+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace que não fecha

    Olá amigos do underlinux, espero que esse meu primeiro tópico seja útil para muitos aqui.
    Bom, eu estou tentando fechar um enlace em 5.8 que e como a maioria eu analisei a topologia do terreno para decidir quais seriam os melhores equipamentos, para isso usei o radiomobile onde obtive a primeira imagem, até ai tudo certo não é?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         topologia.png
Visualizações:	312
Tamanho: 	57,3 KB
ID:      	12148

    é, não foi bem assim... ao subir no link B eu notei algumas arvores no meio do caminho, mais como já tinha comprado tudo eu segui em frente.

    No ponto A eu tenho:

    RB600AH
    RN52H de 350 mw
    Antena de disco 24dbi da Fastlan
    conectados com cabo RGC213 de uns 30 ou 40 cm
    configurado assim :

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link1.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	159,8 KB
ID:      	12149

    No ponto B eu tenho:

    RB133
    RN52H de 350 mw
    Antena de disco 24dbi da Fastlan
    conectados com cabo RGC213 de uns 80 ou 90 cm

    Vocês veem algo errado? eu não vejo... se eu coloca-los em ponto de acesso as vezes o ponto A encherga o ponto B mais o ponto B nunca encherga o ponto A, o sinal oscila entre -85 e -87 mais não conecta, alguém sabe o que eu estou fazendo de errado? ou seriam mesmo as arvores no meio do caminho?

    Obrigado desde já.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link2.jpg
Visualizações:	175
Tamanho: 	164,0 KB
ID:      	12147  

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    Citação Postado originalmente por tulio448 Ver Post
    Olá amigos do underlinux, espero que esse meu primeiro tópico seja útil para muitos aqui.
    Bom, eu estou tentando fechar um enlace em 5.8 que e como a maioria eu analisei a topologia do terreno para decidir quais seriam os melhores equipamentos, para isso usei o radiomobile onde obtive a primeira imagem, até ai tudo certo não é?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         topologia.png
Visualizações:	312
Tamanho: 	57,3 KB
ID:      	12148

    é, não foi bem assim... ao subir no link B eu notei algumas arvores no meio do caminho, mais como já tinha comprado tudo eu segui em frente.

    No ponto A eu tenho:

    RB600AH
    RN52H de 350 mw
    Antena de disco 24dbi da Fastlan
    conectados com cabo RGC213 de uns 30 ou 40 cm
    configurado assim :

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link1.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	159,8 KB
ID:      	12149

    No ponto B eu tenho:

    RB133
    RN52H de 350 mw
    Antena de disco 24dbi da Fastlan
    conectados com cabo RGC213 de uns 80 ou 90 cm

    Vocês veem algo errado? eu não vejo... se eu coloca-los em ponto de acesso as vezes o ponto A encherga o ponto B mais o ponto B nunca encherga o ponto A, o sinal oscila entre -85 e -87 mais não conecta, alguém sabe o que eu estou fazendo de errado? ou seriam mesmo as arvores no meio do caminho?

    Obrigado desde já.
    Amigo,
    Primeiro que este calculo pelo radio mobile está incorreto.
    Deverias escolher a frequencia correta, direcionar as antenas corretamente aos pontos. fora isso, tem que colocar no programa todos os dados referentes ao terreno, permissividade do solo, etc etc. somente assim poderás ter uma idéia de como poderá ser o seu link. sem contar que o melhor software para calculo 5.8ghz ou+ é o Linkplanner da Motorola. tem outros online tambem que superam o radio mobile.
    Aliado a isso , tem o estudo de campo seu que deve bater com as informações de terreno do RM e do LP, se tudo bater correto, ae seu enlace pode ser "implementado" de maneira correta.
    Precisando de ajuda especializada, por gentileza, é só avisar.
    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    Bom, obrigado por terem me dado uma resposta, e seguindo a sugestão do amigo Leandro eu calculei o enlace com o LinkPlanner e obtive isso:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         topologia 2.jpg
Visualizações:	223
Tamanho: 	167,6 KB
ID:      	12156

    obs: o sinal das duas omnis nos pontos se enchergam, apesar do sinal ser apenas -80 elas se enchergam e por serem omnis e não direcionais eu creio que isso seja um bom sinal pela distância, que tal?

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    Como vc poder ver, existe bloqueio da zona de fresnell no ponto b (DIREITA) .
    isso irá complicar a recepção / envio do sinal, ou talvez nem chegue o sinal
    Solução: ou achas um ponto mais alto no ponto B.
    ou aumentas a altura da torre em B.
    Nota que voce colocou a altura como 11 (a) e 9 (b) isso é bem complicado. sugiro mastro de 18m no ponto B pra fechar tranquilo. tambem deve ser informado na hora do calculo mais alguns dados que pelo que analisei na figura não foram informados.
    se quiser , posso calcular pra voce, basta enviar por MP ou postar aqui mesmo as coordenadas GPS dos dois pontos para um calculo mais exato.
    abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    Bom, no google maps as coordenadas do ponto B são -20.924305,-48.495862 e as do ponto A são -20.947683,-48.466294

    Ao coloca-las no LINKPlanner depois exportar pro google earth bate certinho...

    lembrando que eu tenho duas antenas Fastlan de disco 24db na vertical podendo trocar para horizontal e dois R52H de 350mw tudo em 5.8....

