Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    Veja bem, estou com uma duvida. Possou 3 torres, tds com mkt, variando os cartoes Senao, R52H e CM9. Antigamente eu tinha RB600 em 2 torres com 4 cartoes cada, e era bacana.

    Devido a alguns problemas, tive q colocar RB433, ai fiz o seguinte.

    1 Torre: 3 Setorial 12dbi Aquario, 3 Cartoes SENAO e 1 RB433 com os tres cartoes, fonte de note book 19v 3.5a
    2 Torre: 1 omni aquario e CM9 com RB433, fonte de note book tbm.
    3 Torre: 5 painel setorial 12dbi, 2 RB433, uma com 3 cartoes R52H e outra com 2 cartoes Senao, fonte de PC 500W real Mtek. 1 fonte para as duas router.

    Bom depois q fiz a alteracao de RB, de 600 pra 433, por incrivel q pareca senti uma diferenca na infra, principalmente no ping em horario de pico.
    e percebi q em router q tem 1 cartao apenas, e na q tem 2 cartoes, trabalham legal, mais as q tem 3 cartoes simultaneo, a infra nao esta boa em horario de pico.

    Estou chegando a uma conclusao q o suposto problema pode ser em RB433 com 3 cartoes simultaneo, ela nao aguenta tocar os 3 trabalhando com 25 usuarios simultaneo em cada cartao.

    Alguem ja percebeu isso, ou alguem tem RB433 com 3 cartoes trabalhando com 25 usuario estavel?? ahh lembrando q eh apenas a 433 e nao ah.

    gostaria de ouvir algumas opnioes de vc sobre router board e cartoes simultaneo... agradeco desde ja....

  2. #2

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    ahh soh complementando, eu uso em tds as torres, as router em bridge em tds as interfaces, e crio um ip para bridge apenas para acesso.
    seto 11mb fixo no cartao
    apenas banda B
    preambulo both
    ACK dinamico com script do alexandre correa, de 5 em 5min
    tx-power seto a 20dbm
    os canais eu faco um scan, e procuro usar distantes um do outro porem com pouco uso.

    o CM9 esta com 17dbm, pois esta tendo pico de 28 usuarios simultaneo, por incrivel q pareca eh a torre q tem o melhor ping, msm trafegando 2mb, nao sei se eh pelo fato de ser apenas 1 cartao na router.

    aguardo.

  3. #3

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    bom, eu sei q ninguem ainda comentou sobre o assunto, porem hj, muito coincidentemente deu problema no meu cartao CM9 q fica sozinho em uma RB433. Bom troquei por um R52H que eu tinha em reserva.
    Ainda esta um pouco cedo para conclusoes, mais aparentemente, a infra estrutura piorou, os ping aumentaram, e alguns usuarios dessa torre ja esta comecando a reclamar, isso pq eu troquei hj de manha.
    Nao sei, mais acho q o cartao CM9 trabalha bem melhor em um spectro poluido, igual o da minha cidade.

    Estou pensando em comprar mais 3 CM9, e por no lugar dos 3 R52H em uma router 433, e ve se vai melhorar, as vezes a minha ideia de que uma router 433 nao toca 3 cartoes simultaneo pode estar errada, pelo menos depois da experiencia de hj, estou comecando a achar....

    se alguem ja passou por essa experiencia ou coisa parecida, comente..... obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    Esses problemas de diminuir a potencia é o que reclamamos de R52 (H e N) e EMP8602, creio que algum mosfet da saída que queima, não sei se é por estática ou o que, mas é quase "comum", ocorre muito, eu não estranharia.

    Não acredito que tenha relação com usar eles em potencia maxima, mas talvez fazer isso aumenta as chances.
    (Percentual de possibilidade de acontecer)

    Por isso lamentamos a falta de homologação dos SR2 e XR2, esse problema de 'perder potencia' eles quase não tem.


    Só uma coisinha... verifica se está plugado no main, e não no aux, até macaco velho as vezes se confunde.




