+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle Qos para voip

    Pessoal,

    Hoje tenho linux na rede fazenda firewall + squid + controle de banda(htb+tc) da seguinte forma:

    ip válido 201.39.x.x->linux->ip interno 10.0.1.254/24->swtich->rede interna.

    mas preciso fazer algo que eu possa controlar e seja mais específico e eu possa ver o uso da banda em tempo real.

    Estou pensando em colocar um mikrotik antes do linux para fazer controle de banda da rede mas não queria tirar o linux então pensei no seguinte:

    ip valido 201.39.x.1->mk->outra placa de rede mk com algum IP->linux 201.39.x.2->ip interno 10.0.1.254/24->switch->rede interna

    e eu deixaria as duas placas de rede placa do mk como bridge e faria um Qos para o voip, acesso remoto e etc...mas preciso fazer isso por portas então daria certo dessa forma? como faço um Qos não por ip e sim por porta?


    em último caso vou colocar o mk como faço em provedores..fazendo firewall, proxy em paralelo com o debian linux(cache full + thunder cache) + qos.

    O que vocês me indicam??

  2. #2

    Padrão Re: Controle Qos para voip

    o MK seria só uma bridge para poder fazer o Qos por ele...mas se tiver algo eficiente para eu fazer no layer 7 e como faço?

  3. #3

    Padrão Re: Controle Qos para voip

    Blza Brother,
    Então existe um manual do Maia em pdf que explica como priorisar banda de acordo com sua necessidade e divindo sua banda com qualidade.
    Da uma procurada ai só que em mikrotik sem utilizar o layer 7.

    Abraços

    Bruno