+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 900 Metros, Duvida qual equipamento conseguir melhor Taxa de Dados

    Estou com uma duvida. Sou iniciante no assunto e o meu uso é particular para monitorar a padaria do meu pai através de cameras IP.

    Recentemente montei um enlace ponto a ponto ( da minha casa na padaria do meu pai ) de 900 metros usando 2 AP-wr254 + 1 antena omni 12dbi e uma antena direcional 24dbi com "visada" meu sinal ficou -57 dBm consegui uma taxa de dados de aproximadamente 1 MegaByte, perto da minha casa tem muitas antenas de provedores a radio operando na frequencia 2.4 e em diversos canais , Pesquisando um pouco mais sobre redes ponto a ponto conheci o Nanostation5 e Nanostation m5 que opera na frequencia 5.8, vi resultados no forum de pessoas conseguindo Taxa de 40Mbits ( aprox uns 5 Mega Byte ). Concluindo se eu trocar meus equipamentos para Nanostation5 ou Nanostation m5 conseguirei uma Taxa mais eficiente que 1Megabyte.
    FAVOR não recomendar equipamentos "profissionais".

    Outros detalhes que talvez alguem pergunte. a marca das antenas é ArtSat e uso pigtail de 50cm para cada um, antes que alguem pergunte o que estou achando de 1 MegaByte , no momento esta sendo pouco para o meu objetivo que é gravar 16 cameras IP diretamente daqui de casa. Para vizualizar as cameras vai ser perfeito com a taxa atual, mas minha intenção final é gravar tudo aqui de casa mantendo um servidor das gravações.

    FAVOR não recomendar equipamentos "profissionais".
    Última edição por dyegoborges; 07-08-2010 às 23:46.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 900 Metros, Duvida qual equipamento conseguir melhor Taxa de Dados

    Citação Postado originalmente por dyegoborges Ver Post
    ... Concluindo se eu trocar meus equipamentos para Nanostation5 ou Nanostation m5 conseguirei uma Taxa mais eficiente que 1Megabyte.
    FAVOR não recomendar equipamentos "profissionais".
    Oi Dyego.

    Quando você diz que não quer recomendação de equipamento profissional, você deve estar se referindo aos motorola e demais marcas com preços acessíveis apenas aos orgãos governamentais ou multinacionais... Certo?
    Porque o fabricante dos NanoStation, a Ubiquiti, oferece equipamento profissional que são usados em todo o mundo por empresas e provedores wireless. A diferença é que o custo é bem baixinho.

    Pra esse tipo de trabalho que você quer fazer, daria o bullet M2 da Ubiquiti. Com ele você aproveita suas antenas (se não forem USB). O rádio modelo Bullet conecta-se diretamente à antena já existente.

    Esqueça os provedores perto de você, eles não são fonte de interferência, é seu equipameto atual que não é dos melhores.

    Fiquei intrigado com uma coisa: Como você consegue sinal de -57 e só consegue passar 1 mega? Tem árvores ou demais obstáculos no trajeto entre a padaria e sua casa?

    Se tiver, você vai ter que subir suas antenas.


    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 08-08-2010 às 21:25.

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 900 Metros, Duvida qual equipamento conseguir melhor Taxa de Dados

    Citação Postado originalmente por dyegoborges Ver Post
    Estou com uma duvida. Sou iniciante no assunto e o meu uso é particular para monitorar a padaria do meu pai através de cameras IP.

    Recentemente montei um enlace ponto a ponto ( da minha casa na padaria do meu pai ) de 900 metros usando 2 AP-wr254 + 1 antena omni 12dbi e uma antena direcional 24dbi com "visada" meu sinal ficou -57 dBm consegui uma taxa de dados de aproximadamente 1 MegaByte, perto da minha casa tem muitas antenas de provedores a radio operando na frequencia 2.4 e em diversos canais , Pesquisando um pouco mais sobre redes ponto a ponto conheci o Nanostation5 e Nanostation m5 que opera na frequencia 5.8, vi resultados no forum de pessoas conseguindo Taxa de 40Mbits ( aprox uns 5 Mega Byte ). Concluindo se eu trocar meus equipamentos para Nanostation5 ou Nanostation m5 conseguirei uma Taxa mais eficiente que 1Megabyte.
    FAVOR não recomendar equipamentos "profissionais".

    Outros detalhes que talvez alguem pergunte. a marca das antenas é ArtSat e uso pigtail de 50cm para cada um, antes que alguem pergunte o que estou achando de 1 MegaByte , no momento esta sendo pouco para o meu objetivo que é gravar 16 cameras IP diretamente daqui de casa. Para vizualizar as cameras vai ser perfeito com a taxa atual, mas minha intenção final é gravar tudo aqui de casa mantendo um servidor das gravações.

    FAVOR não recomendar equipamentos "profissionais".
    Amigo, se nao quiser equipamento "profissional"vá pro site do mercadolivre e compre "qualquer coisa ",ok.
    Mas se quiser equipamentos que realmente atendam a sua demanda e te surpreendam pela qualidade, estabilidade e robustez , e ainda com sobra de banda pra fazer o que voce precisa, vai de UBNT AIRMAX ou Nano M5, nanobridge entre outras solucoes ubiquiti.
    Recomendamos pois o custo beneficio pra pessoas comuns que nem nós, é extremamente bom.
    Vais poder por exemplo, usando nano m5 ,ok:
    - Instalar um servidor de cameras ip na sua casa,
    - Instalar cameras ip na padaria do seu pai e na sua casa
    Tudo isso usando potencia pbaixa, facilidade na instalaçao, na montagem e na manutençao dos equipamento. se tiver visada 100% voce passa os 50mb facil nessa rede entre Nano m5.
    Tudo isso em um equipamento que é usado até sobre condicoes climáticas extermas como neve ou sol de 40graus.
    O que recomendamos sempre é : compre de pessoas sérias, importadores certificados pra ter todo o suporte necessário.
    De resto é instalar e ficar tranquilo gerenciando de casa seu negocio.
    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 900 Metros, Duvida qual equipamento conseguir melhor Taxa de Dados

    Acho que vou ficar com o nanostation M5.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 900 Metros, Duvida qual equipamento conseguir melhor Taxa de Dados

    Citação Postado originalmente por dyegoborges Ver Post
    Acho que vou ficar com o nanostation M5.
    Tendo visada amigo, é uma ótima escolha.Precisando de ajuda pra configurar, é só avisar que estamos a disposição,ok.
    Tem alguns ajustes que podem e devem ser feitos nos equipamentos pra utilizar 100%,ok.
    Abraço e parabéns pela escolha de UBNT. Os Nano M5 são uma ótima alternativa.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 900 Metros, Duvida qual equipamento conseguir melhor Taxa de Dados

    Citação Postado originalmente por dyegoborges Ver Post
    Acho que vou ficar com o nanostation M5.
    OK Dyego.

    Só lembra que a frequencia de 5.8 GHz utilizada pelo Nano M5 não gosta de obstruções entre os rádios. Se tiver copas de árvores ou edificações entre um rádio e outro, pode ser que nem estabeleça sinal.

    Boa sorte,

    ZéAlves