Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5 x Rb ou Alix e Xr5 e Antena Hyperlink 33

    Citação Postado originalmente por PorfirioNET Ver Post
    Minha duvida e parecida com a do meu colega, preciso fexar um link com 75km aberto, comprei as Antenas Pluton 5,8GHz Parábola 42 dBi PTX 36-58D dupla polarizaçao. gostaria de saber na sua opiniao para usar com essa antena ficaria melhor com Xr5 600w +rb433ah (com NStream), ou ubiquiti rocket M5? o link de 50 megas adsl (estou siente q vou ter uma ceta perca). mas para esse link nessa distansia qual material e mais recomendado? desde ja agradeço a quem poder ajudar. abraço...
    Minha opiniãoparticular é sempre o ROCKET M5 preferencialmente com as antenas originais da Ubiquiti de 30dbi ou 34dbi, mas concordo com o conceito do colega granlabor, pois tambem trabalho da mesma maneira passo todoas as informações e treinamento ncessário para o cliente fazer a instalação mecânica e apontamento e faço os ajustes eletrônicos via remoto. Formula a;liás que tem dado 100% de resultado !
    Grande Abraço granlabor ! E a Todos os colegas !
    E até a MUM ou a Conferencia mundial da Ubiquiti aqui em Foz do Iguaçu dia 01/12

  2. #42

    Padrão Re: Rocket M5 x Rb ou Alix e Xr5 e Antena Hyperlink 33

    Abração Paulo Kleber.

    Nos vemos em FOZ no evento da Ubiquiti. Gostaria de ir ao MUM, mas não vai dar

    ZéAlves

  3. #43
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5 x Rb ou Alix e Xr5 e Antena Hyperlink 33

    Citação Postado originalmente por PorfirioNET Ver Post
    Minha duvida e parecida com a do meu colega, preciso fexar um link com 75km aberto, comprei as Antenas Pluton 5,8GHz Parábola 42 dBi PTX 36-58D dupla polarizaçao. gostaria de saber na sua opiniao para usar com essa antena ficaria melhor com Xr5 600w +rb433ah (com NStream), ou ubiquiti rocket M5? o link de 50 megas adsl (estou siente q vou ter uma ceta perca). mas para esse link nessa distansia qual material e mais recomendado? desde ja agradeço a quem poder ajudar. abraço...
    PorfirioNet,
    Bom, relacionado à sua dúvida existem duas possibilidades:
    1- Fazer um ponto a ponto direto, se a visada e o terreno permitirem isso. Digo terreno pois acima de 50km a coisa se torna mais refinada , sendo fechado o enlace somente com técnicos experientes.
    Quanto ao seu enlace, posso anlisá-lo sem custo pra voce, pelas coordenadas GPS e pelo se relato da regiao em relação a terreno, etc. temos que analisar diversos fatores para que um link feche bem a essa distância e passe a banda que necessitas. tanto o Rocket quanto o XR5 são ótimos pra esse tipo de enlace.A diferença é em preço mesmo.As antenas que elegesse pro enlace são ótimas, parabéns pela escolha. entra em contato pelo meu e-mail e vamos analisar a sua real visada desse ponto a ponto. assim poderei te dar 100% de certeza se fecha ou não o enlace e como ficará seu enlace.
    2- Segunda possibilidade seria usar repetidora. custo maior, etc. mas precisa ser analisado.
    Abraço.

  4. #44

    Padrão Re: Rocket M5

    Aff. ae galera to com um problema esquisito.. li todo topico o q me xamo antençao foi o isolamento do cabo... aki tenho um enlace de 35km, passando 190mb no rocket-m5 visada perfeita sinal dando 58%... antenas Dish.. da propria ubiquti, pigtail isolado, autofusao, isolante silicone, fica show.. o problema q ocorre é a perca de pacote entre o radio e o mikrotik, tenho um cabo de 60metros do rocket ate o servidor e começo a da perca do nada, reinicio pela energia o rocket e volta, mas da um tempo perde denovo. alguem passo por isso.

