+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão compartilhamento nfs [RESOLVIDO]

    Tenho um compartilhamento nfs em um servidor de arquivos que deve ser montado nas estações toda vez que as estações inicializam. Ocorre que em algumas estações de trabalho e não sei por qual motivo o diretório que estou compartilhando no servidor não monta na inicialização... dai lá vou eu e digito como root mount /mnt/servidor/xgestho... e então carrega o compartilhamento e todo mundo fica feliz!!!


    bom, o inconveniênte disso é que o comando mount só pode ser executado pelo superusuario... Eu sei também que nas opções de montagem do /etc/fstab eu posso definir isso para o usuario montar atribuindo a opção "user" em options... mas essa é uma solução que eu não quero e nem posso por questão de segurança.

    tentei então criar um scritp simples, que só executasse o comando "mount /mnt/servidor/xgestho" qdo chamado no prompt... salvei ele e adicionei no usr/bin dai ficava mais simples ainda de chamar o script; se eu executar com root, beleza, funciona bem... mas se eu for executar com usuário normal me retorna a mensagem "mount: somente o root pode montar 192.168.2.30:/Disco2/sistemas/xgestho em ...

    pensei então em ser um pouco mais esperto e criar um alias em /home/cpd/.bashrc que invocasse o comando; novamente me lasquei pelo fato de ser usuário normal; erro de permissão, o comando mount não pode ser executado por usuaŕio comum.


    Antes que alguém me pergunte, o servidor exporta os arquivos tudo certo... no lado do servidor esta tudo bem e tem muita gente usando... o problema esta com algumas estações na rede que não importam os arquivos na inicialização. q será que é?

    Alguém tem alguma dica de como eu faço pra pra descascar esta abacaxi?

    Grande abraço

    Vilson Jorge
    Última edição por Duca; 30-06-2010 às 10:52.

  2. #2

    Padrão Re: compartilhamento nfs

    tentou por o seu script que monta, na inicialização do sistema?
    Resumindo, tente por no rc.local , reboota e ve se da certo.

  3. #3

    Padrão Re: compartilhamento nfs

    Você pode tentar usar o "sudo" para permitir a execução do mount como root.

  4. #4

    Padrão Re: compartilhamento nfs

    Citação Postado originalmente por oicreal Ver Post
    tentou por o seu script que monta, na inicialização do sistema?
    Resumindo, tente por no rc.local , reboota e ve se da certo.
    Buenas!

    Pois fiz conforme sua sugestão, funcionou 100%!!! relamente foi uma grande contribuição, fico muito agredecido mesmo. Eu tava em uma situação meio insuportável, não aguentava nem ouvir mais alguns users...

    a hora que o amigo tiver um tempo e se quiser poderá me explicar melhor sobre a função deste arquivo rc.local;

    Já vou aproveitar a situação pra fazer um comercial do meu blog, como estou me preparando para a LPI 101 e 102 criei um blog para armazenar algum conteúdo; se alguém tiver algum comentário ou alguma sugestão/crítica, fiquem a vontade. Está meio crú ainda, mas na medida do possível vou acrescentando mais conteúdo.
    GNU/Linux

    Grande abraço a todos!

    Vilson Jorge

  5. #5

    Padrão Re: compartilhamento nfs

    Também estou me preparando para LPI, busquei no correio hoje, dois livros que comprei, a gente pode ir se ajudando no estudo, ensinar é a melhor maneira de aprender , para nós dois.

    oicreal.blogspot.com é meu blog

  6. #6

    Padrão Re: compartilhamento nfs

    Amigo,

    Primeiramente boa sorte para os dois na tentativa do LPIC-1, as provas são bem abrangentes, cobram arquivos de configuração, arquivos que dão permissão/negação a serviços, não é um bicho de 7 cabeças, tirei a minha ano passado.

    Sobre a montagem do nfs, colocar um script para montar no rc.local é uma boa idéia, mas será montado para todos os usuários assim como se tivesse sido colocado no fstab, eu diria que é trocar 6 por meia dúzia.

    após carregar todos os rc*.d de inicialização o sistema carrega o rc.local, o arquivo rc.local serve para incluir comandos e/ou linhas de execução de scripts, seria o equivalente ao inicializar do windows.

  7. #7

    Padrão Re: compartilhamento nfs

    Citação Postado originalmente por edsonrsjr Ver Post
    Amigo,

    Primeiramente boa sorte para os dois na tentativa do LPIC-1, as provas são bem abrangentes, cobram arquivos de configuração, arquivos que dão permissão/negação a serviços, não é um bicho de 7 cabeças, tirei a minha ano passado.