    =====================
    Edit:
    O uso que dei pra R52 pifado, digo, com potencia baixa, é usar em cliente, porque perde potencia mas mantem sensibilidade boa. Peguei adaptador PCI por R$ 25, e graças a alta sensibilidade do R52 dá pra conectar perfeito, com antena grade 24dB (Lugar que PCI comum com antena de 17dB serviria...). Não é um uso muito lucrativo (Ter que comprar adaptador PCI), mas foi o que achei.
    Tentei colocar num modem ADSL Xavi 7868, que tem mini-pci dentro e é baratinho, pra usar em casa, mas não consegui configurar.
    Última edição por rubem; 24-07-2010 às 10:27.

  5. #5
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    tenho 20 cartões com perca de potencia eles não dão 60 mw ....
    sendo 15 r52h e 5 engenius .....
    cansei não estou preucupado com homologa..
    troquei por xr2 até hj não tive problemas ....

  6. #6

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    Se foi depois de chuva então as chances de isso ter ocorrido no cartão (E não no cabo nem na antena) aumentam pra quanto, 98%?? :-)

    Serio, eles são MUITO voláteis quanto a isso.

    Bom, eu continuaria usando (Como usamos) o R52_, só capricharia no aterramento pra eles (Que é diferente do aterramento de para-raios, se tiver) se tivesse preocupação em não substituir eles de forma alguma.

    Na mesma torre tivemos R52 e EMP8602 que queimaram, e outros que sobreviveram, sem aterramento, acho que a polemica em torno da qualidade deles quanto a isso (Resistencia a picos de alta tensão) tem bons motivos pra existir.

  7. #7

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    amigos, eu agradeco muito a colaboracao de vcs, porem, o assunto em fóco, eh se a RB433 toca 3 cartoes simultaneo, e nao a perca de potencia dos cartoes. Ja sofri perca de potencia mais foram pouquissimas vezes.

    a duvida msm, eh se um cartao R52H estiver muito proximo a outro cartao na router, ele msm ira interferir com o outro cartao, em relacao a canal. Por isso a ideia de utilizar uma router para cada cartao ou no maximo para 2 cartoes!

    alguem ja fiz coisa parecida com isso, router com apenas 1 cartao, e melhorou o desempenho da infra???

  8. #8

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    Há quem use RB433 com 2 XR2 e 1 R52 no meio, em bridge, com coisa tipo 40 clientes simultaneos, sem problemas. Se os 600mW do XR2 não atrapalham, os miseros 100mW do R52 é que não irão atrapalhar tanto assim mesmo.

    Uma questão pouco considerada é o ripple da fonte. Não adianta ter fonte de digamos 24V 100A, se tiver ripple alto tipo 1000mV, melhor ter (Pra RB433 com 3 R52) fonte de digamos 20V 1A com ripple de 100mV. Medir ripple é complicado (Requer osciloscopio, ou multimetro true-rms pra alguns casos), por isso as vezes é mais facil sugerir "Testar outra fonte". As RB tem 2 VRM (Um intermediário) que dá uma bela atenuada em variações lentas de energia, permitindo uso de trafos, mas que é bem afetada por ripples de fontes chaveadas, nenhum VRM consegue agir tão rápido (Em tão poucos mS) quanto uma duzia de picos desproporcionais a 100KHz (Freq. comum em fonte chaveadas de tensão como 18 a 40V, de digamos mais de 50W).

    Veja também no 'Registration' do 'Wireless Tables', se não tem IP's "estranhos" conectando nessa RB, aqui numa RB estamos tendo que fazer bloqueio atravez de MAC Authentication, na torre, porque bloquear no server em baixo não estava resolvendo umas perdas de desempenho.

    Teria a questão de calor, quando se coloca um R52 entre 2 XR2, que normalmente o pessoal resolve colocando fan de 60mm apontado pra eles, mas acho que se é só R52 não seria esse o motivo (Usamos 3 sem ventilação nenhuma).

    Outra questão é: R52N, ok, mas não está usando 802.11n? Isso faz o espaço necessario entre os canais ser maior, mas seria perda de velocidade como 5 a 10% segundo a teoria, se fosse problema de canais proximos.

    E por fim: As antenas tem aquele distanciamento mínimo umas das outras, e o distanciamento mínimo da torre (25cm, isso?), e etc, enfim, o problema pode estar no alinhamento das antenas e não nos cartões.

