+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 900 MHz, era um enlace do inferno

    Pessoal,

    Quando você pensa que já viu de tudo, vem a novidade e te dá uma surra !!!

    Fui contratado por um cliente do Mato Grosso para dar ajuste fino em um sistema 900 MHz.

    Loguei no winbox e configurei o AP.
    Passei as instruções por telefone e o cliente configurou a ESTAÇÃO.
    De imediato o sinal fechou o enlace e os rádios se falaram... Faz ajuste fino no AP, ajusta melhor a estação e tudo que passa no link é 100K.

    Horas e horas de cabeçada e após recálculo do enlace, optamos por relocar o AP para um local mais alto com potencial para ganhar 10 dB.
    Corre-corre pra montar a estrutura, instala os rádios (já configurados) alinha as antenas e nada dos rádios se falarem...

    Vira antena pra cá, vira antena pra lá. Chama a benzedeira, faz apelo pro vigário, vem o pastor exorcizar o enlace e nada... Ajusta as antenas mais um pouco, eleva a inclinação e nada... Nem sinal o radio tinha.

    O enlace era na cidade de Feliz Natal - MT, quem sabe o Papai Noel consegue ajudar. Manda o Saci buscar o bom velhinho que sobrevoa as torres, mas sinal que é bom, NADA.

    A este ponto o serviço não é mais por hora. Já virou desafio, não precisa pagar, não. Ou vai ou racha!!!
    Olha, eu sou persistente a ponto de ser teimoso, mas confesso que desisti...

    Os clientes tinham dado a palavra para o fazendeiro que o enlace fechava e quiseram permanecer na batalha. Pediram pra eu continuar ajudando e eu concordei (a contra gosto, mas concordei).

    Trouxeram o rádio do ponto remoto, puseram ao lado do AP e PUFFFFF o sinal voltou... Confirmei a configuração e lá se foram os clientes reinstalar o equipamento.

    Posiciona antena novamente, aponta com todo capricho e NADAAAAAAAAA...

    Liguei para um amigo que é engenheiro de telecom para pedir uma segunda opinião. Ele revisa o caso confirma que é um cenário crítico, porém viável.

    Os clientes, que já haviam se acidentado no trânsito por dirigirem exaustos, voltam a revisar todo o equipamento:
    Pigtail - OK
    Cabo - OK
    Conectores - OK
    Antena - OPA !!!
    Antena - Hummm!!!
    Antena - FDP da antena, soltou a solda do conector !!!!!!!!!!

    Remove os rebites do suporte do conector, resolda o cabo, rebita o conector novamente... Instala as antenas na torre, aponta e FOI !!!!!
    Sinal bom conforme o planejado CCQ de 100%, noise floor de -99 dB... tudo perfeito como deveria ser desde o começo.

    Pois é, um erro de fabricação de uma bendita antena somou milhares de Reais de prejuízo em: hospedagem, telefone, deslocamento e dezenas de horas de trabalho de diversos profissionais experientes.

    Da próxima vez que o sinal fizer PUFFFF, verifique a bendita da antena! Eu já havia apanhado em instalação, mas nunca sonhara que um equipamento que supostamente passou pelo controle de qualidade de uma fábrica nos daria tamanha surra.

    Fica aqui meu abraço ao Marcos e ao Thiago, que honraram suas palavras com o fazendeiro, encararam o prejuízo e terminaram o serviço.

    Parceiros, lá na frente a gente recupera o tombo !!!


    Aprendi mais uma...


    ZéAlves

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    vixe que correria ta igual eu no provedor aki sobe serra e desce sempre tem uma serra que gasta 3 horas para subir até o topo de tanto que o terreno é critico mas a vida é assim msm ...... batalhar sempre....

  3. #3

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    Rapaz agente sempre procura a solucao mais dificil e nunca a mais facil.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Pessoal,

    Quando você pensa que já viu de tudo, vem a novidade e te dá uma surra !!!

    Fui contratado por um cliente do Mato Grosso para dar ajuste fino em um sistema 900 MHz.

