+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Olá amigos,
    estou abrindo este tópico pois estou pretendendo vender velocidades acima de 1MB, só que tem um problema hoje eu vendo velocidade de 1MB só que a concorrencia aqui esta almentando, estão todos oferencendo felocidades de 2,3,4 até 5 MB só que eu não sei o que usar como ponto de acesso que suporte pelomenos uns 15 clientes simultaneos navegando pelmenos à 2 mb ou um MB hoje eu estou usando como AP são RB 433 com os cartões R52H e um RB411ah com cartão R52h e 4 NanoStation 2.4 e um 5.8 no meus ptp uso o bullet M5 e tenho um link de 50MB da GVT e chega na mina base os 50mb rindo, só não sei o que usar como ponto de acesso para vender velocidades maiores.

    Alguém se prontifica a ajudar???

    desde já agradeço a atenção,
    forte abraço.

  2. #2
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    esse wavion vc já usou ou viu alguém usando???

    o sabe me informar o que pode ser usando como cliente para conectar com ele???

  3. #3
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    nossa é caro mesmo R$ 8.500,00,
    será que não tem uma outra solução mais barata??

  4. #4

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Manda em 5.8ghz para os clientes, use nano5 nos clientes, ou espere a linha AirMax ser homologada, vc tbm pode estar cabeando a cidade...

  5. #5

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Você pode utilizar RB+painel 5.8Ghz na ERB e no cliente a nano5 (opção mais barata) ou a RB133C. Certifique-se de que o sinal do cliente esteja em um bom nível. Conseguirá facilmente atende-los com planos maiores que 1M. Atente-se a quantidade de clientes X banda passante máxima do cartão. Isto é que limitará a quantidade máxima de clientes associados à ERB.

  6. #6

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    eu iria de airmax mesmo

  7. #7
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Hoje eu já tenho uma base 5.8 mais são poucos clientes que usam e ela se comporta bem só que nela simultaneamente devem ficar uns 20 navegando e com velocidades que variam de 400k até 1mb, a opção de cabear acho que poderia ser uma boa mais vou ter de colocar um SW a cada 100 metros, ou vocês me indicam outra forma de cabear? e alinha airmax eu trabalho com elas nos ptp e se comportão muito bem será que se colocar ela para clientes ela ira suportar pelomenos uns 17 clientes simultaneos navegando a 1MB?

  8. #8

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Caros,

    A algum tempo venho postado algo por aqui falando de profissionalização de sistemas, empresas e pessoas. Esse nosso colega e um caso típico, de querer oferecer capacidade e qualidade com sistemas que não suportam tal processamento.

    Na mídia se fala a todo dia que "Banda Larga deve ser Política Pública". Bom, estaremos em breve passando por uma revolução neste pais, de alguma forma o PNBL vem por ai. Vai dar em alguma coisa, não sabemos, mas pra mim, a mensagem que fica é que só se fala em acessos de 512, 1M e por ai vai!!! Os nossos clientes cada dia estão mais exigentes, entendem melhor do assunto e querem melhor performance. Vão querer e exigir esses 512K, 1Mega, etc... Ate quando e ate onde estamos preparados para isso? De que forma isso pode interferir no modelo de negócios que é utilizado atualmente?

    Bom, abaixo posto uma noticia interessante:

    Eike estuda agora investir em banda larga - Negócios - EXAME.com

    Eike Batista, o oitavo homem mais rico do mundo vai entrar no negocio de banda larga. Isso e prova de que o negocio que tratamos é muito bom (de bobo esse cara não tem nada). Imagina quando ele descobrir que se bem trabalhado esse negocio pode dar uma margem de 25% de lucro? Acordem enquanto ainda e tempo, invistam em equipamento, conhecimento, treinamento, pois só os BONS ficarão no mercado!!!!

    Bom mais o assunto aqui não e esse. Caro colega, com Wavion você consegue uma excelente performance. Pense em trabalhar com tecnologia de ponta. É caro, talvez nem tanto. Se você contar que e um equipamento que não te trará problemas de manutenção suporte e estabilidade de rede, isso tudo você pode abater no custo final. Só com essas economias indiretas que o equipamento lhe oferece, ele se paga em 18 meses. Já fiz este estudo estimado e e verdade.

