Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Prezados colegas, foram lançados novos equipamentos da linha airmax UBNT operantes nas frequencias 3,65GHZ e 900MHZ.

    Este tópico tem por intuito trocar informações sobre a legislação tangente a estas frequencias e também as experiencias de uso e desempenho a medida que os equipamentos forem se popularizando e entrando em operação em nossas redes.

    A primeira questão que levanto, é sobre a utilização NLOS e nLOS dos equipamentos em 900MHZ. Será que essa nova linha trará desempenho razoavel nestas condições de visada?

    PS.:Esse é o primeiro tópico que crio no underlinux, portanto peço desculpas antecipadas a moderação se acaso estou criando fora do lugar ou se cometi algum outro erro.

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    ainda não vi esse equipamento ....

  3. #3

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Oi RJUNIOR543,

    Parabéns pelo tópico.

    Estou aguardando a comunicação oficial da Ubiquiti sobre o AirMAX 900 MHz. Até onde fui informado pelo Ben Moore (vice presidente de negócios da Ubiquiti) o AirMax 900 MHz será lançado no início de agosto e estará disponível para venda em fim de setembro de 2010.

    O AirMAX 900 tem sido mantido em segredo e ninguém sabe qual será seu formato, mas uma coisa é certa: Promete sair rasgando pelas interferências de RF que impediam a conexão de seus antecessores.

    Vou criar um enlace PTP-NLOS de 8 milhas no sul da California para testar se o AirMAX 900 conversa ou não em ambiente poluído. Assim que estiver operando eu posto mais informações.

    Abraço,

    ZéAlves

  4. #4

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi RJUNIOR543,

    Parabéns pelo tópico.

    Estou aguardando a comunicação oficial da Ubiquiti sobre o AirMAX 900 MHz. Até onde fui informado pelo Ben Moore (vice presidente de negócios da Ubiquiti) o AirMax 900 MHz será lançado no início de agosto e estará disponível para venda em fim de setembro de 2010.

    O AirMAX 900 tem sido mantido em segredo e ninguém sabe qual será seu formato, mas uma coisa é certa: Promete sair rasgando pelas interferências de RF que impediam a conexão de seus antecessores.

    Vou criar um enlace PTP-NLOS de 8 milhas no sul da California para testar se o AirMAX 900 conversa ou não em ambiente poluído. Assim que estiver operando eu posto mais informações.

    Abraço,

    ZéAlves
    Tu não deixa por menos né, Zé? Tá podendo....
    Vai logo testar nas piores condições. Daí prá frente tudo que se conseguir é lucro.
    Mas creio que será algo revolucionário. A Ubiquiti não bota prá perder.
    A nossa defasagem em relação as novas tecnologias está sendo muito grande. Tomara que os importadores se "antenem" e tomem logo os passos para homologação. Parece que eles não acreditam muito nos fabricantes e ficam "na moita" estudando a reação do mercado.

  5. #5

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Eu ja acho que a Ubiquiti poderia ser pressionada para que ela mesmo homologa-se os equipamentos.
    Aqui no Brasil, usamos e muito os produtos da ubiquiti e isso pq somos dependente das importadoras (as mesmas que homologaram determinados equipamentos)... pagamos precos muitas vezes fora do comum, pelo simples fato dele ser homologado.
    agora, se a propria ubiquiti homologa-se... nao precisariamos ficar preso nas maos das importadoras...
    poderiamos adquirir os produtos em varios outros locais.. ja que teoricamente, sairia de fabrica homologado.
    acho que a compra de produtos da ubiquiti iria quase que dobrar.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tu não deixa por menos né, Zé? Tá podendo....
    Vai logo testar nas piores condições. Daí prá frente tudo que se conseguir é lucro.
    Mas creio que será algo revolucionário. A Ubiquiti não bota prá perder.
    A nossa defasagem em relação as novas tecnologias está sendo muito grande. Tomara que os importadores se "antenem" e tomem logo os passos para homologação. Parece que eles não acreditam muito nos fabricantes e ficam "na moita" estudando a reação do mercado.