    Loguei no winbox e configurei o AP.
    Passei as instruções por telefone e o cliente configurou a ESTAÇÃO.
    De imediato o sinal fechou o enlace e os rádios se falaram... Faz ajuste fino no AP, ajusta melhor a estação e tudo que passa no link é 100K.

    Horas e horas de cabeçada e após recálculo do enlace, optamos por relocar o AP para um local mais alto com potencial para ganhar 10 dB.
    Corre-corre pra montar a estrutura, instala os rádios (já configurados) alinha as antenas e nada dos rádios se falarem...

    Vira antena pra cá, vira antena pra lá. Chama a benzedeira, faz apelo pro vigário, vem o pastor exorcizar o enlace e nada... Ajusta as antenas mais um pouco, eleva a inclinação e nada... Nem sinal o radio tinha.

    O enlace era na cidade de Feliz Natal - MT, quem sabe o Papai Noel consegue ajudar. Manda o Saci buscar o bom velhinho que sobrevoa as torres, mas sinal que é bom, NADA.

    A este ponto o serviço não é mais por hora. Já virou desafio, não precisa pagar, não. Ou vai ou racha!!!
    Olha, eu sou persistente a ponto de ser teimoso, mas confesso que desisti...

    Os clientes tinham dado a palavra para o fazendeiro que o enlace fechava e quiseram permanecer na batalha. Pediram pra eu continuar ajudando e eu concordei (a contra gosto, mas concordei).

    Trouxeram o rádio do ponto remoto, puseram ao lado do AP e PUFFFFF o sinal voltou... Confirmei a configuração e lá se foram os clientes reinstalar o equipamento.

    Posiciona antena novamente, aponta com todo capricho e NADAAAAAAAAA...

    Liguei para um amigo que é engenheiro de telecom para pedir uma segunda opinião. Ele revisa o caso confirma que é um cenário crítico, porém viável.

    Os clientes, que já haviam se acidentado no trânsito por dirigirem exaustos, voltam a revisar todo o equipamento:
    Pigtail - OK
    Cabo - OK
    Conectores - OK
    Antena - OPA !!!
    Antena - Hummm!!!
    Antena - FDP da antena, soltou a solda do conector !!!!!!!!!!

    Remove os rebites do suporte do conector, resolda o cabo, rebita o conector novamente... Instala as antenas na torre, aponta e FOI !!!!!
    Sinal bom conforme o planejado CCQ de 100%, noise floor de -99 dB... tudo perfeito como deveria ser desde o começo.

    Pois é, um erro de fabricação de uma bendita antena somou milhares de Reais de prejuízo em: hospedagem, telefone, deslocamento e dezenas de horas de trabalho de diversos profissionais experientes.

    Da próxima vez que o sinal fizer PUFFFF, verifique a bendita da antena! Eu já havia apanhado em instalação, mas nunca sonhara que um equipamento que supostamente passou pelo controle de qualidade de uma fábrica nos daria tamanha surra.

    Fica aqui meu abraço ao Marcos e ao Thiago, que honraram suas palavras com o fazendeiro, encararam o prejuízo e terminaram o serviço.

    Parceiros, lá na frente a gente recupera o tombo !!!


    Aprendi mais uma...


    ZéAlves
    Esse pessoal me contatou por e-mail pra saber da viabilidade do enlace, o qual passei que seria possivel porem bem complicado. realmente uma antena dos inferno dessas, merece que seja enviada uma carta pra ANATEL pra fabrica NUNCA MAIS BRINCAR de testar . acho que os testes sao muito mal feitos. essa é uma opiniao de quem conhece o ambiente de alguns fabricantes. Excessao sao as antenas da TSM, Hyperlink, que tem um padrao de qualidade excepcional . em breve irei visitar um grande fabicante de Antenas Brasileiro e postarei minhas impressoes sobre o mesmo.
    Pelo que andei pesquisando, terei o prazer de confirmar que é um ótimo fabricante. to contando os dias pra visita técnica a fabrica.
    Abraço a todos.

  5. #5

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    Mais fala mais do link, eu tenho diversos link de 900, (4) heheh, o que passa mais banda passa 600k, sera que e as antenas???

