+ Responder ao Tópico



  1. #1
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Facilitação do "conhecimento"

    Bem, quero começar um debate sadio, ok?
    Seguinte, todo dia vejo essa tal facilitação do "conhecimento", vou tentar explicar o que entendo de meu ponto de vista, e esperar as respostas (não precisa ser positiva, eu sei que eu sou doido )

    Facilitação do conhecimento seria, por exemplo, uma coisa que era feita de tal maneira há anos, chega alguém, faz um programa e facilita isso. Até aí tudo bem, é bom, mas vamos pensar mais.
    Nos "old school days", quando quem sabia Linux era "hacker", o cara tinha que saber o sistema mesmo. Ele estudava todas as partes do sistema, ele sabia o que estava acontecendo a cada passo que dava no computador. Hoje não! Poucos "perdem tempo" lendo um script de init, tentando entender até porque seu sistema dá boot normal, e quando aparece um problema, vem culpando o desenvolvedor da ferramenta de facilitação.
    Sei lá, acho que sou meio "hipócrita" (não sei se a palavra é essa, sou burro também), mas creio que a simplificação das coisas estão nos levando a lugares ruins. Script disso, script daquilo, todo mundo usa, mas poucos param um tempo para ver como funciona de verdade.
    Hoje no seu Gerenciador de Pacotes mais próximo, se encontra tudo à mão, não precisam mais compilar nada, não precisa concertar mais nenhuma dependência de lib. Hoje em dia, até mesmo coisas complicadas ficaram a um toque do enter para ser feitas.

    Agora que estou escrevendo isto, pensei: "Será que eu só estou p*to da vida de fazer as coisas pelo modo considerado difícil, e qualquer um hoje em dia faz o que eu faço, pelo fácil?". Será que sou esse monstro?

    Outra coisa, pensem em todo tempo "perdido" dos desenvolvedores, tentando fazer uma ferramenta fácil para os que não entendem... Vai que sem isso já estaríamos em outro patamar de software?

  2. #2

    Padrão Re: Facilitação do "conhecimento"

    Citação Postado originalmente por osmano807 Ver Post
    Bem, quero começar um debate sadio, ok?
    Seguinte, todo dia vejo essa tal facilitação do "conhecimento", vou tentar explicar o que entendo de meu ponto de vista, e esperar as respostas (não precisa ser positiva, eu sei que eu sou doido )
    Partindo do princípio que você é doido, palavras suas, bem entendido.

    Quando li o título achei que era alguma coisa como facilitar a difusão do conhecimento entre as pessoas. Mas depois percebi que se tratava da facilitação do uso de um software ou tecnologia pelas pessoas e na preguiça que causa nelas essa facilitação, já que não investem em saber mais.

    Será que eu entendi?

    Eu acho que a informação e o conhecimento deve circular livre, obviamente para quem se interessa por elas. Não se deve obrigar a ninguém a ler e se aprofundar em determinado assunto (ou código).

    Para os "iniciados" e com um pouco de curiosidade, deve-se incentivar e facilitar.

    Acho que no caso de softwares e certas tecnologias, a palavra chave é documentação. Seja no código, seja em manuais, seja em tutoriais, seja na web. Se preocupar com esse detalhe pode ser o "cutucão" que faltava.

  3. #3
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Facilitação do "conhecimento"

    Tipo, isso não precisa ser restrito a software, dei só o exemplo. Eu não entendo como um cara que usa script feitos por terceiros pode sair falando que sabe tal coisa... E como exemplo, muitos trabalham oficialmente como consultores, aproveitando da "facilitação" provida por outros...
    É complicado

  4. #4

    Padrão Re: Facilitação do "conhecimento"

    Caros,

    Vou começar meu post da seguinte forma:

    O mundo é regido por 3 Poderes:
    O Poder da Arma
    Quanto MAIS se gasta MENOS se tem!
    O Poder do Dinheiro
    Quanto MAIS se gasta MENOS se tem!
    O Poder do Conhecimento
    Quanto MAIS se gasta MAIS se tem!

    Semana passada participei de uma serie de palestras com pessoas do mais alto grau de competência no mundo de gestão empresarial, e de la pude tirar algumas coisas que achei muito interessantes, uma delas foi a colocação acima.

