Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Vi no site da MIKROTIK que estão utilizando o protocolo TDMA, que se chama NV2, segue link do site da MIKRoTIK:

    Manual:Interface/Wireless - MikroTik Wiki

    Está bem no meio da página.

    Nv2
    MikroTik has developed a new wireless protocol based on TDMA technology (Time Division Multiple Access) - Nv2 (Nstreme version 2).

    TDMA is a channel access method for shared medium networks. It allows several users to share the same frequency channel by dividing the signal into different time slots. The users transmit in rapid succession, one after the other, each using his own time slot. This allows multiple stations to share the same transmission medium (e.g. radio frequency channel) while using only a part of its channel capacity.

    The most important benefits of Nv2 are:

    Increased speed
    More client connections in PTM environments
    Lower latency
    No distance limitations
    No penalty for long distances
    Starting from RouterOS v5.0beta5 you can configure Nv2 in the Wireless menu.

    Nv2 settings
    nv2-qos sets the packet priority mechanism
    frame-priority - manual setting that can be tuned with Mangle rules
    default - default setting where small packets receive priority for best latency

    Na tradução do google promete.....


    Se alguem já estiver usando posta ai os relatos para nós avaliarmos os resultados....


    Ivan Galves

  2. #2
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Grande Ivan vamos ver oq vai acontecer ne com o passar dos dias...

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    hehehehe... devem ter olhado os fontes da ubnt e fizeram as "adaptações".

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    hehehehe... devem ter olhado os fontes da ubnt e fizeram as "adaptações".
    Nao duvido tche!!! Mas que ta estranho isso ,.....ta!!!!!
    Lancar um "revolucionario" protocolo logo apos o anuncio de uma nova linha de produtos TDMA da UBNT ?????? hum.....ta estranho mesmo!!

  5. #5

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Nao duvido tche!!! Mas que ta estranho isso ,.....ta!!!!!
    Lancar um "revolucionario" protocolo logo apos o anuncio de uma nova linha de produtos TDMA da UBNT ?????? hum.....ta estranho mesmo!!
    Tendência, será????

  6. #6

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????


  7. #7

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    30 mb full em 40 mhz, para isso nem precisa do NV2,

    quero ver essa questao de tdma como fica

  8. #8

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Ola Pessoal ! gostaria de um ajuda se alguem ja conseguiu usar esse protocolo nv2 em bridged transparente ? Pois ja tentei de tudo e nao funcionou ! Nâo achei nada sobre isso na net! Nem mesmo no site da mikrotik!!

  9. #9

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Nao consegui isso nem com 2 XR5 um do lado do outro, mas em 40mhz pode ser será que na versao 5 vai dar pra colocar o XR5 em 40mhz, e esse MiniPCI : SparkLAN WMIA-166AG que ele ta usando qual o desempenho ?, agora fiz o teste com 2 nano M5 na banca e realmente é maravilhoso deu incriveis 9.7Mbps ou 77,6mbps, com XR5 chegou perto de 40mbps, alguem ai já testeu essa V5 do mikrotik onde baixa, no site oficial ainda nao tem.

  10. #10
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    tem no site da mikrotik sim a versão a v5.0beta6 na minha rb433ah
    to usando e o cartao que tenho aq cm10 ativa as opcoes para novo protocolo, so que não testei ainda. pois uso minha rb para gerencia a wireless aq de casa e não to com mais nenhuma para executar testes....
    abracos...

    Citação Postado originalmente por tecnic Ver Post
    Nao consegui isso nem com 2 XR5 um do lado do outro, mas em 40mhz pode ser será que na versao 5 vai dar pra colocar o XR5 em 40mhz, e esse MiniPCI : SparkLAN WMIA-166AG que ele ta usando qual o desempenho ?, agora fiz o teste com 2 nano M5 na banca e realmente é maravilhoso deu incriveis 9.7Mbps ou 77,6mbps, com XR5 chegou perto de 40mbps, alguem ai já testeu essa V5 do mikrotik onde baixa, no site oficial ainda nao tem.

