Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AirMax ponto-a-ponto de 65 KM

    Olá pessoal.

    Hoje ajudei um cliente do Mato Grosso a estabelecer um ponto a ponto de 65 KM usando AirMAX. Foi o mais longo que fiz até o momento.

    Acredito que obtive bons resultados, mas gostaria de dicas para fazê-lo ainda melhor.

    Infelizmente não tenho os gráficos. Pedi ao cliente que os enviasse e assim que recebê-los, anexo num post complementar.


    EQUIPAMENTO 100% UBIQUITI:
    2 RocketDISH 30 dBi
    2 Rocket M5

    LINK:
    65+ KM (35 milhas)
    P2P
    LOS

    CONFIGURAÇÃO:
    Canal = 5805
    TX power = 27 dBm
    AirMAX = ON
    noACK = ON
    WDS = OFF
    Network = BRIDGE

    RESULTADOS:
    Sinal -68 dBm
    AirMax Quality = 89%
    Airmax Capacity = 57%
    CCQ = 100% (variava pra 90% occasionalmente)
    Tráfego real bidirectional = 15 mbps UP / 15 mbps DN
    Tráfego real unidirectional = 35 mbps (either UP/DN)
    Ping sem tráfego = 3ms
    Ping tráfego full = 33ms to 138 ms (ping feito do PC do cliente)

    Nestes últimos 7 dias fiz dez configurações de AirMAX e tenho percebido que não existe "receitinha de bolo", cada caso é único. Tem que experimentar até encontrar o melhor ajuste.

    Espero poder ajudar,

    ZéAlves

  2. #2

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Olá pessoal.

    Hoje ajudei um cliente do Mato Grosso a estabelecer um ponto a ponto de 65 KM usando AirMAX. Foi o mais longo que fiz até o momento.

    Acredito que obtive bons resultados, mas gostaria de dicas para fazê-lo ainda melhor.

    Infelizmente não tenho os gráficos. Pedi ao cliente que os enviasse e assim que recebê-los, anexo num post complementar.


    EQUIPAMENTO 100% UBIQUITI:
    2 RocketDISH 30 dBi
    2 Rocket M5

    LINK:
    65+ KM (35 milhas)
    P2P
    LOS

    CONFIGURAÇÃO:
    Canal = 5805
    TX power = 27 dBm
    AirMAX = ON
    noACK = ON
    WDS = OFF
    Network = BRIDGE

    RESULTADOS:
    Sinal -68 dBm
    AirMax Quality = 89%
    Airmax Capacity = 57%
    CCQ = 100% (variava pra 90% occasionalmente)
    Tráfego real bidirectional = 15 mbps UP / 15 mbps DN
    Tráfego real unidirectional = 35 mbps (either UP/DN)
    Ping sem tráfego = 3ms
    Ping tráfego full = 33ms to 138 ms (ping feito do PC do cliente)

    Nestes últimos 7 dias fiz dez configurações de AirMAX e tenho percebido que não existe "receitinha de bolo", cada caso é único. Tem que experimentar até encontrar o melhor ajuste.

    Espero poder ajudar,

    ZéAlves
    Grande Zé!

    esta usando 20 ou 40 mhz?

    pois eh meu maior ptp com rocket + 30 dbi é 44 km,

    melhor alinhamento foi -65, muita pouca diferenca para esse ai de 65 km,

    questao que o meu em 40 mhz ta passando half até 85 mbps

  3. #3

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    ... esta usando 20 ou 40 mhz?
    Zanatta,

    Fechou com 40MHz mas o throughput caiu pra 6 mbps agregado e o ping era um lixo.

    Passei pra 20MHz estabilizou com 25 mbps agregado mas o ping ficou na casa dos 500ms.

    Com 10MHz o ping não ficou ideal com tráfego na interface, mas foi o melhor que deu pra ficar. Foi um atendimento de 5 horas ininterruptas, só testando configuração.

    O throughput postado é real e foi obtido transferindo ISO através da rede wireless. Desconsiderei o SPEEDTEST do equipamento porque apresentou um valor muito acima da realidade (52 mbps agregado).

    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 15-06-2010 às 18:43.

  4. #4

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    muito bom amigo, bom saber q esses equipamentos q vc citou acima tem esse potencial...


    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Olá pessoal.

    Hoje ajudei um cliente do Mato Grosso a estabelecer um ponto a ponto de 65 KM usando AirMAX. Foi o mais longo que fiz até o momento.

    Acredito que obtive bons resultados, mas gostaria de dicas para fazê-lo ainda melhor.

    Infelizmente não tenho os gráficos. Pedi ao cliente que os enviasse e assim que recebê-los, anexo num post complementar.


