+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ubiquiti Linha M

    Gente,
    Tou pensando em abrir os proximos pop com essa nova linha.
    Porem, ainda nao cheguei a testar nenhum equipamento da nova linha da ubiquiti, por isso... gostaria de saber a experiencia de vcs com essa nova linha.

    Ouvi relatos sobre o airgrid ser bom, mas precisa alinhar bem... fora que a fonte dele é ruin.... mesmo a fonte externa.

    O bullet possui apenas 1 entrada para conectar a antena, sendo que nessa nova linha ela pode usar duas antenas... ou melhor, as duas polarizacao..
    como fica isso no bullet?

    Mas, ate agora nao ouvi relatos sobre o nano station M e o nano loco M...
    a diferenca de valores entre o nano normal e o nano M é de no maximo 2 Dolar...
    Tbm nao ouvi relatos do power bridge... nem do pico station...

    Sobre o airmax deles.... inicialmente ouvi dizer que quando ativado nao se comunicava com os equipamentos normais... recentemente, ouvi dizer que se comunica sim (mesmo com o airmax ativado), porem, nao se tem a mesma performace... afinal, mesmo com o airmax ativado, eles se comunicam ou nao? (nano normal com nano airmax).

    Afinal, qual tem o melhor custoXbeneficio?
    Qual vcs indicam para cliente?
    Qual vcs indicam para AP?
    e para Ponto-a-Ponto?

  2. #2

    Padrão Ola sou novo por aqui! Mas gostraia de repassar, estou usando a linha M, tenho 3 Rocket M5 como AP e mais 15 nano M5 como cliente, alem de antenas air grid e bulett M5,e Nano Bridge, onde coloquei estes equipamentos nunca mais tive reclamações por

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Gente,
    Tou pensando em abrir os proximos pop com essa nova linha.
    Porem, ainda nao cheguei a testar nenhum equipamento da nova linha da ubiquiti, por isso... gostaria de saber a experiencia de vcs com essa nova linha.

    Ouvi relatos sobre o airgrid ser bom, mas precisa alinhar bem... fora que a fonte dele é ruin.... mesmo a fonte externa.

    O bullet possui apenas 1 entrada para conectar a antena, sendo que nessa nova linha ela pode usar duas antenas... ou melhor, as duas polarizacao..
    como fica isso no bullet?

    Mas, ate agora nao ouvi relatos sobre o nano station M e o nano loco M...
    a diferenca de valores entre o nano normal e o nano M é de no maximo 2 Dolar...
    Tbm nao ouvi relatos do power bridge... nem do pico station...

    Sobre o airmax deles.... inicialmente ouvi dizer que quando ativado nao se comunicava com os equipamentos normais... recentemente, ouvi dizer que se comunica sim (mesmo com o airmax ativado), porem, nao se tem a mesma performace... afinal, mesmo com o airmax ativado, eles se comunicam ou nao? (nano normal com nano airmax).

    Afinal, qual tem o melhor custoXbeneficio?
    Qual vcs indicam para cliente?
    Qual vcs indicam para AP?
    e para Ponto-a-Ponto?
    Ola sou novo por aqui! Mas gostraia de repassar, estou usando a linha M, tenho 3 Rocket M5 como AP e mais de 15 nano M5 como cliente, alem de antenas air grid e bulett M5,e Nano Bridge, onde coloquei estes equipamentos nunca mais tive reclamações por lentidão. com o air max realmente, não comunica com equipamentos que não tenham esta opção caso esteja ativado na AP. No meu caso uso as Rocket M5 como AP, as nano M5 como clienete e as Air Grid para ponto a ponto mas isso dependendo da distancia em que deseja fazer ponto a ponto.no meu caso ja estou migrando para a nova linha, não vou mais instalar nada 2.4 por aqui. Não sei se estas informações são suficiente mas espero que ajude um pouco.

  3. #3

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    e o custo dessa nova linha m?

