+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    Bom gente, seguinte..


    Estou começando um pequeno ISP, e para isso vou usar mikrotik, pretendo começar da seguinte forma:

    2 links ADSL, em 2 pontos diferentes, cada 1 com 4mb.. (Já tenho esses links)
    Pretendo fazer um load balance dessas 2 ADSL's, e enviar para uma rb411que vai estar conectadada com uma 493AH com 2 XR2 nela, ligadas em duas antenas setoriais hyperlink de 17dbi 90° ou algo como uma de 14dbi e 120°.
    Os clientes, por sua vez, vão estar conectados provavelmente por uma placa PCI ou algum AP, preciso de sugestões nessa parte.

    Minha dúvidas são:
    1: As XR2 nas setoriais, vão ficar boas? Me falaram que as XR2 nas setoriais não vão me ajudar muito, pois os cartões da série XR seriam mais para link ponto a ponto...
    (Pelo que andei lendo aqui no forum nesses ultimos dias, parece ficar legal sim, tendo apenas que tomar cuidado com a potencia do cartão, que deve ser diminuida)
    2:A antena, tem alguma melhor que eu possa colocar sem estar gastando muito mais? Alguma antena de 120°, não seria melhor pois me daria maior angulo de sinal?
    2: Alguma outra forma de fazer isso funcionar com basicamente esse equipamento acima descrito que possa me dar alguma qualidade de sinal melhor?
    3: Os clientes, estando conectados em AP's ou Placas PCI, vão conectar legal na XR2, porém vão conseguir enviar legal a que distância?

    Outras pequenas dúvidas...
    O kit cliente, andei olhando e estou querendo fazer essas instalações padronizadas, devo cobrar uns 150 reais por instalação, e não queria passar disso no custo da instalação, porém creio que se eu tiver que passar em uns 50 reais no custo das instalações para evitar problemas, vou passar sem xiar, então, aceito QUALQUER tipo de sugestão nesse quesito.

    O load balance, posso fazer na 493?
    Mas para isso precisaria de 2 rb411 para receber os 2 ADSL's via rádio? certo?
    Cheguei a pensar em instalar um servidor com um PC para fazer loadbalance, controle de banda, proxy e tudo mais num lugar só, porém, a principio não vou fazer isso, pois não tenho necessidade de isso tudo por enquanto, por que estou começando agora, e vou ter conectado nisso tudo aí apenas uns 20 clientes..
    Penso em começar a implantar proxy, load balance e tudo mais apenas quando tiver de 20 clientes pra cima...

    Enfim, preciso de dicas, qualquer dica é bem vinda, agradeço sugestões, criticas e opniões desde já.

    Quanto ao pessoal que tem seu provedor totalmente legalizado e tal...
    Andei lendo também,e antes mesmo de começar pra valer, já estou vendo que vou correr atrás do licenciamento o mais rápido possivel...

  2. #2

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    amigo..estas indo pelo lado certo..comece com equipamento de primeira...
    nada de PC-AP ou placas ou adptadores USB (leia isto).
    use ap,s pois são melhores e vc tera um sinal de qualidade. mas a galera aui é TOP de LINHA e vai clarear a sua mente.

  3. #3

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    So um palpite amigo, não use XR2, pois o mesmo não é homologado, se fosse bom ja estaria homologado, use R52H, uso aqui é dão show nos XR2, tem uma setorial de 120° relativamente barata. Antena Painel Setorial 21 dbi 120° 2,4GHZ na Antenas Betel

  4. #4

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    Obrigado pelos conselhos, e com relação a comprar R52H, já era, já tá tudo encomendado, e já está quase entregue, 2 XR2's, 3 R52, 1 493 AH, 2 411....
    O que pensei é, fazer o enlace dos links ADSL com a torre com as xr2, e usar as R52 para distribuir sinal, porém, a R52 simples não deve ficar legal para clientes >.<
    Me ajudem^^
    Ou seja, só vai me faltar comprar as antenas, e montar a torre.
    Creio que em uma ou duas semanas já esteja tudo no ar, os equipamentos, foram comprados nos EUA por uma tia minha que mora na florida, e semana que vem ela tá chegando por aqui com tudo isso, gastei no total 550US$, o que vai dar uns 1.000 reais

    Obrigado aos que já comentaram....