  6. #6

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    sobre o 3.5
    para nos nao vai fazer diferenca... nao podemos usa-lo.
    a menos que vc tenha autorizacao para o uso dessa faixa.
    ate aonde eu sei, precisa de muito R$ para obter tal autorizacao.

  7. #7

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Eu ja acho que a Ubiquiti poderia ser pressionada para que ela mesmo homologa-se os equipamentos.
    Aqui no Brasil, usamos e muito os produtos da ubiquiti e isso pq somos dependente das importadoras (as mesmas que homologaram determinados equipamentos)... pagamos precos muitas vezes fora do comum, pelo simples fato dele ser homologado.
    agora, se a propria ubiquiti homologa-se... nao precisariamos ficar preso nas maos das importadoras...
    poderiamos adquirir os produtos em varios outros locais.. ja que teoricamente, sairia de fabrica homologado.
    acho que a compra de produtos da ubiquiti iria quase que dobrar.
    Não creio que o fabricante vá ele diretamente homologar. Pois consta no site da ubiquiti a WDC Networks como o distribuidor oficial.
    E a WDC homologou como Livetech Bahia alguns produtos.
    E os preços já estão melhorando. Bullet2 com fonte original por 125,00. E ainda pago no Cartão.
    Só nesta nova linha AirMax é que não estou entendendo bem como está sendo feita a homologação, pois alguns produtos sairam homologados pela American Satélite, como o BulletM2, que vou abraçar na semana que vem.

  8. #8

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    O distribuidor oficil nao necessariamente, precisa ser o solicitante da homologacao.
    Creio que se a propria ubiquiti homologa-se tais equipamentos, os custos dos mesmos seriam menor.
    Na maioria das vezes, os importadores acresentam ao preco do equipamento: os custos da importacao, um pequeno lucro e uma "tx de homologacao".

    so para conhecimento, qto ta saindo o bulletM2 com a amareican?
    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não creio que o fabricante vá ele diretamente homologar. Pois consta no site da ubiquiti a WDC Networks como o distribuidor oficial.
    E a WDC homologou como Livetech Bahia alguns produtos.
    E os preços já estão melhorando. Bullet2 com fonte original por 125,00. E ainda pago no Cartão.
    Só nesta nova linha AirMax é que não estou entendendo bem como está sendo feita a homologação, pois alguns produtos sairam homologados pela American Satélite, como o BulletM2, que vou abraçar na semana que vem.

  9. #9

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Ela não homologa pq nosso sistema é burocratico, quem inicia esse pedido tem que ser o fabricante ou importador, como o produto é importado, a Ubiquiti deveria ter um sistema de importação dos seus produtos e consequentemente distribuição dos mesmo, como isso não é o foco dela ficamos desamparados... O ideal seria a aplicação sugerida pelo Dr. Marcos de Souza Oliveira - gerente de Certificação da Superintendência de Radiofreqüência e Fiscalização - Publicado em 30 de setembro de 2005:

    "Hoje, os países importadores devem testar os equipamentos que compram ou aceitar testes realizados pela parte exportadora, sem a garantia do cumprimento da normalização local. Essa fase é onerosa para muitos deles e significa uma barreira que gera atraso na colocação do produto no mercado"


    O Brasil (como país importador) deveria aceitar testes realizados pelas empresas exportadoras e acabar com os entraves de alto custo dos laboratórios de ensaio nacionais. Assim, todos iriam pedir uma certificação para uso ou homologação para quem comercializa.

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Eu ja acho que a Ubiquiti poderia ser pressionada para que ela mesmo homologa-se os equipamentos.
    Aqui no Brasil, usamos e muito os produtos da ubiquiti e isso pq somos dependente das importadoras (as mesmas que homologaram determinados equipamentos)... pagamos precos muitas vezes fora do comum, pelo simples fato dele ser homologado.
    agora, se a propria ubiquiti homologa-se... nao precisariamos ficar preso nas maos das importadoras...
    poderiamos adquirir os produtos em varios outros locais.. ja que teoricamente, sairia de fabrica homologado.
    acho que a compra de produtos da ubiquiti iria quase que dobrar.
    Última edição por kleberbrasil; 01-08-2010 às 16:11.