  11. #11

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Vou começar os testes logo após o feriado.
    Agradei muito das vantagens que ele promete...

  12. #12

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    eu testei duas rb 433 e duas xr5, pra mim não deu resultado, inestavel, não melhorou em nada,, realmente imviavel, mais inestavel que o nstreme, bom so o que me resolveu eses 63km foi bullet m5 mesmo

  13. #13

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Alguem conseguiu configurar o nv2 em ptp? Tem algum macete pra conectar? pois aqui nos testes em um ptp de 5 km não conecta por nada quando ativo o nv2.
    se alguem ja testou e conseguiu resultados favor posta , pra gente.
    abraços!!

  14. #14

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Pessoal é o seguinte a mikrotik não vai desenvolver um protocolo para continuarmos usando XR5 que é da UBNT correto?
    Aqui todos os meus PTP são com XR5 e acho que o de vcs também, acabaram de chegar uns cartões da mikrotik R52HN para trocar em um dos meus links e testar
    vamos ver no que vai dá .

  15. #15
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    vou começar meus teste no inicio de dezembro... alguem ja esta em teste para distribuição para clientes?

  16. #16

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Pessoal a tecnologia TDMA da mikrotik veio para ponto-multiponto e não para ponto a ponto.

    A sigla TDMA vem do inglês Time Division Multiple Access , que quer dizer "Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo". O TDMA é um sistema de usado em celular digital que funciona dividindo um canal de frequência em até seis intervalos de tempo distintos. Cada usuário ocupa um espaço de tempo específico na transmissão, o que impede problemas de interferência.

    Posso até estar enganado mas o que andei vendo e lendo seria basicamente para ponto multiponto.

  17. #17

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Hummmmm...faz sentido, vou estudar mais um pouco, por que aqui no PTP não conectou nem com reza braba...rsssss

  18. #18

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    tenho um ponto a ponto de 59.7km usando 2 Rb433ah 2 xr5 com o protocolo nv2 e ta passando 30mb

  19. #19

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    Citação Postado originalmente por ggilsontelecom Ver Post
    Pessoal é o seguinte a mikrotik não vai desenvolver um protocolo para continuarmos usando XR5 que é da UBNT correto?
    Aqui todos os meus PTP são com XR5 e acho que o de vcs também, acabaram de chegar uns cartões da mikrotik R52HN para trocar em um dos meus links e testar
    vamos ver no que vai dá .
    Testado nv2 e r52hn, excelente, latência mínima, troughput alto e conexão estável. Além de tudo o r52hn tem resistência a descarga atmosférica de 10KV o que viabiliza utilizá-lo em ptp. Mudei para nv todos os meus enlaces de longa distancia, a conexão ficou bem mais estável, antes as vezes agente observar uma rapida queda de cerca de 4 segundos, hoje não cai nada, os enlaces em xr5 estão 54/54mbps usando 20mhz de banda, ccq acima de 90% em ambos os lados e o mais impressionante mesmo quando estou fazendo testes de throughput (passando acima de 30 mbps com xr5 em 20mhz de banda) o enalce permanece com latencia baixa, na verdade a latencia nem se altera se vc fazer o teste para a internet, altera um pouco quando se faz o teste para uma das rbs do enlace, mas com certeza é devido ao alto processamento. teste1: RB433AH /R52HN/MIKROTIK 4.16 teste2: Utilizei RB 433/XR5/MIKROTIK 4.16

  20. #20

    Padrão Re: Alguem já está usando o novo protocolo da Mikrotik ????

    eai, pessoal que testou novo protocolo em multiponto, poderia postar as experiencias?
    Gostaria de saber se eu usar Mikrotik como AP cartão R52HN painel de dupla polarização, e Ubiquiti Nano Loco M5 como cliente, se vai funcionar como Airmax ou NV2?