  4. #4

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Citação Postado originalmente por Nando Ver Post
    e o custo dessa nova linha m?
    vou te dar um exemplo:
    fora do brasil - diferenca de 1, 2 dolar em relacao ao nano (valor maximo encontrado 91$)

  5. #5

    Padrão Re: Ola sou novo por aqui! Mas gostraia de repassar, estou usando a linha M, tenho 3 Rocket M5 como AP e mais 15 nano M5 como cliente, alem de antenas air grid e bulett M5,e Nano Bridge, onde coloquei estes equipamentos nunca mais tive reclamações

    Citação Postado originalmente por leandrodecarvalho Ver Post
    Ola sou novo por aqui! Mas gostraia de repassar, estou usando a linha M, tenho 3 Rocket M5 como AP e mais de 15 nano M5 como cliente, alem de antenas air grid e bulett M5,e Nano Bridge, onde coloquei estes equipamentos nunca mais tive reclamações por lentidão. com o air max realmente, não comunica com equipamentos que não tenham esta opção caso esteja ativado na AP. No meu caso uso as Rocket M5 como AP, as nano M5 como clienete e as Air Grid para ponto a ponto mas isso dependendo da distancia em que deseja fazer ponto a ponto.no meu caso ja estou migrando para a nova linha, não vou mais instalar nada 2.4 por aqui. Não sei se estas informações são suficiente mas espero que ajude um pouco.
    esses rocket M5 precisam de antena externa neh?
    qual o tamanho maximo que usou de cabo na airgrid? uso fonte externa?

    nao vai mais usar 2.4? vai usar essa nova linha em 5.x?

  6. #6

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Blz, eu tenho um POP em linha M, sao 4 rocktes, tenho 40 usuarios entre eles 4 bullets M5, 10 nanos M5 e 30 airgrids... Todos fazem conexao pppoe no proprio equipamento, evitando problemas com discagem, tenho esse POP desde abril... Reclamaçao ZERO... Em um outro POP tenho equipamentos 2.4 com 40 usuarios, reclamacao 5 por dia!!!! entao ta ae a diferença!!

  7. #7

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Oi Mascara.

    O meu forte é PTP de longa distância. Isso já está bem comentado aqui no Under. Mas vou tentar compartilhar contigo o que sei sobre os demais equipamentos da Série M:

    AirMAX -
    Até onde sei AirMAX é protocolo proprietário da série M da Ubiquiti. Se ativado so fala com rádios AirMAX. Para compatibilidade com equipamentos antigos (802.11 a/b/g) desative o airMAX.

    Em PTP de longa distância onde o nível de ruído é próximo do ideal, faz pouca diferença ligar o AirMAX. AirMAX ligado faz diferença em ambientes com elevada poluição de RF.


    Bullet M -
    Conecta-se diretamente às antenas convencionais, como as grades e as omni. Como possui conector para apenas uma antena, opera em MIMO 1x1 (apenas um canal, possivelmente o de polarização vertical). É compatível com full airmax (MIMO 2x2)


    AirGrid -
    Até onde entendi, existem dois lotes no mercado. O mais antigo com USB e o mais moderno com POE. Quem já usou bastante AirGrid é o Eduardo (Morpheus_X), quem sabe ele nos passa mais informação a respeito.

    Abaixo tem o datasheet desse equipamento e lá diz:
    Inclui USB+POE adaptador requer porta USB no host e suporta até 20 M de cabo ethernet. Para maior flexibilidade utilize AirGrid POE (acessório) PELO QUE ENTENDI, DEIXOU DE SER ACESSÓRIO NO NOVO LOTE.
    http://www.ubnt.com/downloads/ag2_datasheet.pdf



    NanoBridge -
    Pela sua antena de foco reduzido, é recomendada para integração de PTP de longa distância a redes PTMP.

    Exemplo: Você compra link mais barato há 50 KM e traz esse link full com as RocketDish + RocketM. Na migração de menor distância entre as torres e sua base você utiliza as NanoBridge.



    Nanostation Loco M -
    Em enaces PTMP de curta distância o Loco é mais indicado (Loco = Local). Talvez o loco tenha sido criado para interligar edificações próximas ou para fazer cobertura indoor. Esta é a única explicação plausível pra justificar o lançamento de um produto com antena poucos dB mais fraca...


