Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Experiencia com Rocket M5!!!

    Bom dia parceiros,alguem tem experiencia com esse novo produto da ubiquiti Rocket M5?
    Gostaria de saber quantos clientes ele segura com qualidade, pretendo atender clientes com planos de 512k a 1mb.

    Nos clientes serão usados produtos airmax tambem.

  2. #2

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Citação Postado originalmente por wireless&cia Ver Post
    Bom dia parceiros,alguem tem experiencia com esse novo produto da ubiquiti Rocket M5?
    Gostaria de saber quantos clientes ele segura com qualidade, pretendo atender clientes com planos de 512k a 1mb.

    Nos clientes serão usados produtos airmax tambem.
    Cada rádio AirMAX suporta até 100 clientes simultâneos.

    O tráfego total depende do tipo de rede (ponto-a-ponto ou ponto multi-ponto) e da distância entre os rádios.

    O RocketM foi projetado para enlaces de longa distância preferencialmente PTP. Nada impede de utilizá-lo com uma setorial em PTMP.

    Para PTMP de até 6 Km, vai de NanoStation M que já tem antena integrada e suporta o mesmo número de clientes que o Rocket M.

    Precisando de respostas mais personalizadas entre em contato comigo.

    Abraço,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    ZéAlves, o post não é meu mas gostaria de agradecer por você sempre responder e esclarecer as dúvidas sobre os produtos da linha Ubiquiti, valeu mesmo....

    Ivan Galves

  4. #4

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Citação Postado originalmente por ivangalves Ver Post
    ZéAlves, o post não é meu mas gostaria de agradecer por você sempre responder e esclarecer as dúvidas sobre os produtos da linha Ubiquiti, valeu mesmo....

    Ivan Galves
    Obrigado Ivan.

    É muito legal compartilhar experiências com os amigos aqui do Under. Também tenho aprendido muito com os profissionais que participam do Under-Linux.

    Abraço,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Zé Alves,

    Vc sugere NanoStation M como AP, ao invés de Rocket + setorial?

    Abraços e obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Salve grande granlabor que tem tanto nos ajudado.
    Amigo, essa quantia de clientes eu consseguiria atender a 1mb?
    o radio não vai da ziguizira, hehehe
    No caso de alguns clientes usar nanostation5, ja tenho varios e vou ter que aproveita-los para conectar na rede que vai esta os rocket.


    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Cada rádio AirMAX suporta até 100 clientes simultâneos.

    O tráfego total depende do tipo de rede (ponto-a-ponto ou ponto multi-ponto) e da distância entre os rádios.

    O RocketM foi projetado para enlaces de longa distância preferencialmente PTP. Nada impede de utilizá-lo com uma setorial em PTMP.

    Para PTMP de até 6 Km, vai de NanoStation M que já tem antena integrada e suporta o mesmo número de clientes que o Rocket M.

    Precisando de respostas mais personalizadas entre em contato comigo.

    Abraço,

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Citação Postado originalmente por ArilsonWestLink Ver Post
    Zé Alves,

    Vc sugere NanoStation M como AP, ao invés de Rocket + setorial?

    Abraços e obrigado.

    Sim e não. Vou explicar:

    Se você tem poucos clientes e tá com a grana curta, o Nano M é uma excelente alternativa.
    Se você tah bom de bolso e pretende fazer uma instalação mais profissional, o Rocket M + a Setorial é a melhor solução.
    Ou seja, cada caso é único



    Citação Postado originalmente por wireless&cia Ver Post
    Salve grande granlabor que tem tanto nos ajudado.
    Amigo, essa quantia de clientes eu consseguiria atender a 1mb?
    o radio não vai da ziguizira, hehehe
    No caso de alguns clientes usar nanostation5, ja tenho varios e vou ter que aproveita-los para conectar na rede que vai esta os rocket.
    Se você usar o Rocket M com NanoStation convencional sua rede vai ter que operar com o AirMAX desligado.

    Sobre a "ziquezira":
    a) O Mike Ford da Ubiquiti sempre diz que o rádio aceita até 100 clientes simultaneos por causa do processador e capacidade de memória do equipamento.

    b) Se o potencial máximo do seu enlace é 50 mbps e você tem clientes com contrato de 1 mega, aí é que está a pegadinha...

    1) o rádio é capaz de ter 100 clientes simultaneos
    2) mas o enlace só passa 50 megas
    3) consequentemente se todos seus 100 clientes acessarem simultaneamente, cada um receberá 500 kbps ao invés do 1000 kbps que você prometeu
    4) se tem que garantir 1000 kbps, cada rádio poderá atingir um máximo de 50 clientes. Não pela limitação do equipamento, mas pela limitação do enlace.

    Para contornar isso, vc terá que planejar muito bem a cobertura do seu enlace para obter no mínimo 100 megas de tráfego no canal.


    Abraço,

    ZéAlves

  8. #8

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Cada rádio AirMAX suporta até 100 clientes simultâneos.