    EQUIPAMENTO 100% UBIQUITI:
    2 RocketDISH 30 dBi
    2 Rocket M5

    LINK:
    65+ KM (35 milhas)
    P2P
    LOS

    CONFIGURAÇÃO:
    Canal = 5805
    TX power = 27 dBm
    AirMAX = ON
    noACK = ON
    WDS = OFF
    Network = BRIDGE

    RESULTADOS:
    Sinal -68 dBm
    AirMax Quality = 89%
    Airmax Capacity = 57%
    CCQ = 100% (variava pra 90% occasionalmente)
    Tráfego real bidirectional = 15 mbps UP / 15 mbps DN
    Tráfego real unidirectional = 35 mbps (either UP/DN)
    Ping sem tráfego = 3ms
    Ping tráfego full = 33ms to 138 ms (ping feito do PC do cliente)

    Nestes últimos 7 dias fiz dez configurações de AirMAX e tenho percebido que não existe "receitinha de bolo", cada caso é único. Tem que experimentar até encontrar o melhor ajuste.

    Espero poder ajudar,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Eu to começando a pensar em buscar meu link na unotel, so que meu problema é que moro no litoral e o pop mais proximo seria mogi das cruzes. Eu acho que não daria causa dos morros e tudo mais. Se eu conseguir a localização por GPS você faria esse estudo para min ?

    Quando eu vi no google dava mais ou menos 40km.

  6. #6

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Eu to começando a pensar em buscar meu link na unotel, so que meu problema é que moro no litoral e o pop mais proximo seria mogi das cruzes. Eu acho que não daria causa dos morros e tudo mais. Se eu conseguir a localização por GPS você faria esse estudo para min ?

    Quando eu vi no google dava mais ou menos 40km.

    Oi MktGuaruja. Meu forte é configuração e ajuste fino. Vou passar a bola do estudo do link pro Leandro Lopes porque ele é ninja nesse assunto e meu parceirão. Se ele não tiver condições de fazer eu faço pra você com o maior prazer.

    Abraço,

    Zé Alves

  7. #7

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    A Ubiquiti lançou Rockets Disk de 33 Dbi, para essa distância com certeza seria melhor, mas os valores estão elevados ainda...

  8. #8

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Eu não tenho experiencia com airmax mas já li que se desativar o airmax, em alguns casos melhora.
    Teoricamente não deveria melhorar.
    Quem sabe voce desativa só para ver como fica.
    Mas daí vem a dúvida. Porque desativar se o airmax é o grande diferencial trabalhando em TDMA?

  9. #9

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Tentou colocar como ACESS POINT WDS E STATION WDS.

  10. #10

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu não tenho experiencia com airmax mas já li que se desativar o airmax, em alguns casos melhora.
    Teoricamente não deveria melhorar.
    Quem sabe voce desativa só para ver como fica.
    Mas daí vem a dúvida. Porque desativar se o airmax é o grande diferencial trabalhando em TDMA?
    Acredito que o TDMA faça diferença mesmo só para Multiponto. O que temos que lembrar é que mesmo com o Airmax desativado, o equipamento continua trabalhando em MIMO, o que proporciona naturalmente um maior trougput.

  11. #11

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Esta muito bom o trough.

    Mais como você chegou a conclusão que 27dBm seria a potencia ideal?

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Olá pessoal.

    Hoje ajudei um cliente do Mato Grosso a estabelecer um ponto a ponto de 65 KM usando AirMAX. Foi o mais longo que fiz até o momento.

    Acredito que obtive bons resultados, mas gostaria de dicas para fazê-lo ainda melhor.

    Infelizmente não tenho os gráficos. Pedi ao cliente que os enviasse e assim que recebê-los, anexo num post complementar.


    EQUIPAMENTO 100% UBIQUITI:
    2 RocketDISH 30 dBi
    2 Rocket M5

    LINK:
    65+ KM (35 milhas)
    P2P
    LOS

    CONFIGURAÇÃO:
    Canal = 5805
    TX power = 27 dBm
    AirMAX = ON
    noACK = ON
    WDS = OFF
    Network = BRIDGE

    RESULTADOS:
    Sinal -68 dBm
    AirMax Quality = 89%
    Airmax Capacity = 57%
    CCQ = 100% (variava pra 90% occasionalmente)
    Tráfego real bidirectional = 15 mbps UP / 15 mbps DN
    Tráfego real unidirectional = 35 mbps (either UP/DN)
    Ping sem tráfego = 3ms
    Ping tráfego full = 33ms to 138 ms (ping feito do PC do cliente)

    Nestes últimos 7 dias fiz dez configurações de AirMAX e tenho percebido que não existe "receitinha de bolo", cada caso é único. Tem que experimentar até encontrar o melhor ajuste.

    Espero poder ajudar,

    ZéAlves
    Tchê, parabens mais uma vez Zé.
    É por isso que tu é parceiro Superlinkwifi!! Sabe muito!!!
    Grande Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    A Ubiquiti lançou Rockets Disk de 33 Dbi, para essa distância com certeza seria melhor, mas os valores estão elevados ainda...
    O cliente pretende trocá-las por RocketDISH de 34 dBi. Fiz outra instalação de 51km com essas antenas e os 4 dBi em cada ponta fazem uma diferença danada.


