Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Olá pessoal,
    Muito bom esse topico, e de muita qualidade, trabalho nesse ramo wireless desde 2005 tenho um provedor de porte medio hoje, e estou montando um projeto de rede com essa linha airmax da ubiquiti.
    Hoje tenho uma rede de testes com essa linha com 6 clientes ativos, rodando 4mbs nessa rede
    A rede constitui de:
    01 Rocket M5
    01 Basestation 90 graus 20 dbi
    06 nanostation M5
    Como foi bem colocado aqui pelos amigos do under, não se pode sair queimando equipamentos e tecnologias por ai sem saber o que se esta dizendo, vejo algumas pessoas falando mau da tecnologia AIRMAX, quando vc vai analisar o caso do camarada vc ve que o problema é `BIOS` (Bicho Ignorante Operando o Sistema).
    Para quem esta pensando no futuro do seu provedor, digo sem medo de ser feliz que invista na linha AIRMAX da UBIQUITI. Pois se vc for analisar o mercado wireless de hoje, restão poucas soluções que vc pode embarcar.

    Canopy
    Motomesh
    AIRMAX UBIQUITI

    Acredito que essas são as unicas soluções wireless que possuem qualidade no mercado que possamos usufruir.
    Sendo que a ultima é o melhor custoXbeneficio. Agora para podermos usufruir de todo o potencial da solução, precisamos nos Profissionalisar mais!!!!
    Se vc for falar com um desses EXPERT que queimão a solução, e vc for falar pra ele sobre TDMA concerteza eles naum saberam dizer a vc ao certo do que se trata.
    Nem como funciona esse protocolo, e seus beneficios e desvantagens. Por isso eu afirmo que precisamos nos profissionalisar mais no ramo.
    Eu estou fazendo um grande investimento nessa linha agora, estou montando uma rede para 800 clientes de internet banda larga,
    todos com nanostation M5, atendendo o cliente com 512K, 1Mb e 2Mbs.
    Agora antes de pegarmos uma solução como essa da UBIQUITI. Pq naum pensamos um pouco como os grandes?
    Vamos adquirir a tecnologia, estudar seu funcionamento teorico afundo, depois vamos estudar seu funcionamento pratico a fundo, montar uma rede para `beta test` com alguns players, depois gerar um relatorio com todos os parametros de funcionamento da rede, e expor os pontos positivos e negativos da tecnologia, tudo isso fundamentados em conhecimentos, experiencias, qualidade nas dependencias das instalações.
    Logo mais estarei postando aqui em outro post sobre nossa experiencia com essa rede que iremos montar, e terei a capacidade real de responder as duvidas sobre essa tecnologia, e as perguntas que não querem calar. Como por exemplo:
    QUANTOS CLEINTES OPERANTES COMPORTA CADA SETORIAL ?
    QUANTOS MBS DE TRHOUGHPUT TEM ESSA SOLUÇÃO MULTI PONTO?
    QUAL SUA LATENCIA QUANDO ESTA EM PRODUÇÃO?

    Com base nas experiencias que tive com a rede que montei para testes, ela possui um satisfatorio alcance, estou com os clientes a 6.5km de distancia da base com -69 de sinal, e uma media de 10mbs de trhoughput em cada cliente(usando nanostation m5), sua latencia sempre é muito baixa, funciona muito bem com niveis de ruido -95.
    Não vejo outra solução para os provedores wireless, a não ser que sua empresa possa investir alguns milhões em canopy, ou motomesh, e bancar para seu cliente essa tecnologia!!!!

  2. #42

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Comprei um kit RocketM5 + Basestation 120 graus 19 dbi e 10 NS-M5 para testes, quando instalei. logo no primeiro dia coloquei em 2 clientes forçando o uso do 120 graus, ou seja um cliente em cada ponta, a uma distancia de 2km. cada rede com media de 30 a 35 clientes cabeados, me supreendir com o teste. o painel e perfeito demais, sem ganbiara.
    Os clientes chegaram a elogiar, alguns pergutaram se avia instalado mais link.
    Com esses resultado pedi logo mais 2kits, pretendo instalar 3kits por mês ate cobrir toda a area da cidade atendendo com qualidade o mais de 2mil clientes.

