+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DUVIDA EM CONFIGURAÇÃO DE CARTÕES

    Olá, até hoje estou com um provedor pequeno em casa, ou melhor, dividindo meu adsl com vizinhos... Agora gostaria de saber corretamente ou algo que fique legal uma configuração para o cartão mini-pci que fica na rb.

    Tenho uma RB 433AH com 2 cartões ENGENIUS 8602 a/b/g, uso um cartão em uma omni de 18 dbi hypertek, e a outra em um painel setorial EMCTEST que acabei de comprar.

    Na antena omni fica os clientes ao redor, ou seja, de todos os lados que são 9, o painel comprei mais para aprender a mexer, e virei ele para o lado com mais clientes 12. Ao total são 21 clientes + 2 pcs de minha casa em um adsl de 8 MB Telefonica.

    Agora gostaria de saber como configuro o cartão em AP bridge corretamente, porque mesmo com o painel meu sinal não chega a uma distancia igual a dos provedores, em linha reta meu sinal do painel vai umas 3 quadras, e o da omni vai umas 2 e as vezes 3 quadras, uso uma fonte de 3A na RB.

    Meus cartões estão em modo default, configurados iguais aos Wikis aqui do under-linux.

    Se alguem puder me ajudar a configurar os cartões de uma forma a valorizar o sinal fico muito agradescido pois estou precisando muito.

    OBRIGADO DESDE JÁ.
    Última edição por rafaelrph; 07-07-2010 às 20:50.

  2. #2

    Padrão Re: DUVIDA EM CONFIGURAÇÃO DE CARTÕES

    Amigo só lembrando compartilhar adsl com " vizinhos " é totalmente Ilegal !

    Mais a respeito da sua duvida, esse cartão engenius eu sinceramente nunca tive sorte com eles mais para te ajudar, não deixei eles setado com default coloca 20dbm a opção é Tx Power, se não aparecer clica no advanced mode, e faz um teste. Como você menciono que o sinal ta fraco verifica os cabos, e ve c não ligou o pigtail no cartão no aux. Use cabos de qualidade lmr400 com no maximo 1 metro. Configure a rede em modo B e deixa os data rate fixo em 5,5 mbps e 11mbps.
    Última edição por mktguaruja; 07-07-2010 às 22:50.

  3. #3

    Padrão Re: DUVIDA EM CONFIGURAÇÃO DE CARTÕES

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo só lembrando compartilhar adsl com " vizinhos " é totalmente Ilegal !

    Mais a respeito da sua duvida, esse cartão engenius eu sinceramente nunca tive sorte com eles mais para te ajudar, não deixei eles setado com default coloca 20dbm a opção é Tx Power, se não aparecer clica no advanced mode, e faz um teste. Como você menciono que o sinal ta fraco verifica os cabos, e ve c não ligou o pigtail no cartão no aux. Use cabos de qualidade lmr400 com no maximo 1 metro. Configure a rede em modo B e deixa os data rate fixo em 5,5 mbps e 11mbps.
    Olá MKT, lendo sua resposta ao Rafael fiquei com uma dúvida. Lembrando de outros posts seus, inclusive respondendo uma pergunta minha, se não me engano vc mencionou que usa 4 setoriais na torre e em uma RB usa 3 cartões mini-pci. Sabendo que as setoriais não devem ficar numa distância inferior a 1 metro umas das outras, você consegue usar cabos menores que 1 metro?
    Pergunto porque já instalei uma setorial de 120°, e como o resultado foi excelente, vou comprar mais uma para completar os 240° (não vou precisar da terceira pois o pessoal de trás já é atendido por outra torre. Se eu decidir usar a mesma RB com 2 cartões, acho que precisaria de um cabo de 1,5m no mínimo. Será que prejudica muito?

  4. #4

    Padrão Re: DUVIDA EM CONFIGURAÇÃO DE CARTÕES

    Olá o cabeamento esta tudo ok, testei com o multimetro para ver se tava ok. realmente o problema é na configuração dos cartões, gostaria de mais detalhes como o que mexer na guia Advanced, WDS, Nstreme, tx Power... acho que deve ter algo errado ali, alguma coisa que melhore o sinal...
    Abraços.

    PS: é ilegal compartilhar, mas na verdade rachamos o valor, porque 21 x R$30,00 cada, da 600,00.. isso R$299,00 adsl, R$50,00 Energia ai ganho 250,00 para pagar a faculdade... intende. não é crime é investimento nos estudos para quem não pode trabalhar porque estuda integral com bolsa de estagiario a noite.