    O tráfego total depende do tipo de rede (ponto-a-ponto ou ponto multi-ponto) e da distância entre os rádios.

    O RocketM foi projetado para enlaces de longa distância preferencialmente PTP. Nada impede de utilizá-lo com uma setorial em PTMP.

    Para PTMP de até 6 Km, vai de NanoStation M que já tem antena integrada e suporta o mesmo número de clientes que o Rocket M.

    Precisando de respostas mais personalizadas entre em contato comigo.

    Abraço,

    ZéAlves
    Opa Gran !

    Discordo com a afirmação acima. Na TEORIA aceitaria sim, 100 clientes, difícil é ele com esta "pequena" infra de hardware.

    A não ser que alguém já tenha visto funcionando.

    Mas sem dúvida é uma excelente tecnologia, e os rádios, dispensam comentários.

    Abraços

  9. #9

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Fantastico esse radio amigo, mesmo suportando media de 50clientes a 1mb ja ta de bom tamanho, levando em consideração que isso e somente em um radio+setorial, deixando uma torre com 4 conjunto desses ai fica show de bola.
    Ai o grande problema vai ser consseguir levar um enlace bom para consseguir atender esses 4 conjuntos de rocket+basestation.
    Sera que somente 1 rocket consseguiria fazer esse enlace e manter banda suficiente para esses 4 conjuntos de antenas?


    Agradeço sua colaboração...

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Sim e não. Vou explicar:

    Se você tem poucos clientes e tá com a grana curta, o Nano M é uma excelente alternativa.
    Se você tah bom de bolso e pretende fazer uma instalação mais profissional, o Rocket M + a Setorial é a melhor solução.
    Ou seja, cada caso é único





    Se você usar o Rocket M com NanoStation convencional sua rede vai ter que operar com o AirMAX desligado.

    Sobre a "ziquezira":
    a) O Mike Ford da Ubiquiti sempre diz que o rádio aceita até 100 clientes simultaneos por causa do processador e capacidade de memória do equipamento.

    b) Se o potencial máximo do seu enlace é 50 mbps e você tem clientes com contrato de 1 mega, aí é que está a pegadinha...

    1) o rádio é capaz de ter 100 clientes simultaneos
    2) mas o enlace só passa 50 megas
    3) consequentemente se todos seus 100 clientes acessarem simultaneamente, cada um receberá 500 kbps ao invés do 1000 kbps que você prometeu
    4) se tem que garantir 1000 kbps, cada rádio poderá atingir um máximo de 50 clientes. Não pela limitação do equipamento, mas pela limitação do enlace.

    Para contornar isso, vc terá que planejar muito bem a cobertura do seu enlace para obter no mínimo 100 megas de tráfego no canal.


    Abraço,

    ZéAlves

  10. #10

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Opa Gran !

    Discordo com a afirmação acima. Na TEORIA aceitaria sim, 100 clientes, difícil é ele com esta "pequena" infra de hardware.

    A não ser que alguém já tenha visto funcionando.

    Mas sem dúvida é uma excelente tecnologia, e os rádios, dispensam comentários.

    Abraços
    Oi Alan.

    Essa afirmação de 100 clientes por rádio é dado que a Ubiquiti divulga. O Mike Ford da Ubiquiti afirma que o atual processador e a capacidade de memória que o equipamento disponibiliza suporta 100 clientes.

    Particularmente eu nunca vi chegar a 100 clientes por rádio porque os provedores que atendo são pequenos e poucos chegam a 50 clientes por rádio. Mas grandes provedores norteamricanos utilizam AirMAX em seus POPs e estão adorando. Na américa do norte a quantidade de clientes que podem pagar por acesso à internet é maior e possivelmente lá eles consigam 100 clientes por rádio.

    Mas o evento da Ubiquiti de FOZ está chegando e será uma boa oportunidade pra gente perguntar isso pessoalmente para o Mike Ford. A Ubiquiti me convidou novamente para traduzir o evento.

    Abraço,

    ZéAlves

  11. #11

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Citação Postado originalmente por wireless&cia Ver Post
    ... Sera que somente 1 rocket consseguiria fazer esse enlace e manter banda suficiente para esses 4 conjuntos de antenas?
    Que tal uma boa omni + Bullet M? Seria uma boa combinação se você tem poucos clientes no POP.

    ZéAlves

  12. #12

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Discordo totalmente da afirmativa, 100 clientes on line trafegando 1mb nem ligado no cabo direto do tranciver da fibra de 100mb vai funcionar, já testei aqui um rocket + setorial 90graus com 25 clientes a 4mb cada rocket na torre e nano M5 nos clientes, funcionou blz mas em horarios de picos ainda aconteciam perda de pacotes, é claro que considerando os atuais cartoes R52h R52N XR5 é 10x melhor o Rocket, agora se se falar em ter 100 clientes conectados e uma média de 15 usando fica bom, kkk, agora cada caso é um caso, as vezes acredito que as empresas fazem testes em abiente totalmente sem poluição pra dar esses resultados.
    Tambem discordo totalmente de omini, mil vezes melhor usar um nano M5, o unico problema dele é a antena só ter 60 graus mas funciona bem sim, já tenho casos aqui de 10 clientes on line com 2mb cada rodando normal.

