+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Olá,
    Pessoal sou novo por aqui, pouca experiência em rede sem fio estruturada e estou pra começar um projeto de midia com Totens que ficarão espalhados numa area indoor de aproximadamente 80.000m².
    O acesso seria somente para transferência de conteúdo de midia.

    O que seria mais viável nesse caso e qual valor aproximado de investimento na estrutura.

    E pra completar e abusar um pouco mais rsrsr, quais equipamentos confiaveis e qualificados desde radios, adaptadores e antenas(indoor), seriam mais indicados para sucesso do projeto(marcas modelos etc).

    Agradeço desde já pela ajuda!


  2. #2

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Qual o perímetro?
    80km x 1mt ou 283mt x 283 mt , detalhes, detalhes...
    Qual o numero de totens?
    Qual a plataforma usada nos totens?
    Qual o material em que é confeccionado o totem; metal, madeira, fibra?
    A Rede até os Acess Point pode ser cabeada ou usara repetidores WDS?
    O desenho da planta baixa com os pontos onde ficarão os totens pode ajudar.
    Já pensou em BPL - Broadband over Power Lines, ou PLC - Power Line Communications; internet sobre a rede elétrica?

  3. #3

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Internet por rede eletrica???afff para shopping isso nao ia da nada certo.... O correto e usa o velho e confiavel (ah ta) 2.4... Simples, voce tem que pegar a planta baixa do shopping e ver quais os pontos que voce vai colocar APs... Colocando tudo em modo repetidor... Nao presiça de radios caros ou de ultima tecnologia, so radios simples mesmo, mas com um bom sinal, eu recomendo o SENAO 3500, que funciona bem em modo M (mimo) e tem antena dupla, tem 600mw... Isso nos pontos que voce quer que tenha acesso... Wireless (hotspot)...

    Ae voce poe uma central completa:

    1 servidor mikrotik Hotspot (para autenticacao do usuarios)
    1 servidor windows: Para voce fazer uma gracinha no shopping como Radio On-line do shopping, onde voce transmite para todos os clientes do shopping, onde voce pode vender para as lojas as propagandas delas, sem contar que a radio voce divulga nao so dentro do shopping mas fora tambem... gerando um bom $$$ dinheiro com isso... Nesse mesmo servidor voce pode ate colocar um servidor de CS (Counter strike 1.6)... Pense nisso...
    1 servidor Linux - Para cache, tanto faz, o mais usado e o thundercache, mas procure informacoes sobre ele, tem muitas versoes, entre free e pagas... vai depende de voce...

    Pronto agora voce so faz o seguinte, pega um link bom de 10 a 30 megas full.... Vende internet para lojas dentro do shopping, para garantir que vai pagar as tuas contas... Para isso as lojas vao presicar de algo como USB wifi,ou uma placa PCI, o melhor um notebook ou net book... Ae os clientes do shopping logicamente voce vende apenas os cartoes de horas em hotspot... se quiser abrir um kioske na praça de alimentacao e uma boa... e pronto amigo... voce vai ter uma renda boa... e quase uma lan house, so que tem muito mais a oferecer... pense bem!!!

  4. #4

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Perdao agora que eu vi que era sobre totens... mas da na mesma... voce pode explorar isso tambem.... Basta um PC em cada totem com wif, e tambem telas grandes... mas eu acho que nao ia ficar parado em um toten no shopping para ficar vendo propagandas.... seria para quem nao tem nada e nao quer fazer nda mesmo... Agora voce matando o que eu te disse a cima, voce pode tambem alugar uns netbooks!!!!


    sou doido!!!

  5. #5

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Qual o perímetro?
    80km x 1mt ou 283mt x 283 mt , detalhes, detalhes... 283 x 283
    Qual o numero de totens? de 10 a 20
    Qual a plataforma usada nos totens? Windows
    Qual o material em que é confeccionado o totem; metal, madeira, fibra? Aço e fibra podendo haver madeira
    A Rede até os Acess Point pode ser cabeada ou usara repetidores WDS? Da pra ser cabo caso não fique bom com WDS
    O desenho da planta baixa com os pontos onde ficarão os totens pode ajudar. Isso não tem como, teria que ter 30 engenheiros e toda diretoria do shopping pra isso rsrsrs
    Já pensou em BPL - Broadband over Power Lines, ou PLC - Power Line Communications; internet sobre a rede elétrica? Não havia pensado nisso, não sei se seria uma boa pois normalmente há oscilações de energia e naum sei se os BPL suportariam

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    sou doido!!!
    Percebi rsrsrsrsrsrs!!

