+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 10 Km e com visada, qualidade e meu amadorismo...

    Olha gente, sou novo na internet e véinho na idade e por foça da profissão (eletricista) acabei sendo solicitado a resolver um problema de umas pessoas.
    Preciso 'colocar' internet numa comunidade a uns 10 km daqui da cidadezinha em que moro e que milagrosamente ja tem DSL na pequena área urbana.
    Tenho duas torres disponíveis . Uma aqui na cidadezinha e outra na comunidade e elas 'se enxergam' apesar da distância e pelo que sei, se tem visada se tem bom sinal
    Preciso saber qual a melhor opção de routers, aps, antenas e principalmente como apontar certinho uma antena na outra.
    Relevem meu amadorismo e se puderem me ajudem.
    Asseguro que os manterei informados os progressos e desprogressos da coisa toda...

    E como dizia meu pais, a única coisa que se começa de cima é cavando buracos...

    Obrigado.
    Última edição por Magal; 16-06-2010 às 09:50. Razão: Correção do título

  2. #2

    Padrão Re: 10 Km e com visada, qualidade e meu amdorismo...

    Amigo depende de quantos megas você vai querer passar entre os pontos. Aqui o pessoal sempre tem tendo sucesso com os nano5. Como é 10km e você menciono que tem uma boa visada acho que ficaria muito bom. Mais se quiser fazer um bom investimento coloque rb433, cartão xr5 e antenas hyperlink.

  3. #3

    Padrão Re: 10 Km e com visada, qualidade e meu amdorismo...

    mktguaruja!
    O ideal seria passar o máximo de megas possível já que na comunidadezinha preciso redistribuir o sinal para umas 5 ou 10 pessoas.
    Mas o que me preocupa é apontar uma antena para outra numa distância destas.
    Tenho umas limitações de investimento e precisaria ter uma idéia aproximada de quanto custaria uma estrutura que atenda minhas necessidades
    O que preciso são equipamentos confiáveis e que não exijam muita manutenção já que as torres que pretendo usar são altas pra caramba e sinceramente ASSUSTADORAS, apesar de que já subo por elas para dar apoio ao pessoal que vem aqui instalar antenas de radios monocanal das empresas alem de que sou amador nesta área...

  4. #4

    Padrão Re: 10 Km e com visada, qualidade e meu amdorismo...

    Amigo eu acho que os nano5 airmax os mais novos, você consegue fechar esse link. Para alinhamento tenta usar um Binóculo, e tem uma caneta laser de 200mw no mercadolivre que pode ter ajudar no alinhamento dos nano, qualquer duvida post ai que tentamos te ajudar.

  5. #5

    Padrão Re: 10 Km e com visada, qualidade e meu amdorismo...

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo eu acho que os nano5 airmax os mais novos, você consegue fechar esse link. Para alinhamento tenta usar um Binóculo, e tem uma caneta laser de 200mw no mercadolivre que pode ter ajudar no alinhamento dos nano, qualquer duvida post ai que tentamos te ajudar.
    O NanoStation M5 pode ser uma opção, mas se o sinal ficar marginal você vai ficar com os rádios "entalados".

    Já que é o seu primeiro contato com wireless, pense na possibilidade de usar os NanoStation5 padrão 802.11 com a antena externa indicada pelo mktguaruja.

    Desta forma você tem um sistema operacional amigável para iniciantes e a possibilidade de aumentar o ganho com as antenas direcionais ligadas ao conector externo do nanostation5 (o 5M não tem esse conector).

    Eu precisei fazer um enlace de emergência com nanostation5 + antenas grade de 27 dBi e fechou 10 KM com 6 megas.

    Existe também a possibilidade de comprar os Nanostation5 de provedores que estão mudando sua infra para a série M e vendendo o equipamento antigo (ainda bom e atual) por um preço mais acessível.

    ZéAlves

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 10 Km e com visada, qualidade e meu amdorismo...

    Citação Postado originalmente por Brancaleone Ver Post
    mktguaruja!
    O ideal seria passar o máximo de megas possível já que na comunidadezinha preciso redistribuir o sinal para umas 5 ou 10 pessoas.
    Mas o que me preocupa é apontar uma antena para outra numa distância destas.
    Tenho umas limitações de investimento e precisaria ter uma idéia aproximada de quanto custaria uma estrutura que atenda minhas necessidades
    O que preciso são equipamentos confiáveis e que não exijam muita manutenção já que as torres que pretendo usar são altas pra caramba e sinceramente ASSUSTADORAS, apesar de que já subo por elas para dar apoio ao pessoal que vem aqui instalar antenas de radios monocanal das empresas alem de que sou amador nesta área...
    Quer facilidade na instalação sem perder tempo configurando um monte de coisas???
    Equipamentos que se acoplam a antena sem enjambrações ou cabos desnecessários?
    Então escolhe certo amigo. Usa UBNT Airmax ROCKET M5.
    pesquisa aqui no forum os casos que temos de sucesso com esse equipamento e verás o quão fácil de
    potente é esta solução.
    se precisar de ajuda, pro seu projeto..
    SuperLinkWiFi

    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: 10 Km e com visada, qualidade e meu amdorismo...

    amigo 02 antenas aquarios 25 dbi 02 cartoes r52h 02 rb 433 02 pigtail 02 caixas hermeticas 02 metros cabo rgc213

  8. #8

    Padrão Re: 10 Km e com visada, qualidade e meu amadorismo...

    O correto e prático na minha opinião seria RocketM5 + Rocket Dish, mas como vc tem a limitação financeira eu aconselho usar BuletM5+antena disco da Aquario. Temos PTP's aqui de 7 a 12km com esses equipamentos passando uma boa quantidade de banda na casa dos 40Mb e não sai tão caro.

    Mais prático do que Bulet+antena disco da Aquario acho que vai ser dificil pois nem cabo precisa fazer, é só rosquear e pronto.

  9. #9

    Padrão Re: 10 Km e com visada, qualidade e meu amadorismo...

    Amigo opção é o que não falta, todos esses equipamentos citados até agora fazem tranquilo o que mensionou, mas fique atento mesmo a qualidade, pense que hoje são 10 clientes mas amanha pode ser muito mais, então opte por equipamentos mais robustos para que futuramente não tenha que mexer na estrutura, meu exemplo e dica: RB433 com cartão R52H, antenas de disco hyperlink de 24 ou 29 dbi, cabos rgc213 ou lmr400, aqui tenho um link assim passando 36 megas em 12km800metros....abrasss boa sorte !

  10. #10

    Padrão Re: 10 Km e com visada, qualidade e meu amadorismo...

    Citação Postado originalmente por Arcanjo_tc Ver Post
    O correto e prático na minha opinião seria RocketM5 + Rocket Dish, mas como vc tem a limitação financeira eu aconselho usar BuletM5+antena disco da Aquario. Temos PTP's aqui de 7 a 12km com esses equipamentos passando uma boa quantidade de banda na casa dos 40Mb e não sai tão caro.

    Mais prático do que Bulet+antena disco da Aquario acho que vai ser dificil pois nem cabo precisa fazer, é só rosquear e pronto.
    Nossa !!! Esqueci do Bullet... É isso mesmo, ficou mais barato e com a mesma facilidade proposta pelo Leandro. Boa Arcanjo_tc !


    Zé Alves