    No mais, um abraço a todos.

    PROFISSIONALIZE SEU PROVEDOR!!!

    André Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting

  9. #9

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    So mais um detalhe que esuqeci de comentar, os limites da Tecnologia....

    802.11a - Maximo 54Mbps
    802.11b - Máximo 11Mbps
    802.11g - Maximo 54Mbps

    E não se esqueçam também que estas tecnologias funcionam da forma CSMA/CA - Carrier sense multiple access with collision avoidance.

    CSMA/CA - Wikipédia, a enciclopédia livre

    Abraços

    Andre Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting

  10. #10
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Particularmente eu indicaria um sistema que uso com sucesso.
    Monte um CacheFull isso aumenta o desemenho do sistema e evitando o congestionamento do seu acesso externo.
    Para conexão dos clientes wireless a melhor solução para seu caso são os Painéis setoriais da Ubiquiti aliados às Rocket M2 ou M5, respectivamente para 2.4GHz e Faixa de 5GHZ. Para que os clientes se conectem a esse sistema e possam desfrutar dessa tecnologia, vc pode usar a AirGrid da Ubiquiti ou as KOZUMI AFO5, conseguindo velocidades de até 300Mb/s (segundo o fabricante), 26/200 Real.
    Espero ter ajudado a esclacer suas dúvidas.
    Última edição por pkmc; 24-06-2010 às 13:10.

  11. #11

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Citação Postado originalmente por kyanbatera Ver Post
    Olá amigos,
    estou abrindo este tópico pois estou pretendendo vender velocidades acima de 1MB, só que tem um problema hoje eu vendo velocidade de 1MB só que a concorrencia aqui esta almentando, estão todos oferencendo felocidades de 2,3,4 até 5 MB só que eu não sei o que usar como ponto de acesso que suporte pelomenos uns 15 clientes simultaneos navegando pelmenos à 2 mb ou um MB hoje eu estou usando como AP são RB 433 com os cartões R52H e um RB411ah com cartão R52h e 4 NanoStation 2.4 e um 5.8 no meus ptp uso o bullet M5 e tenho um link de 50MB da GVT e chega na mina base os 50mb rindo, só não sei o que usar como ponto de acesso para vender velocidades maiores.

    Alguém se prontifica a ajudar???

    desde já agradeço a atenção,
    forte abraço.
    Bom, a melhor solução "economica" seria mesmo RB433AH com paineis 5,8 e nos clientes RB411AH, sería o melhor custo benefício, pois as antenas de 5,8 estão muito baratas, mas como já dito no tópico, o sinal tem que estar excelente para ter um bom desempenho.
    Agora eu só não entendi o porque de não gastar os R$ 8.500,00 em um equipamento de alto desempenho, sendo que você diz ter um "link" de 50mb, pelo preço do link mensalmente, o preço do equipamento nem aparece... agora se o "link" de 50mb for via cable modem por exemplo (como um Vírtua), ai o papo muda.....
    Última edição por agpnet; 24-06-2010 às 12:26.

  12. #12

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Use mini pci 5GHz e RB433 pronto
    monte uma boa estrutura 5GHz.
    A frequencia 5GHz pode transferir ate 54MB/s
    acredito que comporte uns 20 clientes navegando a 1MB/s ehehehe

  13. #13
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Bom hoje eu tenho um link de 50mbs esse link ele tem 50mbs de down e 5mbs de UP ele é da gvt, no começo a gvt havia começado a trabalhar aqui no estado e tinha até me ajudado só que eles vinheram trabalhando muito rápidos e abrangeram um área muito grande numa velocidade que não se explica ai os clientes que eu tenho hoje são o total de 320 eles descobriram e muitos mudaram para GVT só que nós temos pessoas aqui não tem condição de pagar uma mensalidade de R$ 140,00 para ter internet e telefone então alguns ainda preferiram continuar com o serviço só que em compensação ficam precionando querendo velocidades maiores então eu preciso vender velocidades maiores para manter os clientes e pegar novos, vou colocar como ponto de acesso o Rocket M5 com o painel original de 16 DB e para os cliente vou usar o NanoLoco M5 vamos ver qual vai ser a experiência caso não seja muito boa vamos ter que rever mais acredito que em cada rocket vai dar para eu atender pelomenos uns 40 clientes o que vocês acham?

    e sobre cabear alguém conhece ou pode me indicar alguma coisa a fazer sem ter que colocar um SW acada 100 metros?

    desde já agradeço a atenção de todos,
    forte abraço!!!

