Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Pretendo trocar a omni Hyperlink da minha torre principal por painel setorial da mesma marca. Estou pensando em usar de 120° para não ter que usar 4 cartões, mesmo porque pelo número de clientes conectados não há necessidade.
    Haveria alguma outra vantagem em usar de 90°? O que me dizem de 180°? Não vejo o pessoal falando sobre setoriais de 180°, algum ponto contra?
    Na omni uso cartão XR2, mas tenho um R52H de reserva, posso usar cartões diferentes nas setoriais?
    Agradeço de antemão as opiniões de quem já tem experiência com setorial.

  2. #2

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Amigo aqui eu uso hyperlink horizontal de 90, 4 painel com 4 r52h. Eu to querendo colocar os da frente, para xr2 pois tem uma sensibilidade mais alta. Eu to gostando muito de usar 4 painel pois sempre acha algum deles, todas as instalações e afinamento de antena, eu sempre achei de primeira o sinal, apos isso somente regulagem. A melhor coisa que fiz foi ter troca as antena do pop principal para setorial.

  3. #3
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    use 3 setoriais hyperlink 17dbi de 120 graus com uma rb 433 com 3 rh 52 ou engenius 8602 fica show de bola ......

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Pretendo trocar a omni Hyperlink da minha torre principal por painel setorial da mesma marca. Estou pensando em usar de 120° para não ter que usar 4 cartões, mesmo porque pelo número de clientes conectados não há necessidade.
    Haveria alguma outra vantagem em usar de 90°? O que me dizem de 180°? Não vejo o pessoal falando sobre setoriais de 180°, algum ponto contra?
    Na omni uso cartão XR2, mas tenho um R52H de reserva, posso usar cartões diferentes nas setoriais?
    Agradeço de antemão as opiniões de quem já tem experiência com setorial.
    se colocar 4 painel, voce pode receber mais clientes simultaneos, do 3 painel

  5. #5

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Se tiver um dinheiro de sobra coloca paineis setoriais da Ideal de 90º ou 120º, com o RB333 XR5.

  6. #6

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    use 3 setoriais hyperlink 17dbi de 120 graus com uma rb 433 com 3 rh 52 ou engenius 8602 fica show de bola ......

    eu acho legal quando as pessoas indicam esses paineis que não são homologados porque a tia ana gosta muito disso e ainda mais com esses cartões engenius que são tão bons quanto uma pedra.


    cara, use paineis de 90 graus da OIW ou da TSM. são homologados e de excelente qualidade e o preço é bom. quanto aos cartões, procure usar cartões de qualidade que sejam homologados como R52H e XR5. lembrando que para curtas distancias o R52H se comporta melhor que o XR5 e na RB600 com 4 slots MiniPCI só cabem 2 cartões XR5 porque ele é mais espesso que o R52H.

    outro fato é que quando voce usa um cartão para cada painel, voce diminui a interferencia e o ruido, pois cada um vai trabalhar em uma frequencia/canal diferente.

  7. #7

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Mais as antenas Ideal são homologadas peça tia ana sim, são antenas profissionais.

  8. #8

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por ynimigolord Ver Post
    Mais as antenas Ideal são homologadas peça tia ana sim, são antenas profissionais.
    voce já comparou a qualidade da IDEAL e da OIW??????

    a ideal aqui deixou muito a desejar.

    so não te vendo a antena IDEAL que tá aqui e so me deu reclamação, porque não desejo o mal para meus concorrentes.

  9. #9

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Isso é bom mesmo, sobre a parte de cada painel um canal e diminui um pouco a interferencia, outra coisa esses painel que você citou ja utilizou ? oiw ou tsm ?

    Eu uso aqui os hyperlink, tava pensando em compra um oiw para colocar em uma pop so que ficou meio preocupado, eu gosto muito da qualidade da hyperlink so que o preço, hehe complicado.

    Citação Postado originalmente por leocidrack Ver Post
    eu acho legal quando as pessoas indicam esses paineis que não são homologados porque a tia ana gosta muito disso e ainda mais com esses cartões engenius que são tão bons quanto uma pedra.


    cara, use paineis de 90 graus da OIW ou da TSM. são homologados e de excelente qualidade e o preço é bom. quanto aos cartões, procure usar cartões de qualidade que sejam homologados como R52H e XR5. lembrando que para curtas distancias o R52H se comporta melhor que o XR5 e na RB600 com 4 slots MiniPCI só cabem 2 cartões XR5 porque ele é mais espesso que o R52H.

    outro fato é que quando voce usa um cartão para cada painel, voce diminui a interferencia e o ruido, pois cada um vai trabalhar em uma frequencia/canal diferente.

  10. #10

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    cara faz dois anos que uso antenas Ideal e até agora, não tive nenhum problema, agora não usei oiw não posso jugalos

  11. #11

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Isso é bom mesmo, sobre a parte de cada painel um canal e diminui um pouco a interferencia, outra coisa esses painel que você citou ja utilizou ? oiw ou tsm ?