    Nanostation M -
    Para PTMP de média distância. Ao contrário do seu antecessor 802.11 a/b/g, o Nanostation M não possui conector para antena externa.


    PowerBRIDGE -
    É a solução para enlaces PTP de média pra longa distância (até 15 km). O diferencial desse equipamento é sua poderosa antena, que possui tecnologia de ponta. Como o Ben Moore disse no AWC-Brasil: "a antena que equipa o powerbridge possui a mesma tecnologia de uma antena de US$ 500, mas vem com o custo atrativo da Ubiquiti".

    Até onde entendi o powerbridge entra em instalações onde necessita-se alta potência e excelente isolação de ruídos de RF.


    PicoStation -
    É uma AP parrudo com uma omni integrada. Só opera em 2.4 GHZ.


    Espero ter sido útil,

    Abraço,

    ZéAlves



    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Gente,
    Tou pensando em abrir os proximos pop com essa nova linha.
    Porem, ainda nao cheguei a testar nenhum equipamento da nova linha da ubiquiti, por isso... gostaria de saber a experiencia de vcs com essa nova linha.

    Ouvi relatos sobre o airgrid ser bom, mas precisa alinhar bem... fora que a fonte dele é ruin.... mesmo a fonte externa.

    O bullet possui apenas 1 entrada para conectar a antena, sendo que nessa nova linha ela pode usar duas antenas... ou melhor, as duas polarizacao..
    como fica isso no bullet?

    Mas, ate agora nao ouvi relatos sobre o nano station M e o nano loco M...
    a diferenca de valores entre o nano normal e o nano M é de no maximo 2 Dolar...
    Tbm nao ouvi relatos do power bridge... nem do pico station...

    Sobre o airmax deles.... inicialmente ouvi dizer que quando ativado nao se comunicava com os equipamentos normais... recentemente, ouvi dizer que se comunica sim (mesmo com o airmax ativado), porem, nao se tem a mesma performace... afinal, mesmo com o airmax ativado, eles se comunicam ou nao? (nano normal com nano airmax).

    Afinal, qual tem o melhor custoXbeneficio?
    Qual vcs indicam para cliente?
    Qual vcs indicam para AP?
    e para Ponto-a-Ponto?
    Última edição por granlabor; 18-07-2010 às 08:20.

  8. #8

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Sobre a airGRIDs completando meu mestre jedi Zé, e vero sobre o POE, no POE com alimentacao USB so consegui 15 metros de cabo... Usando o POE externo, consegui 20 metros redondo... O problema e voce conseguir fonte de 5v e 2 ou 3 amperes... (O maximo que o aigGRID suporta e 3amperes).
    Se voce tive isso, esta facil!!

  9. #9

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Sobre a airGRIDs completando meu mestre jedi Zé, e vero sobre o POE, no POE com alimentacao USB so consegui 15 metros de cabo... Usando o POE externo, consegui 20 metros redondo... O problema e voce conseguir fonte de 5v e 2 ou 3 amperes... (O maximo que o aigGRID suporta e 3amperes).
    Se voce tive isso, esta facil!!
    A maioria dos roteadores da D-Link usa 5V 2 ou 3 Amp. Quem sabe comprar fontes desses equipamentos queimados seja uma opção.

    Outra opção é puxar os 5V direto da fonte do PC (fio vermelho e preto).

    Tem também a possibilidade de usar regulador de tensão pra reduzir de 12 pra 5 volts. Pra 3 AMP, ligue uns 3 ou 4 reguladores em série.

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 17-07-2010 às 17:13.

  10. #10

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Esses rockets sao aqueles ja feitos para usarem antenas externa... exe: paineis de 90 ou 120º, correto?

    entao, em local com nivel de ruido proximo do ideal, o airmax nao faz muita diferenca? pensei que com ele, ativaria o uso do MIMO 2x2 e com isso teriamos um maior througput...
    mas mesmo sem ele ativado, mantemos o througput?

    esse powerbridge, pelo que estava vendo... vem com bem mais que uma otima antena... a memoria dele é muito boa... qual o grau de abertura dela?
    saberia dizer o seu tamanho tbm?