    E depois do fim, experimente não colocar nenhum cartão no canal 6 e 11, que são os mais usados por AP's domesticos, especialmente no canal 11 (Aqui se ando nas ruas com o netstumbler, ao final vejo 5 AP no canal 11 pra cada AP (De provedores, normalmente) noutro canal qualquer, é uma relação absurda, e o canal 11, devido a largura utilizada, afeta o canal 10 também.

    Mas eu apostaria mais que se colocasse os clientes no Acess List, e fizesse mac auth. resolveria.

  9. #9

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    pessoal mudando um pouquinho aqui e aproveitando pra tirar a duvida da 433 quais cartões vcs indicam e quantos clientes um cartao aguenta tranquilo?

  10. #10

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Há quem use RB433 com 2 XR2 e 1 R52 no meio, em bridge, com coisa tipo 40 clientes simultaneos, sem problemas. Se os 600mW do XR2 não atrapalham, os miseros 100mW do R52 é que não irão atrapalhar tanto assim mesmo.

    Uma questão pouco considerada é o ripple da fonte. Não adianta ter fonte de digamos 24V 100A, se tiver ripple alto tipo 1000mV, melhor ter (Pra RB433 com 3 R52) fonte de digamos 20V 1A com ripple de 100mV. Medir ripple é complicado (Requer osciloscopio, ou multimetro true-rms pra alguns casos), por isso as vezes é mais facil sugerir "Testar outra fonte". As RB tem 2 VRM (Um intermediário) que dá uma bela atenuada em variações lentas de energia, permitindo uso de trafos, mas que é bem afetada por ripples de fontes chaveadas, nenhum VRM consegue agir tão rápido (Em tão poucos mS) quanto uma duzia de picos desproporcionais a 100KHz (Freq. comum em fonte chaveadas de tensão como 18 a 40V, de digamos mais de 50W).

    Veja também no 'Registration' do 'Wireless Tables', se não tem IP's "estranhos" conectando nessa RB, aqui numa RB estamos tendo que fazer bloqueio atravez de MAC Authentication, na torre, porque bloquear no server em baixo não estava resolvendo umas perdas de desempenho.

    Teria a questão de calor, quando se coloca um R52 entre 2 XR2, que normalmente o pessoal resolve colocando fan de 60mm apontado pra eles, mas acho que se é só R52 não seria esse o motivo (Usamos 3 sem ventilação nenhuma).

    Outra questão é: R52N, ok, mas não está usando 802.11n? Isso faz o espaço necessario entre os canais ser maior, mas seria perda de velocidade como 5 a 10% segundo a teoria, se fosse problema de canais proximos.

    E por fim: As antenas tem aquele distanciamento mínimo umas das outras, e o distanciamento mínimo da torre (25cm, isso?), e etc, enfim, o problema pode estar no alinhamento das antenas e não nos cartões.

    E depois do fim, experimente não colocar nenhum cartão no canal 6 e 11, que são os mais usados por AP's domesticos, especialmente no canal 11 (Aqui se ando nas ruas com o netstumbler, ao final vejo 5 AP no canal 11 pra cada AP (De provedores, normalmente) noutro canal qualquer, é uma relação absurda, e o canal 11, devido a largura utilizada, afeta o canal 10 também.

    Mas eu apostaria mais que se colocasse os clientes no Acess List, e fizesse mac auth. resolveria.
    bom vc ja viu uma rb com 2 xr2 e 1 r52? ou ouviu falar?
    outra, td lugar depende do espectro ao redor, em lugar q nao tem muita poluicao, ate acredito o fato de usar 2 XR2 e 1 R52, agora aqui no meu caso, eh muito poluido, cidade pequena, 4 provedores + gatos de speedy.

    faz sentido essa sua opniao, mais acredito q a rb433 nao eh robusta suficiente em tocar 3 cartoes, ja ouvi muitas teorias por ai, do tipo um cartao fica muito proximo a outro, e ja gera interferencias entre si na propria router, antes de sair la para as antenas, ja ouvi dizer q precisa de fonte forte, pois eh 1a cada cartao, e agora vc falando do ripple da fonte q importa e nao os amperes. bom pode ser.

    como msm falei, ouvi falar, mais nunca comprovei. vc usa fonte com quantos ripple ai? vc tem rb433 com 3 cartoes simultaneo??

    posso estar errado, mais a router 433 ela toca sim 3 cartoes, porem com 10 usuarios em cada, se trabalharmo em pico de carto, q eh uma media de 20 a 25 com ping bom, logico dependendo do trefego do momento, ela nao suporta 3 cartoes, e eh isso q eu queria ouvir opnioes de vcs, de quem usa RB433 com 3 cartoes, quem ja sofreu com isso.......

    esses tipo de coisas, nao podemos perder o foco do topico do forum, se nao o assunto muda e disperça td....

