Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    (RESOLVIDO E ENLAÇADO LEIA AO FINAL DO TÓPICO)

    Olá amigos,

    Preciso fazer um enlace que após visual, levantamento de informações, parece viável.

    Ponta A
    19°42'42.56"S
    40°23'57.12"O
    Tem torre de 40m
    O morro tem 658Mts, tem que corrigir no RadioMobile, fui no morro hoje.

    Ponta B
    20° 8'39.93"S
    40°11'5.50"O
    Prédio com 30Mts

    Estava pensando em fazer uns testes com XR5 e antena de 32 ou 37, o que acham.
    RocketM5 ? Até um certo ponto, dindin não é o problema, se eu ver que rola mesmo, um Motorla PtP 500 Light é mole.

    Na verdade, isso é uma fase inicial do projeto, depois vamos virar para microondas e coisas mais "finas" mas de início para ver o que dá, vamos utilizar mikrotik.

    Preciso levar o máximo possível, temos 300mb de um lado para desafogar pra lá, logo, quanto mais passar, melhor.

    O que me indicam para uns 25/25, ou uns 50/50 ?

    Segue em anexo os cálculos e infos.

    Abraços e um SALVE para galera !

    TERRENO - NEMESIS - FINAL.txtClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace_cavlno_nemesis.jpg
Visualizações:	533
Tamanho: 	122,3 KB
ID:      	12657Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.png
Visualizações:	427
Tamanho: 	33,5 KB
ID:      	12658

    Esse deu aparentemente errado, tem uma "agulha" no meio do caminho ??? Não existe isso !
    Última edição por alamdias; 11-07-2010 às 13:51.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Olá amigos,

    Preciso fazer um enlace que após visual, levantamento de informações, parece viável.

    Ponta A
    19°42'42.56"S
    40°23'57.12"O
    Tem torre de 40m
    O morro tem 658Mts, tem que corrigir no RadioMobile, fui no morro hoje.

    Ponta B
    20° 8'39.93"S
    40°11'5.50"O
    Prédio com 30Mts

    Estava pensando em fazer uns testes com XR5 e antena de 32 ou 37, o que acham.
    RocketM5 ? Até um certo ponto, dindin não é o problema, se eu ver que rola mesmo, um Motorla PtP 500 Light é mole.

    Na verdade, isso é uma fase inicial do projeto, depois vamos virar para microondas e coisas mais "finas" mas de início para ver o que dá, vamos utilizar mikrotik.

    Preciso levar o máximo possível, temos 300mb de um lado para desafogar pra lá, logo, quanto mais passar, melhor.

    O que me indicam para uns 25/25, ou uns 50/50 ?

    Segue em anexo os cálculos e infos.

    Abraços e um SALVE para galera !

    TERRENO - NEMESIS - FINAL.txtClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace_cavlno_nemesis.jpg
Visualizações:	533
Tamanho: 	122,3 KB
ID:      	12657Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.png
Visualizações:	427
Tamanho: 	33,5 KB
ID:      	12658

    Esse deu aparentemente errado, tem uma "agulha" no meio do caminho ??? Não existe isso !
    Salve mestre Alan!
    Bom, deixo aqui minha contribuicao ao seu ptp pretendido. tem projecao do link e o .kml tbm.
    Indico sim o uso de Rockt M5 + Rocket dish 34dbi nas pontas deste enlace, sendo que a média do troughput pode chegar a 240mbps (120+120) pelos cálculos que fiz. Acredito pela experiencia que tenho com o equipamento que terás um link muito dificil de alinhar mas.....muito forte quando em operação usando esta solução
    http://www.4shared.com/file/_uR1LoJK...AVALINHOS.html

    http://www.4shared.com/document/snmQ...o_PONTO_B.html

    http://www.4shared.com/document/ffzV...ROJETO_58.html



    Grande Abraco.
    Última edição por leandrolopeswifi; 29-06-2010 às 23:20.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Salve mestre Alan!
    Bom, deixo aqui minha contribuicao ao seu ptp pretendido. tem projecao do link e o .kml tbm.
    Indico sim o uso de Rockt M5 + Rocket dish 34dbi nas pontas deste enlace, sendo que a média do troughput pode chegar a 240mbps (120+120) pelos cálculos que fiz. Acredito pela experiencia que tenho com o equipamento que terás um link muito dificil de alinhar mas.....muito forte quando em operação usando esta solução
    NEMESIS TO CAVALINHOS.kmz - 4shared.com - online file sharing and storage - download