  10. #10

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Ela não homologa pq nosso sistema é burocratico, quem inicia esse pedido tem que ser o fabricante ou importador, como o produto é importado, a Ubiquiti deveria ter um sistema de importação dos seus produtos e consequentemente distribuição dos mesmo, como isso não é o foco dela ficamos desamparados...
    é basicamente o que eu ja imaginava.


    so nao sei o seguinte:
    para homologacao propria, como é?
    o solicitante tem que ser importador direto? ou pode importar de qualquer um? ate se preferir, comprar aqui no Brasil?
    Última edição por AndrioPJ; 01-08-2010 às 18:07. Razão: complemento de informacao, perguntas homologacao

  11. #11

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Por falar em homologação e Linha UBNT:

    Cadê a prometida homologação da linha M (nano e bullet) ?

  12. #12

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Citação Postado originalmente por marcos do vale Ver Post
    Por falar em homologação e Linha UBNT:

    Cadê a prometida homologação da linha M (nano e bullet) ?
    pelo que sei, ja tem o bulletM2.
    diretamente da ubiquiti ou outro lugar para fora... a diferenca entre o bullet2 e o bulletM2 é menor do que R$ 5,00...
    ainda nao sei o valor aqui no Brasil.

  13. #13

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Pessoal, sobre homologação é exatamente o que o Kleber disse:
    Distribuição regional não é foco de negócio da Ubiquiti... Sem contar que nosso volume de compras ainda é muito pequeno para justificar a implantação desse porte de operação.

    A empresa WDC firmou contrato de OEM com a Ubiquiti e está homologando toda a linha de produtos sob a marca RadiomaxBR. O processo de homologação é lento e honeroso, mas até onde sei, está em andamento.


    1929.
    Sobre sua frase "Tá Podendo", a coisa é simples: Minha família mora na Califórnia. Isso facilita as coisas e reduz os custos de viagem.
    Sobre o ambiente de testes, é exatamente o que você disse: Se funcionar lá, funciona em todo lugar!

    Abraço,

    ZéAlves

  14. #14

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Já tem no site da Ubnt informações sobre ROCKET M900, sobre NanoStation M900 Loco e sobre a setorial de 900Mhz.

    BaseStation Sectors | Ubiquiti Networks, Inc.
    http://www.ubnt.com/downloads/datash...ketm900_DS.pdf
    http://www.ubnt.com/downloads/datash...900loco_ds.pdf

    Confiram e comentem...

  15. #15

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Beleza !!!

    Entrei ontem lá e ainda não estava publicado.

    Tô de olho nos Rockets... Será que vem aí RocketDISH de 900 MHz?

  16. #16

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Acho que não, pelo que estou reparando a RocketDISH vai ficar apenas no 5.8 mesmo.
    O Rocket900M seria para usar com a setorial mesmo.

    Acredito que as RocketDISH eles idealizaram para backhaul, para alimentar POPs em 900, 2.4 e 5.8.

    Fico curioso com um POP com Rocket900M com as setorial da Ubnt e nos cliente esse Nano loco 900, acredito que o throughput por cliente não seria muito alto.

  17. #17
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    estes equipamentos de 900 mhz vai ser muito bom para quem quer internet em um local meio sem acesso

  18. #18

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Pessoal, mantenho contato com um resaler da UBNT no canadá e o mesmo já tinha me antecipado sobre essa linha em 900 uns 20 dias antes da divulgação pela propria Ubiquiti. Segundo esse resaller, o proximo lançamento envolve os picostations e uma USB em 900MHZ com canalização de 10MHZ que promete taxas efetivas de até 3mbps por até 3KM de raio com a ERB operando com rocket e setoriais 900MHZ.