    Ps. tenho pesquisado um pouco aqui no forum sobre enlances com os rockets, pois aqui temos um enlace e precisamos trafegar mais de 20mb full que temos atualmente.

  3. #43

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Oi Edbrito.

    É exatamente como você relatou. Se o provedor se empenhar em testar e aprender as sutilezas do novo equipamento, ele terá uma boa experiência ao implantar a nova tecnologia em ambiente de produção.

    Por mais que uma solução Motorola seja eficiente, ao colocar custo benefício na balança, Ubiquiti ganha disparado.

    Para suas perguntas que não querem calar:
    a) Clientes por setorial em PTMP = 100 clientes
    b) "Truput" em PTMP, depende da distância, potência e amplitude do canal. Com antena setorial cobrindo grande distância é recomendável canal de 20 MHz.
    c) Latência é baixa, variando (de rádio pra rádio) entre 1 e 3 ms.

    Abraço,

    ZéAlves

  4. #44

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Oi Welton,

    Parabéns pela modernização da rede.

    Existem vários cases de sucesso com AirMAX em PTP de longa distância.

    Se precisar de dicas de instalação da RocketDISH, visite meu site:
    http://www.granlabor.com/extra.htm

    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 05-08-2010 às 08:05.

  5. #45
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por EDBRITO Ver Post
    Olá pessoal,
    Muito bom esse topico, e de muita qualidade, trabalho nesse ramo wireless desde 2005 tenho um provedor de porte medio hoje, e estou montando um projeto de rede com essa linha airmax da ubiquiti.
    Hoje tenho uma rede de testes com essa linha com 6 clientes ativos, rodando 4mbs nessa rede
    A rede constitui de:
    01 Rocket M5
    01 Basestation 90 graus 20 dbi
    06 nanostation M5
    Como foi bem colocado aqui pelos amigos do under, não se pode sair queimando equipamentos e tecnologias por ai sem saber o que se esta dizendo, vejo algumas pessoas falando mau da tecnologia AIRMAX, quando vc vai analisar o caso do camarada vc ve que o problema é `BIOS` (Bicho Ignorante Operando o Sistema).
    Para quem esta pensando no futuro do seu provedor, digo sem medo de ser feliz que invista na linha AIRMAX da UBIQUITI. Pois se vc for analisar o mercado wireless de hoje, restão poucas soluções que vc pode embarcar.

    Canopy
    Motomesh
    AIRMAX UBIQUITI

    Acredito que essas são as unicas soluções wireless que possuem qualidade no mercado que possamos usufruir.
    Sendo que a ultima é o melhor custoXbeneficio. Agora para podermos usufruir de todo o potencial da solução, precisamos nos Profissionalisar mais!!!!
    Se vc for falar com um desses EXPERT que queimão a solução, e vc for falar pra ele sobre TDMA concerteza eles naum saberam dizer a vc ao certo do que se trata.
    Nem como funciona esse protocolo, e seus beneficios e desvantagens. Por isso eu afirmo que precisamos nos profissionalisar mais no ramo.
    Eu estou fazendo um grande investimento nessa linha agora, estou montando uma rede para 800 clientes de internet banda larga,
    todos com nanostation M5, atendendo o cliente com 512K, 1Mb e 2Mbs.
    Agora antes de pegarmos uma solução como essa da UBIQUITI. Pq naum pensamos um pouco como os grandes?
    Vamos adquirir a tecnologia, estudar seu funcionamento teorico afundo, depois vamos estudar seu funcionamento pratico a fundo, montar uma rede para `beta test` com alguns players, depois gerar um relatorio com todos os parametros de funcionamento da rede, e expor os pontos positivos e negativos da tecnologia, tudo isso fundamentados em conhecimentos, experiencias, qualidade nas dependencias das instalações.
    Logo mais estarei postando aqui em outro post sobre nossa experiencia com essa rede que iremos montar, e terei a capacidade real de responder as duvidas sobre essa tecnologia, e as perguntas que não querem calar. Como por exemplo:
    QUANTOS CLEINTES OPERANTES COMPORTA CADA SETORIAL ?
    QUANTOS MBS DE TRHOUGHPUT TEM ESSA SOLUÇÃO MULTI PONTO?
    QUAL SUA LATENCIA QUANDO ESTA EM PRODUÇÃO?

