+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AIRMAX - Teste de performance ideal

    Pessoal.

    Consultores e provedores estão me contatando para melhorar o thrughput de suas redes, mas os testes aplicados não são precisos.

    Para otimizar o atendimento e padronizar os testes, traduzi um alerta/tutorial que o Mike Ford da Ubiquiti fez (agosto 2009).

    Precisando de ajuda para ajuste fino do AriMAX, passe seu e-mail por Mensagem Particular que eu respondo rapidinho.

    Abraço,

    Zé Alves

    Vejo as pessoas usando diversos métodos de testes em seus links. Neste tutorial você vai aprender a usar o JPERF para otimizar seu link.

    IMPORTANTE: NÃO USE O TESTE DE VELOCIDADE INTERNO PARA MEDIR PERFORMANCE. NÃO DÁ PRA CONFIAR PORQUE NÃO VAI PASSAR MAIS QUE 6 MEGAS, INDEPENDENTE DA QUALIDADE DO LINK.
    O TESTE DE VELOCIDADE DO MIKROTIK NÃO É CONFIÁVEL PORQUE USA APENAS UM STREAM NA TRANASFERENCIA DE DADOS. PODE INDICAR ATÉ 40% MAIS BAIXO QUE A VELOCIDADE CORRETA.

    Exposto isto, eu recomendo que você baixe o programa JPERF. É gratis:

    http://xjperf.googlecode.com/files/jperf-2.0.2.zip


    1. Configuração do Server:
    Por favor faça as mesmas configurações apresentadas aqui. Altere apenas o endereço IP para a faixa da sua rede. Quando a configuração inicial estiver pronta clique em RUN IPERF.

    http://www.ubnt.com/downloads/Jperf-Server-settings.jpg


    2. Configuração do Cliente:
    Novamente copie as configurações da tela, que roda 10 streams paralelos de cada vez. Quando a configuração inicial estiver pronta, clique em RUN IPERF para iniciar o teste.

    http://www.ubnt.com/downloads/jperf-...screenshot.jpg


    Os resultados serão apresentados no Server do IPERF, conforme apresentado na captura de tela (itens marcados).

    Testar com o IPERF é quase tão perfeito quanto usar o Chariot (até 10%), mas o chariot custa US$ 10.000,00...

    Obrigado,

    Mike
    Última edição por granlabor; 14-06-2010 às 09:09.

  2. #2

    Padrão Re: AIRMAX - Teste de performance ideal

    Boa Tarde!!!cara viu teu post,mas nao to conseguindo executar .exe.Meu S.O é Windows XP,esse software só é compatível com Linux?desde já agradeço.


    Vitor Dutra
    TKNET-A Nossa Internet!!!

  3. #3

    Padrão Re: AIRMAX - Teste de performance ideal

    Citação Postado originalmente por vitordutra Ver Post
    Boa Tarde!!!cara viu teu post,mas nao to conseguindo executar .exe.Meu S.O é Windows XP,esse software só é compatível com Linux?desde já agradeço.
    Vitor Dutra
    TKNET-A Nossa Internet!!!
    Oi Vitor.

    Roda no windows, sim. Tem que ter o Java instalado.

    Achei que o Tuturial do Mike Ford (ubiquiti) era o suficiente, porque o programa é bem fácil. Você vai dar risada quando botar pra funcionar. Pra ficar ainda mais fácil, farei um passo a passo e publico na sequência.

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: AIRMAX - Teste de performance ideal

    Muito Obrigado pela atenção.

    Vitor Dutra
    TKNET-A Nossa Internet!!!

  5. #5

    Padrão Re: AIRMAX - Teste de performance ideal

    Bom Dia Zé Alves!!!
    Consegui fazer rodar esse software,muito bom.Me tire outra duvida se for possível,se eu tiver um link 5,8 Ghz com antenas de dupla polarização e um cartão para cada Polarização,eu consigo realizar o teste naquele software simultaneamente (both),recebendo e transmitindo ao mesmo tempo?desde já agradeço.

    Vitor Dutra
    TKNET-A Nossa Internet!!!

  6. #6

    Padrão Re: AIRMAX - Teste de performance ideal

    Citação Postado originalmente por vitordutra Ver Post
    Bom Dia Zé Alves!!!
    Consegui fazer rodar esse software,muito bom.Me tire outra duvida se for possível,se eu tiver um link 5,8 Ghz com antenas de dupla polarização e um cartão para cada Polarização,eu consigo realizar o teste naquele software simultaneamente (both),recebendo e transmitindo ao mesmo tempo?desde já agradeço.

    Vitor Dutra
    TKNET-A Nossa Internet!!!
    Vitor,

    O teste é feito de IP para IP. Como teu cenário é experimental, eu não posso te assegurar, mas as antenas AirMAX da Ubiquiti com rádios Rocket M5 fazem o teste de IP pra IP numa boa.

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: AIRMAX - Teste de performance ideal

    Acompanhando...

  8. #8

    Padrão Re: AIRMAX - Teste de performance ideal

    Muito Obrigado,vou realizar esse teste em nossos link`s aqui.Desde já Agradeço pela sua atenção.

  9. #9

    Padrão Re: AIRMAX - Teste de performance ideal

    Citação Postado originalmente por vitordutra Ver Post
    Muito Obrigado,vou realizar esse teste em nossos link`s aqui.Desde já Agradeço pela sua atenção.
    Depois abre um novo tópico explicando como fez e o resultado obtido. Só lembra de informar o link do novo tópico.

    ZéAlves