Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Pessoal, tive um desacordo comercial com a empresa de Engenharia no qual eu mantinha um contrado de governança mais cadastro no Crea.
    Como está dificil de mantermos uma parceria decente.. gostaria de saber se alguem está conseguindo manter sua licença em dia sem ter esse contrato com alguma empresa..??
    Ou pudesse postar qual o valor q estao pagando para mante-lo..
    Caso alguem nao queira compartilhar essa informaçao para todos do forum poderá me contactar pelo deivyn (arroba) uol com br
    No meu caso poderia ser até mais facil efetuar tudo sozinho, pois tenho um func. com CREA..
    Seria interessante discutirmos este assunto.. pois temos muitos documentos de como tirar a licença... mas como mante-la em dia quase nao vejo nada..

    Abraços..
    Deivyn

  2. #2

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    indico a aloid.com.br ou a telecom.org.br, pessoalmente vou me cadastrar na telecom.org.br é uma associação que ajuda com estas questões e ainda tem acordo com bancos para conseguir dinheiro a juros baixos.

  3. #3

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Afinal de contas, pode ou não um tecnólogo com CREA assinar para uma empresa SCM? O CREA de minha cidade disse que sim, contudo, parace que no código não é permitido, realmente tem que manter um contrato com um engenheiro?

  4. #4
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    A Anatel no seu texto é claro em afirmar para enviar qualquer representação junto a mesma, tem que ser feita por profissionais de nivel superior. Porem junto ao Crea é de responsabilidade diretamente do Crea e o mesmo aceita profissionais técnicos.

  5. #5

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Pois é.. para mexer com provedor tem que manjar muito de informática.. e a Lei exige um engenheiro de telecom e não entende nada de provedor rerer só no Brasil mesmo.. A maioria aqui tem diploma de Ciencias da Comp. como eu.. e nao podemos utiliza-lo para nada.. Pois a lei nao se atualiza.. muito menos os profissionais.. rerer
    Mas e ae?? quanto que vcs estao pagando mensal.. para manter o engenheiro + a governança??

  6. #6

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    A Anatel no seu texto é claro em afirmar para enviar qualquer representação junto a mesma, tem que ser feita por profissionais de nivel superior. Porem junto ao Crea é de responsabilidade diretamente do Crea e o mesmo aceita profissionais técnicos.
    aqui na minha cidade so estao fazendo cadastro de profissionais com nivel superior (tecnico ou nao), devidamente reconhecido pelo CREA.
    Como o curso de informatica, na sua maioria... nao tem uma representacao legal... a maioria acaba se dominando "Tecnico em alguma coisa", mesmo tendo concluido um curso de nivel superior.
    como é o meu caso, formado em Seg. em Redes de Computadores.... e especializado/pos-graduado na mesma area (Seg. em Redes de Computadores)


    Agora, mesmo que eu tire o CREA... nao tenho certeza se posso assinar determinados documentos que vao para a anatel... eis minha duvida tbm.
    Sei que documentos de construcao nao pode, ja que esse so pode ser elaborado por um engenheiro.... no mais, acompanhando o topico... quem sabe alguem mata essa minha duvida.
    Última edição por AndrioPJ; 23-06-2010 às 00:52.

  7. #7

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    A Anatel no seu texto é claro em afirmar para enviar qualquer representação junto a mesma, tem que ser feita por profissionais de nivel superior. Porem junto ao Crea é de responsabilidade diretamente do Crea e o mesmo aceita profissionais técnicos.
    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Tecnólogo é nível superior.

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Afinal de contas, pode ou não um tecnólogo com CREA assinar para uma empresa SCM? O CREA de minha cidade disse que sim, contudo, parace que no código não é permitido, realmente tem que manter um contrato com um engenheiro?
    Ai que ta... ainda estou na duvida tbm.
    como disse anteriormente, tecnologo mesmo que tenha CREA nao pode assinar projetos de construcao... ja que esse é projeto de engenheiro.
    e no mais, demais documentos que a titia ana pede? um tecnologo pode assinar?

  8. #8

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Bom.. como esse assunto é polemico..
    vamos tornar este tópico mais proveitoso possível..
    A principio.. vamos supor que conseguimos cadastrar um "amigo Engenheiro no Crea" para assinar..
    Porem o mesmo nao conhece nada de Anatel..
    Qual a manutençao q devemos dar para a licença SCM??
    Devemos mandar alguma coisa mensal para Anatel??
    Sobre pagamentos?? O que tiver q recolher e pagar a propria Anatel nos envia.. ou temos que acessar o site e fazer alguma coisa??
    Resumindo.. para que afinal serve o contrato de Governança que os engenheiros querem cobrar??
    Acho que essas informaçoes sao de grande utilidade para quem possui SCM.
    Desde já agradeço a todos.. que compartilharem um pouco do seu conhecimento.
    []'s

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Com o curso superior em redes nao tira Crea. Para fazer representacao em telecomunicacao tem que ser formado em eletrica, eletronica ou telecomunicacao.