    Abraço!
    Última edição por Calltech; 19-06-2010 às 15:57.

  6. #6

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Engenheiros??? afff depois eu que sou doido!!!! UAHUAHUAHUAHUAH
    Rapaz todo predio tem a planta baixa... Isso que eu te falei estou ajudando um amigo meu em Porto Velho a colocar, falta somente a parte fisica e eletrica para que ele possa colocar em funcionamento... Ontem ate fui em Porto Velho para ver um problema serio que nao tinha percebido, o predio tem 2 andares, entao seria inutil colocar os radios em um locais por causa do proprio piso... Estou vendo que vamos ter que usar 4 Wavions... Agora olha so, como eu te disse totens e legal e tal... Mas eu vou para shopping para fazer compra ou comer algo... sentado... Ontem mesmo, eu estava infelizmente sentado com notebook usando o 3G da vivo, e o infeliz do sinal nao pegava... Quando pegava a conexao caia!!! Ainda bem que un dos administradores do shopping que estava comigo na hora viu e falou que esse e um problema que eles queria te resolvido... E so voce pensar que shopping e uma pequena cidade, com algumas casa e muitos visitantes... muitos com notebooks e outros com celulares com wi-fi... se voce quer passar propagandas, como te disse, imagina um cliente do shopping abrindo o seu notebook, e entrando no wifi do shopping, abrindo a pagina de autenticacao do hotspot e la mesmo ele se compara com propagandas que poderia ser a mesma que voce quer colocar no totens...

  7. #7

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    bom quem faz pergunta é burro por 1 minuto, quem não as faz é burro pra vida toda, então vo lança lá.... oq é um totens?? tentei pesquiza, mas as resposta foram meia estranhas...

  8. #8

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Caraca gostei... Tu deve ter achado no google coisas como escuturas de madeiras no indios norte americanos e outras coisas... e qual isso... mas tecnologico... existe varios tipos de totens... depende muito do poder $$$$$ hehehehe... veja esse site que explica um pouco: Totens do mercado | Empreendedor

    Tem cara que usa totens com tela touch screen... outros normais.. so passando a propaganda... outros para fazer pedidos... outros com ate teclado e mouse para navegacao... E muito bom... Mas como eu disse eu acho que e uma midia cara e sem muito retorno... pois eu tenho certeza que muitos vao passar direto por eles sem notarem... Pois como voce sabe... se for pra ver tv, que veja em casa, se for pra ver uma tv de so propaganda... e perde um tempo bom!!! Veja os totens que tem em cinema... muitas vezes voce reparar e 2 pessoas vendo no maximo.... e dessas duas, uma nao vai ver o que ela ta vendo no toten... hehehehe porque la ja sabe o que ela vai fazer...

  9. #9

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Significado de Obtuso: Que compreende lentamente; rude, estúpido: espírito obtuso.

    Quem se fecha a todas opções e tecnologias é no minimo...
    Fazer uma análise SWOT comparativa de todas tecnologias, ao invés da utilização de "Achismo" é ser profissional, o resto são os CURANDEIROS da vez!

    Será uma rede interna, apenas para atualização dos Totens; ou permitira acesso a Internet.

    A planta baixa é o mais básico do projeto, é o inicio da ideia.

    Quantos andares terá o shopping?

    A rede elétrica no estado de tecnologia atual atendera com certeza esta demanda, inclusive se for o caso os lojistas; resta analisar os custos.

    Você fará apenas o projeto e instalação, ou irá explorar o sistema?
    Caso for explorar o sistema, 2.4Ghz é a melhor opção.

    O material do totem define o tipo de Wireless: placas/USB e antena interna ou externa ao equipamento (Totem).

    Pode opcionalmente até ser base para um PABX interno via VoIP (Vono, Intervia, Asterisk).

    Outra opção é utilizar esta rede como contingência para lojas que não podem ficar sem internet devido as maquinas de cartões.

    Tente fazer o ESCOPO do projeto, o mais completo possível.