    Bom, em se falando de conhecimento, e importante sim o compartilhamento deste. Mas a sua preocupação não e realmente essa, e é a mesma preocupação que eu tenho, que a falta de EMBASAMENTO CONCEITUAL MÍNIMO para tratar um assunto. Isso me assusta e muito. A bem pouco tempo estou freqüentando este forum, e as vezes vejo algumas perguntas aqui de pessoas que trabalham na área que me assustam e muito. A falta de base da grande maioria dos profissionais que estão atuando nessa área e uma LOUCURA.

    E porque isso acontece? A grande maioria dos provedores de Internet tem em seus proprietários pessoas que entraram no negocio de alguma forma, e esse negocio deu certo ( e sabemos que e um bom negocio). Essas pessoas acompanham aqueles "meninos" que fazem de tudo e se acham superpoderosos... ate o momento que a coisa agarra... e pronto!!! Vem para os foruns, buscam scripts, desesperados a procura de soluções para seus problemas!!!! E não resolvem , quando conseguem, somente arrumam!!!

    Hoje, eu tenho 20 anos de estrada de técnico em eletrônica e engenharia de telecomunicações. Atuo a 8 anos no mercado como projetista e consultor da área. Há algum tenho venho disseminando uma campanha de "PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROVEDORES DE INTERNET". Por que isso? Para que eu possa ganhar dinheiro e para solidificar as empresas de uma forma com que estas possam permanecer no mercado, que tende a se acirrar a cada dia mais. Como detalhe, vejam o link:

    Eike estuda agora investir em banda larga - Mercado - Not

    Não sei se a idéia era essa, mas espero ter contribuído.

    Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting
    Profissionalize seu Provedor de Internet!
    Ei Consulting

  5. #5
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Facilitação do "conhecimento"

    Citação Postado originalmente por andrelmr Ver Post
    Caros,

    Vou começar meu post da seguinte forma:

    O mundo é regido por 3 Poderes:
    O Poder da Arma
    Quanto MAIS se gasta MENOS se tem!
    O Poder do Dinheiro
    Quanto MAIS se gasta MENOS se tem!
    O Poder do Conhecimento
    Quanto MAIS se gasta MAIS se tem!

    Semana passada participei de uma serie de palestras com pessoas do mais alto grau de competência no mundo de gestão empresarial, e de la pude tirar algumas coisas que achei muito interessantes, uma delas foi a colocação acima.

    Bom, em se falando de conhecimento, e importante sim o compartilhamento deste. Mas a sua preocupação não e realmente essa, e é a mesma preocupação que eu tenho, que a falta de EMBASAMENTO CONCEITUAL MÍNIMO para tratar um assunto. Isso me assusta e muito. A bem pouco tempo estou freqüentando este forum, e as vezes vejo algumas perguntas aqui de pessoas que trabalham na área que me assustam e muito. A falta de base da grande maioria dos profissionais que estão atuando nessa área e uma LOUCURA.

    E porque isso acontece? A grande maioria dos provedores de Internet tem em seus proprietários pessoas que entraram no negocio de alguma forma, e esse negocio deu certo ( e sabemos que e um bom negocio). Essas pessoas acompanham aqueles "meninos" que fazem de tudo e se acham superpoderosos... ate o momento que a coisa agarra... e pronto!!! Vem para os foruns, buscam scripts, desesperados a procura de soluções para seus problemas!!!! E não resolvem , quando conseguem, somente arrumam!!!

    Hoje, eu tenho 20 anos de estrada de técnico em eletrônica e engenharia de telecomunicações. Atuo a 8 anos no mercado como projetista e consultor da área. Há algum tenho venho disseminando uma campanha de "PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROVEDORES DE INTERNET". Por que isso? Para que eu possa ganhar dinheiro e para solidificar as empresas de uma forma com que estas possam permanecer no mercado, que tende a se acirrar a cada dia mais. Como detalhe, vejam o link:

    Eike estuda agora investir em banda larga - Mercado - Not

    Não sei se a idéia era essa, mas espero ter contribuído.

    Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting
    Profissionalize seu Provedor de Internet!
    Ei Consulting
    ISSO! Este é meu ponto de vista. Que bom seria se todo dono de provedor pelo menos estudasse redes (e há muitos que não fazem isso...)