    Com base nas experiencias que tive com a rede que montei para testes, ela possui um satisfatorio alcance, estou com os clientes a 6.5km de distancia da base com -69 de sinal, e uma media de 10mbs de trhoughput em cada cliente(usando nanostation m5), sua latencia sempre é muito baixa, funciona muito bem com niveis de ruido -95.
    Não vejo outra solução para os provedores wireless, a não ser que sua empresa possa investir alguns milhões em canopy, ou motomesh, e bancar para seu cliente essa tecnologia!!!!
    Assino embaixo. Modernizar é testar o que ninguem teve coragem de testar ainda, é pensar na frente, é entender que equipamentos de qualidade nao sao os equipamentos mais caros como por exemplo aquele famoso fabricante M, e sim os melhores equipamentos sao os que melhor atendem voce e seu cliente final.
    ótima escolha, bons frutos terás com certeza.

    Abraço.

  6. #46

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Pessoal,

    Por falar em testar, alguem já fechou um link ponto-a-ponto com RocketM usando as antenas RocketDish5G-30 ou a 34 em uma distância de 10Km.

    Estou pensando em trocar o enlace que tenho hoje com RedLine que fecha em 24Mb (12M down / 12M up) pelo Rocket, caso tenha mais desempenho.


    Obrigado a todos e otimo tópico.

    --Kalz--

  7. #47
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Bom Dia !

    A essa distância tenha certeza que com as dish de 30dbi vai fechar muito mais do que isso !
    Aliás nem precisava tanto duas Disco tipo HyperLink com duas Bullet M5 ja fecharia muito bem !
    Grande Abraço

  8. #48

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Entendi,

    Será que consigo uns 40M ou mais neste link com a antena dish ?

    Infelizmente este equipamento Redline é carissimo (U$12mil dolares, com antena de 20db, maximo de 54Mb em 5.8Ghz) não compensa o valor com essa tecnologia da ubiquiti, creio eu.

  9. #49

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    nessa distância dá pra fazer com nano bridge m5.

  10. #50
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Com certeza consegue sim tem gente aqui no fórum parrando isso à cerca de 40km !
    Cabe salientar que é necessário seguir todas as regras para instalar esse equipamento'
    não basta pendurar as antenas na torre, tem que direcionar e nivelar !
    Quanto a programação dos rádios sem muitos segredos, o normal para equipamentos de alto desempenho!

    Vale a pena ler o tópico https://under-linux.org/f169/desanim...92/index3.html postagem #30

  11. #51

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    OK.

    Obrigado pela ajuda pessoal.

    Estou lendo o tópico que nosso amigo 'pkmc' passou. Já tenho dois RocketM5, só falta a antena que vou comprar este mês.

    Novidades eu reporto aqui , ok?


    Abraços

    ---Kalz---

  12. #52

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    É AirMax na veia!

  13. #53

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Hum, interessante seu relato.

    Para você ficar feliz com 900 MHz tenha em mente o seguinte:

    - Os NanoLoco M9 (com antena integrada) são para uso no cliente.
    - Você até pode usar como AP, mas a distância final é muito curta
    por conta da função do equipamento e sua antena integrada.
    - Uma distância segura sem visada é algo em torno de 3KM,
    mas a distância efetiva vai depender de muitos fatores que aumentarão
    ou diminuirão o alcance do conjunto.
    - Para enlaces de distância maior o cunjunto RocketM900 + Yagi Array da
    ALGcom (duas antenas uma na vertical e outra na horizontal) em cada
    ponta do PTP pode trazer um resultado satisfatório, mas como não testei
    este conjunto não sei estimar que distância alcançaria.
    - Verifique antes se os rádios já estão homologados.