    PONTO A to PONTO B.pdf - 4shared.com - document sharing - download

    PROJETO 5.8.pdf - 4shared.com - document sharing - download



    Grande Abraco.
    Camarada Leandro, quanto tempo !

    Gratíssimo por vossa presteza a responder minha simples questã !!!!

    Pensei nisso também, mas se eu conseguir 90/90 com esse kit que indicastes, te mandou outro par !
    Sei que a labuta é difícil, perda no caminho é grande.. mas vamos que vamos !

    Vou avaliar calmamente suas informações e levar aos parceiros.

    Abraços e mais uma vez, mui grato.

    Alam Dias

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Camarada Leandro, quanto tempo !

    Gratíssimo por vossa presteza a responder minha simples questã !!!!

    Pensei nisso também, mas se eu conseguir 90/90 com esse kit que indicastes, te mandou outro par !
    Sei que a labuta é difícil, perda no caminho é grande.. mas vamos que vamos !

    Vou avaliar calmamente suas informações e levar aos parceiros.

    Abraços e mais uma vez, mui grato.

    Alam Dias
    Alam, pra mim é uma honra estar ajudando de alguma maneira a você, pois foi por ler posts seus e de vários outros colegas aqui do Fórum que comecei meu trabalho.
    Então é como voce fala mesmo, ajude para ser ajudado.
    Tava analisando mais algumas coisas pelo google earth aqui, e vi que pode existir uma zona de interferência entre 4,33 e 4,34km saindo do prédio para o morro. nunca é demais se atentar ao fato,ok.
    Quanto aos equipamentos, cara, pra quem conhece wi-fi que nem voce meu irmão, eu nunca indicaria nada que não confiasse 100%. E nos ROCKET M5 eu confio.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PONTO A MORRO.jpg
Visualizações:	381
Tamanho: 	181,3 KB
ID:      	12662Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         VISADA a PARA b.jpg
Visualizações:	285
Tamanho: 	175,8 KB
ID:      	12666Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PONTO A PONTO VISADA.jpg
Visualizações:	382
Tamanho: 	161,5 KB
ID:      	12665Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interference hp1.jpg
Visualizações:	296
Tamanho: 	158,1 KB
ID:      	12663Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         VISADA Geral morros.jpg
Visualizações:	260
Tamanho: 	187,4 KB
ID:      	12664

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    É eu vi isso aí dos 4km sacaneando meu fresnel. Mas é de terra, mando escavar 5 metros pra baixo aueheuheuae.

    Brincadeiras a parte, vou testar um par desses bixo, alguém tem aí pra me enviar ? Emprestar ?

    Se der certo, vou precisar de mais 9 pares depois, excelente oportunidade de negócio !

    Abraços e no aguardo de mais dicas !

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    É eu vi isso aí dos 4km sacaneando meu fresnel. Mas é de terra, mando escavar 5 metros pra baixo aueheuheuae.

    Brincadeiras a parte, vou testar um par desses bixo, alguém tem aí pra me enviar ? Emprestar ?

    Se der certo, vou precisar de mais 9 pares depois, excelente oportunidade de negócio !

    Abraços e no aguardo de mais dicas !
    Tchê, é isso ae. Quanto ao par de rockets, fala com o pkmc aqui do fórum que ele deve te conseguir um preço imbatível nos Rockets.Homologado somente na Livetech.
    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Tchê, é isso ae. Quanto ao par de rockets, fala com o pkmc aqui do fórum que ele deve te conseguir um preço imbatível nos Rockets.Homologado somente na Livetech.
    Abraço.
    Fala camarada !