  5. #5

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    Sim, pretendo começar com equipamentos bons, pois tenho na mesma área de onde vou atuar, dois provedoreszinhos, que distribuem com omni e direcional.
    Pretendo começar com equipamentos bons para oferecer o que eles não podem, estabilidade e velocidade. Um desses provedores de lá tem uns 3~4 anos, e usa ADSL até hoje, pretendo para no máximo em uns 5~6 meses estar pegando um link dedicado.

  6. #6

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    Obrigado pela indicação, porém penso em comprar algo um pouco melhor, essa me parece realmente boa, mas não conheço a marca, não sei se vale arriscar com uma marca que não conheço.
    Se alguém souber alguma setorial de 120ºou de 90º num valor razoavel (em torno de 350, chegando no máximo aos 500), eu agradeço

  7. #7
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    Citação Postado originalmente por dmnet Ver Post
    Bom gente, seguinte..


    Estou começando um pequeno ISP, e para isso vou usar mikrotik, pretendo começar da seguinte forma:

    2 links ADSL, em 2 pontos diferentes, cada 1 com 4mb.. (Já tenho esses links)
    Pretendo fazer um load balance dessas 2 ADSL's, e enviar para uma rb411que vai estar conectadada com uma 493AH com 2 XR2 nela, ligadas em duas antenas setoriais hyperlink de 17dbi 90° ou algo como uma de 14dbi e 120°.
    Os clientes, por sua vez, vão estar conectados provavelmente por uma placa PCI ou algum AP, preciso de sugestões nessa parte.

    Minha dúvidas são:
    1: As XR2 nas setoriais, vão ficar boas? Me falaram que as XR2 nas setoriais não vão me ajudar muito, pois os cartões da série XR seriam mais para link ponto a ponto...
    (Pelo que andei lendo aqui no forum nesses ultimos dias, parece ficar legal sim, tendo apenas que tomar cuidado com a potencia do cartão, que deve ser diminuida)
    2:A antena, tem alguma melhor que eu possa colocar sem estar gastando muito mais? Alguma antena de 120°, não seria melhor pois me daria maior angulo de sinal?
    2: Alguma outra forma de fazer isso funcionar com basicamente esse equipamento acima descrito que possa me dar alguma qualidade de sinal melhor?
    3: Os clientes, estando conectados em AP's ou Placas PCI, vão conectar legal na XR2, porém vão conseguir enviar legal a que distância?

    Outras pequenas dúvidas...
    O kit cliente, andei olhando e estou querendo fazer essas instalações padronizadas, devo cobrar uns 150 reais por instalação, e não queria passar disso no custo da instalação, porém creio que se eu tiver que passar em uns 50 reais no custo das instalações para evitar problemas, vou passar sem xiar, então, aceito QUALQUER tipo de sugestão nesse quesito.

    O load balance, posso fazer na 493?
    Mas para isso precisaria de 2 rb411 para receber os 2 ADSL's via rádio? certo?
    Cheguei a pensar em instalar um servidor com um PC para fazer loadbalance, controle de banda, proxy e tudo mais num lugar só, porém, a principio não vou fazer isso, pois não tenho necessidade de isso tudo por enquanto, por que estou começando agora, e vou ter conectado nisso tudo aí apenas uns 20 clientes..
    Penso em começar a implantar proxy, load balance e tudo mais apenas quando tiver de 20 clientes pra cima...

    Enfim, preciso de dicas, qualquer dica é bem vinda, agradeço sugestões, criticas e opniões desde já.

    Quanto ao pessoal que tem seu provedor totalmente legalizado e tal...
    Andei lendo também,e antes mesmo de começar pra valer, já estou vendo que vou correr atrás do licenciamento o mais rápido possivel...
    Gostaria de te aconselhar uma alternativa as suas configurações, cujas quais ja usei, uso instalo e recomendo com certeza de sucesso !

