+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diagnostico Cartão Mikrotik

    Galera passando pelo mikrotik internacional vi esse post e achei que seria de grande, valia trazer pra nos aqui no nosso under

    R52 e R52H danos ESD

    Para testar se o seu R52 ou R52H cartões não está funcionando devido a relâmpagos ou dano da tempestade eletrostática, use um multímetro:Cartão Danificado:
    http://wiki.mikrotik.com/images/thum...0px-Storm1.jpg

    Cartão Normal:
    http://wiki.mikrotik.com/images/thum...0px-Storm2.jpg
    Área de teste close-up:
    http://wiki.mikrotik.com/images/thum...0px-Storm3.jpg


    DC curto antenas

    Também certifique-se que sua antena é curto DC:

    DC antena em curto. Essa antena não precisa de um pára-raios Coax:http://wiki.mikrotik.com/images/e/e3/Dc_grounded.jpg
    antena DC NÃO curto-circuito. Esta antena precisa de um prendedor de relâmpago Coax para evitar danificar o cartão súbita sem fio. Observe o OL (sobrecarga) no multímetro:
    http://wiki.mikrotik.com/images/8/85/Dc_notgrounded.jpg

  2. #2

    Padrão Re: Diagnostico Cartão Mikrotik

    Vale lembrar que não só de causar curto vivem os danos por estática. Ou seja, mesmo que não haja curto na saída, não quer dizer que o cartão está ok.

    Dano por ESD em alguns componentes com supercondutores é mais comum que se manifeste na forma de "abrir circuito" do que na forma de curto-circuitar algo.

    O caso dos cartões que perdem potência depoos de raio é nesse estilo: Não há curto, mas estão danificados.

    O GoogleTranslator distorceu o texto (É o que parece), mas acho que o original dizia que precisa centelhador do tipo protetor de surto com gas, o centelhador sozinho protege quando a antena tem o GND isolado do metal da torre, mas quando o corpo da torre é o para-raios, e o gnd da antena é ligado a ferragem da antena, o jeito é colocar esses protetores de surto ("Prendedor de relampago" só o googletranslator mesmo...) pra curto-circuitar em caso de picos de tensão elevada (Eles tem carcaça pra aterrar, e por deixar essa carcaça junto a torre e fazer pouco efeito que tem quem ache que eles funcionam mal).

    Aqui nem centelhador de R$ 25 vende muito, que dirá um desses centelhadores/protetores de surto, que costumam custar 4x isso e nem tem no brasil... (Ou tem?)