    Na livetech tem ele homologado ? A antena eu achei, mas o rocket ainda não.
    Abraços

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Olá Alan...primeiramente disculpa em estar te perguntando mas quem sabe vc poderá me ajudar muito, olha só, tenho que fazer um enlace de 90km de distancia, vou colocar uma torre de 30 metros no meio, ou seja sao 2 enlaces de 45km...E preciso que passe no minimo 30MEGA de "trouput", estou em duvida em quais equipamentos usar... oq vc recomenda??? no momento nao posso usar MOTOROLA,... que tipo de equipamento eu poderia usar???

    Agradecido
    Marcon

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Citação Postado originalmente por Marcon Ver Post
    Olá Alan...primeiramente disculpa em estar te perguntando mas quem sabe vc poderá me ajudar muito, olha só, tenho que fazer um enlace de 90km de distancia, vou colocar uma torre de 30 metros no meio, ou seja sao 2 enlaces de 45km...E preciso que passe no minimo 30MEGA de "trouput", estou em duvida em quais equipamentos usar... oq vc recomenda??? no momento nao posso usar MOTOROLA,... que tipo de equipamento eu poderia usar???

    Agradecido
    Marcon
    Se tiver visada, mikrotik XR5 na veia, talvez com antenas de dupla polarização.

    Se não for o problema a homologação, usa os rocket, mas tem que mandar as coordenadas suas, elevação e tal, é KM pra caramba.

    Sua torre de 30m no meio, é ao nivel do mar ? E as outras pontas, tem o que ?

    Não vamos desvituar o tópico, pode criar outro que a gente corre atras.

    *** Por mim tudo bem, podemos discutir os dois assuntos aqui mesmo, se a moderação não achar ruim !! ***

    Abraços

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    alam, Eu tenho dois ptp de 60km, usando nstreme e turbo chega legal a 30mbps antena oiw de 33dbi disco, horizontal somente, eu tambem to querendo muito saber sobre as rocks, assim que vc fechar o link manda mais infos pra galera!!! vc ja pensou em usar super chanel, eu vi um provedor usando perto de onde eu tenho um destes links, tava me atrapalhando um pouco, mais ouvi dizer que os testes de velocidade deles chegavam a 60mbps mesmo com minha torre do lado da dele usando turbo, gostaria de saber se e verdade? outra pergunta, qual o software que vc usou pra fazer a segunda imagem? nao conheço ele!

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    alam, Eu tenho dois ptp de 60km, usando nstreme e turbo chega legal a 30mbps antena oiw de 33dbi disco, horizontal somente, eu tambem to querendo muito saber sobre as rocks, assim que vc fechar o link manda mais infos pra galera!!! vc ja pensou em usar super chanel, eu vi um provedor usando perto de onde eu tenho um destes links, tava me atrapalhando um pouco, mais ouvi dizer que os testes de velocidade deles chegavam a 60mbps mesmo com minha torre do lado da dele usando turbo, gostaria de saber se e verdade? outra pergunta, qual o software que vc usou pra fazer a segunda imagem? nao conheço ele!
    Com certeza estarei retornando as infos do enlace.

    Mas me diga, que cartões utilizou ? Esses 30Mpbs é unidirecional ou agredado, fullzão ?

    Abraços

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    xr5! link full, so no local onde nao tem outro provedor perto, la onde o cara ta usando superchanel, eu consegue 22full mais nao ficava cravado nao ocilava muito! mais nao tinha so o cara nao, e em valadares, e tem 4 provedores no mesmo lugar, mandando link pra tudo que e lado pra um monte de gente, realmente um lugar complicado.... muito alto, em cidade media o lugar perfeito pra um link de radio se nao fosse todo mundo fazendo lnk de radio hehehe

    Governador Valadares - Minas Gerais - Google Maps

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Abaixo eu tennho as coordenadas ve oq isso pode nos ajudar
    Lado (A) saida do LINK: 29º41'09.77"S 53º48'34.01"O elev 154m
    -------------
    Lado (B) Chegada na torre: 30º00'36.05"S 54º06'45.46"O elev 130m

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Descupas, esqueci de colocar a altura do prédio saida do link
    agora vai...

