+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool DUVIDA SOBRE INTERFENCIA DE CANAIS E POLUIÇÃO DO SINAL 2.4GHZ !

    Ola amigos do Under , novamente estou aqui para mais um post afim de tirar algumas duvidas e aproveitar para quem sabe a duvida de alguns colegas do site tb !

    A questão é que muito se diz sobre as interferências de sinal e poluição do espectro porem eu gostaria de saber um pouco mais a fundo ........

    Por exemplo: se no meu provedor eu pego interferencia de canais muito proximos do meu pois outros provedores aqui perto estão irradiando esse sinal mas porem na casa de um cliente que esta a 2Km de distancia daqui pouquissimos canais forem "enchergados" alem do meu , ex que no cliente ele acha na antena dele essas redes:

    rede_01_05 canal 6 sinal 12

    nova_wifi_brasil canal 5 sinal 26

    REDE DO MEU PROVEDOR AQUI canal 11 sinal 70

    neste caso o sinal dele não tem interferencias de outras redes que estejam com o canal muito proximo ex: 10,9,8,11 etc.........

    MAS E SE NO LOCAL ONDE ESTA O MEU PROVEDOR O CASO FOR DIFERENTE EX:

    REDE DO MEU PROVEDOR canal 11
    REDE DO CONCORRENTE 01 canal 10
    REDE DO CONCORRENTE 02 canal 11
    REDE DO CONCORRENTE 03 canal 10
    REDE DO CONCORRENTE 04 canal 9
    REDE DO CONCORRENTE 05 canal 8
    REDE DO CONCORRENTE 06 canal 9
    REDE DO CONCORRENTE 07 canal 10

    etc........................



    NESTE CASO MEU SINAL ESTARA ALTAMENTE PREJUDICADO POIS HAVERA MUITO INTERFERENCIA E POLUIÇÃO DE CANAIS PROXIMOS DO MEU OU ATE MESMO NO MESMO QUE O MEU !


    MAS ESSA POLUIÇÃO VAI ATE A CASA DO MEU CLIENTE QUE ESTA A 2KM ?

    O SINAL DELE LA TB SERA PREJUDICADO MESMO LA NAO HAVENDO ESSES CANAIS SENDO UTILIZADOS ? SE A INTERFERENCIA BATE NA TORRE DO MEU PROVEDOR , ELA VAI JUNTO PARA A CASA DOS CLIENTES MESMO QUE LA NELES ESSAS REDES NAO SEJAM CAPTADAS ?

    É VERDADE QUE REDES DE CANAIS PROXIMOS TAMBEM ATRAPALHAM ?

    EX:

    MINHA REDE canal 5
    OUTRA REDE 1 canal 4
    OUTRA REDE 2 canal 6
    OUTRA REDE 3 canal 6
    OUTRA REDE 4 canal 3
    OUTRA REDE 5 canal 7
    OUTRA REDE 6 canal 4

    NESTE CASO MESMO EU SENDO O UNICO NO CANAL 5 TAMBEM SEREI PREJUDICADO PELOS CANAIS VIVINHOS ?

    QUE TANTO UM CANAL VIZINHO PREJUDICO O OUTRO ?
    OQ ACONTECE SE VARIAS REDES ESTIVEREM NO MESMO CANAL ?

    EX: AS REDES MAIS FORTES NO CANAL 10 E AMINHA REDE TAMBEM NO CANAL 10 ?

    Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: DUVIDA SOBRE INTERFENCIA DE CANAIS E POLUIÇÃO DO SINAL 2.4GHZ !

    Em tese toda interferencia atrapalha, até harmonicas de frequencias beeem menores, como FM ou TV, atrapalham.

    Mas na prática o protocolo tcp/ip, e a banda sobrando no troughput do equipamento, fazem toda interferencia pequena não atenuar em quase nada a capacidade de trafego, porque há reenvio de pacotes perdidos, porque há capacidade de processamento sobressaliente, e porque há banda sobrando (No casos dos provedores de internet, que usam link de 11Mb pra entregar internet de até 0,5Mb).

    O sistema Mikrotik não é o melhor do mundo pra lidar do separação de ruídos. As antenas de grande ganho (Maior que 9dB) e os cartões de alta sensibilidade (Mais que -80dB) também não são ideiais pra lugares onde há ruído.
    Há quem seja muito feliz com antenas de 12dB (No provedor), e cartões com sensibilidade tipo -82dB, o sinal não aparenta ser forte (Realmente se um sinal está a 100% com uma antena a 2Km da torre, esse mesmo sinal estará como a 100m da torre? A 1000%? Não, estará a 100% também, lucro nenhum em ter sinal sobrando) mas a estabilidade é grande devido a pouca captação de ruídos.

    Quanto maior o ganho da antena, e maior a abertura dela, mais ruído espúrio ela captará, é o que diz a fisica e é o que diz a prática, o pior sistema num local como o seu seria, por exemplo, uma antena de 120° e 21dB, com cartão com sensibilidade de -105dB, cerca de 70% dos dados que seriam processados seriam lixo, digo, não seriam dos seus clientes.

    Se tiver tempo experimente testar o nível de sinal, em potencia menor, tipo 30mW, em cada canal do seus cartão e antena, as vezes tem antenas que se comportam melhor nos canais baixos, outras nos canais altos (Largura de banda é uma coisa, pico no ganho é outra), mas ignore o ping se estiver usando mikrotik porque nisso ele atrapalha mais do que ajuda.

