+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    Olá companheiros do forum, estou querendo implementar uma rede de alta capacidade para atender clientes wireless. Pretendo fornecer link de 1mb e da garantia de banda igual as teles..
    Alguem saberia me Informar qual tamanho de link ideal para atender 100 clientes a 1mb...
    Última edição por Magal; 10-07-2010 às 15:22. Razão: Correção do título

  2. #2

    Padrão Re: Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    Olá... tamanho "ideal" do link para fornecer 1mb pra cada um dos 100 clientes com garantia de banda exige uma conta muito complicada 100 clientes x 1mb = 100mb de link isso no ideal no mundo das idéias perfeito xD agora na vida real uns 25mb ~ 30mb deve dar pra fornecer 1mb com garantia pois de 100 deve ficar uns 30 conectados ao mesmo tempo... tirando que muitos nem ficam consumindo banda... da pra começar com bem menos.

  3. #3

    Padrão Re: Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    Citação Postado originalmente por slackmanic Ver Post
    Olá... tamanho "ideal" do link para fornecer 1mb pra cada um dos 100 clientes com garantia de banda exige uma conta muito complicada 100 clientes x 1mb = 100mb de link isso no ideal no mundo das idéias perfeito xD agora na vida real uns 25mb ~ 30mb deve dar pra fornecer 1mb com garantia pois de 100 deve ficar uns 30 conectados ao mesmo tempo... tirando que muitos nem ficam consumindo banda... da pra começar com bem menos.
    Perfeita a resposta do amigo. É isso mesmo que ele disse.

    em "conta de grosso" dá pra calcular 4 clientes pra cada mega contratado. A porca torce o rabo na hora que chegam os "acumuladores de bits" com os programas de Peer to Peer.

    Um usuário de Peer to Peer gera tráfego de dados igual a 16 clientes comuns. Ele vai usar apenas 1 mega de velocidade, mas o volume trafegado será absurdo. Isto é ruim, porque você não pode mais contar com a ociosidade do cliente para oferecer um preço mais baixo.

    Esqueça as rotininhas de controle de P2P, elas funcionam pros usuários novatos. O cara que é rato de P2P sabe como burlar esse simples bloqueio e vai ocupar toda a banda que você alocar para ele. Dá um desespero ver o link do cara no vermelho 24/7.

    Os sistemas de cache funcionam bem, mas é impossível ter todo o conteúdo da internet dentro de um computador. Apesar do cache, o tráfego do cliente P2P ainda será pesado para a sua rede.

    Eu presto consultoria para provedores wireless e muitos decidiram estipular franquia de dados além da limitação de velocidade. Estourou a cota e quer continuar navegando? Pague mais pelo tráfego extra. Algumas operadoras da europa fazem isso e as operadoras de telefonia celular brasileiras, também.

    Alguns provedores wireless optam pro criar regras de burst que limita a velocidade de navegação para 128k se a conexão ficar ininterrupta por 5 minutos. Cada empresa tem sua forma de lidar com o abuso. Eu sou a favor da transparência. Se vai alocar 1 mega, que seja sempre 1 mega.

    Um link wireless corporativo de 1 mega custa em regiões remotas entre R$ 750,00 e R$ 900,00. É esse valor que um usuário de P2P deveria pagar pela quantidade de banda que ele ocupa.

    Deixe claro no seu contrato que você vende acesso à internet, mas que existem limitações de tráfego. Assim, o usuário de P2P vai fugir de você como o diabo foge da cruz. É melhor esse cara degradando a rede do concorrente do que a sua.

    Sucesso,

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    Citação Postado originalmente por slackmanic Ver Post
    Olá... tamanho "ideal" do link para fornecer 1mb pra cada um dos 100 clientes com garantia de banda exige uma conta muito complicada 100 clientes x 1mb = 100mb de link isso no ideal no mundo das idéias perfeito xD agora na vida real uns 25mb ~ 30mb deve dar pra fornecer 1mb com garantia pois de 100 deve ficar uns 30 conectados ao mesmo tempo... tirando que muitos nem ficam consumindo banda... da pra começar com bem menos.
    Eu vou alem... creio que 15mb seja o suficiente

    de 100 clientes, tera em media 30-40% conectado... teoricamente 30-40mb
    levando em consideracao que destes, apenas uns 30% estarao consumindo banda realmente (fazendo download)... de 9 a 12mb para atender o download destes cliente... se vc tiver 15mb, sobra de 3 a 6mb para atender navegacao do restante dos clientes).
    e com um bom webproxy, conseguimos mais uns 10-15% de economia.
    logo, 15mb é mais que o suficiente para atender 100 clientes com 1mb e ainda ter garantia de banda... sem memo precisar fazer traffic shapping.

    facço esses calculos pois ja vi um provedor em outra regiao, aonde tinha 23 clientes com 1mb.
    sabe qtos mb juntos eles consumiam? em horario de pico 2-3mb
    em horario normal, no maximo os 1mb...
    ou seja, todos os 23 clientes de 1mb, daria teoricamente algo como 23mb de banda necessaria para atender... mas eles gastavam no maximo 10% da banda.
    mas claro, cada caso é um caso.
    Última edição por AndrioPJ; 11-07-2010 às 09:28.

