+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ligar 2 modens na mesma porta, é possivel?

    Caso resolvido, se possivel, apagar o tópico!
    Última edição por Xevete; 15-04-2011 às 12:49. Razão: Mudei de ramo

  2. #2

    Padrão Re: Ligar 2 modens na mesma porta, é possivel?

    bom, não entendi bem seu arranjo, mas é possivel por dois modens na mesma porta atras de um hub sim. é so por um ip para cada modem em redes diferentes e depois poir um ip de cada rede na mesma interface, nunca fiz isso, mas vale apena testar. talves vc tenha problemas com as rotas mas é resolvivel.
    vc terá uma rede fisica só mas terá duas redes logicas, só não sei a funciona testa ai e posta

  3. #3

    Padrão Re: Ligar 2 modens na mesma porta, é possivel?

    Poisé, mas os modens temq ficar em router n em bridge neh? por que o mk disca sobre a porta, n sobre o ip!

    N posso testar ainda por que a oi n ligo minha adsl ainda, e pelo visto vai demorar, tem fila de espera, cidade de interior, 40 mil abitantes, internet precaria aqui!

    O link mais alto da cidade vai ser o meu, roteando 2 links de 2 mb!

  4. #4

    Padrão Re: Ligar 2 modens na mesma porta, é possivel?

    bom, pra ligar modens na mesma porta nao dá certo.vc tem 2 opçoes, comprar uma placa de rede da dlink 580tx que tem 4 interfaces, e fazer o load nela ou se preferir fazer o load separado em uma rb 493 que tem 9 interfaces também dá.
    na rb493 seria somente pra load.e os clientes no mk principal.

  5. #5

    Padrão Re: Ligar 2 modens na mesma porta, é possivel?

    Citação Postado originalmente por asafec Ver Post
    bom, pra ligar modens na mesma porta nao dá certo.vc tem 2 opçoes, comprar uma placa de rede da dlink 580tx que tem 4 interfaces, e fazer o load nela ou se preferir fazer o load separado em uma rb 493 que tem 9 interfaces também dá.
    na rb493 seria somente pra load.e os clientes no mk principal.
    Poisé tbm, ja pensei nesta placa, mas tenho 2 problemas com ela:
    1 - N encontrei pra vender ainda, e os anuncios ja fechados a achei estão meio salgados!

    2 - Meu gabinete é perfil baixo, tenho medo q ela n caiba, se alguem pudece me dar as medidas dela me ajudaria hehehehehe


    Uma duvida, quando instalada, ela é reconhecida como 4 placas pelo sistema ou de outra forma? nunca tive a portunidade de usar uma!

    Pensei em usar uma RB para load balence, até em montar em um MMX ou um K6, o problema é q seria mais um equipamento ligado, e minha conta ja ta salgada hehehehe, mas acho q seria minha solução mais barata, tenho lotes de mmx parados aki!

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Ligar 2 modens na mesma porta, é possivel?

    É possivel e funcional, para isso coloca 1 modem em bridge e o outro roteado. Assim 1 ethernet virará 2.

  7. #7

    Padrão Re: Ligar 2 modens na mesma porta, é possivel?

    pra vc fazer o balanceamento já penso em usar o tp link 488t? mais facil que configura no MK

  8. #8

    Padrão Re: Ligar 2 modens na mesma porta, é possivel?

    Xevete é facinho fazer isso que vc quer.
    vc coloca os dois modens em um hub e liga na porta que está sobrando, o modens tem que estar em redes separadas, por exemplo:
    modem 1 - 192.168.0.xxx
    modem 2 - 192.168.1.xxx
    no mk tu coloca dois ip nesta placa para a comunicação com cada um dos modens.
    na tabela routes coloca duas rotas padrão e em uma coloca uma routing mark, por exemplo link2
    depois disso o firewall. Va na tabela mangle e coloque esta regra:
    chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=link2 passthrough=yes src-address-list=link2
    vc está marcando os pacotes para esta nova regra e através da src-address-list vais definir quem sairá por este link.
    agora na tabela nat crie duas regras de nat como estas:
    chain=srcnat action=masquerade src-address-list=link1 out-interface=externa
    chain=srcnat action=masquerade routing-table=link2 src-address-list=link2 out-interface=externa
    e pela tabela addres list vc definirá que cliente sai por cada link, lembrando que o cliente só navegará se colocar o ip dele na tabela adress list, pois com estas regras de nat, só será feito nat dos ips que estiverem na src-address-list.
    la vc colocara o ip e no campo name ira qual link o cliente sairá(link1 ou link2)

    Se resolver não esqueça de agradecer.
    Sds.
    Iverton Guterres Schmidt