  14. #14
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Amigo eu até hoje não sabia como fazer esse calculo agora com a sua explicação entendi diretinho como será a administração de clientes no cartão, cara valeu mesmo pela diga acho que vai ajudar muitas pessoas a entender esse assunto.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Cachefull não vai resolver um problema de ultima milha.

    E routerboard por mais estabilidade que tenha não vai resolver uma limitação do protocolo.

    Temos 54mbit teóricos no protocolo 802.11g, vamos descontar 10% para perda no espaço interquadros, logo, temos 50mbit.

    O sistema é half-duplex.

    Logo,

    Se eu der 1Mbit/sec de download por 256kbit/sec de upload, na verdade tenho 1.256kbit de tráfego total (O canal é half-duplex).

    Temos que descontar o BER do sistema, que seria mais ou menos a taxa de erro, que pode chegar à 50% nos piores casos (Vamos botar 25%)

    1.256Kbit/sec com BER de 25% significa 314Kbit/sec extra.

    Total 1.570Kbit/sec.

    Agora se temos o canal lotado, usando CSMA/CA temos inúmeras colisões, que eu não tenho como modelar aqui.

    Vamos pegar os 50mbit/sec e dividir pelos 1.570kbit/sec

    Da cerca de 32 clientes.

    Pronto, esse é o nosso limite "teórico", 32 clientes com 1mbit/sec de download e 256kbit/sec de upload.

    Se tu aumentar para 2mbit, tu vai ter espaco para apenas 16 clientes.

    Se tu aumentar para 4mbit, tu vai ter espaco para apenas 8 clientes...

    Ou seja, a banda rapidamente esgota.

    Routerboard, etc não vão aumentar isso.

    Usar MIMO e 802.11N ajuda, mas lembre-se que o canal do 802.11N é imenso, cobrindo todo espectro 2.4ghz (A maioria dos rádios com N seta-se automaticamente no canal 6 para caber no espectro).

    O que implica em mais interferencia e o esgotamento definitivo dos canais disponíveis.

    Em outras palavras : Você pode distribuir banda larga com velocidade para os clientes, mas você vai ter que se preparar para montar celulas cada vez menores (reutilizando os canais).

    Pode se preparar para usar antenas painel setorial com offset e estabelecer muito bem celulas pequenas de onde o sinal não escape para interferir em celulas adjacentes.

    Edit 1: Para modelar um sistema MIMO vai ser mais complexo pois temos possibilidade de colisões parciais ou totais. A complexidade aumenta da ordem de O(n²)

  15. #15
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Intendi pois essas colisões estavam acontecendo aqui comigo.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Mas o calculo não é exatamente este, pois não pude modelar as colisões.

    Se todos os 32 clientes transmitirem sua banda máxima simultaneamente, vão ocorrer colisões (Inúmeras).
    (É aqui que o protocolo TDMA ajuda, já que não há colisão em TDMA.)

    Temos que levar em conta que nem todo mundo usa a internet ao mesmo tempo, e que o uso não implica em banda máxima usada ao mesmo tempo.

    Você deve levar em conta a banda garantida, por exemplo, você vende 1mb/sec mas você só garante 10% (A maioria das operadoras faz isso).

    Dai que, no calculo você coloca o valor dos 10% e não da banda máxima. (Se são 10% ou mais ai depende da sua política).

    E você também precisa saber a clientela online simultânea. Nem todo mundo que estiver cadastrado no pop vai estar com o computador ligado ao mesmo tempo.

    E esse calculo é por painel, se tu tens quatro paineis então não são 32 de um mega e sim 128.