    Boa sorte,

    ZéAlves

  14. #54
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Hum, interessante seu relato.

    Para você ficar feliz com 900 MHz tenha em mente o seguinte:

    - Os NanoLoco M9 (com antena integrada) são para uso no cliente.
    - Você até pode usar como AP, mas a distância final é muito curta
    por conta da função do equipamento e sua antena integrada.
    - Uma distância segura sem visada é algo em torno de 3KM,
    mas a distância efetiva vai depender de muitos fatores que aumentarão
    ou diminuirão o alcance do conjunto.
    - Para enlaces de distância maior o cunjunto RocketM900 + Yagi Array da
    ALGcom (duas antenas uma na vertical e outra na horizontal) em cada
    ponta do PTP pode trazer um resultado satisfatório, mas como não testei
    este conjunto não sei estimar que distância alcançaria.
    - Verifique antes se os rádios já estão homologados.

    Boa sorte,

    ZéAlves
    Só pra complementar a indicação do Amigo ZÉ !
    Tive que fazer um entaçe longo sem visada e optei por Rocket M900 + 2 Grades Hyper Link de 900 MHz, em cada Rocket !
    Ficou um pouco caro pelo uso de 4 HyperLink Grade 900MHz, mas o resultado excelente !

  15. #55

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    Boa tarde amigos...
    no meu caso 900mhz.. vou colocar na minha torre 03 Rocket's M900 com paineis de 13dbi 120º, esses são os mesmos que a ubiquiti pede para ser usados em conjunto com as Rocket's... e nos clientes vou usar a nanoloco m900.... mas é como eu falei estou ainda pensando.. pois para o cliente vai sair muito caro a instalação...
    se caso eu não implantar 900mhz... penso colocar na minha torre 2.4ghz mimo, ou 5.8 mimo... sai mais barato para mim e meus clientes...
    no meu perfil tenho algumas fotos da minha estrutura.. entre e comentem, vou ficar feliz em receber dicas etc...
    até mais abraço a todos...
    é, até hoje não li nada de alguém usar um pop em 900mhz. Uma das limitações é que tem poucos canais.
    Outra é a homologação.
    E a terceira, que voce citou, o preço.
    Quanto ficaria um nanolocoM9?

    Mas se este pop for para atender pouca gente, e conectar ele em 5.8 com a base, pode ser uma soluçaõ em locais complicados de visada, muito arborizadas, etc etc.
    Dizem que 900mhz não passa muita banda, mas imagina uma torre com 4 paineis e 20 clientes em cada painel.
    Nada de absurdo e serão 80 clientes.

  16. #56

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Calma lá com o andor pra você não se decepcionar...

    A Ubiquiti é legal sim, os produtos são ótimos para preço e o AirMAX trouxe uma sobrevida para enlaces 900 MHz. Mas 900 MHz é uma "faca de dois legumes" porque é limitado.

    O que o 1929 disse e você não entendeu é o seguinte:
    a) A ANATEL zoou a frequencia de 900 MHz quando fez um hiato na faixa de 910 MHz (eu chamo de buraco da TIM porque observei que meu TIM usa 910 MHz como frequencia central quando em conversação. Não sei se o mesmo ocorre com outras operadoras).
    b) Meu Ubiquiti XR9 funciona melhor em 917MHz com amplitude de sinal de 5MHz porque o espectro se forma de 913 até 918 MHz. Em 922 MHz dá pra usar até 10 MHz de amplitude de canal, mas tem muita coisa operando junto em 922 MHz.
    c) Se já tem outras operações em 900MHz na região, faça uma simulação antes de investir pesado para ter certeza que os rádios concorrentes te deixarão trabalhar conforme plenejado.
    d) Existe relatos de pessoas que passaram 11 Mbps agregado com o RocketM900 com 5MHz de amplitude de sinal, tem que ver como o AP se comporta com dezenas de rádios conectados à ele, por isso volta a dica de fazer uma simulação antes de investir pesado.