  5. #45
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Aff. ae galera to com um problema esquisito.. li todo topico o q me xamo antençao foi o isolamento do cabo... aki tenho um enlace de 35km, passando 190mb no rocket-m5 visada perfeita sinal dando 58%... antenas Dish.. da propria ubiquti, pigtail isolado, autofusao, isolante silicone, fica show.. o problema q ocorre é a perca de pacote entre o radio e o mikrotik, tenho um cabo de 60metros do rocket ate o servidor e começo a da perca do nada, reinicio pela energia o rocket e volta, mas da um tempo perde denovo. alguem passo por isso.
    Utilize cabo STP com conectores blindados, ou aterre o 9º fio do cabo STP, que seu problema vai pro espaço !

  6. #46

    Padrão Re: Rocket M5

    A torre ta aterrada ja, os equipamentos, somente o cabo uso CAT 5... ja testei o 6, so nao testei o blindado e o amigo abaixo no topico falo q uso blindado e deu o mesmo.... eu to usando do Radio ROCKET ate o servidor um cabo de 77metros... sera q nao é isso? ou é mesmo a questao do blindado pq se for interferencia o colega falo q ele ainda continuo com a mesma.

  7. #47
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    A torre ta aterrada ja, os equipamentos, somente o cabo uso CAT 5... ja testei o 6, so nao testei o blindado e o amigo abaixo no topico falo q uso blindado e deu o mesmo.... eu to usando do Radio ROCKET ate o servidor um cabo de 77metros... sera q nao é isso? ou é mesmo a questao do blindado pq se for interferencia o colega falo q ele ainda continuo com a mesma.
    Quantos metros de POE vc ta usando ? e qual tipo de cabo ?

  8. #48

    Padrão Re: Rocket M5

    o Cabo é CAT5 do POE, de 80cm.. e o de LAN ta com 77metros. amanha vo por um HUB no meio pra ver. pq fechei o enlace com 240mb no throught.. e agora nao passa 10mb.. affClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ENLACE 250 megas.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	77,9 KB
ID:      	19641

  9. #49
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    o Cabo é CAT5 do POE, de 80cm.. e o de LAN ta com 77metros. amanha vo por um HUB no meio pra ver. pq fechei o enlace com 240mb no throught.. e agora nao passa 10mb.. affClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ENLACE 250 megas.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	77,9 KB
ID:      	19641
    Acho que vc pode estar perdendo dados pelo caminho ! Um cabo STP bem aterrado ou uma fibra com com conversor seria bem legal, e olha que fibra ta bem em conta. Os conversores tb !
    Eu compro fibra ja conectorizada da ADR Networks !
    Sempre fui bem atendido e uso fibra direto, até por que isola elétricamente o sistema !
    Grande Abraçco !

  10. #50

    Padrão Re: Rocket M5

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Acho que vc pode estar perdendo dados pelo caminho ! Um cabo STP bem aterrado ou uma fibra com com conversor seria bem legal, e olha que fibra ta bem em conta. Os conversores tb !
    Eu compro fibra ja conectorizada da ADR Networks !
    Sempre fui bem atendido e uso fibra direto, até por que isola elétricamente o sistema !
    Grande Abraçco !
    Desculpa, se vou perguntar uma grande besteira, pq na minha torre, tambem tenho o problema de interferencia numa torre de radio, e usamos Cabo stp blindado, dentro de um tudo chamado ceutubo, que vem com blindagem, so nao aterrei a torre ainda, nem o cabo, e sofro com isso tambem.

    Mas voltando a pergunta, voce esta usando a fibra, ligada no rocket? usando o conversor pra rj45 para ligar no radio, sera que ajuda nessa parte de interferencia no cabo, usando a fibra?

