+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nano2 - Controle de Banda

    Amigos,estive lendo alguma coisa sobre fazer o controle de banda diretamente nos rádios clientes.
    Li isso no site da C3.
    Segundo eles, quando o controle é feito no servidor, gera tráfego na rede que acaba sendo rejeitado e tendo que ser reenviado. E se o controle é no cliente, só vai enviar o que for permitido pelo controle de banda.
    E como nos Ubiquiti tem esta opção na aba Advanced, cadastrei a banda e o burst tanto para down como para up.
    E deixei estes clientes para testes com o controle de banda no mikrotik como default.
    E parti para o monitoramento. Mas parece que não controla muito bem a banda nestes testes. Eu deixei o burst com 512 mas de vez em quando observo picos de até 1000kbps.
    Alguém tem usado esta opção dos Nano?

  2. #2

    Padrão Re: Nano2 - Controle de Banda

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigos,estive lendo alguma coisa sobre fazer o controle de banda diretamente nos rádios clientes.
    Li isso no site da C3.
    Segundo eles, quando o controle é feito no servidor, gera tráfego na rede que acaba sendo rejeitado e tendo que ser reenviado. E se o controle é no cliente, só vai enviar o que for permitido pelo controle de banda.
    E como nos Ubiquiti tem esta opção na aba Advanced, cadastrei a banda e o burst tanto para down como para up.
    E deixei estes clientes para testes com o controle de banda no mikrotik como default.
    E parti para o monitoramento. Mas parece que não controla muito bem a banda nestes testes. Eu deixei o burst com 512 mas de vez em quando observo picos de até 1000kbps.
    Alguém tem usado esta opção dos Nano?
    O Mike Ford da ubiquiti disse durante o AWC de São Paulo que a aplicação ideal é rádio Ubiquti nas conexões wireless e o roteamento para roteadores.

    Suas palavras foram: "Let the wireless to the wireless and the routing to the routing...) hehehehehe

    Ele mesmo concorda que algumas funções aplicadas nos rádios foram realizadas a pedido dos usuários, mas que o melhor seria não ativá-las.

    Isso agora é minha opinião particular: Como o foco de negócio da Ubiquiti é interconexão, as opções de roteamento nem sempre funcionam como deveriam. Dá a impressão que são implementadas e não recebem um "polimento" porque ficam pra depois na lista de prioridades.

    Em casos extremos, onde o tráfego é elevado, o cenário que você apontou torna-se problemático. Mas os radinhos não têm memória suficiente pra fazer um controle decente e continuarem funcionais. Nesse caso é recomendado deixar o tráfego fluir até o roteador. Não acredito que eles implementarão qualquer forma decente de controle de tráfego.

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Nano2 - Controle de Banda

    Hoje todos os clientes que estão com Nano2 ou bullet ou Loco, estão dentro do consumo esperado. Eu baixei um pouquinho na configuração, para ele não passar. Daí que acho que aqueles valores que se coloca lá tem que ir testando pois não deve estar dando uma calibragem real.
    Mas uma coisa eu notei. O desempenho geral da rede melhorou. Ficou tudo mais "elétrico" vamos dizer assim. Parece que o servidor mikrotik passou a responder melhor.
    Só não dá para fazer isso nos outros rádios pois são RTL 8186 e não tem esta opção do burst, só o controle fixo.
    Todos os clientes que fiz o controle no rádio cliente, deixei no mikrotik em default e daí eles nem aparecem na "simple queue", mas estão sob controle.
    Vou continuar monitorando para ver no que vai dar.