  5. #5

    Padrão Re: Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Perfeita a resposta do amigo. É isso mesmo que ele disse.

    em "conta de grosso" dá pra calcular 4 clientes pra cada mega contratado. A porca torce o rabo na hora que chegam os "acumuladores de bits" com os programas de Peer to Peer.

    Um usuário de Peer to Peer gera tráfego de dados igual a 16 clientes comuns. Ele vai usar apenas 1 mega de velocidade, mas o volume trafegado será absurdo. Isto é ruim, porque você não pode mais contar com a ociosidade do cliente para oferecer um preço mais baixo.

    Esqueça as rotininhas de controle de P2P, elas funcionam pros usuários novatos. O cara que é rato de P2P sabe como burlar esse simples bloqueio e vai ocupar toda a banda que você alocar para ele. Dá um desespero ver o link do cara no vermelho 24/7.

    Os sistemas de cache funcionam bem, mas é impossível ter todo o conteúdo da internet dentro de um computador. Apesar do cache, o tráfego do cliente P2P ainda será pesado para a sua rede.

    Eu presto consultoria para provedores wireless e muitos decidiram estipular franquia de dados além da limitação de velocidade. Estourou a cota e quer continuar navegando? Pague mais pelo tráfego extra. Algumas operadoras da europa fazem isso e as operadoras de telefonia celular brasileiras, também.

    Alguns provedores wireless optam pro criar regras de burst que limita a velocidade de navegação para 128k se a conexão ficar ininterrupta por 5 minutos. Cada empresa tem sua forma de lidar com o abuso. Eu sou a favor da transparência. Se vai alocar 1 mega, que seja sempre 1 mega.

    Um link wireless corporativo de 1 mega custa em regiões remotas entre R$ 750,00 e R$ 900,00. É esse valor que um usuário de P2P deveria pagar pela quantidade de banda que ele ocupa.

    Deixe claro no seu contrato que você vende acesso à internet, mas que existem limitações de tráfego. Assim, o usuário de P2P vai fugir de você como o diabo foge da cruz. É melhor esse cara degradando a rede do concorrente do que a sua.

    Sucesso,

    ZéAlves

    To fazendo essa pesquisa pois aqui na minha região so existe a velox que atende a essa velocidade, e alguns clientes ja começaram a pedir banda maior. Quanto aos P2P realmente arrebenta qualquer rede. Não que eu num seja afavor de o cliente contratar uma banda e entregar ela, mas nosso grande problema e o preço do link full aqui, a embratel me entrega 1mb a 1500,00. Imagina o preço que vou ter que cobrar dos clientes para eu consseguir pagar esse link atendendo esses clientes a 1mb... aqui a velox cobra 179,00 pelo adsl + linha telefonica.. sem falar que so chega a 1mb anoite, muito dificiu de dia..
    Abraço, e obrigado pela citação...

  6. #6

    Padrão Re: Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    olha amigo
    Digo hoje 15 mega full dependendo da operadora vai te cobrar uns R$ 9 000,00 então voce via ter que cobrar muito bem deses seus clientes.
    como sitou o amigo acima pors iniciantes vc consegue burlar mas eo demais?
    Mas boa sorte nesse seu projeto
    O que tem funcionado em regiões remotas com link absurdo de caro é deixar claro em contrato a velocidade e a quantidade de dados que o cara pode trafegar no mês, exemplo:
    1 mega de velocidade com 10 gigas de tráfego dá e sobra para um usuário comum.

    Chamo de usuário comum a pessoa que baixa e-mail, navega, joga online, ouve uma radio e assiste youtube.
    Esse tipo de internauta usa no máximo de 5 gigas de tráfego no mês.

    Se o cara é um "light user", a média varia entre 1 e 2 gigas de tráfego pra quem usa link de 1 mega.

    Se a pessoa trabalha de casa e usa a internet pra exercer seu ofício, ele é um "heavy user", e o tráfego mensal de dados varia próximo de 8 gigas (para 1 mega de link).

    Portanto, 10 gigas de tráfego mensal dá e sobra para o usuário comum. Quando o cara faz streaming direto é que mata o provedor pequeno.

    Se constar em contrato as limitações, o cara não tem do que reclamar. Em casos extremos onde o dono do provedor não quer envolvimento com PROCOM, é recomendável devolver o dinheiro da adesão e pagar a multa pro cara ir embora. Sai mais barato.