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    Citação Postado originalmente por tulio448 Ver Post
    Bom, no google maps as coordenadas do ponto B são -20.924305,-48.495862 e as do ponto A são -20.947683,-48.466294

    Ao coloca-las no LINKPlanner depois exportar pro google earth bate certinho...

    lembrando que eu tenho duas antenas Fastlan de disco 24db na vertical podendo trocar para horizontal e dois R52H de 350mw tudo em 5.8....
    Bom, dependendo da situação, existe sim a possibilidade de fechar o ptp mesmo com arvores e predios no caminho.
    É o que sempre digo, depende de cada situação. Existe uma "regra" que é recomendada para melhor uso da frequência, porém as vezes visada parcial também fecha,certo.
    No seu caso:
    Analisando o perfil do terreno, realmente é possível o enlace, porém foi calculado usando altura das antenas em 18metros. tens que tentar subir o máximo o ponto 2 ou realocar em um local mais alto.
    O perfil topográfico não prevê prédios,ok. isso deve ser feito pelo técnico nos locais a fim de bater com as informações dos softwares que calculam a visada .
    segue imagem.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TULIO PERFIL.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	121,2 KB
ID:      	12170
    Veja que calculei usando OIW 33dbi disco. essa antena seria um exagero pra essa distância, porém quanto melhor
    for a antena, mais chance de linkar os pontos voce terá.
    Abraço.

    http://static1.under-linux.net/images/misc/pencil.png

  7. #7

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    "Eu vejo gente morta ..." Brincadeira... tentou mudar o cabo RGC213 para no mínimo DLC213 PREMIUM?

  8. #8

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    Eu achei o cabo lmr600 esse dlc213 é melhor? onde encontro pra comprar?

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    Citação Postado originalmente por tulio448 Ver Post
    Eu achei o cabo lmr600 esse dlc213 é melhor? onde encontro pra comprar?
    Cara compra o Andrew cellflex 3/8 da c3tech . esse cabo ja vem montado e testado, te garanto que não vai ter dor de cabeça. a qualidade dos cabos deles é premium .
    A revenda é de Porto Alegre,ok. procura no google que acha fácil.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    Citação Postado originalmente por tulio448 Ver Post
    Eu achei o cabo lmr600 esse dlc213 é melhor? onde encontro pra comprar?
    Não é melhor não, mas para pequenos cabos ele funciona perfeitamente. Compra o da AQURIO, já vem pronto e é barato, mas existem outros fornecedores a idf por exemplo....
    Última edição por armc_2003; 11-06-2010 às 17:18.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    vejam só, meu pai tem um local que fica no meio dos dois lugares e foge das arvores e dos morros... quero fazer um repetidor 5.8 e uma vez eu vi em uma outra frequencia dois tambores com essa função sem nenhum radio no meio as antenas eram ligadas uma na outra direto, tem como fazer isso em 5.8 ou tem q por uma rb com dois cartoezinhos???

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    Citação Postado originalmente por tulio448 Ver Post
    vejam só, meu pai tem um local que fica no meio dos dois lugares e foge das arvores e dos morros... quero fazer um repetidor 5.8 e uma vez eu vi em uma outra frequencia dois tambores com essa função sem nenhum radio no meio as antenas eram ligadas uma na outra direto, tem como fazer isso em 5.8 ou tem q por uma rb com dois cartoezinhos???
    tulio,
    Ter como fazer? acredito que tenha. Agora te garantir que vai funcionar, esquece. Prefira o certo ao duvidoso. RB+XR5 ou nanos m5 ou rocket m5 resolvem teu problema com qualidade e velocidade.

  13. #13

    Talking Re: Enlace que não fecha

    Citação Postado originalmente por tulio448 Ver Post
    Olá amigos do underlinux, espero que esse meu primeiro tópico seja útil para muitos aqui.
    Bom, eu estou tentando fechar um enlace em 5.8 que e como a maioria eu analisei a topologia do terreno para decidir quais seriam os melhores equipamentos, para isso usei o radiomobile onde obtive a primeira imagem, até ai tudo certo não é?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         topologia.png
Visualizações:	312
Tamanho: 	57,3 KB
ID:      	12148

    é, não foi bem assim... ao subir no link B eu notei algumas arvores no meio do caminho, mais como já tinha comprado tudo eu segui em frente.

    No ponto A eu tenho:

    RB600AH
    RN52H de 350 mw
    Antena de disco 24dbi da Fastlan
    conectados com cabo RGC213 de uns 30 ou 40 cm
    configurado assim :

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link1.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	159,8 KB
ID:      	12149

    No ponto B eu tenho:

    RB133
    RN52H de 350 mw
    Antena de disco 24dbi da Fastlan
    conectados com cabo RGC213 de uns 80 ou 90 cm

    Vocês veem algo errado? eu não vejo... se eu coloca-los em ponto de acesso as vezes o ponto A encherga o ponto B mais o ponto B nunca encherga o ponto A, o sinal oscila entre -85 e -87 mais não conecta, alguém sabe o que eu estou fazendo de errado? ou seriam mesmo as arvores no meio do caminho?

    Obrigado desde já.

    Ola, amigo kaul esse programa q vc sta utilizando pra fazer os graficos de rádio? mande o link dele pra meu e-mail q baixo aki em mando o resultado p vc

  14. #14

    Padrão Re: Enlace que não fecha

    ola, mande o link desse progrma p eu baixar aki [email protected], faço teste aki e mando resultados