  10. #10

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Recentemente prestei um serviço para cobrir um evento, pediram rede wireless, de qualidade, era uma área pequena, uns 400 m mais ou menos, usei 2 rb´s 433 com xr2 e antenas de 2 dbi, essa pequenas que vem nas plaquinhas wiriless, ficou excelente, só tive elogios.

  11. #11
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Gostaria de te aconselhar uma alternativa as suas configurações, cujas quais ja usei, uso instalo e recomendo com certeza de sucesso !

    No quesito SERVIDOR sempre recomendo o MyAuth v3, uso desde a vs2 a cerca de 4 anos. Trabalha em LINUX Slack Ware 13, é acessado via HTTP, faz cadastro de clientes, gerenciamento financeiro, controle de banda e acesso....... enfim tudo que vc precisa em um sistema de gerenciamnto para provedor, sem a famosa MENSALIDADE. E no seu caso vai poder vender acesso por tempo, consumo ou mesais no caso dos logistas. Muito fácil de administrar.

    Para a rede de distibuição wireless, posso falr com extrema experiência, Procure manter uma linha de produtos, no caso eu aconselho os equipamentos UBIQUITI. Linha extremamente flexível com toda Gama de produtos que vc possa vir a precisar iclusive as novas RouterBoard's, para LINK's e Distribuição, Linha ARIMAX nota 12, e por um custo muito acessível. No seu caso eu usaria painéis setoriais na frequência de 2.4Ghz e os ROCKET M2, interligados via cabo. Acredito de dependendo da arquitetura do prédio com 2 pontos por andar cobre bem.

    Enfim para os clientes, utilizando a Linha Ubiquiti vc tem extrema flexibilidade, para usar os próprios Ubiquiti ou outros produtos, como por exemplo a linha KOZUMI - AFO, com versões para 2.4 e 5Ghz ! Pode tambem usar qualquer adaptador USB ou placa PCI para conectar.

    Espero poder ter ajudado um pouco. Tenho certeza que com esses equipamentos seu provedor vai ficar nota 12, sem dores de cabeça, pois uso, instalo e recomendo.
    Qualquer outra duvida individual, pode me adicionar via MSN !
    Última edição por pkmc; 19-06-2010 às 20:36.

  12. #12

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    O pedido de ajuda era para uma rede que permitisse a atualização de 10 a 20 totens.
    Esta é a delimitação do projeto?
    É necessário definir o escopo e os requisitos; depois verificar se é de interesse do contratante e legalmente possível agregar outras facilidades, com objetivos técnicos, operacionais e financeiros.


    Para não confundir, é bom que o questionamento seja bem especifico, com o maior número de dados possíveis, senão corre-se o risco de altas elucubrações mentais e delírios que só acabam por confundir a todos.

    Escopo (gerenciamento de projeto)

    Algumas vezes o termo escopo é empregado no sentido da totalidade do trabalho necessário para completar o projeto.
    No gerenciamento de projeto tradicional, a ferramenta para descrever o escopo do projeto são a estrutura de detalhamento produto e a descrição do produto.
    A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP ou WBS - Work Breakdown Structure).

    O Gerenciamento de projeto extremo advoga o uso de casos de uso, lista de características e cartões de características para descrever um escopo de projeto (produtos-entregáveis).
    Se requerimentos não estão completamente definidos e descritos e se não há um controle de mudança no projeto, um transbordamento de escopo pode ocorrer.
    Transbordamento de Escopo é um termo o qual se refere a extrapolação do escopo de um projeto de TI, o qual poderá incluir e introduzir mais requerimentos daquele que deveriam fazer parte do planejamento inicial do projeto, enquanto se permanece em um mesmo cronograma no que se refere ao tempo para entrega e conclusão.
    Há duas formas distintas para se classificar o gerenciamento do transbordamento de escopo, a primeira é o transbordamento do escopo de negócio, e a segunda e chamada de transbordamento de itens de escopo.
    O tipo de transbordamento de escopo é sempre dependente das pessoas que criaram as mudanças.

    http://www.sinal.org.br/email/nivelamento.doc


  13. #13
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Sem conhecimento de causa: deveria se referir a uma pessoa que nunca utilizou determinado recurso, e que não tem experiencia na aplicação.

