+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    Seguinte...

    Estou com o samba rodando e se um usuário altera algo no compartilhamento como criar uma pasta ou alterar um arquivo ele se torna dono da pasta porque?

    quando coloquei o samba no ar, deixei o administrador como dodo das pastas e cada grupo com sua pasta mas olhem o exemplo abaixo:

    rwxrw-rw- 1 NOVAF+administrator NOVAF+comercial 740864 Mai 21 2008 PREVISÃO RECEBIMENTOS CLIENTES 20-05-08.xls
    -rwxrwxrw-+ 1 NOVAF+heron NOVAF+comercial 933376 Ago 12 07:06 PREVISÃO RECEBIMENTOS CLIENTES 2010.xls
    -rwxrw-rw- 1 NOVAF+administrator NOVAF+comercial 923648 Jul 28 15:22 PREVISÃO RECEBIMENTOS CLIENTES 2010.xls~RF1820748.TMP


    Nesse acima o usuário heron alterou a planilha e so tornou dono dela então como faço para deixar padrão...sempre o administrator dono das pastas/planilha e o grupo com acesso?

  2. #2

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    Utiliza política de grupos, assim quem alterou por ultimo não vai influenciar.

  3. #3

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    como faço isso?? pois como pode ver deixei o adm como dono e dei acesso com o chgrp ao grupo...depois chmod -R 2770..como faço esse política por grupo?

  4. #4

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    posta as configurações do compartilhamento.

  5. #5

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    [EXPORTACAO ]
    comment = pastas do servidor linux
    path = /home/samba/EXPORTACAO
    browseable = yes
    writable = true
    #read only = No
    create mask = 0777
    directory mask = 0777
    valid users = @NOVAF+comercial,@NOVAF+diretoria,NOVAF+administrator,NOVAF+alisson

  6. #6

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    cara.. com essa mascara é indiferente o dono ou grupo 777, qualquer um pode ler ou gravar.

  7. #7

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    mas se eu tirar para outros usuários...os usuários de outro grupo que precisam de alteração não vão poder alterar entende? vou postar um exemplo prático:

    compartilhamento:
    [UNIDADE H]
    comment = pastas do servidor linux
    path = /home/samba/H
    browseable = yes
    writable = true
    #read only = No
    create mask = 0777
    directory mask = 0777
    valid users = NOVAF+teste,@NOVAF+comercial,@NOVAF+diretoria,@"NOVAF+pack manga",NOVAF+administrator,NOVAF+alisson



    e no caso deu precisar dar permissões diferentes a mais de um usuário de grupos diferente a uma subpasta?

    exemplo:
    dono da pasta: administrator(para todas)
    grupo: comercial
    usuario1: alisson(grupo packuva)
    usuario2: handerson.handnelle(grupo financeiro)

    por exemplo preciso que no compartilhamento \\samba\UNIDADE H o dono de todo compartilhamento seja o administrator o grupo de acesso o comercial mas que o usuario alisson(grupo UVA) tenha acesso a leitura a subpasta \\samba\UNIDADE H\uva e que o usuário handerson.handnelle(grupo financeiro) tenha acesso a escrita a subpasta \samba\UNIDADE H\financ como faço?

    Pois colocar o dono e o grupo foi fácil já está funcionando agora como dar permissões diferentes a 2 usuários de grupos diferentes?
    Última edição por lfernandosg; 13-08-2010 às 15:54.

  8. #8

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    os usuários precisam estar no mesmo grupo.

  9. #9

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    lembrando que cada usuário pode participar de mais de um grupo.

  10. #10

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    é ai que está...colocando por exemplo o usuário handerson no grupo comercial ele vai ter acesso as pastas que o comercial tem e isso não pode entendeu?

  11. #11

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    você terá que criar um para esse diretório e colocar os usuários que poderão ter acesso no grupo.

  12. #12

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    Mas por exemplo se eu desse uma pasta que todos pudessem alterar e criar mas que o dono sempre fosse o administrador isso não pode ser feito no samba?

    Pergunto pois é minha primeira experiência pois sempre usei o AD e com ele posso fazer dessa forma e ainda posso colocar permissão para cada usuário ue já estou vendo que o samba não faz tenho que colocar o usuário dentro do grupo.

    Se for assim, como uso integrado ao AD vou ter que mexer em todo Ad e colocar os usuários do grupo diretoria dentro de todos os grupos pois eles precisam de acesso total as pastas.

  13. #13

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    cara..

    o que costumava fazer quando configurava um samba para este serviço era o seguinte.

    todo usuário criado tem seu grupo único de usuário e pertence a um grupo de todos os usuários.

    se determinados usuários precisam ter acesso a um diretório então cria-se um grupo para isso, e assim vai.

  14. #14

    Padrão Re: Usuário ficando dono da arquivos/pasta no samba

    eu sei e já entendi a parte que o usuário tem que está no grupo...mas no caso se eu quiser liberar o acesso de uma pasta para todos e que o dono sempre continue sendo o mesmo como faço ??

    é isso que preciso descobrir pois peguei uma pasta e deixei como dono o adminsitrator e o grupo comercial como grupo dela.pois bem mesmo sem os outros terem permissões se alguem do grupo alterar algo ele ficar dono da pasta entendeu?

    então não é porque nos outros compartilhamentos tem permissões para o todos que o dono é mudado para quem altera pois deixando somente o dono e um grupo para cesso o arquivo/pasta é modificado para novo dono o usuário que abriu e preciso que sempre continue o adminsitrator como dono.

    entendeu agora?


    Exemplo pratico da pasta que criei:


    -rwxrw-rw- 1 NOVAF+heron NOVAF+domain users 8687 Set 8 09:41 tickets - nota fiscal.xlsx

    antes estava assim:


    -rwxrwx--- 1 NOVAF+administrator NOVAF+comercial 8687 Set 8 09:38 tickets - nota fiscal.xlsx

    aí o usuário heron o grupo comercial alterou alguma coisa na planilha e passou a ser o dono, entendeu?

    então tem idédia como sempre deixar o dono administrator?
    Última edição por lfernandosg; 09-09-2010 às 14:11.