    Eu uso aqui os hyperlink, tava pensando em compra um oiw para colocar em uma pop so que ficou meio preocupado, eu gosto muito da qualidade da hyperlink so que o preço, hehe complicado.


    apesar dos paineis da OIW terem a mesma arquitetura dos paineis da Hyperlink, eles sõa melhores porque usam materiais diferentes em sua fabricação. já os da TSM são muito melhores que os da OIW. nunca tive problemas com eles e outra coisa, sou provedor de internet e integrador. não estou querendo vender nada. quem quiser comprar pode procurar a Connectoway ou a American Explorer que eles tem esses paineis lá.

  12. #12

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    rsrs tbm sou provedor, eu quero testar novas marcas e tudo mais, so que tenho receio a hyperlink é uma marca conceituada, entre engenheiros e usuarios mesmo aqui do forum. Vo ver quando eu tiver menos amarotado de trabalho, vo tenta montar um pop com paineis da oiw para testa. obrigado pela resposta.

    Citação Postado originalmente por leocidrack Ver Post
    apesar dos paineis da OIW terem a mesma arquitetura dos paineis da Hyperlink, eles sõa melhores porque usam materiais diferentes em sua fabricação. já os da TSM são muito melhores que os da OIW. nunca tive problemas com eles e outra coisa, sou provedor de internet e integrador. não estou querendo vender nada. quem quiser comprar pode procurar a Connectoway ou a American Explorer que eles tem esses paineis lá.

  13. #13

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Amigo tudo vai depender de um detalhe, quantos clientes pretende atender.

    Imagina um cenário com 120º, realmente é uma area maior, mas também vai ter uma maior quantidade de clientes num mesmo cartão.

    Consequentemente mais gente disputando a mesma banda.

    Então pense nesta situação.

  14. #14

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    A quantidade de clientes não é problema, estou atendendo na torre central com uma omni e cartão XR2 e ainda tem alguma folga. Mesmo que aumente muito o número de clientes, não creio que vá triplicar. Além disso tenho outras duas torres com omni onde mais tarde posso colocar paineis também e escolher pra qual direcionar os clientes excedentes.
    O que quero saber mesmo é se tem alguma diferença na qualidade do sinal.


    Citação Postado originalmente por Cargnelutti Ver Post
    Amigo tudo vai depender de um detalhe, quantos clientes pretende atender.

    Imagina um cenário com 120º, realmente é uma area maior, mas também vai ter uma maior quantidade de clientes num mesmo cartão.

    Consequentemente mais gente disputando a mesma banda.

    Então pense nesta situação.

  15. #15

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Bom dia pessoal essa duvida: 4 x 90° ou 3 x 120°? tambem é minha agora tenho algumas considerações a fazer:
    1) Aqui no Brasil dispomos de 11 canais para utilização aonde somente 3 não existe sobreposição (se você seguir a legislação) como mostra a figura abaixo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         80211-frequency-channel-map.jpg
Visualizações:	317
Tamanho: 	51,7 KB
ID:      	11995
    Agora qual seria a consequencia da utilização de 4 setorias utilizado canais com sobreposição?
    Mesmo com sobreposição tenho maior Throughput? Já que tenho um catão-antena a mais e isso compensaria a interfencia considerando q a interferencia na parte trazeira da antena é pequena ou isso gera mais interferencia prejudicado a banda?

  16. #16

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Amigo tem que deixa teus paineis com uma distancia de 1,5 de uma para outra, Mas compença sim

  17. #17

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    E no caso de usar 3 de 120° nos canais que não se sobrepõe? Ainda assim deve-se manter essa distância entre as antenas ou elas podem ficar próximas?

    Citação Postado originalmente por ynimigolord Ver Post
    Amigo tem que deixa teus paineis com uma distancia de 1,5 de uma para outra, Mas compença sim
    Última edição por katraka; 06-06-2010 às 15:38.

  18. #18

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Amigo o aconselhado é esses 1,5 de separação entre antenas, mesmo com canis que não se sobrepõe, mas já vi muitos colocarem juntas.Eu prefiro fazer o aconselhado.

  19. #19
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    E no caso de usar 3 de 120° nos canais que não se sobrepõe? Ainda assim deve-se manter essa distância entre as antenas ou elas podem ficar próximas?
    são 3 canais que não sobre-poe, isso em sua torre mais temos que ver que não por ai só, caso voce estiver concorrentes proximo isso prejudica do mesmo modo. agora se voce usar 4 painel, estaria usado apenas 2 canal porque as antenas que estão de costa uma com a outra não tem problema.

  20. #20

    Padrão Re: Painel setorial: 4 x 90° ou 3 x 120°?

    Genis você teria com fala qual são os canais que não se sobrepoe ?

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    são 3 canais que não sobre-poe, isso em sua torre mais temos que ver que não por ai só, caso voce estiver concorrentes proximo isso prejudica do mesmo modo. agora se voce usar 4 painel, estaria usado apenas 2 canal porque as antenas que estão de costa uma com a outra não tem problema.