+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    Bom dia a todos !

    Estou num empasse quanto a estrutura mais adequada para nosso provedor em uma cidade em desenvovimento... hoje temos 3 torres de transmissão todas com rb433ah, mini pci r52h e fonte de 18v 3,5a painel hyperlink 17 dbi vertical, funciona perfeitamente mais a demanda aqui tah aumentando muito as torres estao a 3km uma da outra em linha, consigo cobrir praticamente toda a cidade, o problema tah em horarios de pico tenho em media 40 clientes por cartão, tah dificil pra mim atender os novos clientes que chegam diariamente e mais dificil ainda vender planos maiores que 300kbps, fica inviavel colocar mais torre pela proximidade... gostaria que compartilhassem as experiencias vivida por vcs em situação parecida pra mim descobrir qual a melhor solução pra mim.
    Bom inicialmente pensei em mudar os mini pci pra outros mais robusto como xr2 e mudar a fonte de energia tbem, ouvi relatos de que eles suporta 70 clientes simultaneos, mais não sei se ainda é a melhor solução. Postem as experiencia de vcs pra que possa analisar e achar o melhor caminho pra mim, pq tenho link tenho cliente e acho que so falta ajustar minha estrutura fisica de rede.

    Abraço!!

  2. #2

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    Citação Postado originalmente por elielgt Ver Post
    Bom dia a todos !

    Estou num empasse quanto a estrutura mais adequada para nosso provedor em uma cidade em desenvovimento... hoje temos 3 torres de transmissão todas com rb433ah, mini pci r52h e fonte de 18v 3,5a painel hyperlink 17 dbi vertical, funciona perfeitamente mais a demanda aqui tah aumentando muito as torres estao a 3km uma da outra em linha, consigo cobrir praticamente toda a cidade, o problema tah em horarios de pico tenho em media 40 clientes por cartão, tah dificil pra mim atender os novos clientes que chegam diariamente e mais dificil ainda vender planos maiores que 300kbps, fica inviavel colocar mais torre pela proximidade... gostaria que compartilhassem as experiencias vivida por vcs em situação parecida pra mim descobrir qual a melhor solução pra mim.
    Bom inicialmente pensei em mudar os mini pci pra outros mais robusto como xr2 e mudar a fonte de energia tbem, ouvi relatos de que eles suporta 70 clientes simultaneos, mais não sei se ainda é a melhor solução. Postem as experiencia de vcs pra que possa analisar e achar o melhor caminho pra mim, pq tenho link tenho cliente e acho que so falta ajustar minha estrutura fisica de rede.

    Abraço!!
    Caso sua cidade seja plana e de boa visada, a solução pode ser abrir pops em 5.8. passam mais clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    Citação Postado originalmente por elielgt Ver Post
    Bom dia a todos !

    Estou num empasse quanto a estrutura mais adequada para nosso provedor em uma cidade em desenvovimento... hoje temos 3 torres de transmissão todas com rb433ah, mini pci r52h e fonte de 18v 3,5a painel hyperlink 17 dbi vertical, funciona perfeitamente mais a demanda aqui tah aumentando muito as torres estao a 3km uma da outra em linha, consigo cobrir praticamente toda a cidade, o problema tah em horarios de pico tenho em media 40 clientes por cartão, tah dificil pra mim atender os novos clientes que chegam diariamente e mais dificil ainda vender planos maiores que 300kbps, fica inviavel colocar mais torre pela proximidade... gostaria que compartilhassem as experiencias vivida por vcs em situação parecida pra mim descobrir qual a melhor solução pra mim.
    Bom inicialmente pensei em mudar os mini pci pra outros mais robusto como xr2 e mudar a fonte de energia tbem, ouvi relatos de que eles suporta 70 clientes simultaneos, mais não sei se ainda é a melhor solução. Postem as experiencia de vcs pra que possa analisar e achar o melhor caminho pra mim, pq tenho link tenho cliente e acho que so falta ajustar minha estrutura fisica de rede.

    Abraço!!
    Concordo com o 1929. Verifique a viabilidade de usar a linha M5 da ubiquiti. Tenho paineis com mais de 50 simultaneos tranquilamente.

  4. #4

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    Tah certo pessoal, até mesmo pq 2,4ghz tah bem saturado, acho que a melhor saida seria isso mesmo criar uma nova rede em 5.8ghz, mais quanto a equipamentos para o cliente isso naum tormarima mais caro ? conhecem equipamentos com preço acessivel em 5.8ghz ?

