e suportaria 1000 usuários?? Link de 4Mg Embratel. E uso roteador 3825 cisco com 4 Wic2T e 2 2811 cisco com 2Wic2T também, prontos para expansão da infra.
    Mê da mais uma luz, com o AP1242AG-k9 (http://www.router-switch.com/air-lap...-k9-p-785.html) da cisco é possível distribuir o sinal com melhor relação a outros APs, pergunto mais por sua experiência, é que eu tenho 10 aps desses aqui parado e se der para colocar em bridge, aliás, se coloca em bridge para receber quantos users simutâneos?

  5. #25

    Padrão Re: RB 450G OU SERVIDOR COM PLACA MÃE INTEL, PROC. QUADCORE E 2 GB DE MEMÓRIA?

    Olha, 4mb dedicado, mais um cache de fundamento, você vai atender com qualidade no máximo 250 clientes(não simultâneos), para mil clientes no mínimo 16mb dedicado, e mais outro link de uns 4mb dedicado de backup e podendo fazer LB (isso se quiser prestar serviço de qualidade e ser um provedor de verdade). mas para começar 01 link 4mb ja está muito bom, duvido que vc já tenha esses 1000 clientes encarteirados, assim que sua demanda for subindo, liga lá e aumenta o link, mega por mega, não caia na bobagem de logo ir pegando um absurdo de banda pra começar com poucos clientes, mas cada caso é um caso(eu costumo fazer o seguinte calculo, a cada 40 clientes 1mb de link, se estiver rodando um cache, 60 clientes para cada 1mb) falo de clientes cadastrados, não simultâneos. Sobre esse AP que você citou ele é um dual band, portanto, será útil se houver uma saída de antena para 2,4 e outra pra 5,8, caso contrário tem que ficar fazendo splitter ou gambiarras de cabos, não compensa, visto que tem q usar uma antena para cada banda, e outra se quer prestar serviço de qualidade para seus clientes e não ter dor de cabeça, aloca no máximo 30 clientes por rádio/antena, acima disso fica horrível, o ping vai nas alturas pros clientes gerando lentidão, uma dica vai de antena BaseStation mais rádio Rocket M, te garanto que não vai se incomodar, além disso pode alocar com qualidade até 60 clientes em cada Rocket(por experiência), usando airmax enable e mimo, e instalando airgrid ou nanostation nos clientes tudo ubiquiti, já instalei dessa forma para muitos provedores e estão satisfeitos assim como seus clientes tb estão, Não esqueça de providenciar sua licença SCM, nem que seja ao menos de forma de franquia. seja feliz


    Ajudei? Clica na estrela aqui em baixo e colabore para minha reputação.

  6. #26

    Padrão Re: RB 450G OU SERVIDOR COM PLACA MÃE INTEL, PROC. QUADCORE E 2 GB DE MEMÓRIA?

    Prezado wichinheski, mais uma vez agradeço a sua ajuda, se possível vc puder me add no msn: [email protected]

    é que uma coisa não entendo, se na minha POP principal eu colocar 60 clientes por antena /AP, então para atingir 1000 usuários eu precisaria de 15 AP /antena? é justamente isso que não entendo. Pois quero oferecer um serviço de qualidade, ainda não tenho 1000 users, porém quero deixar a estrutura pronta para receber, pois vou trabalhar com equipe de rua vendendo plano onde minha cobertura abranger.
    PS. Registrei a empresa, agora estou providenciando a papelada para a tia ana liberar minha SCM.
    Se vc puder me add no msn eu lhe agradeço e posso lhe fazer uma proposta caro queira me ajudar com um projeto simples para 1000 user.

    Sds,

  7. #27

    Padrão Re: RB 450G OU SERVIDOR COM PLACA MÃE INTEL, PROC. QUADCORE E 2 GB DE MEMÓRIA?

    Amigo use equipamento da Ubiquiti e sempre use routerboards boas como a rb1000 a cima. planeje sua infra sempre dividindo tudo. exemplo divida pra cada RB de 600 a 800 Clientes e sempre deixe bem balanceada as antenas e use antenas MIMOS do padrão N que vc vai dar uma qualidade boa, sim ja ia esquecendo deixe tudo atualizado sempre pra versão mais estavel.

    Abraços e Me fala mais sobre sua experiencia.