+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: Ilustracao de ligacao direta 12v - UBNT

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Funciona muito bem com essa variação de voltagem, aliás funciona melhor em 24v !
    Kleber meu bom xará, isso é lenda urbana!!! ahruaehurahr

  2. #62

    Padrão Re: Ilustracao de ligacao direta 12v - UBNT

    pois eh, uns acham que os radios rodam mais estaveis em 24v, outros ja acham que é lenda. Ate acredito que em 24v ela fique um pouqinho mais estavel e em 24v voce podera puxar o cabo poe um tanto maior. Mas a performance nao sera completamente diferente e pra mim, so o comprimento maior do cabo poe nao justifica o gasto a mais....é muito gasto pra pouca coisa...(no meu caso com 4 estacoes)

    teoricamente, em 12v, tb poderei puxar pelo menos uns 20m de cabo poe, certo?alguem ja fez essa experiencia? Qual o tamanho de cabo poe (em media) voces costumam deixar? Vou tentar medir com um multimetro a tensao que chega na ponta do cabo...

    [s]
    Última edição por coidiloko; 06-02-2011 às 14:02.

  3. #63

    Padrão Re: Rocket M5 funciona em 12v

    Se o equipamento funciona entre 10.5~25V, o que vale levar em consideração é a potência, no caso do Rocket a potência máxima de entrada é 8W, então o cálculo da corrente vezes a tensão deverá ser usada.

    Então tanto faz usar 24V ou 12V se as potências forem iguais? Depende de alguns fatores, como a distância do cabo de alimentação, a bitola desse cabo, o metal usado no cabo. Então, usando esses cálculos, descobriremos que uma das poucas vantagens dessa tensão (24V) é a menor perda da corrente da fonte à entrada da alimentação do Rocket.

    Concluindo, se entender como dimensionar a alimentação de acordo com esses indicadores físicos e matemáticos tanto faz, caso contrário opte sempre pelo 24V, que as possibilidades de perda no desempenho são menores.

  4. #64

    Padrão Re: Rocket M5 funciona em 12v

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Se o equipamento funciona entre 10.5~25V, o que vale levar em consideração é a potência, no caso do Rocket a potência máxima de entrada é 8W, então o cálculo da corrente vezes a tensão deverá ser usada.

    Então tanto faz usar 24V ou 12V se as potências forem iguais? Depende de alguns fatores, como a distância do cabo de alimentação, a bitola desse cabo, o metal usado no cabo. Então, usando esses cálculos, descobriremos que uma das poucas vantagens dessa tensão (24V) é a menor perda da corrente da fonte à entrada da alimentação do Rocket.

    Concluindo, se entender como dimensionar a alimentação de acordo com esses indicadores físicos e matemáticos tanto faz, caso contrário opte sempre pelo 24V, que as possibilidades de perda no desempenho são menores.
    Valeu mesmo..
    Resumindo..
    Vc tem um carro com 12 velocidade transportando 1000kg num trehco de 30km.....
    Depois vc tem um carro 24 velocidades transporta 1000kg no mesmo trecho de 30km
    Quem sofre mais desgate de energia..?

    R 12v pela distancia...

    com Kleer ja falow... fazer os calculos.... srsrs

    Se for via Poe 24v tem menas perdas... se for Poe 12v..voce tem de colocar os cabos corretos....
    não porque deu certo em um caso.... srsr
    Mais faz o dimensionamento correto.. não terá problemas..

    Dica...
    Colocar Bateria Meio da torre + Painel + Caixa hermetica...( Deixa tudo la dentro - Router Ligações etc...sendo no meio do mato.. isso se não de problema com fiscalização ..saindo das normas.... é uma dica... e não uma certeza....srsrsrs)

    Sucesso... a todos com o dilema...
    12v? ou 24v?