    Particularmente eu não creio que os painés setoriais da Ubiquiti em 900 MHz serão populares no Brasil porque vai chegar muito caro para os Brasileiros por conta do volume físico e do custo de importação.

    O que inviabiliza a popularização do 900MHz é o desejo do cliente de ter internet no meio do nada a R$ 29,90 o mega. O cliente quer morar no meio do mato, quer ter custo de vida de índio e tecnologia da NASA quase de graça. Você vai ter que fazer um trabalho de conscientização do seu cliente se optar por equipamentos caros como os de 900MHz.

    900MHz é uma excelente opção para quem não consegue condições técnicas para usar as frequências mais altas. Só peço que você estude bastante e invista cautelosamente pra não meter o pau depois.

    Abraço,

    ZéAlves

    Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    bom amigo...
    sobre 900mhz...
    moro numa ilha.. onde o mercado de petroleo esta em alta... porque estou falando isso?
    aqui a petrobraz e empresas do ramo usa a frequencia 900mhz, ela é homologada pela anatel... embora essas empresas usam canais fechados... foram disponibilizados gratuitamente os canais 1,2,3,4,5,6...que podem ser operados nas frequencias de 902 ate 926mhz.
    bom.. aqui ninguem ocupa esses canais... porque ninguem usa 900mhz, a não ser um amigo meu para fazer um ponto a ponto sem visada com mais de 20km.... sobre a largura de banda, ate onde sei ela não perde para nenhuma outra tecnologia... bom estou falando da ubiquiti... além de ser 900mhz opera em baixa frequencia eliminando assim ruidos e interferencia, a ubiquiti ainda fez o favor de implantar o sistema mimo AirMax que permite estabilidade e qualidade na tranferencia de pacotes...

    so por ser ubiquiti podemos comprar e usar de olho fechado....

    o trossimmmm bommmmm da múlestia....

  17. #57
    Avatar de tecnologic
    Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Vera Cruz -RS
    Posts
    76

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    olha sinceramente quem entende da parte de hardware dos aparelhos pode criticar mas critica da ubiquiti os cara deve tah loko da cabeça trabalho com esse produtos no meu provedor acho excelentes

  18. #58

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Olá boa noite:zé alves tudo bem estou escrevendo para vc mim da uma luz aqui tenho um provedor. Com torre de 30 mt. 250 clientes mudei as atenas para airmax rocketm2 3antena basestetion 120g 2.4 que antes era oiw mais ta acontercendo que a conexao dos clientes ficor muito lenta sendo tenho 50 constante a 512k 5megafull sera que pode configuração dos equipamneto.

  19. #59

    Padrão Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    amigo a melhor coisa é voce cabear tudo voce vai ganhar ate os clientes dos seus concerrentes aqui na minha estou com varios clientes que era de outros via radio ou ate mesmo via cabo mais a conecxao nao era boa. abracos falo da bahia

  20. #60

    Smile Re: Um alerta sobre AirMAX da Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Pessoal.

    É incrível quantas pessoas me procuram em busca de solução para problemas de instalação AirMAX. Em 99% dos casos, os clientes acham que existe algo errado com seus rádios. Logo após uma configuração minuciosa, o cliente vê que o rádio está perfeito e só faltava ajuste fino.

    Porque será que o "expert" sempre atende o cliente antes que o profissional experiente?
    Sem conhecimento técnico consistente, o "expert" não consegue fazer o serviço de forma correta e sai metendo o pau no equipamento e propondo adaptaçõe. Isto é lamentável!

    Chamo de adaptação todo conjunto que não seja 100% Ubiquiti, porque o AirMAX foi concebido para não usar equipamentos de terceiros e, assim, evitar problemas de compatibilidade.