    Use bons Modems, se conseguir use Siemens SpeedStream 4.200, muito estável baixa latência.

    Como Load Balance vc pode usar o TP-Link TL-RT488T, funciona nota 12 e balancea 4 linhas, com diversas opções de configuração interna, como preferencia de portas etc...

    No quesito SERVIDOR sempre recomendo o MyAuth v3, uso desde a vs2 a cerca de 4 anos. Trabalha em LINUX Slack Ware 13, é acessado via HTTP, faz cadastro de clientes, gerenciamento financeiro, controle de banda e acesso....... enfim tudo que vc precisa em um sistema de gerenciamnto para provedor, sem a famosa MENSALIDADE.

    Para a rede de distibuição wireless, posso falr com extrema experiência, Procure manter uma linha de produtos, no caso eu aconselho os equipamentos UDIQUITI. Linha extremamente flexível com toda Gama de produtos que vc possa vir a precisar iclusive as novas RouterBoard's, para LINK's e Distribuição, Linha ARIMAX nota 12, e por um custo muito acessível.

    Enfim para os clientes, utilizando a Linha Ubiquiti vc tem extrema flexibilidade, para usar os próprios Ubiquiti ou outros produtos, como por exemplo a linha KOZUMI - AFO, com versões para 2.4 e 5Ghz !

    Espero poder ter ajudado um pouco. Tenho certeza que com esses equipamentos seu provedor vai ficar nota 12, sem dores de cabeça, pois uso, instalo e recomendo.
    Qualquer outra duvida individual, pode me adicionar via MSN !

  8. #8

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Gostaria de te aconselhar uma alternativa as suas configurações, cujas quais ja usei, uso instalo e recomendo com certeza de sucesso !

    Use bons Modems, se conseguir use Siemens SpeedStream 4.200, muito estável baixa latência.

    Como Load Balance vc pode usar o TP-Link TL-RT488T, funciona nota 12 e balancea 4 linhas, com diversas opções de configuração interna, como preferencia de portas etc...

    No quesito SERVIDOR sempre recomendo o MyAuth v3, uso desde a vs2 a cerca de 4 anos. Trabalha em LINUX Slack Ware 13, é acessado via HTTP, faz cadastro de clientes, gerenciamento financeiro, controle de banda e acesso....... enfim tudo que vc precisa em um sistema de gerenciamnto para provedor, sem a famosa MENSALIDADE.

    Para a rede de distibuição wireless, posso falr com extrema experiência, Procure manter uma linha de produtos, no caso eu aconselho os equipamentos UDIQUITI. Linha extremamente flexível com toda Gama de produtos que vc possa vir a precisar iclusive as novas RouterBoard's, para LINK's e Distribuição, Linha ARIMAX nota 12, e por um custo muito acessível.

    Enfim para os clientes, utilizando a Linha Ubiquiti vc tem extrema flexibilidade, para usar os próprios Ubiquiti ou outros produtos, como por exemplo a linha KOZUMI - AFO, com versões para 2.4 e 5Ghz !

    Espero poder ter ajudado um pouco. Tenho certeza que com esses equipamentos seu provedor vai ficar nota 12, sem dores de cabeça, pois uso, instalo e recomendo.
    Qualquer outra duvida individual, pode me adicionar via MSN !
    Opa, obrigado pelas dicas mano...
    Estou mesmo precisando de algumas direções...

  9. #9
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    Citação Postado originalmente por dmnet Ver Post
    Opa, obrigado pelas dicas mano...
    Estou mesmo precisando de algumas direções...
    Sempre às órdens !

  10. #10

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    você deve atentar para a legislação, pois se você não tem permição para revender o link adsl vai ter problemas, começe com eles mas assim que possivel troque por um dedicado, outra coisa que tive muitos problemas no inicio foi a falta de um software de gerenciamento, vc deve ter um pois facilita o trabalho e evita erros. Os softwares de gerencia de ISP controlam a bancda, cortam inadiplentes e geram até boletos para pagamento, existem muitos no mercado como myauth e webmikrotik eu particulamente uso o myauth entre em www.myauth.com.br e se informe;

  11. #11

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    Sim mano, vou pegar um link dedicado assim que possível, já tenho alguns em mente, e creio que em uns 6 meses no máximo eu já possa pegar um link legal.
    Obrigado pela dica também com relação aos softwares de gerenciamento, estou pensando ainda no que usar.