    E o MIMO torna esse calculo diferente, já que ele realmente pode fazer a rede ficar mais rápida que os 54mb do modo G.

    Quanto ao modo N, lembre-se que (sem o MIMO) esse protocolo pouco melhorou realmente o método de transmissão, já que seu ganho de throughtput se deve ao uso de um canal maior (Na prática você poderia instalar vários APs em modo G usando a mesma banda total e gerando mais ou menos a mesma quantidade de throughtput que um único radio N).

    Agora como eu disse antes o MIMO realmente melhora a 'baudrate' do canal, com consequência direta sobre o Throughtput que os rádios vão dar.

  16. #16

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Para vender 1mb, provavelmente iremos para os M5.
    Então temos o Rocket M5 (me parece que tem 2 conectores? comporta 2 setoriais? Com basestation

    MAs como é a questão de configuração para autenticação da chave WAP2 por radius (dos clientes) nesse rocket. Ele tem essa opção que hoje é disponível no Mikrotik
    Teremos monitoramentos semelhantes ao MK (ACK, CCQ ou o software dele é mais limitado?
    E nos clientes?
    Nanostation 5? ou NanoBridge M5 ou AirGrid? (essa nano bridge tem antena de grande e é um CPE me parece)

  17. #17
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Amigo fiz o pedido dos equipamentos parece que vai chegar aqui pra mim quarta-feira, assim que testar posto aqui os resultados pra galera saber da minha experiÊncia.

    Citação Postado originalmente por liandrocarniel Ver Post
    Para vender 1mb, provavelmente iremos para os M5.
    Então temos o Rocket M5 (me parece que tem 2 conectores? comporta 2 setoriais? Com basestation

    MAs como é a questão de configuração para autenticação da chave WAP2 por radius (dos clientes) nesse rocket. Ele tem essa opção que hoje é disponível no Mikrotik
    Teremos monitoramentos semelhantes ao MK (ACK, CCQ ou o software dele é mais limitado?
    E nos clientes?
    Nanostation 5? ou NanoBridge M5 ou AirGrid? (essa nano bridge tem antena de grande e é um CPE me parece)

  18. #18

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Gente
    so uma pergunta meio boba

    o "N" funciona assim como o A,B ou G
    porem, no N se ocupa um espaco maior de canais...
    mas, se setado unicamente nessa modulacao, um nao interfere no outro... correto?

  19. #19
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como oferecer velocidades acima de 1MB

    Citação Postado originalmente por liandrocarniel Ver Post
    Para vender 1mb, provavelmente iremos para os M5.
    Então temos o Rocket M5 (me parece que tem 2 conectores? comporta 2 setoriais? Com basestation

    MAs como é a questão de configuração para autenticação da chave WAP2 por radius (dos clientes) nesse rocket. Ele tem essa opção que hoje é disponível no Mikrotik
    Teremos monitoramentos semelhantes ao MK (ACK, CCQ ou o software dele é mais limitado?
    E nos clientes?
    Nanostation 5? ou NanoBridge M5 ou AirGrid? (essa nano bridge tem antena de grande e é um CPE me parece)
    As ROCKET M5 tem dois conectores sim, que vão ligados a um painel especialmente desenvolvido para ela pela própria Ubiquiti. Rocket M | Ubiquiti Networks, Inc. BaseStation Sectors | Ubiquiti Networks, Inc.

    Tem algumas dessas opções sim, vc pode monitorar, a UBIQUITI tambem disponibiliza um software para monitoramento da sua rede que possui equipamentos Ubiquiti. AirControl beta | Ubiquiti Networks, Inc.

    Nano Bridge tem antena sólida (dish) NanoBridge M | Ubiquiti Networks, Inc.

    Air Grid possui ante de grade em dois tamanhos AirGrid M | Ubiquiti Networks, Inc.

    Nano Station 5 é uma plataforma com antena painel com polaridade H ou V NanoStation | Ubiquiti Networks, Inc.

    Nano Station M5 é uma plataforma com antena painel com polaridade H e V NanoStation M / NanoStation Loco M | Ubiquiti Networks, Inc.
    Última edição por pkmc; 26-06-2010 às 12:45.