    Lado (A) saida do LINK: Prédio com altura de 40Metros 29º41'09.77"S 53º48'34.01"O elev 154m
    -------------
    Lado (B) Chegada na torre, Torre com 30Metros: 30º00'36.05"S 54º06'45.46"O elev 130m

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem


  16. #16

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Citação Postado originalmente por Marcon Ver Post
    Abaixo eu tennho as coordenadas ve oq isso pode nos ajudar
    Lado (A) saida do LINK: 29º41'09.77"S 53º48'34.01"O elev 154m
    -------------
    Lado (B) Chegada na torre: 30º00'36.05"S 54º06'45.46"O elev 130m
    Hoje a noite faço pra vc !

    Abraços e vlw pessoal, já pedi hoje, 2 XR5 (para testar também) , o resto das RB que faltavam e um par de Rocket Dish. abraços

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    RESOLVIDO E ENLAÇADO 45/45mbs 53,3 KM

    Não vou postar imagens pq não preciso.

    Começamos com facilidade o alinhamento, 10 minutos, sinal bombando. Resultado de ferramentas adequadas.

    As condições climáticas eram as piores possíveis no caminho, muita chuva no morro, neblina etc.
    Enlaçado na média com -64 em ambas as pontas
    Alinhou com 162/162, não lembro o MCS, acho que 12.
    Ping 1ms
    Tráfego máximo estável 45/45 mbps, medindo usando TFGEN, BTEST, FTP e outros, todos com resultados similiares. Em half (único sentido), atingimos 95mbps.
    Isso, depois de 2 horas, palitando as configs do rádio, coisa que achei muito detalhista, o ganho de perfomance, é incrível dependendo das configurações.
    AirMax habilitado, potência 27

    Lembrando que, quem acompanhou o início, o projeto foi feito para torre de 40 metros, mas o teste foi feito no chão mesmo com tudo cravado e alinhado na terra, bem mais baixo que a torre.

    Não forçamos mais, pq para um rádio desse valor, é mais do que ele deveria fazer. Utilizamos ele, pq sabemos que se ele passou, um NEC, PTP600 ou ceragon vai passar muito mais. Agora é levantar a torre, etc.

    Tudo ocorreu como programado e projetado, tirando a derrapagem de um carro da equipe no morro molhado que quase acabou mal.

    Aproveito e lhes pergunto.

    Com XR5 em NSTREME ou NSTREME DUAL, consigo mais ? Digo, antena dupla polarização e dois cartões de cada lado e uma rb600, consigo mais que isso ?

    Abraços e fica aqui meu resultado.

    Alam Dias

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    RESOLVIDO E ENLAÇADO 45/45mbs 53,3 KM

    Não vou postar imagens pq não preciso.

    Começamos com facilidade o alinhamento, 10 minutos, sinal bombando. Resultado de ferramentas adequadas.

    As condições climáticas eram as piores possíveis no caminho, muita chuva no morro, neblina etc.
    Enlaçado na média com -64 em ambas as pontas
    Alinhou com 162/162, não lembro o MCS, acho que 12.
    Ping 1ms
    Tráfego máximo estável 45/45 mbps, medindo usando TFGEN, BTEST, FTP e outros, todos com resultados similiares. Em half (único sentido), atingimos 95mbps.
    Isso, depois de 2 horas, palitando as configs do rádio, coisa que achei muito detalhista, o ganho de perfomance, é incrível dependendo das configurações.
    AirMax habilitado, potência 27

    Lembrando que, quem acompanhou o início, o projeto foi feito para torre de 40 metros, mas o teste foi feito no chão mesmo com tudo cravado e alinhado na terra, bem mais baixo que a torre.

