+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitorar delivery do qmail entre servidores

    Pessoal,

    Tenho um servidor qmail funfando nota 10. Relay fechado e permite APENAS se for usuário autenticado, tanto por AUTH-PLAIN ou STARTTLS. Ambos podem ser utilizados com SMTP na porta 25 ou na porta 587.

    O despacho pelo servidor por qualquer uma dessas maneiras e feito quase que instantaneamente. O link não está saturado e não tenho problemas com Spam desgraçando link pois uso o Spakdyke!

    Bem, o problema é o seguinte: Há UM UNICO servidor de uma outra empresa que está com dificuldade de receber nossos emails, que, utilizaram a porta 587 ao serem enviados pelos nossos usuários. Nosso servidor recebe a mensagem por essa porta instantaneamente e APENAS para esse servidor dessa empresa, existe a dificuldade do recebimento por eles. As vezes mensagem é totalmente despachada em 5 minutos, ora em 10, ora em 18 e, após 20 minutos, o qmail pára de transmitir essa mensagem e retorna o erro 4.4.2, connection died.

    Isso só acontece para esse determinado servidor dessa outra empresa. Se eu mando a mensagem usando a porta 587 para o gmail, itelefonica, yahoo, aol, todos recebem a minha mensagem quase que instantaneamente.

    Porém, se eu mandar uma mensagem para esse mesmo terceiro problemático só que usando a porta 25, a mensagem vai que é uma beleza.

    Sei que essa empresa problematica possui uns 4 ou 5 servidores que fazem o trabalho de delivery de emails. Sei que eles implementam SMTP utilizando a porta 25 e a 587 também, mas em servidores diferentes.

    Agora, a pergunta: Como é que eu faço para monitorar ou rastrear ou dumpar ou sniffar a comunicação entre meu servidor e o servidor dessa empresa durante a troca de emails entre sí, para determinar quem está deixando de fazer a comunicação, mantendo a porta aberta e sem uso, a ponto do qmail encerrá-la e retornar essa mensagem?

    Obrigado,
    Última edição por danistation; 04-02-2010 às 19:55.

  2. #2

    Padrão

    Puxa vida.. 109 visualizações e nenhuma resposta?? Nem uma luz no fin do túnel? Puxa...

  3. #3

    Padrão Re: Monitorar delivery do qmail entre servidores

    Citação Postado originalmente por danistation Ver Post
    Agora, a pergunta: Como é que eu faço para monitorar ou rastrear ou dumpar ou sniffar a comunicação entre meu servidor e o servidor dessa empresa durante a troca de emails entre sí, para determinar quem está deixando de fazer a comunicação, mantendo a porta aberta e sem uso, a ponto do qmail encerrá-la e retornar essa mensagem?
    Certo, coloque os logs dos outros servidores e do seu também. Monitore o uso das portas com o netstat e veja se tem alguma anomalia.