  11. #11

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    Citação Postado originalmente por Nando Ver Post
    pessoal mudando um pouquinho aqui e aproveitando pra tirar a duvida da 433 quais cartões vcs indicam e quantos clientes um cartao aguenta tranquilo?
    sem perder o foco do topico, mais ja perdendo um pouco, nando os melhores cartoes o qual eu ja trabalhei foram CM9, R52H e Engenius. o Engenius eh mais enjoado, precisa ser aterrado, nao coloque ele em omni, apenas em setoriais, para omni eh CM9 sem duvida ou R52H.
    cada cartao aguenta em media de 20 a 25 dependendo do trafego, pois quando um cartao excede a 2mb o ping vai ficar alto e nao vai ter jeito de solucionar, pois em rede 2.4ghz em banda b, 802.11, e o maximo q ele suporta eh de 2mb com ping bom, passou disso, o ping vai subir.

    o meu problema eh q msm quando um cartao esta com 10 usuarios simultaneo e o outro ta com 20, o q esta com 10 fica ruim e o que ta com 20 tbm, tds acabam ficando ruim......

    agora eu tenho uma router com 1 cartao apenas, e ela chega a 26 usuarios com ping bom dentro do trafego suportado.

    entao minha conclusao eh q a rb433 nao suporta 3 cartoes em pico simultaneo.....

  12. #12

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    saber,

    sabe, eu pensei nisso, mais eu achava q o fato da memoria seria mais utilizado no caso se eu nao utilizase a rb em bridge,,,,,,

    vamos supor, tem provedores q autentica via pppoe direto na torre, e via RADIUS se comunica com o programa de administracao. Ai nesse caso eu acho q ja precisa mais de memoria....

    agora no meu caso uso td em bridge, soh tenho um script de ACK rodando, e cadastro de MAC apenas..... de resto eh td no servidor em linux q utilizo.

    sera q a memoria tem haver msm???

  13. #13

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    vlw ai pessoal pelas dicas nunca usei rb mais to começando a pesquisar ela...
    a 433 ah da pra usar com tres cartoes e controle tranquilo né?

  14. #14

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    A 433 que temos aqui está com 2 R52 e 1 EMP8602. Um R52 e um EMP8602 em setorial, com uns 20 simultaneos somandos nas duas, e um R52 em PTP.
    Noutro ponto tem 433AH com 3 R52, uns 25 simultaneos no maximo. Essa que deu problema por interferencia que precisou Mac Auth. pra resolver. É mais poderosa mas um misero IP bobo derrubava o desempenho ela.


    Quanto aquele papo de "1a por cartão", seria "1A" na verdade. E o datasheet fala em consumo de 0,7A por cartão se não me engano, e como mini-pci funciona a 3,3V, são 3,3 x 0,9 = 2,97, são 2,97W de consumo maximo. 3 cartões dariam consumo total de quase 9W, somados aos 5 ou 6W da RB, daria coisa tipo 15W. Fonte de 15V 1A ficaria "por um fio" (Mesmo que for 1A a 3,3V, são 3,3W por cartão, dando ao todo (3 R52 + RB) uns 16W. Realmente não vejo motivo pra pegar fonte de 50W se o consumo efetivo será 1/3 disso. Só vejo problema quando não sabemos o ripple da fonte, esperamos que em boas fontes (Que não são aquelas de 48V 0,7A que muito vendedor tem) o ripple seja no maximo uns 6% (0,5V, ou 500mV em 12V, uns 1000mV em 20V, etc), e em geral uma fonte de mais de 40W, na casa dos 16 a 24V, tem componentes de qualidade suficiente pra manter um ripple abaixo disso.

