+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation BUCHA para Novato no Linux

    Boa dia nobres.

    Por força das circunstancias, praticamente fui "obrigado" a assumir um cliente que por infelicidade topou com um desses "profissionais" que infelizmente povoam o mercado.
    O "artista" deixou um imbroglio bastante indigesto, com uma rede problematica, que possui um servidor linux (não tenho certeza da distribuição, mas acho que é DEBIAN), um servidor de arquivos capenga "feito" de windows xp, e um sistema (que dá muitos problemas) feito em PHP + MySQL que reside no "servidor" Windows.
    Foi um verdadeiro parto pra conseguir que o "meliante" fonecesse a senho do root do linux. E pelo pouco que pude analisar no dia de ontem, o servidor onde está o Linux é o servidor de internet.
    Como não entendo praticamente nada de linux, preciso de ajuda no sentido de como proceder para poder identificar qual distribuição se encontra instalada, o IP externo, procedimentos e comandos básicos para uma manutenção básica (backup, etc).
    Por medida de prevenção, preciso verificar também se há algum programa de acesso remoto instalado no servidor linux, e como não conheço nenhum desses programas para o linux, necessito de orientações para identifica-los.
    Se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente.

  2. #2

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    # uname -r verifica versão do kernel do linux
    # ifconfig mostra as configurações de ip

  3. #3

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    Muitissimo obrigado pelas dicas Ueder.

    Uma dúvida:
    Pelo pouco que sei do linux, esses comandos aí, são feitos na linha de comando não são ?
    Como ainda não pude entrar lá no servidor linux devido aos vários "incendios" a serem apagados no servidor windows, não sei se o mesmo está com interface grafica ou não. Caso esteja com interface grafica instalada, como é que chego até a linha de comando ?
    Grato.

  4. #4

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    Sim os camandos são feitos em linha de comando, se for Debian e tiver interface grafica na aba superior clica em <APLICAÇÕES> E <ACESSORIOS> <TERMINAL> ou <TERMINAL COMO ROOT>

  5. #5

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    Grato mais uma vez Ueder.

    Assim que acabar de dar conta dos "incendios" vou entrar lá no servidor linux e verificar a distribuição.

  6. #6

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    Ok qualquer coisa estamos aki.

  7. #7

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    se não achar o terminal:

    Ctrl+ALT+F1

    vai para o modo texto...

    Ctrl+ALT+F7 volta para modo grafico...

    com o "ifconfig" vc conseguira ver os ips/mascara das interfaces de rede... porem não o gateway nem o dns... para isso:

    gateway:

    Código :
    netstat -rn

    Dns:

    Código :
    cat /etc/resolv.conf

    Acredito que :

    Código :
    uname [B]-a[/B]
    ira lhe dar informações referente a distribuição instalada.

    com relação ao acesso remoto... o "SSH" eu acredito ser a melhor opção...
    da uma caçada no google sobre este serviço que vai te ajudar bastante..

    boa sorte!

  8. #8

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    Olha, nao querendo falar nada, mas se voce nao entende de linux, voce vai penar para mexer num servidor em produção, e sendo menos chato ainda, voce esta fazendo igual ao outro rapaz, que voce chamou de "profissionais".

  9. #9

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    Olha, nao querendo falar nada, mas se voce nao entende de linux, voce vai penar para mexer num servidor em produção, e sendo menos chato ainda, voce esta fazendo igual ao outro rapaz, que voce chamou de "profissionais".
    Realmente, é o tipo de situação onde o cara pode se queimar...
    mas olhando pelo lado bom da coisa...
    É um ótimo incentivo para aprender algo que presta... =)

  10. #10

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    Citação Postado originalmente por Lincoln Ver Post
    Realmente, é o tipo de situação onde o cara pode se queimar...
    mas olhando pelo lado bom da coisa...
    É um ótimo incentivo para aprender algo que presta... =)
    Para aprender e legal, mas em servidor que ja esta em procução, hum,, sei nao, se der um problema, ta morto.. ainda mais se for servidor de arquivos, meu deus...

  11. #11

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    Meu caro, vc esta com uma abacaxi grande nas mãos... pelo visto vc vai ter que aprender linux ou contratar alguém especializado no assunto... meia dúzia de comandos não vão te resolver o problema...

    todos os casos pra vc saber o distro que atualmente o servidor esta usando utilize o comando uname -a, que te da um nível de informações e detalhamento maior; uname -r te mostra somente a versão do kernel do linux

    debian:/home/cpd# uname -a
    Linux debian 2.6.26-2-686 #1 SMP Mon Jun 21 05:58:44 UTC 2010 i686 GNU/Linux
    aqui me mostra o nome do sistema opercional, versão do kernel, etc, etc...

    para verificar ip dai sim... sempre como user root...

    # ifconfig

  12. #12

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    Ja peguei problemas assim meu caro a melhor saida é re-estruturar e adaptar para um melhor controle seu e melhor atendimento do cliente, ai é questão de Analisar.
    Eu, penso que você poderia centralizar, num servidor, e usar o outro para backup, e outras tarefas, ou melhor, centralizar Gatway e servidor web em um, e o dados separado, ou Gw e juntar dados e WEB.
    Levantar esses serviços não é tão complicado quanto se parece, se a necessidade for pequena e básica, coisa mais avançada é complicado.
    O que for precisando fazer, vai postando que a gente vai te direcionando para solução.

    Abraços

  13. #13

    Padrão Re: BUCHA para Novato no Linux

    Como pode criticar a rede feita se não tem conhecimento em linux ?rs