    E o nível de ruído no seu cliente dependerá do ganho da antena, da direção que ela está apontada, da rejeição a sinal de outra polarização, da relação frente-costas se tiver outro provedor logo atras do seu cliente, e também dos ruídos proximos ao cliente, como o que vem pelo cabo se passar perto de fiação eletrica ou telefonica, ou motores grandes proximos, ou TVI de radio-amadores proximos, etc, os seus concorrentes não são os únicos culpados por baixo desempenho na conexão caso isso esteja ocorrendo. Digo, até são, mas não tem como ter varios provedores sem interferencias, a não ser que todos baixem as potencias e usem antenas de menor ganho na saída, coisa que quase ninguem faz, todos procuram o maior alcance mesmo que %*&#$ o sinal na vizinhança.


    =====================
    Edit:
    Acabei esquecendo de falar:
    O quanto um canal atrapalha o outro: O que determina que canal será usado é software, não o hardware, então antes do software tratar algum dado, 100% dos que chega pelo cabo até o cartão é tratado da mesma forma, ou seja, dos canal 2 ao 11 o tratamento é o mesmo, seja dado do cliente, seja ruído, ou seja dado do concorrente, o software depois é que vai ignorar os dados dos demais canais, pra depois ignorar o que não é do seu cliente. Naturalmente quanto mais dados entrando (Desejados ou indesejados), mais processamento será feito, se o cartão estiver no limite do poder de processamento os "sinais indesejados" começarão a atrapalhar o desempenho dele, se o cartão estiver "desocupado" isso não atrapalhará muito. A forma de ter menos dados pra serem processados a toa é ter antena de ganho menor, na polarização menos usada da região, nos canais menos usados, e com cartão de ganho medio, sem excessos.

    Um sistema tecnicamente perfeito seria com 2 antenas, uma emitindo, direto do cabo ao cartão, e outra de alto ganho, tipo 27dBi, recebendo, mas passando por um filtro passa-faixa antes de se conectar ao cartão. Seria a única forma do cartão não ser obrigado a tratar dados indesejados, seja de outros canais ou de interferencias diversas. Como na prática isso não seria barato, o que podemos ter é o que temos hoje, com jeitinho dá pra usar isso numa boa com alguns ajustes.
    Última edição por rubem; 15-06-2010 às 20:30.

  3. #3

    Padrão Re: DUVIDA SOBRE INTERFENCIA DE CANAIS E POLUIÇÃO DO SINAL 2.4GHZ !

    amigo
    pesquise sobre sobreposicao de canais wireless..

    acontece que em 2.4 temos a faixa de 2400 a 2483,5 MHz... 13 canais
    como a largura de banda de cada canal é de 22 Mhz, sendo que o espaçamento entre cada canal é de apenas 5Mhz... acaba existindo uma certa sobreposicao de canais.
    ou seja, um radio no canal 1 sofrera interferencia dos canais 2, 3, 4 e 5.
    veja tabela de canais: http://pplware.sapo.pt/wp-content/up...age-thumb4.png

    no final, dos 13 canais disponiveis em 2.4... acaba existindo apenas 3 canais sem sobreposicao: 1, 6, 11

    acontece que dificilmente conseguiriamos usar somente 3 canais em uma torre.. principalmente qdo usamos mais de 1 torre.
    o fato é que tudo depende do ambiente... equipamentos usados, canais disponiveis, potencia dos canais, distancia para transmissao.

    o que muitos tem feito para fugir um pouco da interferencia é montar pequenas celulas para atender pequenas distancias.
    como tbm, tentar utilizar os canais nos maiores intervalos possiveis... como: 1, 4 7, 10 e 13

  4. #4

    Padrão Re: DUVIDA SOBRE INTERFENCIA DE CANAIS E POLUIÇÃO DO SINAL 2.4GHZ !

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Certo, porem lembre-se que o protocolo é CSMA/CA, que OUVE O CANAL para saber se pode transmitir.

    Então co-canal não gera interferencia, gera COLISÃO, que não é a mesma coisa.

    Interferencia é sinal que não seja reconhecível pelo protocolo. Por exemplo, um forno de microondas.

    Sacou ?

    Se tu tens dois APs, um no canal 1 e outro no canal 2, eles não vão interferir entre si (Em modo OFDM), eles vão apenas partilhar os 54mbit entre si...
    essa parte de protocolos wireless, mecanismos de transmissao e deteccao de colisao... ja entra em uma parte mais profunda, uma area mais tecnica.

    eu costumo dizer que:
    se diminui a potencia, banda... ou causa algum problema na transmissao ou recepcao...
    e nao é a antena ou o radio usado.
    em grosso modo... ou melhor: de forma leiga
    é uma forma de interferencia...

  5. #5

    Padrão Re: DUVIDA SOBRE INTERFENCIA DE CANAIS E POLUIÇÃO DO SINAL 2.4GHZ !

    Certo, porem lembre-se que o protocolo é CSMA/CA, que OUVE O CANAL para saber se pode transmitir.

    Então co-canal não gera interferencia, gera COLISÃO, que não é a mesma coisa.

    Interferencia é sinal que não seja reconhecível pelo protocolo. Por exemplo, um forno de microondas.

    Sacou ?

    Se tu tens dois APs, um no canal 1 e outro no canal 2, eles não vão interferir entre si (Em modo OFDM), eles vão apenas partilhar os 54mbit entre si...
    Faço sua minhas palavras

  6. #6

    Padrão Re: DUVIDA SOBRE INTERFENCIA DE CANAIS E POLUIÇÃO DO SINAL 2.4GHZ !

    vocês já leram este topico meu? deem uma olhada se possível comentem lá também, o assunto é parecido:
    https://under-linux.org/f105/minha-c...2-4ghz-154221/