  10. #10

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Com o curso superior em redes nao tira Crea. Para fazer representacao em telecomunicacao tem que ser formado em eletrica, eletronica ou telecomunicacao.
    para fazer representacao em telecomunicacao pode até ser que seja necessario ser formado em eletrica, eletronica ou telecomunicacao...

    porem... ate onde eu sei:
    Responsável técnico por empresa de telecom/provedor/SCM podem ser técnico em eletrônica, técnico em telecomunicações ou técnólogo de redes com CREA
    e para tirar o CREA a instituicao tem que ser devidamente reconhecida pelo MEC e ter cadastro no CREA.
    da uma olhadinha aqui: https://under-linux.org/f197/respons...ternet-130354/
    Última edição por AndrioPJ; 04-07-2010 às 21:00. Razão: correção da frase

  11. #11

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    para fazer representacao em telecomunicacao pode até ser que seja necessario ser formado em eletrica, eletronica ou telecomunicacao...

    porem... ate onde eu sei:
    Responsável técnico por empresa de telecom/provedor/SCM podem ser técnico em eletrônica, técnico em telecomunicações ou técnólogo de redes com CREA
    e para tirar o CREA a instituicao tem que ser devidamente reconhecida pelo MEC e ter cadastro no CREA.
    da uma olhadinha aqui: https://under-linux.org/f197/respons...ternet-130354/
    Mais pelo ando sabendo, isso mesmo que não pode, não pode o tecnólogo ser o responsável, tem quer ser Engenheiro. Confirma?

  12. #12

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    leia o topico que enviei anteriormente
    la tem um engenheiro que diz o que pode ser responsavel por uma empresa.

  13. #13
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Tecnico pode ser responsavel junto ao CREA da empresa. Porem para representação junto a Anatel NÃO.

  14. #14

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Tecnico pode ser responsavel junto ao CREA da empresa. Porem para representação junto a Anatel NÃO.
    amigo, poderia me dizer aonde esta a clausula que diz quem pode ser o responsavel pela empresa perante a anatel?

    me lembro de ter visto uma vez, inclusive ja vi varias discursoes sobre esse assunto aqui no forum.
    mas, agora fui tentar localizar a resolucao/regulamento que diz isso e nao consegui achar.

  15. #15
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Em caso de duvidas:

    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...20Freq%FCentes

    Na resposta 1 tem os links para os regulamentos para servico de comunicacao multimidia. VAi ajudar muito a tirar as duvidas.

  16. #16

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    pelo que li:

    8- A autorizada do SCM deve ter um responsável técnico? Este tem necessariamente de ser um funcionário da empresa ?
    A empresa deve ser registrada no CREA. O responsável técnico pode ser tanto um funcionário como um profissional contratado de forma avulsa para prestar este serviço, sem ter vínculo empregatício com a empresa.

    10- Que profissional poderá se responsabilizar tecnicamente, junto ao CREA, pelas atividades de telecomunicações desenvolvidas pela empresa?
    Para que a empresa possa se registrar junto ao CREA, esta deverá possuir um profissional habilitado que responda tecnicamente pelas atividades de telecomunicações desenvolvidas pela empresa. Cabe ao CREA definir qual habilitação será necessária (profissional de nível médio ou nível superior), em conformidade com os objeto social da empresa.
    Entao é isso pessoal.
    A anatel so quer saber que a empresa tenha um profissional habilitado junto ao CREA... cabendo ao CREA dizer se tal profissional é habilitado.
    um Tecnologo em redes pode ser responsavel pela empresa e pode assinar RT de provedor... mas nao pode assinar projetos para a anatel, projeto de engenharia, nen ART de estação.... o qual so pode ser assinado por um engenheiro.

  17. #17
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    http://static3.under-linux.net/images/icons/icon1.gif Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Tecnico pode ser responsavel junto ao CREA da empresa. Porem para representação junto a Anatel NÃO.

    Tecnologo de rede pode tirar Crea?

  18. #18

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    http://static3.under-linux.net/images/icons/icon1.gif Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    Tecnico pode ser responsavel junto ao CREA da empresa. Porem para representação junto a Anatel NÃO.

    Tecnologo de rede pode tirar Crea?
    sim, tecnologo pode tirar o CREa, desde que:
    - o curso seja reconhecido pelo MEC
    - a instituicao tenha cadastro no CREA.

    e ate onde eu sei... mesmo sendo nivel superior, continua sendo tecnico(Tecnologo)... logo, nao pode assinar por um projeto de engenharia, ART de construcao, nen projeto para a anatel... mas, RT de provedor pode.