  5. #65

    Padrão ligar modem 9v em vateria 12v

    Pessoal,
    acabo de receber o modem para ligacao da banda larga do link em Goias. O modelo e o Thomson TG508 (entrada 9v, 1A)...
    Para ligar o modem direto na bateria 12v, segundo nosso amigo FANTOXY, preciso de um Regulador de Tensao LM7809 (converte 12v para 9v), um dissipador de calor ( Qual dos modelos a seguir seria o correto? Dissipador de Calor ), e um capacitor bipolar 16v ou superior (tambem nao sei qual o modelo correto?http://sucitech.com.br/loja1/index.p...mid=1&TreeId=8).

    Eis meu pedido aos experts (Fantoxy, ou algum que entenda do assunto): poderia passar o modelo do capacitor bipolar 16v e do dissipador de calor que de certo para esse caso?(http://sucitech.com.br/loja1/)-> essa loja me parece ter todos os componentes...so tem que escolhero o correto..

    ..to indo amanha pro Goias para finalizar esse link e preciso comprar essas pecinhas antes...URGENTEEE..

    aguardo uma resposta o mais breve possivel...

    valeu pelo help!

    grande abraco a todos!
    Última edição por coidiloko; 15-02-2011 às 15:15.

  6. #66
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ligar modem 9v em vateria 12v

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Pessoal,
    acabo de receber o modem para ligacao da banda larga do link em Goias. O modelo e o Thomson TG508 (entrada 9v, 1A)...
    Para ligar o modem direto na bateria 12v, segundo nosso amigo FANTOXY, preciso de um Regulador de Tensao LM7809 (converte 12v para 9v), um dissipador de calor ( Qual dos modelos a seguir seria o correto? Dissipador de Calor ), e um capacitor bipolar 16v ou superior (tambem nao sei qual o modelo correto?Capacitor eletrolitico).

    Eis meu pedido aos experts (Fantoxy, ou algum que entenda do assunto): poderia passar o modelo do capacitor bipolar 16v e do dissipador de calor que de certo para esse caso?(sucitech)-> essa loja me parece ter todos os componentes...so tem que escolhero o correto..

    ..to indo amanha pro Goias para finalizar esse link e preciso comprar essas pecinhas antes...URGENTEEE..

    aguardo uma resposta o mais breve possivel...

    valeu pelo help!

    grande abraco a todos!
    Quanto ao modelo de dissipador não há tanto dilema pois dissipando o calor é a conta.
    Agora usar capacitor BIPOLAR em um sistema destes é coisa pra DOIDO para filtrar corrente alternada se usa capacitores eletrolíticos POLARIzados, tipo 1000 mf x 16 V

  7. #67

    Padrão Re: ligar modem 9v em vateria 12v

    Kleber, valeu pela resposta rapida!
    entao so preciso de um regulador de tensao e um dissipador de calor? Pena que o modem thomson tg508 nao e 12v...facilitaria bastante..estive ate pensando em compraroutro modem com entrada 12v pra por no lugar...mas ate onde pesquisei, so os D-link tem entrada 12v e isso encareceria o projeto...os tp-link tb sao 9v..

    ja pensei tb em ligar o modem num inversor 12v para 220v que tenho..o problema do inversor é que consome mutia corrente da bateria, certo?

    Se eu ligar o modem direto na tomada, vai torrar em questao de horas...entao, so tenho 2 opcoes:
    -> inversor 12v para 220v, OU ligacao direta em 12v com regulador de tensao para 9v + dissipador de calor

    o que voces acham?

    [s]

  8. #68

    Padrão Re: ligar modem 9v em vateria 12v

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Kleber, valeu pela resposta rapida!
    entao so preciso de um regulador de tensao e um dissipador de calor? Pena que o modem thomson tg508 nao e 12v...facilitaria bastante..estive ate pensando em compraroutro modem com entrada 12v pra por no lugar...mas ate onde pesquisei, so os D-link tem entrada 12v e isso encareceria o projeto...os tp-link tb sao 9v..

    ja pensei tb em ligar o modem num inversor 12v para 220v que tenho..o problema do inversor é que consome mutia corrente da bateria, certo?