    Eu não tenho experiencia com airmax mas já li que se desativar o airmax, em alguns casos melhora.
    Teoricamente não deveria melhorar.
    Quem sabe voce desativa só para ver como fica.
    Mas daí vem a dúvida. Porque desativar se o airmax é o grande diferencial trabalhando em TDMA?
    A instrução da Ubiquiti é AirMAX sempre ligado. Em link curtinho desligar dá um aumento de mbps no speedtest, mas o speedtest não é confiável.


    Tentou colocar como ACESS POINT WDS E STATION WDS.
    Olha, até agora em todas as instalações ponto a ponto que fiz, ficou melhor sem WDS. Todo mundo recomenda ligá-lo porque faz bridge mais transparente, mas perdi taxa de transferencia ligando-o. Vai entender...


    Acredito que o TDMA faça diferença mesmo só para Multiponto. O que temos que lembrar é que mesmo com o Airmax desativado, o equipamento continua trabalhando em MIMO, o que proporciona naturalmente um maior trougput.
    Pessoal, a gente poderia criar uma palavra nova, que tal TRUPUT ao invés de throughput? é muito complicado e dá nó nos dedos hehehehehe

    Quanto mais longo o link melhor fica o truput com AirMAX ligado


    Mais como você chegou a conclusão que 27dBm seria a potencia ideal?
    Particularmente eu não gosto de potência alta. Nem gosto de equipamento operando no limite, mas em campo a gente amarra o bode onde o dono manda...

    Uma torre intermediária (talvez duas) traria um resultado fantástico para esse link sem poluir o espectro.


    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Tchê, parabens mais uma vez Zé.
    É por isso que tu é parceiro Superlinkwifi!! Sabe muito!!!
    Grande Abraço.
    Leandro, parceria com gente boa e honesta que nem você eu topo até debaixo d'água.

    Abraço a todos,

    ZéAlves

  14. #14

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Mais como você chegou a conclusão que 27dBm seria a potencia ideal? Particularmente eu não gosto de potência alta. Nem gosto de equipamento operando no limite, mas em campo a gente amarra o bode onde o dono manda...

    Uma torre intermediária (talvez duas) traria um resultado fantástico para esse link sem poluir o espectro.
    Com certeza com uma torre ficaria melhor......Mais também com um calculo levando em consideração as perdas dos conectores e dBi das antenas, acredito que você teria ainda mais estabilidade.
    flw

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Com certeza com uma torre ficaria melhor......Mais também com um calculo levando em consideração as perdas dos conectores e dBi das antenas, acredito que você teria ainda mais estabilidade.
    flw
    Gustavinho, nesse tipo de equipamento (RocketM5+Antenas Rocket Dish)quase não existe perda de potência por causa dos conecotores.o equipamento é acoplado atrás das antenas Rocket dish e com um pigtail feito pela UBNT mesmo.
    Os cálculos ficam mesmo é relativo à potência X distãncia X terreno que o link irá transpor.
    Abraço.

  16. #16

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Ah sim, são poucas....mais influenciam na hora de fechar o enlace, calculando a estabilidade dele.
    afinal são 65km oO.

  17. #17

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Ola pessoal, estou testando ainda um link de 51km com duas antenas de 34dbi, o sinal esta entre -55 a -60, esta ótimo, o máximo que consegui ate o momento foi 10m full, com latencia entre 3ms a 15ms testando com duas mk uma em cada ponta.
    A melhor configuração ficou em ap - station 20mhz.
    Vou postar os graficos e testes para verem.

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por andrexxe Ver Post
    Ola pessoal, estou testando ainda um link de 51km com duas antenas de 34dbi, o sinal esta entre -55 a -60, esta ótimo, o máximo que consegui ate o momento foi 10m full, com latencia entre 3ms a 15ms testando com duas mk uma em cada ponta.
    A melhor configuração ficou em ap - station 20mhz.
    Vou postar os graficos e testes para verem.
    Testou com o ultimo firmware disponivel amigo?
    pelo sinal, realmente está muito bem apontado. pra melhorar tem que mexer nas configuraçoes mesmo.
    Tenta trocar os canais. dependendo da regiao, na troca de canais vc aumenta muito o troughput ou TRUPUT nova palavra criada pelo amigo zé alves!!
    abraço.
    abraço.

  19. #19

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por andrexxe Ver Post
    Ola pessoal, estou testando ainda um link de 51km com duas antenas de 34dbi, o sinal esta entre -55 a -60, esta ótimo, o máximo que consegui ate o momento foi 10m full, com latencia entre 3ms a 15ms testando com duas mk uma em cada ponta.
    A melhor configuração ficou em ap - station 20mhz.
    Vou postar os graficos e testes para verem.
    Você esta fazendo o enlace com 2 Rockets ou 2 Mk ?

  20. #20

    Padrão Re: AIRMAX ponto-a-ponto de 65 KM

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Você esta fazendo o enlace com 2 Rockets ou 2 Mk ?
    Os MK's devem ser para medir a velocidade pelo Bandwidth ja que o Speed test das Rockets ainda não são muito confiáveis.