  6. #6

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    Oi Ulisses.

    Este enlace que nos deu uma surra era 28 KM sobre mata densa e com morro na saída a na chegada do link. Quando vi as ccordenadas e o perfil do link, nem pensei que fecharia. Por isso ninguém se atinou a procurar falha de equipamento.

    Sobre seus 4 enlaces:

    A não ser que você esteja em área urbana de alta densidade (com muita interferencia de RF) seu rádio deveria passar no mínimo 2 megas.

    É pouco provável que seu problema seja erro de fabricação da antena. Se fosse, os rádios não se falariam quando afastados.

    Se quiser que eu dê uma verificada na configuração, me passe um e-mail com as coordenadas de cada ponto e o equipamento utilizado (radio + antena + fonte volts e ampere).

    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 01-08-2010 às 07:41.

  7. #7

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    Mais seu link fechou passando quanto? o meu e sobre mata tambem, sao cidades pequenas, ligando cidade de 3 a 4 mil habitantes a lugares com menos de mil habitantes.

    vou te passar melhores informaçoes na terça e nos conversamos melhor sobre esta configuracao!

  8. #8

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    ZéAlves,

    Pelo seu nível profissional é compreensível não ter mencionado a marca da antena, mas seria bom, para deixar a comunidade em alerta, fabricante vacilão tem que ser lembrado nessas horas.

  9. #9

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    ZéAlves,

    Pelo seu nível profissional é compreensível não ter mencionado a marca da antena, mas seria bom, para deixar a comunidade em alerta, fabricante vacilão tem que ser lembrado nessas horas.
    Pois é Kleber.

    Eu me coloquei no lugar do dono da empresa fabricante da antena. Seria covardia eu meter o pau neles, outras pessoas compartilhariam estórias semelhantes e o dano seria grande... Todos nós estamos passíveis de falhas. Sei que eles acompanham o Under-Linux, aposto que tomarão medidas para evitar esse tipo de ocorrência no futuro.

    Meu objetivo com esse tópico, era contar um "causo" engraçado e deixar a seguinte mensagem:
    Quando algo der errado, verifique se a antena está OK antes de se matar que nem eu e meus parceiros.


    DEIXO O SEGUINTE ALERTA PARA CLIENTES DE 900 MHz:
    Ao comprar seu kit 900 MHz homologado, opte por uma antena homologada e que tenha elevado nível de qualidade e suporte técnico.

    Quem era o fabricante da antena defeituosa? Isso não importa, o que importa foi o aprendizado dessa situação.


    Abraço a todos amigos que deixaram suas mensagens de apoio,


    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 17-08-2010 às 15:55.

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    TSM = QUALIDADE TOTAL.
    Conheco enlace que usa disco 2.4ghz deles passando por cima de lagoa (agua salgada+agua doce) em um ambiente com vento fortissimo, e nada de problemas. por isso que sempre falo que existem "antenas" e "ANTENAS"!!.
    A TSM e algumas outras fazem a diferenca na hora de fechar um enlace critico.
    Parabens Ze pelo post.
    Abraco.

  11. #11

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    Esta semana conheci a fabricante de antenas ALGcom (algcom.com.br), que é do Rio Grande do Sul e oferece ótimos produtos.

    ALGcom ou TSM, duas opções, pra gente que quer fazer enlace 900 homologado e com qualidade.

    Abraço Leandro,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 17-08-2010 às 15:58.

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    renan, mais uma vez obrigado. dessa forma correta que voces trabalham na TSM nao tem como nao elogiar.Realmente quem conhece a qualidade das antenas da TSM sabe do que estou falando.
    Abraco.

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 900 MHz, era um enlace do inferno

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Esta semana conheci a fabricante de antenas ALGcom (algcom.com.br), que também é do Rio Grande do Sul e como a TSM, oferece ótimos produtos.

    Cada vez mais opções, pra gente que quer fazer enlace 900 homologado e com qualidade.

    Abraço Leandro,

    ZéAlves
    Grande ZE!!!!
    Nao sabia nao tche, ma vou procurar me informar.
    Abraco meu irmao.