+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede Wireless Para 800 usuários

    Pessoal,
    Estou precisando montar uma rede wireless que suporte cerca de 800 usuários. O maior número de clientes em um AP será 100 usuários. Para este projeto, pensei em utilizar a RB 1000 para gerenciar as conexões (DCHP, NAT, PPPOE) e utilizar cerca de 20 RB 800 com dois cartões R52N, funcionando em modo brigde.

    Será que cada RB ira funcionar bem com este numero de usuários (100 por AP)?
    A RB 1000 consegue funcionar bem gerenciando este numero de usuários?
    Conhecem equipamentos que podem funcionar melhor?

    Eu nunca utilizei o hardware da Mikrotik. Conheço soluções com wireless switch, porém seu preço é muito elevado.

    Obrigado

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Wireless Para 800 usuários

    20 rb ???? cartão r52n não é homologado alem que vc tera que usar N nos clientes tb
    depende da banda vc tem uns 50 clientes conectados em cada cartão ai vem a questao da freq 2.4 é bem limitada vc pode pensar em 5.8

  3. #3

    Padrão Re: Rede Wireless Para 800 usuários

    Vocês acham que o RB 800 seria o mais indicado para funcionar como brigde com este número de usários? Existe algo melhor? Eu vi em outro forum que a limitação pelo número de usuários esta principalmente no cartão. Porquê a frequencia 2.4 GHz é mais limitada?

  4. #4

    Thumbs up Re: Rede Wireless Para 800 usuários

    Citação Postado originalmente por Pablo Ver Post
    Vocês acham que o RB 800 seria o mais indicado para funcionar como brigde com este número de usários? Existe algo melhor? Eu vi em outro forum que a limitação pelo número de usuários esta principalmente no cartão. Porquê a frequencia 2.4 GHz é mais limitada?



    Porq a frequência em 2.4Ghz vc terá em cada cartão um link de 4 Mb sem contar q dependendo da banda vendida vc nem chegará em 40 clientes por cartão

    e só dividir ou calcular tipo 4 m/ por x clientes = x e se passar o seu cartão trabalhará saturado, e depende muito pra quem vc vender

    vc pode colocar 50 clientes velhinhos que e raro fazer um download

    ou colocar 20 clietentes entre 15 a 18 anos que 24 horas vendo videos fazendo downloas cada cá um caso..


    Agora entre a rb 1000 prefiro um pc x86 com a versão 3.20 fazendo pppoe para gerenciar e o mk instalado em um flash de 512 ou 1 Gb com proxy paralelo Thunder ou squid vai de gosto

    e Rbs nas estaçoes no caso q vc quer ai 20 ao invés de vc colocar 800 coloca a 433 ah mesmo com cartoes ubiquiti ou xr2 são exelentes.com fonte no minimu 3.5 amperes de 19v


    se ajudou clique na estrelinha abaixo

    Jean
    Última edição por djjeantechno; 13-07-2010 às 13:40.

  5. #5

    Padrão Re: Rede Wireless Para 800 usuários

    Para um local onde eu tenha um número perto de 100 usuários, o ideial seria colocar três RB 433 com dois cartões, ou basta colocar duas com 3cartões? É possivel fazer roaming entre as RBs?
    Mais uma consideração muito importante, o local que será implementada a rede wirelles é publico. Irei bloquear algumas aplicações, como torrent!!!
    Muito obrigado pelas dicas! Foram uteis!

  6. #6

    Padrão Re: Rede Wireless Para 800 usuários

    Cara seu projeto esta bom, use a RB1100, so acho um desperdicio vc usar RB800 com 2 cartões, mesma coisa de uma ferrari com motor de fusca mas blz, no seu lugar eu usaria a RB433ah (claro que a RB800 é mais potente) mas nesse caso acho que não seria tão necessario, e so corrigindo o amigo ai em cima o card R52N ele é A/B/G/N então você pode escolher em usar 2.4 - 5.8 ou Mimo ficaria com o ultimo, pois quem tem a possibilidade de usar Mimo esta se dando bem, os valores de kit cliente Mimo chegam a ser o mesmo dos de 5.8ghz fato!

    Boa sorte!

    caso precise de cotação desses itens me add no msn...

  7. #7

    Padrão Re: Rede Wireless Para 800 usuários

    pode fazer vários nucleos com rings de nanos 5 ou 2, daí vc interliga eles a um servidor mais resistente (com processador xeon pra cima e hds preferencialmetne scsi com fontes redundantes e tal), ou poderá fazer uso de sistema radius que em cada núcleo com ring de nano tem um servidor que este se liga a um servidor principal que contem os dados do cliente e liberação do acesso.

  8. #8

    Padrão Re: Rede Wireless Para 800 usuários

    Tenho mais uma dúvida. No caso de uma RB com dois cartões, posso colocar o mesmo SSID ? Me falaram que fazendo isso, a escolha é sempre feita pelo melhor sinal! Tem alguma solução para não se ter varios SSID diferentes?
    Outra coisa me falaram, é que no padrão g a máxima taxa de download é 5Mbps, no padrão a é 20 Mbps e no n é 80 Mbps, isso é verdade mesmo?

  9. #9

    Padrão Re: Rede Wireless Para 800 usuários

    Amigo procure usar Yanomami, vc vai gastar menos grana, ao invez de 20 RB's com a Yanomami ira usar umas 5 no máximo 6, pra fazer o gerenciamento, use um Pc memso x86 com MikroTik ou BrazilFw 3.x, eu particularmente prefiro BrazilFw 3.x, falou amigo, até mais!