    No fim das contas o jeito é usar fonte de notebook mesmo, mas não quer dizer que o motivo seja a corrente (Amperagem é nos EUA, no brasil é corrente) mais alta dessas fontes. O basicão é verificar se os capacitores dessa fonte de notebook estão intactos (Nem estufados (Pra cima nem pra baixo) nem vazados) na manutenção periódica, não que isso isente de problemas, mas diminui as chances.

    Aquelas fontes chaveadas baratinhas de 24V 1A, ou 48V 0,7A, se saem pior que muita fonte de notebook não devido a corrente, e sim devido ao maior ripple que elas tem (É só abrir e ver os diodos lentos, capacitores de ESR alta, chaveamento demorado, é só olhar os datasheets dos componentes e ver como são inferiores). Mas claro que estou falando de fontes de notebooks decentes, não sei que 'coisas' existem por aí, conheço fonte lite-on, unicoba, e as de marcas como hp, toshiba, dell, e não confio naquelas universais 90-100W de R$ 35, menos ainda em fontes velhas de impressora velha (32V 1,3A). Notebooks e impressoras geralmente aceitam mais ripple e spikes que um RB aceita (Quando forçada).

    Eu estranho o uso de ram do mikrotik, porque numa 433AH o uso de ram fica nos 112MB, se simplesmente importamos tudo, e colocamos uma RB800 no lugar, o uso de ram sobre pra 242MB mesmo sem uso.
    Temos 433AH num PTP com uma empresa, agora, sabado a noite, o link nem está em uso, mas o uso de ram fica em 112MB e a CPU a 3%, assim como a 433AH com 20 clientes (113MB, 3%), e a 433 com 12 clientes fica a 58MB e 4% de CPU...

    Quanto a 2 XR2 e 1 R52, antes de eu chegar aqui usavam isso, numa 433AH, ví operando 2 semanas só, tiraram porque achavam o XR2 muito ruidoso (Não souberam limitar a potencia direito). Proxima torre vou botar isso denovo, na bancada funciona redondo, já lí sobre esse uso até no forum no mk gringo, e só dá problema se botar todos pra trabalhar no limite da potencia (XR2 a 600mW, R52H a 350mW, ví aqui na bancada mesmo os pings ficarem leeentos, é baixar tudo pra 22dBm que resolve, outra hora vejo se é só a potencia que influencia).

    ("Softwares em geral" fazem isso de ficar sempre perto do limite de uso da memoria, se tem Ram sobrando eles esbanjam, se é regrado eles se comportam, apesar de perder um pouco de desempenho. Agora pensando bem.... 64MB realmente é pouco demais, se com 15 clientes em RB600 chegamos a 112MB full-time, e com RB800 fica em 181MB. Não fosse esses "181MB" da RB800 eu ia achar que o 'memory usage' do MK é totalmente mentiroso, agora acho que ele é só um pouco mentiroso).



    ==============
    Edit: Ah, as fontes aqui são todas de notebook mesmo, 18,5V, de 3,5A a 4,5A, HP, algumas Toshiba, pela praticidade de trocar. Uma que deu pau é uma Ralltek, 24V 3A, um capacitor 1000uF 35V estufado, não tinha "um grave problema apresentado" porque era num PTP pertinho de trafego baixo, mas no log todo dia apareciam milhares de "blablabla disconected: extensive data loss". O capacitor era de ESR até baixa, mas acho que não resistiu aos 60ºC 24x7 por meio ano. Tem uma Hayama 24V 3A também, resistiu um ano em uso com ventilador na caixa (Apesar da RB433AH nela nunca ter ficado 100%, mas não cheguei a mecher em nada dela, preferimos tirar o ponto logo), mas não confio nela porque tem menos componentes que fonte de 12V 2A, e usa capacitors Lelon de serie meia boca.
    Última edição por rubem; 24-07-2010 às 21:01.

  15. #15

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    rubem muito boa tua postagem me ajudou bastante...

  16. #16

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    Só uma coisa que acabei não falando, apesar de falar tanto.
    433 com 30 simultaneos já é o limite. Se quer ter espaço pra crescer melhor partir pra 433AH mesmo, ou RB600. Os 30 a 433 em tese dá conta, mas talvez dependa do tipo de trafego, aqui só tem usuario basico apenas navegando a 256/300Kbps cada, uso bem light, poucos ficam em full mais de 1 minuto.

