+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question TAR - Scriptque busca alterações nos ultimos 7 dias guarda arquivos com data superior

    Pessoal, bom dia!

    Criei um script Tar onde ele varre algumas pastas do servidor e verifica se se houveram alterações de nos ultimos 7 dias, caso tenha, ele adiciona ao arquivo tar estes arquivos e depois passa para fita. Segue abaixo o script e as evidências.

    #!/bin/bash
    #criado por morronix em 20100602 ,verificar leiame em /admrede/scripts/backup
    DATE=`date "+%d%b%Y"`
    FILES="/praxis/files"
    FILES1="/home"
    #TEXTO="Backup terminado com sucesso !"
    #echo $TEXTO > /admrede/scripts/backup/texto
    tar -c -v -j --newer="7 days ago" -f /praxis/backup/$DATE-inc7d.bz2 $FILES $FILES1&&sendEmail -f [email protected] -t [email protected] -u "bkp 7 dias disponivel" -m "bkp disponivel " -s xxx.xxx.com.br:00 -xu [email protected] -xp xxxx
    O processo mostrou funcionar muito bem, não obstante por um fator. Após a execução deste, descompactei o arquivo que na época tinha a data de 2 de julho, e portanto, deveriam haver arquivos alterados somente a partir de 25 de junho. Segue abaixo:

    fs-sp:/backup/restore/home/# ls -lhtr
    total 76K
    -rw------- 1 tecl2w tecl2w 579 Feb 7 2007 Microsiga-Linux.lnk
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jan 2 2008 Meus v??deos
    drwx------ 3 tecl2w tecl2w 4.0K Jan 8 2008 Adobe
    -rw------- 1 tecl2w tecl2w 80 Jun 7 12:29 DESKTOP.INI
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 7 12:29 Minhas m??sicas
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 9 09:20 cd do scanner
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 9 09:41 outlook
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 9 16:05 Downloads
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 14 10:32 Minhas imagens
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 14 13:40 vpn
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jun 14 13:58 mk
    -rw------- 1 tecl2w tecl2w 24K Jun 18 15:06 Telemecanique.doc
    -rw------- 1 tecl2w tecl2w 3.9K Jun 24 16:41 similar parker-24-06-10-01-02.txt
    drwx------ 2 tecl2w tecl2w 4.0K Jul 1 09:09 Os Meus Registos
    Verifiquei que houve armazenagem de um arquivo com data superior aos 7 dias que eu havia determinado no tar.

    Alguém saberia me dizer qual a razão para isto ter acontecido? Se houve a ocorrencia de um arquivo fora do padrão selecionado, nao posso garantir a integridade do backup

    Minhas referencias para a contrução do script e do ls:
    fs-sp:~# man tar
    fs-sp:~# man ls
    Grato pela atenção.

  2. #2

    Padrão Re: TAR - Scriptque busca alterações nos ultimos 7 dias guarda arquivos com data superior

    cara, voce esta tentando re-inventar a roda :P

    Código :
    man rsync

    o rsync faz isso e muito mais eheh

    da uma lida no manual que é bem simples e prático, voce pode fazer sincrinia REMOTA via ftp, ssh, nfs ... sincronia local.. bastante coisa :

  3. #3

    Padrão Re: TAR - Scriptque busca alterações nos ultimos 7 dias guarda arquivos com data superior

    Olá Alexandre.

    Entendo que há diversas alternativas como o rsync, ao qual estou seguindo seu conselho e esto lendo relendo o manual dele, no entanto, fiquei realmente intrigado com o motivo que aquele arquivo do dia 18 apareceu em um backup onde deveriam haver arquivos do dia 25 de junho pra frente e realmente gostaria de entender a razão de que isto aconteceu..vc saberia me explicar o pq disto, por favor? Seria o TAR uma tranqueira? rsrs

  4. #4

    Padrão Re: TAR - Scriptque busca alterações nos ultimos 7 dias guarda arquivos com data superior

    tar funciona... ele compacta e talz.. esse negocio de DATA.. precisa ser algo bem especifico para isto.. como o rsync...

    eu realmente nao sei te falar o que pode ter acontecido...

    mas ja te falo que ja tive problemas com esse tipo de script usando estas datas :P

    o bom do rsyn eh que ele compara arquivo por aquivo .. se teve alteração ele atualiza ou faz uma copia (depende da configuração)

  5. #5

    Padrão Re: TAR - Scriptque busca alterações nos ultimos 7 dias guarda arquivos com data superior

    entao alexandre..to rodando aki um comando bbem bacana q eu montei com o rsync, curti ele pra caramba, ateh ja criei uma lista de patterns com arquivos que eu nao quero.. mas parece q no caso de cópia local, ele nao adiciona o conteudo a um arquivo, mas sim a um diretório né?

    olha só o comando q eu to testando..

    nohup rsync -avzt --exclude-from=/praxis/backup/delmscbkp.txt /praxis/files/ files20100707v1 &
    nao entendi direito a opção -C . vc entende?

    Obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: TAR - Scriptque busca alterações nos ultimos 7 dias guarda arquivos com data superior

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o bom do rsyn eh que ele compara arquivo por aquivo .. se teve alteração ele atualiza ou faz uma copia (depende da configuração)
    Vc poderia confirmar qual o parametro para isto? -u ? Acho q nao né? q pelo q eu li essa mantem apenas os arquivos do destino que sao mais novos que os de origem..

    Obrigado!