    Sobre a montagem do nfs, colocar um script para montar no rc.local é uma boa idéia, mas será montado para todos os usuários assim como se tivesse sido colocado no fstab, eu diria que é trocar 6 por meia dúzia.

    após carregar todos os rc*.d de inicialização o sistema carrega o rc.local, o arquivo rc.local serve para incluir comandos e/ou linhas de execução de scripts, seria o equivalente ao inicializar do windows.
    Excelente resposta Edson; aprendi muito com o teu post; eu já estava suspeitando da função semelhante ao "MS Pirata". Sobre a questão das permissões, minha restrição era evitar que o user tivesse que abrir um prompt de comando e digitar mount /mnt/servidor/... essa tarefa, além de atingir diretamente o ócio de alguns usuários que tenho por aqui ainda monta a partição na tela... coisa que absolutamente não quero. Se o nfs montar automaticamente, não tenho problemas, pois aplico um bloqueio ferrado em cima dos micro que o cara n consegue se quer mudar o papel de parede!!! nem deletar nenhum ícone, nem nada... é meio triste isso mas as vezes temos que ser meio enérgico.
    Ademais o nível de usuário que tenho por aqui é lamentável!!! dispensa comentários...não se acham nem com o Windows, tu imagina colocar esses caras na frente do Debian.

    A única coisa que eles tem que fazer é logar o sistema, clicar em um ícone de um ERP e trabalhar... só isso...

    Grande abraço!

  8. #8

    Padrão Re: compartilhamento nfs

    Acredito que o serviço NFS nos clientes esteja inicando antes dos serviço de rede (network), logo o problema citado acontece.
    Resolva isto e não precisará colocar o comando no /etc/rc.local.

    Ab, Duca.
    Citação Postado originalmente por vjorge Ver Post
    Buenas!

    Pois fiz conforme sua sugestão, funcionou 100%!!! relamente foi uma grande contribuição, fico muito agredecido mesmo. Eu tava em uma situação meio insuportável, não aguentava nem ouvir mais alguns users...

    a hora que o amigo tiver um tempo e se quiser poderá me explicar melhor sobre a função deste arquivo rc.local;

    Já vou aproveitar a situação pra fazer um comercial do meu blog, como estou me preparando para a LPI 101 e 102 criei um blog para armazenar algum conteúdo; se alguém tiver algum comentário ou alguma sugestão/crítica, fiquem a vontade. Está meio crú ainda, mas na medida do possível vou acrescentando mais conteúdo.
    GNU/Linux

    Grande abraço a todos!

    Vilson Jorge

  9. #9

    Padrão Re: compartilhamento nfs

    Citação Postado originalmente por Duca Ver Post
    Acredito que o serviço NFS nos clientes esteja inicando antes dos serviço de rede (network), logo o problema citado acontece.
    Resolva isto e não precisará colocar o comando no /etc/rc.local.

    Ab, Duca.
    Pois está correto meu amigo! dei um "look" no runlevel /etc/rc2.d padrão do Debian em um daqueles pcs que só me davam problema e aqui está a ordem de inicialização dos daemons do sistema.

    aqui está o resultado de # ls -l

    lrwxrwxrwx 1 root root 20 Jan 27 2002 S20nfs-common -> ../init.d/nfs-common
    lrwxrwxrwx 1 root root 25 Set 15 2009 S25nfs-user-server -> ../init.d/nfs-user-server
    lrwxrwxrwx 1 root root 25 Jan 27 2002 S26network-manager -> ../init.d/network-manager
    lrwxrwxrwx 1 root root 36 Jan 27 2002 S26network-manager-dispatcher -> ../init.d/network-manager-dispatcher

    acredito mesmo que possa ser isso que tá me "empacando a mula"...rsrs

    Se entendi o teu post posso contornar isso simplesmente renomeando os daemon nfs e mudando a ordem de inicialização... suponhamos que ficaria mais ou menos assim

    # mv S20nfs-common S100nfs-common


    Obrigado mesmo pela força! levantou uma grande questão... pra mim que estou aprendendo linux foi de muito valor a resposta.

    Grande abraço e obrigado pela disponibilidade!

    Vilson Jorge

  10. #10

    Wink Re: compartilhamento nfs

    Eu quem fico feliz que você tenha sanado sua dúvida.
    Já tirei muitas dúvidas neste fórum, o qual colaboro com honra e coração.
    Só duas coisas:

    1. Quando seu problema for resolvido no fórum, coloque o termo [RESOLVIDO] ou [RESOLVED] no título do seu tópico, assim outros usuários saberão que podem achar uma rápida solução em seu tópico.
    2. Sempre que uma resposta de um usuário do Underlinux lhe "cair bem" utilize o botão "Acrescentar à reputação do usuário". É uma estrelinha que fica no canto inferior esquerdo de cada post. Assim o usuário saberá que sua resposta foi válida, que ele está sendo agradecido por isso, e sendo também uma forma de elevar o status do usuário no Under, incentivando-o a contribuir mais.

    No mais, qualquer dúvida pode enviar para o fórum. Estamos aqui para ajudar.

    Um grande abraço, Duca.