+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema permissão samba

    Pessoal,

    Estou om samba integrado ao Ad perfeitamente mas estou com problemas em permissões nas pastas...seguinte tenho o compartilhamento no samba no caminho: /home/samba/dados/

    então movi a pasta que eu tinha no windows server chamada SUPORTE para o compartilhamento dados..depois dei as permissões e deixei o dono de todas pastas/subpastas como o administrator do AD e acesso ao grupo NOVAF+domain users depois chmod -R 2770 para todas as pastas e subpastas...perfeito apareceu todos direórios como dono administrator e grupo o domain users.

    mas quando um usuário copia uma pasta de sua máquina ou o próprio dono administrator copia uma pasta do server AD para a pasta do compartilhamento essa pasta fica como dono administrator mas o grupo não continua o domain users como mostro abaixo teste que fiz agora:

    [root@backup ~]# ls -l /home/samba/dados/SUPORTE/Instalação\ Piramide/migração_piramide/
    total 24

    drwx--S--- 2 NOVAF+administrator 10008 4096 Jul 26 10:17 rev2

    ai tenho que fazer tudo novamente para o grupo e dando permissão 2770 para os usuários que não seja o administrator tenham acesso se não eles tem acesso negado...como faço para resolver isso? que quando eu coloque o -R paa subpastas sirva para as pasta novas criadas e colodas como esse caso...agora depois de dar o comando ficou ok:

    [root@backup ~]# chgrp -R NOVAF+"domain users" /home/samba/dados/SUPORTE/Instalação\ Piramide/migração_piramide/

    [root@backup ~]# chmod -R 2770 /home/samba/dados/SUPORTE/Instalação\ Piramide/migração_piramide/
    [root@backup ~]# ls -l /home/samba/dados/SUPORTE/Instalação\ Piramide/migração_piramide/

    drwxrws--- 2 NOVAF+administrator NOVAF+domain users 4096 Jul 26 10:17 rev2

  2. #2

    Padrão Re: Problema permissão samba

    nas propriedades do compartilhamento você precisa acrescentar a linha
    Código :
    directory mask = 2770

  3. #3

    Padrão Re: Problema permissão samba

    amigo fiz o teste hoje novamente e continuo com o problema...minha pasta está assim:

    [dados]
    comment = pastas do servidor linux
    path = /home/samba/dados
    browseable = yes
    writable = true
    #read only = No
    create mask = 0600
    directory mask = 2770

    o que falta? pois tive novamente que dar permissão para o grupo e acesso ao mesmo da mesma forma que mostrei acima.

  4. #4

    Padrão Re: Problema permissão samba

    veja que você colocou o 'create mask = 0600' dessa forma quando for criado um arquivo somente o 'dono' terá permissão, você precisa setar '0660' no create mask.