    Se eu ligar o modem direto na tomada, vai torrar em questao de horas...entao, so tenho 2 opcoes:
    -> inversor 12v para 220v, OU ligacao direta em 12v com regulador de tensao para 9v + dissipador de calor

    o que voces acham?

    [s]
    Estava viajando.. Desculpa em não responder logo...

    Bem simples... quanto maior o dissipador mais calor ele vai dissipar... esfriando seu dispositivo... Pega um cooler Velho... coloca nele... aqueles de Plava de Video..
    Mais Pode ser esse modelo aqui...
    http://sucitech.com.br/loja1/compone...6537ad2018.jpg

    Tipo... todo dispositivo tem uma tolerância de tensão na sua entada...... no caso do seu Moden entrada de 9V pode ser que ele aceite o 12v.... ou se nao... colocar o regulador lm com saida de 9v..vc não vai se arrepender... e circuito fica baratinho... e consumo.... bem........ baixo coisa de 0,00 alguma Amper....

    E caso vc coloque esse inversor... vai pucha de sua bateria.... descarregando rapido.. fora o travamento.....

    Tenho como experiência em um Enalce entre o TO e MA 45km.. Amigo meu colocou os tais inversores... nas Rocket....ficaram tavando direito.. 4 a 6 Baterias estacionarias... Eu Sugeri... a ele que coloca-se direto da Bateria....

    Já faz 3 meses... funcionando numa boa.... montou tudo certinho POE... ficou show...

    Sucesso no seu

    Espero ter ajudado...
    Última edição por FANTOXY; 15-02-2011 às 18:15.

  9. #69
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ligar modem 9v em vateria 12v

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Kleber, valeu pela resposta rapida!
    entao so preciso de um regulador de tensao e um dissipador de calor? Pena que o modem thomson tg508 nao e 12v...facilitaria bastante..estive ate pensando em compraroutro modem com entrada 12v pra por no lugar...mas ate onde pesquisei, so os D-link tem entrada 12v e isso encareceria o projeto...os tp-link tb sao 9v..

    ja pensei tb em ligar o modem num inversor 12v para 220v que tenho..o problema do inversor é que consome mutia corrente da bateria, certo?

    Se eu ligar o modem direto na tomada, vai torrar em questao de horas...entao, so tenho 2 opcoes:
    -> inversor 12v para 220v, OU ligacao direta em 12v com regulador de tensao para 9v + dissipador de calor

    o que voces acham?

    [s]
    Monta o circuitinho do 7809 em um dissipador, (Não precisa ser muito grande e nem de ventilador), com capacitor eletrolítico de 1.000mf x 25v na saída, que vc vai ter uma enerigia Limpa e de ótima qualidade, pois a linha 78XX é muito estável !

  10. #70

    Padrão consumo dos equipamentos UBNT em 12v??

    Galera, eu aqui denovo...
    to com uma duvida quanto ao consumo dos radios ubiquiti ligados diretamente na bateria 12v...vou exemplificar:

    nesse pdf de especificacoes ( http://www.ubnt.com/downloads/UBNT-A...pecs-gen_4.pdf ) dos produtos ubnt, a 8a coluna mosta o maximo de power in (em Watts) que cada equipamento consome. Por ex. uma NanoBridge M5 tem um "max. power in" de 5.5 Watts. Ou seja, o consumo maximo dela é de 5.5 watts.

    Agora se olharmos a fonte dela (24v a 0,5A) e levarmos em conta a regra P=UxI, (Potencia=Tensao x Corrente) teriamos:

    P(potencia em Watts) = 24v x 0,5 A -> U= 12 watts ... Qual seria o real consumo de uma NanoBridge M5 ligada em uma bateria 12v?

    5.5 Watts/hora como no pdf, ou 12 Watts/hora, conforme calculo?

    estou dimensionando um painel solar e bateria para tocar 2 NanoBridge, porisso preciso saber o real consumo dos equipamentos (nanobridge m5) ligados a uma bateria 12v? e 5.5 watts/ hora e beeeem menos do que 12 watts/hora!

    e ai, o que os experts no assunto falam?

