+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida sobre enlace simples

    E aê galera, tenho uma duvida simples:
    Ponto A: Torre Principal
    Ponto B: ADSL
    queria saber como e com qual equipamento poderia realizar um enlace (preferencialmente em 5.8) entre o Ponto A e o Ponto B.
    já possuo um ADSL no Ponto A, porém, o do ponto B seria para reforçar a conexão através de um balanceamento. porém como faço para, a partir do meu MK eu possa discar PPPoe através de um enlace e fazer o balanceamento da conexão?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    Amigo qual é a distancia entre os enlace? Você pode usar os Nano5 ou rb433 com r52h com antenas hyperlink. Mais tudo depende da distancia do enlace.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    distancia inferior a 1km. tbm pensei na nano5 ou na nanoloco, porém como iria configurar o modem e a nano no ponto B a a outra nano e o MK no ponto A?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    Amigo deixa um como access point e outro como station. Você pode deixa o nano roteando o sinal, ou deixa o mk fazer isso no ponto A. Deixando os nano em brigde, da para rotear o sinal assim que você receber no ponto A atraves do mikrotik.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo deixa um como access point e outro como station. Você pode deixa o nano roteando o sinal, ou deixa o mk fazer isso no ponto A. Deixando os nano em brigde, da para rotear o sinal assim que você receber no ponto A atraves do mikrotik.
    É isso aí... No seu lugar eu usaria 2.4 GHz e faria com Loco2.
    Pra essa distância não precisa de rádio muito potente, nem mesmo frequencia de 5.8 GHz
    Só pra confirmar que a dica de equipamento é coerente, quantos megas você pretende passar no link de 1 KM?

    Abraço,

    Zé Alves

  6. #6

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    se eu deixar os dois nanos em bridge eu poderei usar o discador o pppoe através do MK (Ponto A) para o adsl (Ponto B)?
    desejo passar em torno de 6mb (por incrivel que pareça o adsl tá chegando nessa marca constantemente), pensei em 2.4 mas a frequencia ta bastante poluida nas duas polarizações, por isso a idéia do 5.8.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    Amigo então coloco os nano5, deixe eles em brigde. Um como access point e outro com station e testa e veja se funciona normal, e qualidade do link que foi fechado.

    Citação Postado originalmente por renatokamikaze Ver Post
    se eu deixar os dois nanos em bridge eu poderei usar o discador o pppoe através do MK (Ponto A) para o adsl (Ponto B)?
    desejo passar em torno de 6mb (por incrivel que pareça o adsl tá chegando nessa marca constantemente), pensei em 2.4 mas a frequencia ta bastante poluida nas duas polarizações, por isso a idéia do 5.8.

  8. #8

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    Citação Postado originalmente por renatokamikaze Ver Post
    se eu deixar os dois nanos em bridge eu poderei usar o discador o pppoe através do MK (Ponto A) para o adsl (Ponto B)?
    desejo passar em torno de 6mb (por incrivel que pareça o adsl tá chegando nessa marca constantemente), pensei em 2.4 mas a frequencia ta bastante poluida nas duas polarizações, por isso a idéia do 5.8.
    Cara, preserva a 5.8 pra fazer um link de longa distância. São apenas 4 canais disponíveis para uso ponto-a-ponto outdoor.
    Você está dando tiro de canhão pra matar formiga. São apenas 6 megas, em apenas 1 km. Loco2 com 6 dBm power setting fecha esse link com os pés nas costas.

    Usa o troco pra tomar cerveja ou compra um radio extra pra deixar de reserva.

    Só lembra que os Loco não não homologados, mas se você não tem nota-fiscal de quem homologou o equipamento nem licença SCM, não vai fazer a mínima diferença homologado ou não.

    A maioria das pessoas chama de "poluição" os ataques de desassociação de cliente. Me manda uma mensagem privada com teu e-mail que eu te ensino a deixar teu enlace blindado.

    Abraço,

    Zé Alves

  9. #9

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    ainda não achei o loco2 pra vender por aqui, mas a nano5 tem em qualquer esquina, por isso eu direcionei o enlace para o nano5.
    preferência por qual dos lados ficará como ap ou como station? tipo? aki na torre um nano em AP e no outro ponto um nano em Station, ou será ao contrário? ou qualquer um dos lados ficará normal ?

    granlabor:
    1º tenho SCM, e paira uma duvida, nenhuma das versões do nano são homologadas?
    2º só para esclarecer, o link adsl que busco do outro ponto é para backup, caso de onde eu recebo o link dedicado para por algum momento. (fato esse que já aconteceu por N motivos, desde falta de energia e as falhas nos equipamentos), qual o homologado que vcs me recomendam?

    como funciona esse ataque de desassociação de cliente?

  10. #10

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    Citação Postado originalmente por renatokamikaze Ver Post
    granlabor:
    1º tenho SCM, e paira uma duvida, nenhuma das versões do nano são homologadas?
    2º só para esclarecer, o link adsl que busco do outro ponto é para backup, caso de onde eu recebo o link dedicado para por algum momento. (fato esse que já aconteceu por N motivos, desde falta de energia e as falhas nos equipamentos), qual o homologado que vcs me recomendam?

    como funciona esse ataque de desassociação de cliente?
    Em 99.9% dos casos, um Link ADSL significa PIRATÃO. Como não é o seu caso, peço desculpas pelo meu erro.

    Nenhum radio da série Loco está homologado... Já que você está decidido por 5.8 e quer homologação, vai de NanoStation5.

    A desassociação de cliente, é um processo da comunicação wireless. O invasor explora esse comando pra TENTAR iniciar um ataque de intermediador. Maiores informações com seu amigo google, "seção" ABC dos quero ser hacker...

  11. #11

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    só uma duvida: tem preferência por qual dos lados ficará como ap ou como station? tipo? aki na torre um nano em AP e no outro ponto um nano em Station, ou será ao contrário? ou qualquer um dos lados ficará normal?

  12. #12

    Padrão Re: Duvida sobre enlace simples

    Amigo fechei um hoje, onde esta o router deixei como accesspoint e onde ta minha torre eu deixei com station. Depois configurei o wap2 e pronto tudo perfeito. Ta meio nas coxas, e fiz o teste dentro no nano deu 14,6 mbps. Talvez amanha eu vo da uma alinha dele e baixa da minha torre pois ta muito mais alto do que o outro ponto. Ele fechou com -69dbm.


    Citação Postado originalmente por renatokamikaze Ver Post
    só uma duvida: tem preferência por qual dos lados ficará como ap ou como station? tipo? aki na torre um nano em AP e no outro ponto um nano em Station, ou será ao contrário? ou qualquer um dos lados ficará normal?