  17. #17

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    rubem se eu utilizar uma 433 ah com o que vc citou mais controle banda,firewall o basico da pra rodar blz?

  18. #18

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    ha e usando 3 cartões.

  19. #19

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A 433 que temos aqui está com 2 R52 e 1 EMP8602. Um R52 e um EMP8602 em setorial, com uns 20 simultaneos somandos nas duas, e um R52 em PTP.
    Noutro ponto tem 433AH com 3 R52, uns 25 simultaneos no maximo. Essa que deu problema por interferencia que precisou Mac Auth. pra resolver. É mais poderosa mas um misero IP bobo derrubava o desempenho ela.


    Quanto aquele papo de "1a por cartão", seria "1A" na verdade. E o datasheet fala em consumo de 0,7A por cartão se não me engano, e como mini-pci funciona a 3,3V, são 3,3 x 0,9 = 2,97, são 2,97W de consumo maximo. 3 cartões dariam consumo total de quase 9W, somados aos 5 ou 6W da RB, daria coisa tipo 15W. Fonte de 15V 1A ficaria "por um fio" (Mesmo que for 1A a 3,3V, são 3,3W por cartão, dando ao todo (3 R52 + RB) uns 16W. Realmente não vejo motivo pra pegar fonte de 50W se o consumo efetivo será 1/3 disso. Só vejo problema quando não sabemos o ripple da fonte, esperamos que em boas fontes (Que não são aquelas de 48V 0,7A que muito vendedor tem) o ripple seja no maximo uns 6% (0,5V, ou 500mV em 12V, uns 1000mV em 20V, etc), e em geral uma fonte de mais de 40W, na casa dos 16 a 24V, tem componentes de qualidade suficiente pra manter um ripple abaixo disso.

    No fim das contas o jeito é usar fonte de notebook mesmo, mas não quer dizer que o motivo seja a corrente (Amperagem é nos EUA, no brasil é corrente) mais alta dessas fontes. O basicão é verificar se os capacitores dessa fonte de notebook estão intactos (Nem estufados (Pra cima nem pra baixo) nem vazados) na manutenção periódica, não que isso isente de problemas, mas diminui as chances.

    Aquelas fontes chaveadas baratinhas de 24V 1A, ou 48V 0,7A, se saem pior que muita fonte de notebook não devido a corrente, e sim devido ao maior ripple que elas tem (É só abrir e ver os diodos lentos, capacitores de ESR alta, chaveamento demorado, é só olhar os datasheets dos componentes e ver como são inferiores). Mas claro que estou falando de fontes de notebooks decentes, não sei que 'coisas' existem por aí, conheço fonte lite-on, unicoba, e as de marcas como hp, toshiba, dell, e não confio naquelas universais 90-100W de R$ 35, menos ainda em fontes velhas de impressora velha (32V 1,3A). Notebooks e impressoras geralmente aceitam mais ripple e spikes que um RB aceita (Quando forçada).

    Eu estranho o uso de ram do mikrotik, porque numa 433AH o uso de ram fica nos 112MB, se simplesmente importamos tudo, e colocamos uma RB800 no lugar, o uso de ram sobre pra 242MB mesmo sem uso.
    Temos 433AH num PTP com uma empresa, agora, sabado a noite, o link nem está em uso, mas o uso de ram fica em 112MB e a CPU a 3%, assim como a 433AH com 20 clientes (113MB, 3%), e a 433 com 12 clientes fica a 58MB e 4% de CPU...

    Quanto a 2 XR2 e 1 R52, antes de eu chegar aqui usavam isso, numa 433AH, ví operando 2 semanas só, tiraram porque achavam o XR2 muito ruidoso (Não souberam limitar a potencia direito). Proxima torre vou botar isso denovo, na bancada funciona redondo, já lí sobre esse uso até no forum no mk gringo, e só dá problema se botar todos pra trabalhar no limite da potencia (XR2 a 600mW, R52H a 350mW, ví aqui na bancada mesmo os pings ficarem leeentos, é baixar tudo pra 22dBm que resolve, outra hora vejo se é só a potencia que influencia).

