+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 33Km qual equipamento usar

    Caros amigos, estou precisando fechar um enlace de 33Km dinha decidido usar rocket m5 com antena ubiquiti de 30dbi, mas as antenas estao em faltas, sera que eu conseguiria fechar este enlace utilizando router MK 433, 2 cartao xr5 ubiquiti e duas antenas hyperlink de 29dbi, para passar neste ptp algo entorno de 20 a 30 megas full, é aconcelhavel trocar a MK 433 por 433ah ou está funcionaria bem?

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    Amigo tem visada entre os pontos, o que pode fazer é usar uma antena de maior ganho e deixa a potencia do cartão mais baixa. Seria bom a rb433ah, se você for fazer algum controle e para passar os 30 megas também.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    pode usar rb 433 com xr5 e hyperlink 29, se tiver bem alinhado consegue passar em media 25 megas

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Caros amigos, estou precisando fechar um enlace de 33Km dinha decidido usar rocket m5 com antena ubiquiti de 30dbi, mas as antenas estao em faltas, sera que eu conseguiria fechar este enlace utilizando router MK 433, 2 cartao xr5 ubiquiti e duas antenas hyperlink de 29dbi, para passar neste ptp algo entorno de 20 a 30 megas full, é aconcelhavel trocar a MK 433 por 433ah ou está funcionaria bem?
    Pra usar com rocket m5 tem qaue ser antenas de dupla polarização amigo.
    Podes usar caso tenha visada minima, um kit com RB 433ah de cada lado e duas antenas OIW 33dbi nos pontos. com certeza se bem alinhado, passa o que voce precisa.

  5. #5

    Lightbulb Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    amigo, use 2 rb411ah , dois cartao r52nh, e duas antenas chinesas, clone de hyperlink, exemplo (lanbowan, dimension , firemax, ototech, oiw ou hyperlink ou até mesmo aquario.. ) use 29 db, mas se quiser passar bastante banda, aconselho usar 32.5 ou 34 db com dupla polaridade... ) sem duvida gastara bem menos e vai produzir muito mais, eu em 10 km passo en torno de 80 mega em udp com este esquipamento!

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    Cara me da um conselho, eu to migrando os meus ptp de 2.4ghz para 5.8ghz, eu ate pensei em comprar a aquarius de 29dbi mais eu acho que não seria viavel para um ptp de campo aberto de 3km. Ai eu to pensando na de 25dbi mesmo disco, o que você acha ? Os cartões e rb continuarão os mesmos R52h e rb433.

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    amigo, use 2 rb411ah , dois cartao r52nh, e duas antenas chinesas, clone de hyperlink, exemplo (lanbowan, dimension , firemax, ototech, oiw ou hyperlink ou até mesmo aquario.. ) use 29 db, mas se quiser passar bastante banda, aconselho usar 32.5 ou 34 db com dupla polaridade... ) sem duvida gastara bem menos e vai produzir muito mais, eu em 10 km passo en torno de 80 mega em udp com este esquipamento!

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    E para um enlace com o dobro de distancia, sem ter certeza da visada devido a distancia a RB433AH com R52N e antenas OIW de 33 dual de cada lado poderia passar uns 40M???

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    Vc tem que ter visada direta e altura ideal, pois tem a fresnel. vc tem que calcular a altura correta pois se colocar os equiamentos certos e tiver algum obstaculo na fresnel, o link poderá ficar sem qualidade. a fresnel quem que estar pelomenos 70% livre. Se vc usar rb433 ah com cartões em dual ( cartão r5h), poderá ter até 50 megas full configurado em modo turbo.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    leandrolopeswifi poderia mencionar quais seriam as antenas mais indicadas para enlaces de loga distância (acima de 50Km)? Baseado no seu conhecimento e experiencia. antenas dual de preferencia.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    Para até uns 50K vc pode usar a OIW 33dbi ou antenas Geenge (Geenge - >>>>>>>>>>) de 90cm. Acima de 50km o legal é usar antena de 120cm. As melhores são as hyperlink , só são caras demais. Essas acimas custam 1/3 da hyper e resolvem.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    J eexperimentou Zirok e Pluton, ambas dual? Qual a foi a qualidade de sinal?

  12. #12
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Caros amigos, estou precisando fechar um enlace de 33Km dinha decidido usar rocket m5 com antena ubiquiti de 30dbi, mas as antenas estao em faltas, sera que eu conseguiria fechar este enlace utilizando router MK 433, 2 cartao xr5 ubiquiti e duas antenas hyperlink de 29dbi, para passar neste ptp algo entorno de 20 a 30 megas full, é aconcelhavel trocar a MK 433 por 433ah ou está funcionaria bem?
    e ai,
    Última edição por Genis; 24-06-2010 às 16:32.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    Colegas estive olhando as colocações de vcs sobre enlaces acima de 50km, tem algum segredo nessas antenas da hyperlink dual, tentei fazer um enlace de 28km com 2 antenas hyperlink 32dbi dual e nao fechou de jeito nenhum com 2 cartoes xr5 cada lado, o ponto so fechou quando desabilitei um cartao cada lado ai funcionou mas nao dual, tem alguma coisa que eu possa fazer para que funcione em dual .......

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    Citação Postado originalmente por andrexxe Ver Post
    Colegas estive olhando as colocações de vcs sobre enlaces acima de 50km, tem algum segredo nessas antenas da hyperlink dual, tentei fazer um enlace de 28km com 2 antenas hyperlink 32dbi dual e nao fechou de jeito nenhum com 2 cartoes xr5 cada lado, o ponto so fechou quando desabilitei um cartao cada lado ai funcionou mas nao dual, tem alguma coisa que eu possa fazer para que funcione em dual .......
    Tenta colocar as frquencias o mais longe possivel uma da outra amigo.
    quanto a segredo não tem mesmo, é configurar e sair pro abraço.

  15. #15

    Cool Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    Boa noite galera, desculpe pela demora, mas finalmente fiz meu enlace e utilizei Rocket M5 e antenas disco 30dbi da ubiquiti, olha estou muito satisfeito com a quantidade (54Mbps full) q fechou o enlace nao irei utilizar nem metade, e acredito que dava para melhorar alinhando melhor as antenas, veja as imagens, quero aproveitar para agradecer o Paulo Kleber (pkmc) pois além de ele me indicar este equipamento também em ajudou a configurar.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem2.jpg
Visualizações:	163
Tamanho: 	86,3 KB
ID:      	13470Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem1.jpg
Visualizações:	208
Tamanho: 	98,7 KB
ID:      	13471
    Última edição por elielton; 04-08-2010 às 19:22.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace de 33Km qual equipamento usar

    bom amigo este equipamento e otimo. . fica com uma qualidade muito boa. antenas com alto ganho como as pluton e as hyper link acima de 30 dbi sao os maiores segredos dos ptp. o bom vai ser quando inventarem soluçoes de dimensoes pequenas e com grande qualidade heeheh.