    MyAuth vs3 serve sim como gerenciador central para uso de venda de acesso por tempo ou por quantidade de dados transferidos, aplica-se a um servidor central, administardo via rede interna por qualquer um dos totens com usuários administradores individuais, via HTTP, portanto em platarforma Windows ou qualquer outra que tenha acesso HTTP.

  14. #14

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Em cada toten você instala um access point com o seguinte hardware mikrotik:

    board --> RB411
    card ---> R52N
    antenas-> 2x antena omini 5dBi

    Cada AP vai configurado com Nxtreme e HWMP+, com Rx e Tx separados em cada antena. Uma brigde é realizada entre a interface wireless e a interface cabeada, dando transparência à rede.

    Dessa forma, você transforma cada AP num ponto de rede e num cliente, conferindo redundância, homogeneidade, segurança e padronização a sua rede sem fios.

    Instale um ou dois APs desses fora de totens, fazendo com que eles sejam gateways da rede wireless. Qualquer AP de toten que não alcançar uns dos gateways, certamente irá alcançar outro toten, que, conforme a configuração recomendada, será cliente de rede e AP ao mesmo tempo.

    Se você quiser prever o uso dessa rede para utilização como Hotspot (acesso à rede como faz a Vex, por exemplo, às pessoas em geral), use a RB411AR. Essa board possui uma interface wireless 802.11b/g embutida e tem preço atraente.

    Creio que essa configuração é financeiramente bem acessível e com suporte tecnológico de médio a longo prazo.

    O adaptador de rede R52N trabalha em 5,8Ghz no padrão draft 802.11n, que confere à rede um throughput em volta de 200Mbps. Como recomendei Rx e Tx separados, essa velocidade pode até dobrar. Esses são valores teóricos. Na prática você pode perceber uma variação 25% menor, dependendo das condições de seu ambiente de produção.

    Não posso deixar de citar que a padronização te dá uma vantagem bem atraente: você pode reutilizar todos os equipamentos em outras instalações e contar com a redução do preço com a aquisição em escala.

    Tentei pensar no máximo possível de situações com os dados que você passou. Com um pouco mais, talvez a solução tome outro rumo. Mas está posto o início. Boa sorte! Se precisar, fique livre para questionamentos.

    Abraços!

    Última edição por boruchosas; 21-06-2010 às 08:42. Razão: complementação das informações.

  15. #15

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    A QUESTÃO: "Pessoal sou novo por aqui, pouca experiência em rede sem fio estruturada e estou pra começar um projeto de midia com Totens que ficarão espalhados numa area indoor de aproximadamente 80.000m².
    O acesso seria somente para transferência de conteúdo de midia."


    Para isto, a solução será muito simples; apenas alguns Acess Point colocados nos melhores locais a serem identificados nas plantas baixas (de cada andar). Sugiro usar por exemplo (8): Linksys WRT54G, D-Link DIR-300 ou DIR-600 com DD-WRT considerando um raio de alcance com boa qualidade de 25 metros. Um servidor para centralizar o conteúdo, e Adaptadores USB (Krazer, Edimax, etc.) nos totens, que com o uso de um pequeno cabo de extensão USB permitira deixar a antena no local mais adequado. Pode ser usado WDS, mas particularmente se possível sugiro usar um SWITCH de 100Mb e levar cabeado UTP5e até os Acess Point. Esta é a minha sugestão especifica para a questão proposta, observando-se simplicidade, confiabilidade e custos.

    Mudando a questão e consequentemente o escopo do projeto, óbviamente as soluções deverão ser readequadas.

  16. #16

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Citação Postado originalmente por boruchosas Ver Post
    Em cada toten você instala um access point com o seguinte hardware mikrotik:

    board --> RB411
    card ---> R52N
    antenas-> 2x antena omini 5dBi

    Cada AP vai configurado com Nxtreme e HWMP+, com Rx e Tx separados em cada antena. Uma brigde é realizada entre a interface wireless e a interface cabeada, dando transparência à rede.

    Dessa forma, você transforma cada AP num ponto de rede e num cliente, conferindo redundância, homogeneidade, segurança e padronização a sua rede sem fios.

    Instale um ou dois APs desses fora de totens, fazendo com que eles sejam gateways da rede wireless. Qualquer AP de toten que não alcançar uns dos gateways, certamente irá alcançar outro toten, que, conforme a configuração recomendada, será cliente de rede e AP ao mesmo tempo.