    [s]


    abri um topico sobre o assunto - acompanhem:
    https://under-linux.org/f169/rocket-...em-12v-146477/
    Última edição por coidiloko; 22-03-2011 às 22:35.

  11. #71

    Padrão Re: consumo dos equipamentos UBNT em 12v??

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Galera, eu aqui denovo...
    to com uma duvida quanto ao consumo dos radios ubiquiti ligados diretamente na bateria 12v...vou exemplificar:

    nesse pdf de especificacoes ( http://www.ubnt.com/downloads/UBNT-A...pecs-gen_4.pdf ) dos produtos ubnt, a 8a coluna mosta o maximo de power in (em Watts) que cada equipamento consome. Por ex. uma NanoBridge M5 tem um "max. power in" de 5.5 Watts. Ou seja, o consumo maximo dela é de 5.5 watts.

    Agora se olharmos a fonte dela (24v a 0,5A) e levarmos em conta a regra P=UxI, (Potencia=Tensao x Corrente) teriamos:

    P(potencia em Watts) = 24v x 0,5 A -> U= 12 watts ... Qual seria o real consumo de uma NanoBridge M5 ligada em uma bateria 12v?

    5.5 Watts/hora como no pdf, ou 12 Watts/hora, conforme calculo?

    estou dimensionando um painel solar e bateria para tocar 2 NanoBridge, porisso preciso saber o real consumo dos equipamentos (nanobridge m5) ligados a uma bateria 12v? e 5.5 watts/ hora e beeeem menos do que 12 watts/hora!

    e ai, o que os experts no assunto falam?

    [s]


    abri um topico sobre o assunto - acompanhem:
    https://under-linux.org/f169/rocket-...em-12v-146477/
    Amigo Resumindo....
    Seu calculo foi para descubrir se sua fonte fornece corrente suficiente para seu equipamento, pois o mesmo tem um consumo de 5.5W/h..

    Entendido?

    Para saber mesmo o consumo do seu equipamento teria de ter um Amperimetro ou watimetro...true rms..
    Colocar seu equipamento em produção.. e fazer um up ou dow de uma ponta na outra...ai fazer as medições com um dos instrumentos de medições assim vc iria saber qual real consumo...de CORRENTE(A)!!

    Nessa linha de pensamento... você terá de ligar todos os equipamentos e medir o consumo total em produção... caso não ache as informações de consumo horas... ou dimensionar conforme as fontes... assim... não terá erro...

    Sucesso

  12. #72

    Padrão Re: Rocket M5 funciona em 12v

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    Eu tenho assim, e tinha o problema que a banda nao passava de 8 a 10MB, descobrir com a ajuda do PKMC, e uma coisa que acontecia, e que quando ia testar o cabo de rede, com testador normal, o testador da uma loka, nao testava direito, coloquei agora um duto(duto ceu tubo) ele vem com protecao metalica e borracha por fora, acabou o problema, sao 3 enlaces, juntos, passando 60/40MB.

    PS. Usava o cabo de rede blindado, e mesmo assim, problema continuava.

    Ola wppitp,

    Onde vc comprou esse duto (duto ceu tubo), tem como passar o nome certinho, estou com problema parecido aki.

    Grato.

  13. #73

    Padrão Re: Rocket M5 funciona em 12v

    galera o lance e o seguinte.. a rocket funciona sim em 12v sem qualquer problema e pra quem fala que e gambiara.. calma la.. pois nao e todo lugar que tem energia . eletrica .. certo.
    e outra tenho ptp com 12v bateria no pe da torre 4o metros subindo cabo pp 2 por 2 e meio, entao retiro o fio azul + / marron - um pedaço simples de 1 metro no maximo ..sempre ligando e isolando bem, e funciona perfeito isso nao e teoria e pratica blz qualquer duvida estamos ai .. abraço a todos.

