+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bitola de fio para Antena Biquad

    Pessoal,
    Teoricamente o melhor fio para 2,4GHz, em Biquad, seria de que bitola? (Mais grosso é melhor, mais fino, ou há um ideal?). E fio quadrado, ou retangular, melhor? (Recorte de cobre)
    E se fizer com trilha corroida direto em placa de fenolite?
    Cobre mesmo, aluminio, estanho, chumbo, qual o melhor pro elemento?
    (Pra refletor não tem muita opção BARATA (Intuito do projeto) além de chapa de aço)

    Ou se for corroer, biquad se sai pior que patch? (Apesar de patch exigir placa de 15x15cm, e biquad funcionar com metade desse tamanho)

  2. #2

    Padrão Re: Bitola de fio para Antena Biquad

    E teoricamente é o contrario que desejamos, ou seja, uma banda (Em frequencia) menor pra evitar ruído e pacotes (Espurios) de outros canais. Então teoricamente tenho que diminuir a bitola do fio.

    Creio que isso que me fez achar que com fio retangular (Tipo aqueles grampos de fechar caixa de papelão) o ganho era maior, provavelmente errei as dimensões nalguns mm, mas devido a secção ser maior (Não a massa, mas a area de contato) provavelmente captava uma banda maior, chegando no canal que estava usando.

  3. #3

    Padrão Re: Bitola de fio para Antena Biquad

    Se eu conseguir acertar tão na mosca a ponto de, digamos, no canal 5 ter o maior ganho, e no canal 11 ter um ganho tão menor a ponto de atrapalhar, juro que aposto todo meu salario na Megasena! Porque tanta sorte não tenho.

    Nos tempos das antenas com lata de oleo de soja (Ou de batata Pringuels pra quem tinha dinheiro) sempre se indicava fio bitola 12 (AWG, 2mm), quando ví as primeiras omni já eram fio 18, dipolo simples idem, mas pra biquad nunca ví essa informação.
    Acho interessante a tática nas antenas omni, fazendo pedaços de tamanhos variados, (0,1mm de diferença, crescente), pra em tese ter maior ganho em todos os canais, mas biquad não entendi a teoria por tras da coisa (Fosse circular, com 125mm de diamtro, entenderia o motivo, mas quadrado com 30,5mm de cada lado, não sei).



    ========================
    Edit:
    Lendo um pouco saquei que os 30,5mm são mais ou menos 1/4 de 125mm, é 1/4 de onda então, entendido, mas ainda ficou a duvida do "porque" ser quadrada (Até tem quem a faça redonda, mas não achei motivo ou comparação).
    Última edição por rubem; 29-06-2010 às 17:47. Razão: Acertar dados

  4. #4

    Padrão Re: Bitola de fio para Antena Biquad

    Tem o link dele?
    Porque aqui só achei a pagina ( Home - MM HamSoft ) mas nenhum download do MMana nesse link.
    (ô geração bitolada, se não tiver um botão "Download" piscando em vermelho não consegue achar onde baixar...)

  5. #5
    Avatar de maykalba
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    13

    Padrão Re: Bitola de fio para Antena Biquad

    Esta ai, mas eu nao consegui usar,

    ---------------------------------------
    Downloads


    MMANA-GAL basic V. 3.0.0.25
    June 21, 2011

    What's New
    (version history)

    -----------------------
    mmanabasic.zip - (v. 3.0.0.25 - 2.75 MB)
    -----------------------

    MMANA-GAL basic Help (English)

    MMANA-GAL Optimization Tutorial

    Article MMANA.zip - Article by DL2KQ on MMANA
    (in MS Word Format - 394KB)

    Eu gostaria de saber se pode ser outro fio ao inves do de cobre,
    e se eu fizer mais "quads" ou seja mais quadrados, eu terei um ganho maior?
    eu poderia fazer varias

    tipo assim:Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         biquad c�pia.jpg
Visualizações:	339
Tamanho: 	36,3 KB
ID:      	32288

  6. #6

    Padrão Re: Bitola de fio para Antena Biquad

    Já desisti disso, mas ó as variações que testei:
    (Com varios "quads")
    Double classico: http://martybugs.net/wireless/biquad...ble_nearly.jpg
    Double dual: DIY WIFI Antenna Double-Dual Biquad 16-17 dBi
    Quadbiquad: http://farm7.staticflickr.com/6049/6...281d822f_b.jpg
    Biquad de 2 andares: http://qsl.net/yu1aw/ANT_VHF/biquad2.jpg

    Ví umas sequencia de 12 ou 13 quadrados tipo esse double biquad classico, não lembro se foi no Digdice (Recomendo que veja tudo de lá), mas o ganho não era muito alto e achei a complexidade muito grande pra pouca coisa (Principal motivo pra desistir de quads).

    Aí surgiram as antenas patch com corte a laser por ótimo preços, não tem como fazer mais barato que isso.

  7. #7
    Avatar de maykalba
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    13

    Padrão Re: Bitola de fio para Antena Biquad

    desculpe a ignorancia, mas oq seria essa antena patch?
    e onde teria pra comprar?

    ah e obrigado pelas informaçoes, vou invetar alguma variaçao baseada nessas ai

  8. #8

    Padrão Re: Bitola de fio para Antena Biquad

    Antena patch é aqueles "quadradinhos" mais ou menos do tamanho de biquad.
    Veja um monte de exemplos:
    https://under-linux.org/f170/antena-...-15-dbi-91572/

    A vantagem dela é fabricação mais facil, pode corroer placas de fenolite ou fibra ou cortar chapa de aço.

    TODAS as CPE's que ouvi falar e ví tem antena patch internamente, porque tem uma boa relação de ganhoxtamanhoxcusto, lembrando que no "custo" entra a complexidade de montagem.

    Naturalmente que o uso dessas antenas em clientes é questionavel, já que elas tem angulo muito aberto (Igual biquad), por isso as grades não morrem tão cedo.

  9. #9
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Post Re: Bitola de fio para Antena Biquad

    Citação Postado originalmente por maykalba Ver Post
    desculpe a ignorancia, mas oq seria essa antena patch?
    e onde teria pra comprar?

    ah e obrigado pelas informaçoes, vou invetar alguma variaçao baseada nessas ai
    Segue em anexo o desenho de uma antena PATCH PANNEL que deve ser corroída em placa de fenolitee colocada a uma distância X de um placa refletora que deve ser logicamente aterrada. O desenho em anexo é para uma antena para a faixa de 5Ghz.

    O projeto completo está no Post https://under-linux.org/f170/antena-...18-dbi-138253/


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ANTENA Faixa 5Ghz.jpg
Visualizações:	350
Tamanho: 	51,2 KB
ID:      	32298