    Enfim, você não tem como evitar que os "usuários abusadores" tornem-se clientes do seu provedor, mas você tem opções para manter sua atividade lucrativa.


    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 12-07-2010 às 08:46.

  7. #7
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    Bom vou deixar uma experiencia minha aqui pra você, talvez te de uma luz.

    Presto serviço para um provedor aqui, a media de clientes desse provedor é uns 500/600 clientes, nunca parei pra olhar o total de simultaneos no horario de pico, só a banda em horario de pico que é uma media de 10 a 15 mega.
    A velocidade de conexão desses clientes é de 512k de down e 256 de up, não existe outras velocidades.
    O link de internet é de 30 mega, usamos web-proxy (Squid+Thunder).
    Controle de p2p é feito por layer7, não é 100% mais é o melhor que conseguimos para controle de p2p na rede.
    Não temos politica de limite de trafego na rede, ou seja tanto faz o usuario consumir 1 giga mensal ou 100 giga.
    A rede é 80% mikrotik e 90% 5.8Ghz (maior parte predios).

    Acho que da pra você fazer uma base por ai.
    Espero ter ajudado.

    Abraços a todos e boa sorte.

  8. #8

    Padrão Re: Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Bom vou deixar uma experiencia minha aqui pra você, talvez te de uma luz.

    Presto serviço para um provedor aqui, a media de clientes desse provedor é uns 500/600 clientes, nunca parei pra olhar o total de simultaneos no horario de pico, só a banda em horario de pico que é uma media de 10 a 15 mega.
    A velocidade de conexão desses clientes é de 512k de down e 256 de up, não existe outras velocidades.
    O link de internet é de 30 mega, usamos web-proxy (Squid+Thunder).
    Controle de p2p é feito por layer7, não é 100% mais é o melhor que conseguimos para controle de p2p na rede.
    Não temos politica de limite de trafego na rede, ou seja tanto faz o usuario consumir 1 giga mensal ou 100 giga.
    A rede é 80% mikrotik e 90% 5.8Ghz (maior parte predios).

    Acho que da pra você fazer uma base por ai.
    Espero ter ajudado.

    Abraços a todos e boa sorte.

    Vai ajudar sim sua experiencia, obrigado

  9. #9

    Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    São Paulo
    Posts
    13

    Padrão Re: Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    Olá amigo qual o valor que esse seu cliente cobra nessa velocidade, no meu caso quero ofertar velocidades de 256kb 350kb 512kb e 1MB, levando em conta que cada mega Full meu sai R$ 260,00,

    aguardo resposta

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Bom vou deixar uma experiencia minha aqui pra você, talvez te de uma luz.

    Presto serviço para um provedor aqui, a media de clientes desse provedor é uns 500/600 clientes, nunca parei pra olhar o total de simultaneos no horario de pico, só a banda em horario de pico que é uma media de 10 a 15 mega.
    A velocidade de conexão desses clientes é de 512k de down e 256 de up, não existe outras velocidades.
    O link de internet é de 30 mega, usamos web-proxy (Squid+Thunder).
    Controle de p2p é feito por layer7, não é 100% mais é o melhor que conseguimos para controle de p2p na rede.
    Não temos politica de limite de trafego na rede, ou seja tanto faz o usuario consumir 1 giga mensal ou 100 giga.
    A rede é 80% mikrotik e 90% 5.8Ghz (maior parte predios).

    Acho que da pra você fazer uma base por ai.
    Espero ter ajudado.

    Abraços a todos e boa sorte.

  10. #10

    Padrão Re: Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    ola amigo trabalho num provedor que vende,os velocidade de 300k 600k 1mb temos em uma media de 44 clientes de 1mb/ 64 de 600k e 400 de 300k etemos um link de 20Mb trabalhamos com proxy e thunder

  11. #11
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Link para atender clientes com plano de acesso de 1MB

    Citação Postado originalmente por cafeg Ver Post
    Olá amigo qual o valor que esse seu cliente cobra nessa velocidade, no meu caso quero ofertar velocidades de 256kb 350kb 512kb e 1MB, levando em conta que cada mega Full meu sai R$ 260,00,

    aguardo resposta
    Esse local onde presto consultoria cobra cerca de 38,00 reais pelos 512kb, isso porque o speedy esta por aqui, entao fica dificil cobrar valores mais altos, e tambem o suporte é muito rapido aos clientes no maximo 1 dia para resolver prblemas nos clientes (salvo quando é problema no pc do cliente, ai ele se vira pra consertar).
    Com isso conseguimos um bom indice de sastifaçao do cliente, tem gente que prefere usar nossa rede em vez de usar speedy que estão cobrando agora aqui na região 29,90 por mes.

    A base do link é essa faixa tambem 260 ou um pouco mais com ultima milha.

    Abraços e boa sorte.