    Se isso também se confirmar, podemos finalmente entrar no ramo da "auto instalação" por parte do cliente e em regimes nomades (quase móvel) semelhante as 3G.

    Quanto a linha 3,65GHZ, ao que me consta não há por parte da ANATEL nenhum impeditivo que determina exclusividade da frequencia a determinado sistema, logo, pode-se obter a licença dentro de potencia e area pre determinada em projeto e utilizar-se com exclusividade dentro da area concedida pela ANATEL.
    Tal processo não chega a ser barato, mas também não é nenhum absurdo, assim como já acontece hoje com equipamentos SDH de 8 e 10GHZ.
    O que vejo (inclusive na comunidade Wireless Brasil no Orkut) é que o pessoal tem feito confusão entre 3,65 e 3,5GHZ, sendo que os 3,5GHZ tem definição de exclusividade para carater primário destinado ao WIMAX.

    Quanto a homologação, infelizmente parece que mais uma vez seremos atrasado pela burocracia, pois a linha airmax M5 já esta em produção e uso por varias empresas a mais de um ano e até hoje a maioria dos equipamentos ainda não foram homologados e nem sei se realmente vão. Eu mesmo estou em testes com um setor em M5 e tenho comprados esperando a homologação nada menos que 50 KIts com arigrid e outros 4 setores esperando para subir.
    Infelizmente os custos nacionais não se justificam, pois o mesmo equipamento como por exemplo o rocket que custa no paraguai em torno de 170 reais, chega nas revendas nacionais por quase 400 reais, o que inviabiliza a utilização em larga escala.
    Hoje as micro e pequenas empresas optantes pelo simples, podem importar por via terrestre direto do paraguai em regime de RTU pagando um imposto unificado de 42,5%, então ná há justificativa para um lucro liquido de quase 70% sobre o valor do protudo, e infelizmente dependemos da boa vontade das importadoras e revendas para baixarem preços e homologarem os equipamentos.

  19. #19

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Esta diferencça de preços é coisa que poderá cair com o tempo. Os Nano no início eram mais caros e cairam.
    Mas mesmo assim não jusltifica. Se a Flytec vende por 170dolares, é porque comprou por muito menos da Ubiquiti.
    E como a WDC compra direto, ela deve pagar também menos.
    Quanto a homologação, a WDC é autorizada da Ubiquiti. Eu acho que a p´ropria Ubiquiti deveria pressionar o distribuidor para que ele se agilize. Mesmo que o nosso mercado ainda seja pequeno, ele é expressivo.
    Por Ex: Saiu lá, a WDC já deveria ser informada com antecedência para que começasse seu projeto de homologação. O que parece mesmo é que eles esperam a reação do mercado. Nós confiamos mais nos produtos Ubiquiti que os distribuidores oficiais.

  20. #20

    Padrão Re: Linha UBNT MIMO 3,65GHZ e 900MHZ.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta diferencça de preços é coisa que poderá cair com o tempo. Os Nano no início eram mais caros e cairam.
    Mas mesmo assim não jusltifica. Se a Flytec vende por 170dolares, é porque comprou por muito menos da Ubiquiti.
    E como a WDC compra direto, ela deve pagar também menos.
    Quanto a homologação, a WDC é autorizada da Ubiquiti. Eu acho que a p´ropria Ubiquiti deveria pressionar o distribuidor para que ele se agilize. Mesmo que o nosso mercado ainda seja pequeno, ele é expressivo.
    Por Ex: Saiu lá, a WDC já deveria ser informada com antecedência para que começasse seu projeto de homologação. O que parece mesmo é que eles esperam a reação do mercado. Nós confiamos mais nos produtos Ubiquiti que os distribuidores oficiais.

    A WDC ela importa os produtos ubiquiti, e se autodiz como fabricante. logo os mesmo vem desmontados da china e chegam ao brasil para serem montados, os impostos são bem diferenciados, se não me engano, não passa de 15% do valor das notas. Diferente da importação que custa em torno de 100% do valor do produto.