    Valeww

  5. #5

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    Citação Postado originalmente por elielgt Ver Post
    Tah certo pessoal, até mesmo pq 2,4ghz tah bem saturado, acho que a melhor saida seria isso mesmo criar uma nova rede em 5.8ghz, mais quanto a equipamentos para o cliente isso naum tormarima mais caro ? conhecem equipamentos com preço acessivel em 5.8ghz ?

    Valeww
    A linha M5 como comentei, utilizando o Nano M5 para o cliente, sai a um preço razoável.
    Flytec Computers

  6. #6

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    Vá de Ubiquiti Airmax que funciona bem. Vale salientar que falta homologar uma pancada de coisas ainda, como as Rockets e as Nano M5 e M5loco.

    Caso não possa esperar tem que ser equipamentos em 5.8 normais que já estejam homologados, como as Nano5 mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    Citação Postado originalmente por elielgt Ver Post
    Tah certo pessoal, até mesmo pq 2,4ghz tah bem saturado, acho que a melhor saida seria isso mesmo criar uma nova rede em 5.8ghz, mais quanto a equipamentos para o cliente isso naum tormarima mais caro ? conhecem equipamentos com preço acessivel em 5.8ghz ?

    Valeww
    Elielgt, você deve ter muitos clientes próximos uns dos outros, você poderia criar núcleos com apenas uma antena recebendo sinal da sua torre, jogar para um switch e daí distribuir para vários assinantes via cabo, colocando novos switches a cada 100 metros no máximo.
    Nesse caso não precisaria de tantos novos rádios 5.8.

  8. #8

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    A questao é que realmente tenho que trabalhar com equipamentos homologados, recebo visitas constante da Anatel, vo analizar direitinho a possibilidade de começar uma nova rede em 5.8, mais de momentos estive pensando em trocar os mini pci r52h pelos xr2 pra suprir suprir a demanda mesmo que temporariaa, acham vavel ? quanto a cabear pra mim fica inviavel os clientes não estao prox. o custo ficaria alto, mais agradeço pela dica.

  9. #9

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    Citação Postado originalmente por elielgt Ver Post
    A questao é que realmente tenho que trabalhar com equipamentos homologados, recebo visitas constante da Anatel, vo analizar direitinho a possibilidade de começar uma nova rede em 5.8, mais de momentos estive pensando em trocar os mini pci r52h pelos xr2 pra suprir suprir a demanda mesmo que temporariaa, acham vavel ? quanto a cabear pra mim fica inviavel os clientes não estao prox. o custo ficaria alto, mais agradeço pela dica.
    Eu não experimentei, mas li que se no lugar de um cartão, colocar um BulletM2 que é homologado e um paineil, voce vai ter mais clientes conectados. Lembrando que o BulletM2 é compatível com o que voce já tem nos clientes.

  10. #10

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    A questão não seria ao invéz de quantos clientes, mas quantos megas por cartão ou por bullet?
    Última edição por VIASATT; 29-08-2010 às 22:43.

  11. #11

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    eh isso ai o Viasatt esta certo
    muitos ficao falando aqui no forum quanto clientes um cartao suporta quantos mega ele passa
    vc pode colocar 200 cliente encima dele .. sendo q o mesmo tenha troput soficiente pros mesmo ...


    abraço

  12. #12

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    coloca mais uma rb433ah na torre
    e divide os clientes pendurados no #1 radio como
    um #2 radio nos novos cartoes em frequencias diferentes

    que tal?

  13. #13

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    Mais cartões, mais canais, logo mais interferência. Mais de tres canais na mesma base já da interfência, imagina com seis canais em uso mais o resto todo do espectro.
    Aqui ta um inferno o espectro em 2.4.

  14. #14

    Padrão Re: Estrutura mais robusta sem perder a qualidade

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    eh isso ai o Viasatt esta certo
    muitos ficao falando aqui no forum quanto clientes um cartao suporta quantos mega ele passa
    vc pode colocar 200 cliente encima dele .. sendo q o mesmo tenha troput soficiente pros mesmo ...


    abraço
    realmente... nenhum cartao tem lemite de clientes, o cartão tem é limite de trafego.
    o que acontece é que o cartao em modo B só passa em torno de 4mb e isso para 40 clientes da 100kb para cada um, com isso voce estoura o limite de trafego do cartao e aumenta a latencia da rede ai o sinal fica horrivel.