    ("Softwares em geral" fazem isso de ficar sempre perto do limite de uso da memoria, se tem Ram sobrando eles esbanjam, se é regrado eles se comportam, apesar de perder um pouco de desempenho. Agora pensando bem.... 64MB realmente é pouco demais, se com 15 clientes em RB600 chegamos a 112MB full-time, e com RB800 fica em 181MB. Não fosse esses "181MB" da RB800 eu ia achar que o 'memory usage' do MK é totalmente mentiroso, agora acho que ele é só um pouco mentiroso).



    ==============
    Edit: Ah, as fontes aqui são todas de notebook mesmo, 18,5V, de 3,5A a 4,5A, HP, algumas Toshiba, pela praticidade de trocar. Uma que deu pau é uma Ralltek, 24V 3A, um capacitor 1000uF 35V estufado, não tinha "um grave problema apresentado" porque era num PTP pertinho de trafego baixo, mas no log todo dia apareciam milhares de "blablabla disconected: extensive data loss". O capacitor era de ESR até baixa, mas acho que não resistiu aos 60ºC 24x7 por meio ano. Tem uma Hayama 24V 3A também, resistiu um ano em uso com ventilador na caixa (Apesar da RB433AH nela nunca ter ficado 100%, mas não cheguei a mecher em nada dela, preferimos tirar o ponto logo), mas não confio nela porque tem menos componentes que fonte de 12V 2A, e usa capacitors Lelon de serie meia boca.
    grande rubem...

    cara pela sua experiencia passada, tirei algumas conclusoes, me corrija se estiver errado.
    sim seria 1A e nao 1a como falei... entao na verdade vou multiplicar o consumo em V por A
    no caso cartao seu 3.3V por 0.97 Amperes que da 2.97 esse total eh medido em Watss
    entao volts x amperes = wats. seria essa a conta?
    entao daria 9W + 5 ou 6 da router = 15W +-
    ai com cartao 3+3+3+6= 15V igual vc mensionou.
    ripple: 0.5V 500mv em 12V
    resumindo fonte de 40W na casa dos 16 a 24V, ja estaria de bom tamanho. Mas, acima ficaria pior? tipo 500W igual fonte de PC?
    suas marcas preferidas sao: HP toshiba, dell.
    sobre o ripple:
    como meco isso? o ripple em um multimetro, vc falou acima q nao sao tds multimetros q medem essa
    unidade, porem qual iria ler?
    Rams:
    em relacao as RAMS e consumos, isso quero saber muito, onde vejo o consumo de memoria???
    pois no winbox soh achei consumo do processador, q por ventura eh muito baixo sempre.
    esses 112MB q vc viu, foi consumo geral, com os seus 3 cartoes, com media 25 simultaneo cada neh??
    entendi o fato de ser relativo o consumo MB de acordo com o modelo de router, mais em uma media
    se consome 112MB com 3 cartoes, e a RB433 soh possue 64MB entao pode ate ser isso. preciso
    ver aqui na minha router como esta o consumo!!!!
    Minha 1 ideia de solucao:
    agora no meu caso q na torre 2, eu utilizo 2 RB433, sendo q 1 com 2 engeinus a 16dmb
    e na outra rb433, 3 R52H, sendo 2 com 20dmb e uma default.
    em vez de eu comprar outra RB433ah, nao seria melhor eu colocar + 1rb 433, e balancear os cartoes,
    do tipo, passar 1 R52H nessa router, e na outra 2 R52h e na outra 2 Engenius??
    pois eu vi diferenca quando era RB600 e realmente a infra era melhor.
    entendi como vc trabalha com a sua router, com base desse exemplo seu, o seu ping eh estavel dentro do consumo
    de trafego 2.4ghz???
    vc ja usou outros tipos de fonte e sentiu diferenca??
    agente vai se falando....

  20. #20

    Padrão Re: Quantos cartoes a RB433 suporta, com média de 25 simultaneo cada cartao?

    Citação Postado originalmente por Nando Ver Post
    rubem se eu utilizar uma 433 ah com o que vc citou mais controle banda,firewall o basico da pra rodar blz?
    Deixo pra outro responder, nunca usei nesse modo, realmente não faço idéia do 'peso' disso.