    Citação Postado originalmente por MorpheusX Ver Post
    Sobre a airGRIDs completando meu mestre jedi Zé, e vero sobre o POE, no POE com alimentacao USB so consegui 15 metros de cabo... Usando o POE externo, consegui 20 metros redondo... O problema e voce conseguir fonte de 5v e 2 ou 3 amperes... (O maximo que o aigGRID suporta e 3amperes).
    Se voce tive isso, esta facil!!
    para que uma amper maior? essa antena tem algum problema com travamento?
    penso em usa-las com no maximo 10-15m cabo.... ja sigo isso com os nano normal.
    saberia dizer o seu tamanho tbm(airgrid)?

  11. #11

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    PicoStation -
    É uma AP parrudo com uma omni integrada. Só opera em 2.4 GHZ.
    Parece que tem ela em 5.8
    veja o topico: https://under-linux.org/f173/ubiquit...e-mesh-136824/

  12. #12

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Esses rockets sao aqueles ja feitos para usarem antenas externa... exe: paineis de 90 ou 120º, correto?
    Sim. Painéis ou as DISH


    ...entao, em local com nivel de ruido proximo do ideal, o airmax nao faz muita diferenca?
    É nesses ambientes que a turma instala o XR5 + mikrotik com NSTREAM nas RocketDISH e se engana ao comparar com os resultados dos Rocket (na maioria dos casos mal nivelado). CALMA MIKROTIK LOVERS, SÓ EXPLICANDO... NÃO É CRÍTICA !

    O diferencial do produto se destaca se o ambiente for apropriado. Se me permite uma analogia: um carro esportivo no congestionamento tem desempenho igual ou inferior ao de um carro comum. Na estrada livre, a estória é bem diferente.

    ... pensei que com ele, ativaria o uso do MIMO 2x2 e com isso teriamos um maior througput...
    O MIMO (airMAX) faz diferença em ambientes onde a zona de fresnel encontra obstáculos. Aumentando "truput" e DISTÂNCIA de cobertura ao corrigir as distorções geradas por obstáculos de trajeto como: fios de alta tensão, corpos d'água, vegetação, etc...

    mas mesmo sem ele ativado, mantemos o througput?
    Com AirMAX desligado o rádio opera em 802.11 a/b/g (igaul a solução com Mikrotik NSTREAM).
    Se você instalar um rádio 802.11 a/b/g em ambiente onde a zona de fresnel fica 100% intacta, os desvios ocorridos ao encontrar obstáculos não ocorrem e nesse caso o desempenho do 802.11 a/b/g fica próximo do AirMAX (MIMO).

    Só fica esperto que instalar AirMAX (MIMO) com a zona de fresnel poluída não é o mesmo que usar AirMAX em 2.4 ou 5.8 sem linha de visada. Ok?


    esse powerbridge, pelo que estava vendo... vem com bem mais que uma otima antena... a memoria dele é muito boa... qual o grau de abertura dela?
    saberia dizer o seu tamanho tbm?
    De acordo com o datasheet as dimensões são 44.5 x 41.6 x 3.4 cm e a abertura da antena é 6 graus. OBS.: eu havia digitado PTMP no texto original, desculpem o erro.
    http://www.ubnt.com/downloads/pbm5_datasheet.pdf



    para que uma amper maior? essa antena tem algum problema com travamento?
    penso em usa-las com no maximo 10-15m cabo.... ja sigo isso com os nano normal.
    saberia dizer o seu tamanho tbm(airgrid)?
    A dica de amperagem maior foi do Edu, daqui ha pouco ele explica porque

    Eu já li que a fonte original da Ubiquiti alimenta os Nanos corretamente com até 100 metros de cabo UTP. Já fiz instalação com 70 metros de cabo e funcionou direitinho.

    Dimensões airgrid
    pequena 16 dB = 28 x 36 cm (grade)
    grande 20 dB = 43 x 61 cm (grade)
    AirGrid M | Ubiquiti Networks, Inc.