    Se você quiser prever o uso dessa rede para utilização como Hotspot (acesso à rede como faz a Vex, por exemplo, às pessoas em geral), use a RB411AR. Essa board possui uma interface wireless 802.11b/g embutida e tem preço atraente.

    Creio que essa configuração é financeiramente bem acessível e com suporte tecnológico de médio a longo prazo.

    O adaptador de rede R52N trabalha em 5,8Ghz no padrão draft 802.11n, que confere à rede um throughput em volta de 200Mbps. Como recomendei Rx e Tx separados, essa velocidade pode até dobrar. Esses são valores teóricos. Na prática você pode perceber uma variação 25% menor, dependendo das condições de seu ambiente de produção.

    Não posso deixar de citar que a padronização te dá uma vantagem bem atraente: você pode reutilizar todos os equipamentos em outras instalações e contar com a redução do preço com a aquisição em escala.

    Tentei pensar no máximo possível de situações com os dados que você passou. Com um pouco mais, talvez a solução tome outro rumo. Mas está posto o início. Boa sorte! Se precisar, fique livre para questionamentos.

    Abraços!

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    A QUESTÃO: "Pessoal sou novo por aqui, pouca experiência em rede sem fio estruturada e estou pra começar um projeto[I] de midia com Totens que ficarão espalhados numa area indoor de aproximadamente 80.000m².
    O acesso seria somente para transferência de conteúdo de midia."
    Acredito que essas duas opções serão as mais adequadas a proposta do projeto, não vou compartilhar internet, apenas azer transporte de arquivos para atualizar as midias nos terminais(totens) que terão um micro Zion (Atom dual core/ 2Gb / HD 250GB / de 1 a 2 TVs LCD 40" Rodando Windows 7 Home ou WinXP)

    Ma por favor vamos afinar mais a ideia sobre isso, como a dica acima dos nossos amigos, ja penso que poderei movimentar essas totens na medida do possivel, repeitando a distancia para ter area coberta pela rede.

    Última edição por Calltech; 21-06-2010 às 09:50.

  17. #17

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Podemos auxilia-lo nesta aplicação em shopping com uma rede mesh 2.4, 5.8 ou 5.8/2.4Ghz.

    Mesh de alta performance para cidades digitais

  18. #18

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    Rapaz, acabei de fazer isso que voce quer fazer, eu achei que seria um bixo de 7 cabeças mais nao....

    Segue o que o meu amigo queria:
    6 - TV de LCD de 55" da Panasonic
    6 - PCs que o mais engraçado foi qual... 6 NETBOOKs, isso mesmo 6 NETBOOKS... Era so para a gente testar ja que ele e gerente de uma empresa de eletrodoméstico num shopping em manaus.
    Agora o segredo que nao e segredo:
    Utilizamos um PC vagabundo que tava sobrando na loja, Celeron, 1 giga de ram um HD de 80gb e um leitor de DVD, uma placa de RTV, uma placa de rede....

    Nas TVs ligamos os NETBOOK com o cabo VGA, colocamos o windows 7, com o MEDIA PLAYER e tambem colocamos o TEAMVIEW para nao ficarmos indo toda vez na maquina mexer!!!

    PC principal a gente colocou na placa de REDE ligado um RADIO SENAO... de 108mb... se pega isso mesmo nao sei, mas vamos la...

    Usando o programa chamado WINDOWS ENCONDER a gente colocou o video do DVD ligado na placa, os PCs; pegam o video e coloca nas telas, tao simples que e dificio de explicar.... Mas ta funcionando BLZ, com qualidade animal!!

    Mas, teve lugares que tivemos que colocar 1 USB N com uma antena de disco de 12 dbi... Essa antena e aquela da AQUARIUS redonda, ficou tudo barato... Entao foi simples... Nao tem internet e so midia!!!

    E muito facil!!!

  19. #19

    Padrão Re: Wi-Fi, Wi-Mesh ou WiMAX Rede Interna Shopping

    É isso que tinha entendido, uma intranet (privada), sem grandes desvarios.
    Se o Acess Point tiver a opção de Multicast, melhor ainda; o numero de pontos quase não dependera do desempenho da rede (consumo de largura de banda).