+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Banda, não da rede Wireless

    Salve meus queridos é meu primeiro tópico, venho do BFW onde tudo era mais facil, porem o Mikrotik é mais Objetivo, estou gostando muito do mesmo porem sou muito leigo, já configurei o básico por aqui, os clientes estão navegando legal, meu problema é tenho uma lan house com 10 pcs e tenho um cliente que tem uma lan com mais 8 pcs, ele usa um roteador em Bridge, dessa forma os clientes da minha lan house conseguem jogar jogos em Rede como Counter Strike como os clientes da outra Lan house, porem notei que depois que eu adicionei a Lan house meu amigo no controle de banda os Jogos em REDE estão com muito lag como se o o Mikrotik estivesse limitando a velocidade da Rede Wireless, minha ideia é liberar 1MB de velocidade de Internet pra Lan House dele, e a Rede Wireless Fosse acessada a toda velocidade, como posso fazer isso ? desde ja agradeço a atenção de todos e quero dizer que é um prazer fazer parte desse forum, um forte abraço a todos

  2. #2

    Padrão Re: Controle de Banda, não da rede Wireless

    ficaria mais ou menos assim:

    modem
    |
    servidor mikotik
    |
    switch -- Wireless - lan house amigo
    |
    sua rede interna.
    sendo que no servidor mikrotik vc iria configurar o ip de todas as maquinas da lan house do se amigo no simple queue, ou outro meio de controle de banda disponivel no mikrotik...
    assim, qdo seu amigo for sair para a internet, ele ira sair com a velocidade que vc colocou ali.
    veja que caso use essa opcao, seria interessante usar algum meio para prender o ip ao mac... tal como dhcp ip lease... e arp.
    pois assim impediria seu amigo de trocar o ip de alguma maquina dele e navegar com uma velocidade maior.

    porem... o acesso interno... troca de trafego entre sua lan house e a dele estaria a toda velocidade... limitado apenas a largura de banda maxima que o seu radio aguenta.
    creio que o radio utilizado ai deva ser um 2.4... se tiver umas 8 pessoas jogando (4 na sua lan e 4 na dele), creio que o radio vai comecar a abrir o bico... o que ira prejudicar se qualquer outra pessoa la na rede dele for acessar a internet.
    Última edição por AndrioPJ; 01-08-2010 às 13:55. Razão: complemento de comentario

  3. #3

    Padrão Re: Controle de Banda, não da rede Wireless

    Prezado amigo, no meu caso eu já implantei com muito sacrificio ops falta de conhecimento mas consegui, todos meus clientes estão nas Leases de DHCP, todos tem reserva de IP, e criei regras na "queue' e todos já tem limite de banda, inclusive a lan house dele, os radios são 2.4 como vc disse, creio que a limitação de velocidade posso estar falando bobagem, se estiver fique a vontade para me corrigir, na "queue" na guia Advanced na parte "Interface" esta marcado "ALL" ao meu intender ele a "queue" limitará o limite de velocidade em todas as Interfaces, pode ser isso que esta limitando a velocidade da Rede ? esqueci de mencionar, aqui eu tenho um PC-AP ou seja é o próprio mikrotik que faz a conexão wireless, desde já agradeço a boa intenção do amigo em me ajudar...