    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Parece que tem ela em 5.8
    veja o topico: https://under-linux.org/f173/ubiquit...e-mesh-136824/
    Como o tópico era sobre AirMAX, eu estava me referindo a linha M.
    PicoStation M | Ubiquiti Networks, Inc.

    Em 802.11 a/b/g tem em 2.4 e 5.8 GHz.
    PicoStation | Ubiquiti Networks, Inc.


    Abraço,

    ZéAlves

  13. #13

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Nao trava nao.... e que as vezes voce tem que ter mais cabo, em alguns casos, tem clientes que tenho que colocar 25 metros de cabo e outros clientes apenas 5 metros, depende muito, o motivo da fonte externa e que eu descobri que e melhor eu ter menas dor de cabeça com cliente, e da pra ele digamos a qualidade, (presentes).
    Aqueles que tem notebook em casa eu coloco a fonte externa para poder ligar um roteador... E nao ter que ficar ligar na USB o tempo todo!!

  14. #14

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Cara essa das fontes fio isso e regulador aquilo.... Eu tenho que descobrir mais sobre isso... eu nao sabia o!!! Que dava pra fazer isso!!!

  15. #15
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post

    ...

    Com AirMAX desligado o rádio opera em 802.11 a/b/g (igaul a solução com Mikrotik NSTREAM).
    Se você instalar um rádio 802.11 a/b/g em ambiente onde a zona de fresnel fica 100% intacta, os desvios ocorridos ao encontrar obstáculos não ocorrem e nesse caso o desempenho do 802.11 a/b/g fica próximo do AirMAX (MIMO).

    ...

    ZéAlves
    Permita-me discordar... NSTREME derivado do Polling que é um protocolo aberto, definido pelo próprio IEEE e associados para o padrão 802.11, o qual não definido como obrigatório e portanto cada fabricante implementou o seu, com algoritmos proprietários. A primeira empresa que fez isso de forma eficiente foi a Karnelt, com seus ROR/COR, e depois várias outras assim como a Mikrotikls.

    Esta implementação melhora bastante o desempenho dos enlaces no quesito throghput, assim como estabilidade do mesmo.

    Desta forma não podemos afirmar que o padrão 802.11 a/b/g é a mesma coisa que usar NSTREME ou qualquer outro protocolo baseado em polling com implementações específicas.

    Links para leitura:

    http://www.freepatentsonline.com/EP1478099.html

    http://www.ubnt.com/forum/showthread.php?t=409

    http://www.faqs.org/patents/app/20100148938

    http://portal.acm.org/citation.cfm?id=504640.504646

    http://www.iiisci.org/journal/CV$/sci/pdfs/P277364.pdf
    Última edição por sergio; 18-07-2010 às 15:49.

  16. #16

    Padrão Re: Ubiquiti Linha M

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Permita-me discordar... NSTREME derivado do Polling que é um protocolo aberto, definido pelo próprio IEEE e associados para o padrão 802.11, o qual não definido como obrigatório e portanto cada fabricante implementou o seu, com algoritmos proprietários. A primeira empresa que fez isso de forma eficiente foi a Karnelt, com seus ROR/COR, e depois várias outras assim como a Mikrotikls.

    Esta implementação melhora bastante o desempenho dos enlaces no quesito throghput, assim como estabilidade do mesmo.

    Desta forma não podemos afirmar que o padrão 802.11 a/b/g é a mesma coisa que usar NSTREME ou qualquer outro protocolo baseado em polling com implementações específicas.

    Links para leitura:

    Wireless polling system using spread-spectrum communication - Patent EP1478099

    Mikrotik Nstreme - Ubiquiti Networks Forum

    DIRECT WIRELESS POLLING OF MODEL TRAINS - Patent application - method and apparatus for designating a particular model vehicle for a command function without punching in the

    An efficient polling MAC for wireless LANs

    http://www.iiisci.org/journal/CV$/sci/pdfs/P277364.pdf
    Oi Sergio.

    Em outras palavras, NSTREAM é o MIMO (AirMAX) da Mikrotik?

    Abraço,

    ZéAlves