+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Preciso de Opinião sobre Painel setorial 60 graus e mikrotik

    Ola pessoal, eu estava a comprar paineis setoriais de 120 graus com 17 ou db, porem vi que aqui no forum muitos elogiam o Nanostation como ap, e ele possui apenas 60 graus e 10 db de antena, e um tamanho reduzido.

    Eis o que pensei em fazer:
    Opção 1
    1 FONTE 24 V 4 AMP ( possuo)
    1 MIKROTIK- ROUTERBOARD RB600 LICENÇA NIVEL 3 (possuo)
    1 MIKROTIK- ROUTERBOARD DAUGHTERBOARD 604
    6 MIKROTIK- MINI PCI CARD R52 100MW
    6 ANTENA PAINEL SETORIAL 60 GRAUS 12 DB AQUARIO

    OU
    Opção 2
    6 NANOSTATION 2
    1 SWITCH

    A opção com mikrotik teria potencia aproximada da opção com nanostation, além da comodidade de ser um mikrotik, podendo ser acessado pelo mk-auth e ter nivel de sinal do cliente e tudo mais.
    -- O unico problema que vejo seria ainda a questão de ter que usar cabos rgc213.
    -- O custo vai ficar superior ao uso das nano

    Aguardo sugestões e opniões, até mais.

    Desculpe pela falta de atenção, esse esquema citado a cima é para montar um POP.
    Neste local eu ja possuo um POP montado porém usando RB600 com 3 cartões EMP 8602, e antenas Hyperlink HG2414SP( nao homologadas), e pretendo substituir por conjunto de 6 antenas visando que cada cartão (ou nano) em bridge ap, suporte a média de 30 clientes simultaneos, tendo banda sufuciente para ir até 180 clientes, até que precise montar outro POP.

    O que usar?
    -- MIKROTIK
    -- NANOSTATIO 2 (modo ap brdige)

    Obrigado.
    Última edição por edmarmega; 03-08-2010 às 19:46. Razão: Esquecido de falar que era um POP, obrigado brunopaespedro por me lembrar de relatar.

  2. #2

    Padrão Re: Preciso de Opinião sobre Painel setorial 60 graus e mikrotik

    caro amigo edmar boa tarde

    Vou ser sincero com vc, ficou um pouco dificilde entender o seu texto, mais pelo que consegui entender, vc quer montar um ponto de acesso e quer usar o nanostation (seria ele 5 ou 2ghz?) , neste caso o mikrotik é bem superior ao nano, não so pela robustez do equipamento mais tambem pelo seu conjunto de ferramentas de controle de acesso e de manutenção do link de seus clientes, coisa que o nano não tem.

    o cabo rgc213 é excelente montado de forma correta, (aki uso 2m no maximo)

    porem, como vc ja disse o nano sera bem mais facil de instalar...e mais barato , pois ja os possui.

    logo logo volto a falar com vc....

  3. #3

    Padrão Re: Preciso de Opinião sobre Painel setorial 60 graus e mikrotik

    Apesar de gostar demais dos Nano, prefiro usá-los para cliente ou PTP ou ainda para pequenas repetidoras afastadas com poucos clientes próximos. Para POP sem dúvida eu ficaria com o MK. Melhor controle e mais recursos, sem dúvida.
    Apenas acho que você poderia utilizar 4 antenas de 90° com 4 cartões, nesse caso gastaria menos e não deixaria de atender os clientes com qualidade.

  4. #4

    Padrão Re: Preciso de Opinião sobre Painel setorial 60 graus e mikrotik

    Caro amigo tb concordo com a opnião dos amigos pois painel setorial + rb+ carão mini pci este conjuto + mk e muito mais seguro confiavel e suportamais clientes.

  5. #5

    Padrão Re: Preciso de Opinião sobre Painel setorial 60 graus e mikrotik

    entao amigo katraka, eu estou hj com 3 antenas, porem com o problema de muitos clientes conectados apenas em 2
    isso ta deixando a rede muito lenta, alem do problema com os EMP 8602, que realmente sao instaveis, clientes com lap top a 200 metros da torre conectam com sinal exelente mas nao navegam e o mesmo aconetce com varios clientes com antenas usb e ap-cliente.
    quanto a quantidade de antenas o gasto nao é tanto pois custa apenas 50,00 cada painel, o mais caro realmente são os cartoes.
    grato pela opiniao katraka.

  6. #6

    Padrão Re: Preciso de Opinião sobre Painel setorial 60 graus e mikrotik

    ola amigo, tudo bem

    como prometido ....voltei...

    Minha opinião, troque seus cartões, quando puder é claro, o r52h é mais confiavel e não "mia".

    aqui em peruibe -sp temos uma painel, tambem da hyperlink de 17 dbi com abertura de 90 (maravilhosa), conectada por um cabo de 1m rgc 213, o cartão é um r52h (com chipset da atheros), e a router é uma 433ah, fonte de 24v com 2amperes....temos 24 clientes (neste momento), mais tivemos 35.

    NUnca tive problemas com este esquema, minto, tive so uma vez, mais abri a antena, lavei inteira com limpa contato e depois passei WD.

    voçê poderia me mandar a descrição da sua pop???


    abraço

  7. #7

    Padrão Re: Preciso de Opinião sobre Painel setorial 60 graus e mikrotik

    valeu a todos obrigado