+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Como Entregar bloco de IPs sem desperdiçar IPs no enlace?

    Olá pessoal estou com uma duvida que acredito ter solução:

    O que tenho:
    Recebo um link dedicado (enlace via radio) de uma operadora aqui do RS, com um bloco /24 de ips validos.

    O que fiz:
    Joguei esse link direto em uma RB Mikrotik na Ether1 em proxy-arp e dividi esse bloco de ips em blocos /29 nas outras interfaces, isso me possibilitou entregar blocos /29 aos clientes nas outras interfaces, aí vem a duvida:

    Eu perco 3 IPs em cada bloco/29, até aí tudo bem, não tem jeito mesmo, tem que ter o network, gateway e o broadcast. Porem preciso entregar esses blocos aos clientes com enlaces ponto a ponto, posso fazer isso com as duas pontas em bridge, mas vou perder mais 2 ips do bloco, um em cada ponta, esse é meu dilema hehehe.

    Acredito que deve ter como fazer isso sem perder esses dois IPs, pois a operadora que me entrega o link faz exatamente o que eu quero fazer e pelo visto eles não perdem ip nesse encalce. Alguém tem alguma dica pra me ajudar? Desde já agradeço a todos.

    Grande abraço!!!!!!!

  2. #2

    Post Re: Como Entregar bloco de IPs sem desperdiçar IPs no enlace?

    os radios do enlace prescisam de ip valido ? se não, coloque em outra classe, que vai chegar no seu cliente todos os ip´s /29

  3. #3

    Padrão Re: Como Entregar bloco de IPs sem desperdiçar IPs no enlace?

    ok WifiInternet, mas se eu colocar outra classe, privada, vou conseguir ter acesso nas duas pontas pra minitorar sinal etc? pelo menos eu testei com APs em bridge e nao consegui acessa-los

    abraço

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Como Entregar bloco de IPs sem desperdiçar IPs no enlace?

    a RFC faz beiço para o roteamento de IPs públicos por redes privadas, mas não há problema nenhum em usar conforme o wifiinternet mencionou. E funciona sim o acesso e monitoramento. Se o seu não está funcionando tem algo errado (provavelmente sua bridge). Faça tudo roteado que terá menos problemas.

    Outro forma de "entregar" os IPs públicos sem perder nenhum é usando PPPoE.

  5. #5

    Padrão Re: Como Entregar bloco de IPs sem desperdiçar IPs no enlace?

    você usa mikrotik como servidor ? se sim é so adicionar a classe dos radios na interface e você tera acesso a eles só na sua rede

  6. #6

    Padrão Re: Como Entregar bloco de IPs sem desperdiçar IPs no enlace?

    Não uso Servidor PC, wifiinternet, uso só as RBs mesmo, mas vejo que o que tu falou realmente da certo, se eu colocar a classe dos ips invalidos na interface da rb, da certo! brigadão

  7. #7

    Post Re: Como Entregar bloco de IPs sem desperdiçar IPs no enlace?

    só dar um clique em agradecer tá bom