  12. #12

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Gostaria de te aconselhar uma alternativa as suas configurações, cujas quais ja usei, uso instalo e recomendo com certeza de sucesso !

    Use bons Modems, se conseguir use Siemens SpeedStream 4.200, muito estável baixa latência.

    Como Load Balance vc pode usar o TP-Link TL-RT488T, funciona nota 12 e balancea 4 linhas, com diversas opções de configuração interna, como preferencia de portas etc...

    No quesito SERVIDOR sempre recomendo o MyAuth v3, uso desde a vs2 a cerca de 4 anos. Trabalha em LINUX Slack Ware 13, é acessado via HTTP, faz cadastro de clientes, gerenciamento financeiro, controle de banda e acesso....... enfim tudo que vc precisa em um sistema de gerenciamnto para provedor, sem a famosa MENSALIDADE.

    Para a rede de distibuição wireless, posso falr com extrema experiência, Procure manter uma linha de produtos, no caso eu aconselho os equipamentos UDIQUITI. Linha extremamente flexível com toda Gama de produtos que vc possa vir a precisar iclusive as novas RouterBoard's, para LINK's e Distribuição, Linha ARIMAX nota 12, e por um custo muito acessível.

    Enfim para os clientes, utilizando a Linha Ubiquiti vc tem extrema flexibilidade, para usar os próprios Ubiquiti ou outros produtos, como por exemplo a linha KOZUMI - AFO, com versões para 2.4 e 5Ghz !

    Espero poder ter ajudado um pouco. Tenho certeza que com esses equipamentos seu provedor vai ficar nota 12, sem dores de cabeça, pois uso, instalo e recomendo.
    Qualquer outra duvida individual, pode me adicionar via MSN !
    Bom, aproveitando aqui a reposta do amigo, pretendo ver realmente com quais modems vou ficar, e também, pequena diferença na configuração inicial...
    Bom, eu TERIA 2 ADSL de 4mb, porém, entrando hoje em contato com a operadora, me informaram não ser possível o aumento de velocidade de um dos links de 2 para 4 mb... Ou seja, ficarei com 1 de 2 mb e outro de 4mb..
    Com relação aos modens, tenho um que com certeza terei que trocar, que é um DSLink 200e, que uso na conexão de 2mb's, em uso residencial, mesmo forçando um pouco a barra, ele funciona legal...
    Nao trava, não tenho realmente problemas com ele, mas só ouço falar mal. Então creio que vá trocar, o outro, é um DLink desses novos, não sei o modelo pois o mesmo fica na casa do meu sócio. Esse DLink vai ficar na conexão de 4 mb's, agora, minha duvida, coloco 2 modens novos, bons, troco apenas o DSLink, ou não troco nada pois o DSLink nunca me apresentou problemas?
    Com um Load Balance bem configurado, um servidor proxy legal, e tudo redondinho na rede, quantos clientes eu devo conseguir segurar com esses 6mb de ADSL?
    Lembrando que a conexão de 2mb, batem 2mb mesmo, sem problema algum, agora a de 4mb, normalmente não passa dos 3.5.

    Obrigado desde já pela ajuda

  13. #13
    tommy
    Visitante

    Padrão Re: Começando um ISP, alguem pode ajudar, comentar, criticar?

    ola dmnet, vi esse topico e acho que voce pode me ajudar. a siataçao é a seguinte, eu fui banido permanentemente de um jogo online, ja tentei mudar meu ip para acessar o servidor mas nao consigo entrar. a minha suspeita é de que os admins do jogo baniram meu ISP, como eles conseguiram bloquear todo meu ISP? e como eu faço para reverter essa situaçao? como posso mudar meu ISP para poder voltar a jogar? terei de entrar em contato com meu provedor de internet?