  14. #74

    Padrão Re: Rocket M5 funciona em 12v

    Comprei na Santa Rita, e funcionou sim, certinho. Ja vi gente colocando Papel aluminio no rocket, para evitar interferencias, e pior q o cara q daqui de perto, e diz que resolveu o problema, ja que nao da pra colocar dentro de uma caixa hermetica.

  15. #75

    Padrão Re: Rocket M5 funciona em 12v

    Eu uso o rocket m5 em 12v com a placa solar
    ai uma maravilha
    show de bola
    ptp 89km
    serra com serra
    ai na outra serra era fonte original
    começou a da problema de faltar muita energia
    fui la e coloquei um fonte flutuante e uma bateria

    ai vem a desgraça
    funcionava normal
    adivinha
    sinal dos rocket era Chain 0 -71 Chain 1 -69
    Depois da bateria Chain 0 -92 Chain 1 -78
    horrivel
    ja vi q em 12 pode ate funcionar
    mais perde Muito desepenho conseguia antes 50mb full as vezes 40full
    depende do clima
    pois e muita distancia

    Resolveu o problema
    quando botei 24volts nas duas ponta
    ficou melhor q era antes

    ai fica adica

  16. #76

    Padrão Re: Rocket M5 funciona em 12v

    O problema não eh a voltagem, mas a fonte... E a melhor dica eh usar sempre q possivel a fonte original da Ubiquiti, preferencialmente bem perto das antenas...

  17. #77

    Padrão Re: Ilustracao de ligacao direta 12v - UBNT

    Utilize apenas um Injetor POE que Resolve esse Problema sem precisar cortar o cabo de Rede

    Quanto a Energia a ser usada utilize a bateria, para carrega-la existem vários controladores de Carga 12v,24v ou 48v Aqui um Exemplo

    Espero ter ajudado amigo

    Citação Postado originalmente por coidiloko Ver Post
    Galera,
    fiz uma ilustracao para ligar equipamentos da ubiquiti em 12v baseado no que os experts ai do assunto descreveram no tópico. È simples, mas talvez ajude alguem!

    Anexo 19284

    "Postzinho à parte":-> Me corrigam se estiver errado...estou pensando em fazer a ligacao de um link (6 estacoes Nanobridge M5 - em GO) direto em 12v, e colocar, aonde possivel um Carregador de Bateria 3 Amp 13,8v com baterias estacionarias. A energia da cidade e horrivel... queima tudo que ve pela frente!..porisso achei a ligacao direta em 12v uma boa saída. Seria uma solucao para lugares onde a energia é de má qualidade? (visto que o transformador tem seleção automatica da tensão de rede (de 85 a 265VAC). (DPS´s à parte)...

    [s] a todos,


    murk
    Última edição por tonflatland; 29-11-2011 às 23:31. Razão: Adicionar informações

  18. #78

    Padrão Re: Rocket M5 funciona em 12v

    amigo seu problema nao e bateria aqui tenho varios pontos desde jeito e funciona tudo perfeito bateria freedom DF2000 115Ah 12v - tenho dela aqui em lugares ja faz 1 ano.

  19. #79

    Padrão Re: Rocket M5 funciona em 12v

    Citação Postado originalmente por wescleywifi Ver Post
    amigo seu problema nao e bateria aqui tenho varios pontos desde jeito e funciona tudo perfeito bateria freedom DF2000 115Ah 12v - tenho dela aqui em lugares ja faz 1 ano.
    Onde vc compra essas baterias?

  20. #80

    Padrão Re: Rocket M5 funciona em 12v

    Kleber compro de uma rapaz aqui na cidade mesmo - R$ 380,00 ele compra em Goiania - go creio que la nao passa dos R$ 250,00 - muito show e colocar e esquecer - voce nao lembra mas a alguns anos eu vendi net pra voce (discada) em Goias - interior - acho que gostei rsrs hoje sou sócio proprietario do melhor provedor da cidade - abraço.