    Como assim representacao junto a anatel? poderia me explicar mais?
    eu achava que a anatel exigia apenas que a empresa tive-se um responsavel tecnico perante o CREA.
    veja no link que me enviou... qdo se refere a responsavel tecnico, a anatel diz que devera ser um profissional habilitado pelo CREA... e cabe ao CREA decidir qual habilitacao sera necessaria para ser responsavel pela empresa.
    em resumo, um SCM poderia ter em seu quadro de funcionarios um Tecnologo com CREA, e contratar um engenheiro somente qdo fosse necessario.

  19. #19

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    essa é uma duvida que tambem quero muito resposta, pois alguns dizem que é obrigatório ter um engenheiro com carteira assinada como empregado da empresa e outros dizem que não, que pode ser por contrato de trabalho, afinal de contas, pode ou não pode ser contrato apenas?

    pq pagar uma bagatela de 6 salarios para um cara que não vai fazer #@# nehuma é muito complicado, é uma exigencia muito louca para uma pequena empresa, pois uma empresa com porte pequeno não tem como trabalhar assim com 200 clientes a meros 30R$ como é o caso aqui e ainda se manter vivo, afinal temos gasto com links, custos da empresa, outros funcionarios, equipamentos que dão defeito e ainda ter que pagar um cara para não fazer nada sendo que o salario dele é maior do que o dono da empresa lol

  20. #20

    Padrão Re: Contrato de Governança SCM com Engenheiro

    sobre responsavel tecnico para empresa de telecomunicacao- SCM
    depois de varias consultas, cheguei a seguinte conclusao.
    para detalhamento, usaremos o site da anatel - duvidas frequentes: http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...20Freq%FCentes

    na qual diz:
    8- A autorizada do SCM deve ter um responsável técnico? Este tem necessariamente de ser um funcionário da empresa ?
    A empresa deve ser registrada no CREA. O responsável técnico pode ser tanto um funcionário como um profissional contratado de forma avulsa para prestar este serviço, sem ter vínculo empregatício com a empresa.

    10- Que profissional poderá se responsabilizar tecnicamente, junto ao CREA, pelas atividades de telecomunicações desenvolvidas pela empresa?
    Para que a empresa possa se registrar junto ao CREA, esta deverá possuir um profissional habilitado que responda tecnicamente pelas atividades de telecomunicações desenvolvidas pela empresa. Cabe ao CREA definir qual habilitação será necessária (profissional de nível médio ou nível superior), em conformidade com os objeto social da empresa.
    Em outras palavras, a anatel nao decidi qual sera a habilitacao do profissional que podera ser responsavel pela empresa...
    A anatel deixa isso a cargo do CREA.
    Em alguns CREA's sao aceitos: alem dos engenheiros (telecomunicacao, etc), Tecnico em telecomunicacao, redes... em alguns ate tecnico em eletronica é aceito

    Ai vcs me perguntam:
    Entao por que a anatel nao aceita projeto de licenciamento, entre outros... assinados por um tecnico?
    Resposta: simples, um tecnico nao possui qualificacao necessaria para o desenvolvimento de um projeto (arquitetura, engenharia, etc)... por esse motivo para projetos de expansao é necessario um engenheiro...esse pode ser funcionario, como tbm contratado de forma avulsa para prestar o serviço.

    a anatel tbm diz:
    9- A Anatel pode indicar um Engenheiro para elaborar o projeto, já que tenho dificuldade em encontrar um profissional habilitado?
    Não é atribuição da Anatel indicar profissionais para fazer o projeto para a entidade interessada. O interessado pode consultar o CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) local para verificar se este disponibiliza listas com profissionais habilitados na localidade.
    Em outras palavras...
    uma empresa pequena de Telecomunicacoes (SCM) pode contratar/manter um Tecnico para ser responsavel da empresa (consultar no CREA local as qualificacoes tecnicas necessarias). sendo que a funcao desse profissional é de ser RT (Responsavel Tecnico)... assim recaem sobre ele todas as responsabilidades civis e penais relacionados ao quesito tecnico do servico prestado.
    e contratar um Eng. quando esse fosse necessario.
    logo, vc pode manter um tecnico como Responsavel pela sua empresa e contratar um engenheiro (de forma avulsa) sempre que precisar levantar um torre ou qualquer outro projeto que exija o mesmo.

    Devo salientar que essas informacoes aqui disponibilizadas foram consultadas diretamente ao site da anatel.
    foram consultadas na regional da anatel de MT (mes passado).
    Como de la para agora, nao aconteceu nenhuma mudanca... creio que tal informacao ainda é valida...