  13. #13

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    E eu discordo totalmente da sua discórdia. huahauahauahaua

    ZéAlves

  14. #14

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Quantos online fica neste radio, vc disse que tem 25clientes a 4mb cada.


    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Discordo totalmente da afirmativa, 100 clientes on line trafegando 1mb nem ligado no cabo direto do tranciver da fibra de 100mb vai funcionar, já testei aqui um rocket + setorial 90graus com 25 clientes a 4mb cada rocket na torre e nano M5 nos clientes, funcionou blz mas em horarios de picos ainda aconteciam perda de pacotes, é claro que considerando os atuais cartoes R52h R52N XR5 é 10x melhor o Rocket, agora se se falar em ter 100 clientes conectados e uma média de 15 usando fica bom, kkk, agora cada caso é um caso, as vezes acredito que as empresas fazem testes em abiente totalmente sem poluição pra dar esses resultados.
    Tambem discordo totalmente de omini, mil vezes melhor usar um nano M5, o unico problema dele é a antena só ter 60 graus mas funciona bem sim, já tenho casos aqui de 10 clientes on line com 2mb cada rodando normal.

  15. #15

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    uma média de 15 navegando já dá latencia alta, antes que me perguntem isso esta ligado direto no switch que sa ido meu servidor, nao tem ptp antes e minha tenho 2 links de 100mb um telefonica e um CTB, minha região é poluida tanto 5.8 quanto 2.4 por isso nao culpo os radios não, só fiz um comentario de quem realmente usa os equipamentos não o que esta escrito no manual. Na pratica tudo é diferente. A e com Airmax ligado, agora só pra defender com uma setorial 90graus e cartao R52H nao fazia nem metade disso.

  16. #16

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    O trafego desses 15 clientes fica em torno de quantos mb por rocket? Estou fazendo essas perguntas pois estou migrando uma rede 5.8 para airmax e vou trabalhar com planos de 1mb...


    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    uma média de 15 navegando já dá latencia alta, antes que me perguntem isso esta ligado direto no switch que sa ido meu servidor, nao tem ptp antes e minha tenho 2 links de 100mb um telefonica e um CTB, minha região é poluida tanto 5.8 quanto 2.4 por isso nao culpo os radios não, só fiz um comentario de quem realmente usa os equipamentos não o que esta escrito no manual. Na pratica tudo é diferente. A e com Airmax ligado, agora só pra defender com uma setorial 90graus e cartao R52H nao fazia nem metade disso.

  17. #17

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Amigo wireless&cia fica sussegado que vai funcionar, até hoje nao vi nada igual a esses equipamento com airmax da Ubiquit, mantem uma média de 30 a 40 clientes cadastrados por torre que atende bem 1mb de plano sim, o que comentei acima não tem nada a ver de não ser bom, mas não é como nosso colega falou de colocar 100clientes on line, só se for 100clientes trafegando 20kb. O que tenho aqui é um caso atipo, fiz pra testar mesmo, pois queria vender planos de 4mb, agora vi que não é possivel do jeito que eu queria, pois o problema é que os meus clientes desse plano sao na maioria residenciais e usam todos no mesmo horario entre 19:00 a 23:00hs, ai meu amigo só se colocar + de 1 rocket ou nano M5 como ap, ou cabo mesmo senão não tem milagre.

  18. #18

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Nesta sua torre tem quantos rocket+basestation, ou vc ta usando somente nano m5.

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Amigo wireless&cia fica sussegado que vai funcionar, até hoje nao vi nada igual a esses equipamento com airmax da Ubiquit, mantem uma média de 30 a 40 clientes cadastrados por torre que atende bem 1mb de plano sim, o que comentei acima não tem nada a ver de não ser bom, mas não é como nosso colega falou de colocar 100clientes on line, só se for 100clientes trafegando 20kb. O que tenho aqui é um caso atipo, fiz pra testar mesmo, pois queria vender planos de 4mb, agora vi que não é possivel do jeito que eu queria, pois o problema é que os meus clientes desse plano sao na maioria residenciais e usam todos no mesmo horario entre 19:00 a 23:00hs, ai meu amigo só se colocar + de 1 rocket ou nano M5 como ap, ou cabo mesmo senão não tem milagre.

  19. #19

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    Aqui nao tenho nem testei nenhum basestation, tenho em uma torre essa do provedor com 2 Rocket + Antena setorial 90 Graus 17Dbi. Em outro pop 3 nano M5

  20. #20
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Experiencia com Rocket M5!!!

    teria que ter a basestation pra colocar no rocket nao? afinal ele tem duas saidas..
    basestation = painel setorial da ubnt.