    Não forçamos mais, pq para um rádio desse valor, é mais do que ele deveria fazer. Utilizamos ele, pq sabemos que se ele passou, um NEC, PTP600 ou ceragon vai passar muito mais. Agora é levantar a torre, etc.

    Tudo ocorreu como programado e projetado, tirando a derrapagem de um carro da equipe no morro molhado que quase acabou mal.

    Aproveito e lhes pergunto.

    Com XR5 em NSTREME ou NSTREME DUAL, consigo mais ? Digo, antena dupla polarização e dois cartões de cada lado e uma rb600, consigo mais que isso ?

    Abraços e fica aqui meu resultado.

    Alam Dias
    Show de bola Alam!!!
    Isso ae eu sabia que ia acontecer amigo. Rocket M5 não existe igual,é equipamento de primeira linha mesmo. parabens ae pelo enlace amigo.
    Quanto a ua pergunta indicaria uma RB 800 ou 1000 com porta gigabit, e cartoes sr7 N . Antenas indico a da pluton de 42dbi ,blz irmao?!
    Abraço e parabens mais uma vez por compartilhar as informações.
    Abraço.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    RESOLVIDO E ENLAÇADO 45/45mbs 53,3 KM

    Não vou postar imagens pq não preciso.

    Começamos com facilidade o alinhamento, 10 minutos, sinal bombando. Resultado de ferramentas adequadas.

    As condições climáticas eram as piores possíveis no caminho, muita chuva no morro, neblina etc.
    Enlaçado na média com -64 em ambas as pontas
    Alinhou com 162/162, não lembro o MCS, acho que 12.
    Ping 1ms
    Tráfego máximo estável 45/45 mbps, medindo usando TFGEN, BTEST, FTP e outros, todos com resultados similiares. Em half (único sentido), atingimos 95mbps.
    Isso, depois de 2 horas, palitando as configs do rádio, coisa que achei muito detalhista, o ganho de perfomance, é incrível dependendo das configurações.
    AirMax habilitado, potência 27

    Lembrando que, quem acompanhou o início, o projeto foi feito para torre de 40 metros, mas o teste foi feito no chão mesmo com tudo cravado e alinhado na terra, bem mais baixo que a torre.

    Não forçamos mais, pq para um rádio desse valor, é mais do que ele deveria fazer. Utilizamos ele, pq sabemos que se ele passou, um NEC, PTP600 ou ceragon vai passar muito mais. Agora é levantar a torre, etc.

    Tudo ocorreu como programado e projetado, tirando a derrapagem de um carro da equipe no morro molhado que quase acabou mal.

    Aproveito e lhes pergunto.

    Com XR5 em NSTREME ou NSTREME DUAL, consigo mais ? Digo, antena dupla polarização e dois cartões de cada lado e uma rb600, consigo mais que isso ?

    Abraços e fica aqui meu resultado.

    Alam Dias

    Parabéns Alam.

    Seu post é o exemplo do AirMAX bem alinhado e nivelado.

    O Mikrotik é uma boa opção também, mas creio que a turma poderia sair da zona de conforto e tentar o AirMAX. Cada rádio custa apenas R$ 325 contra o elevado custo de RB + XR5 + pigtail + caixa hermética + fonte.

    Sempre digo aos meus clientes: "Tenta com RocketM5, se não agradar faz com Mikrotik e vende os Rocket depois".

    Não se trata de defender marca, se trata de criar a solução com investimento adequado ao SLA de cada cliente.
    Precisa de 101% de disponibilidade? Faz o link redundante ou opta por equipamento mais caro.

    Um fato é incontestável: É um bruta resultado pra uma "radiola" de 300 Reais !

    Abraço,

    ZéAlves

  20. #20

    Padrão Re: Enlace 53 KM com visada - Contribuam e ajudem

    ola como vai?


    no seu caso eu indico a linha Canopy da Motorola PTP, porem para essa distancia trabalhe com redundancia de equipamentos, dependendo do equipamento o investimento podes ficar igual ou menor que o invest