    Se você é cliente e está lendo este post, lembre-se:
    a) seu dinheiro não é capim.
    b) antes de retirar o equipamento 100% AirMAX da sua torre, procure um consultor experiente para avaliar a situação. Aqui no Under-Linux existem, pelo menos, 5 profissionais bem atuantes e que manjam muito de wireless... Procure um deles.
    c) No caso de atendimento remoto, onde o profissional experiente não teve acesso físico às antenas, é recomendável contratar outro antenista para rever a instalação e o alinhamento das antenas. É muito provável que o posicionamento das antenas seja a origem do seu problema.
    d) Nem sempre o que é melhor para o instalador, é o melhor para você.

    Aos "experts" condenadores:
    Em 2008, quando comecei a promover o uso de equipamento de 900 Mhz, foi considerado lixo pelos "experts". Hoje é padrão em instalações sem visada e motivo de elogios aqui no fórum. Como resultado das críticas sem fundamentação, o equipamento de 900 Mhz vende pouco e até hoje não tem uma antena decente homologada.

    É covardia queimar o AirMAX só porque você não se deu ao trabalho de aprender esta nova tecnologia. Só o tempo mostrará que ela veio pra ficar.

    Saiba que:
    a) Metade dos problemas com AirMAX se resolve com instalação adequada das antenas e rádios.
    b) A tecnologia Mimo exige alinhamento meticuloso das antenas.
    c) Tem que fazer o ajuste fino dos rádios.
    d) O tempo médio de configuração do equipamento AirMAX é 3.5 horas de trabalho intenso. É comum se prolongar até 5 horas quando as antenas não estão perfeitas ou há problema na rede.

    Eu não costumo publicar meus preços pra evitar "leilão do avesso", mas vou fazer uma excessão pra motivar a turma "ligeirinho" a dedicar mais tempo aos seus clientes. Meu custo hora para ajuste de rádios é R$ 100,00. Ao invés de cobrar "baratinho" e fazer um serviço mediocre, cobre o preço justo e faça direito. Seu cliente merece atenção e vai pagar para ter um link de qualidade.

    Aceite desafios:
    Se não conseguir melhorar o link do cliente, não cobre pelo serviço. É desta forma que seu cliente vai saber que você é um profissional sério.

    Antes que alguém escreva besteira, vou esclarecer quatro pontos:
    1) eu não trabalho para Ubiquiti.
    2) não vendo equipamento de rádio.
    3) meu trabalho é apenas consultoria na área de wireless e gerenciamento de redes.
    4) não pretendo me promover com este post (na verdade vou me queimar com os "experts"). Só não suporto ver injustiças.

    Quando surgir uma situação onde você não consegue solucionar um problema, peça ajuda e alie-se ao "concorrente". É melhor dividir 5 com alguém que perder 10 sozinho.

    Pense muito antes de criticar um produto:
    Coloque-se no lugar do fabricante e tente imaginar quanto dinheiro foi investido e quantas horas profissionais dedicados trabalharam para aquele produto chegar ao mercado. Nada (nem ninguém) é 100% perfeito ou 100% ruim. Tente sempre retirar o mehor de cada produto ou pessoa.

    Os Irmãos que participam aqui do fórum já conhecem a estória das "peneiras de Hiram". Para quem ainda não conhece aqui está o link:http://www.fraternidademaconica.com/...article&sid=10

    Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado

    Observação Final:
    Conclui um tutorial para instalação e alinhamento das antenas AirMAX. É o artigo de 7 de julho de 2010 e está publicado em: http://www.granlabor.com/extra.htm


    Abraço,

    ZéAlves

    Bem na empresa em que trabalho provedor existe uma torre em um morro bem alto recebendo link da central que esta na cidade. nesta torre encimado do morro a14 km da cidade recebe o link com um nano brigd como ponte quando o link vai para o milrotik que esta conectado a uma omini 2.4 ghz a conexão nos cliente o trafego oscila muito que recebem com um bullet 2 e uma antena de grade já foi mudado o canal do mikrotik e nao mudou nada e sofre com a interferência de outra torre que esta ao lado dela de outro provedor concorrente ,o que posso fazer para que melhore esse link nos clientes para que eles não desista agradeço se alguém me ajudar.