  11. #51

    Padrão Re: Rocket M5

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    Desculpa, se vou perguntar uma grande besteira, pq na minha torre, tambem tenho o problema de interferencia numa torre de radio, e usamos Cabo stp blindado, dentro de um tudo chamado ceutubo, que vem com blindagem, so nao aterrei a torre ainda, nem o cabo, e sofro com isso tambem.
    Essa é minha duvida tbm, sendo q vc uso tudo isso e nao tiro a interferencia... minha opniao aqui pra mim ainda seria o tamanho do cabo entre a LAN do rocket ate o servidor... vo teste hj se nao chover..
    Uma pergunta: Qual o tamanho desse seu cabo da LAN do Rocket?
    Mas voltando a pergunta, voce esta usando a fibra, ligada no rocket? usando o conversor pra rj45 para ligar no radio, sera que ajuda nessa parte de interferencia no cabo, usando a fibra?
    A fibra nao sofre interferencia... alem de passar ilimitados megas... como o cabo pode passar somente 10/100/1000, o bom seria usa fibra... meu rocket so tem 10/100... na firmware dele q é 5.1

  12. #52
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    Desculpa, se vou perguntar uma grande besteira, pq na minha torre, tambem tenho o problema de interferencia numa torre de radio, e usamos Cabo stp blindado, dentro de um tudo chamado ceutubo, que vem com blindagem, so nao aterrei a torre ainda, nem o cabo, e sofro com isso tambem.

    Mas voltando a pergunta, voce esta usando a fibra, ligada no rocket? usando o conversor pra rj45 para ligar no radio, sera que ajuda nessa parte de interferencia no cabo, usando a fibra?
    Desculpe a franquesa mas se vc não aterrou esse eletroduto que aliás é OTIMO, e nem o cabo, de nada adiantou usá-los !
    Pois o aterramento é que garante a isolação contra Interferencias EMI e ESD !

  13. #53

    Padrão Re: Rocket M5

    Vo faze o teste de diminui o cabo pra 25 metros pra ver...
    Depois vo monta esse cabo blindado com ceutubo...

    A unica coisa q vi de ruim em usar ROCKET M5 é essa questao do cabo, pq o enlace fecho show.. mas esse negocio d interferencia no cabo... quando era Routerboard com XR5+Pluton... e o mesmo cabo q ta la hj ligando o Rocket, o negocio passava 37Mb...

  14. #54
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Vo faze o teste de diminui o cabo pra 25 metros pra ver...
    Depois vo monta esse cabo blindado com ceutubo...

    A unica coisa q vi de ruim em usar ROCKET M5 é essa questao do cabo, pq o enlace fecho show.. mas esse negocio d interferencia no cabo... quando era Routerboard com XR5+Pluton... e o mesmo cabo q ta la hj ligando o Rocket, o negocio passava 37Mb...
    Infelizmente Novas Tecnologias, exigem novos métodos !

  15. #55

    Padrão Re: Rocket M5

    Ja pedi os cabos e o ceutubo... vamu monta, nao so pra questao de interferencia. mas pra proteçao do equipamento... PKMC,, onde se compra a fibra ja com conector pronto.
    Minha questao agora do cabo é o tamnho se isso invoga alguma coisa na taxa d trasnferencia... pq uso la 77 metros...

  16. #56
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Ja pedi os cabos e o ceutubo... vamu monta, nao so pra questao de interferencia. mas pra proteçao do equipamento... PKMC,, onde se compra a fibra ja com conector pronto.
    Minha questao agora do cabo é o tamnho se isso invoga alguma coisa na taxa d trasnferencia... pq uso la 77 metros...
    :: ADR NetWork ::

    Fibra faz 20KM fácil, depende do transciver !

  17. #57
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    Leandro, nao liguei pra vc, pq ja tinha falado com o pkmc(kleber), te agradeço e sempre que precisar chamo vc, ja guardei teu fone.

    Obrigado mesmo...
    Blz irmao!!
    Bom, tenho visto alguns casos onde somente a configuração correta, que deve ser feito por quem mexe bastante em rocket m5, é que faz com que os radios trabalhem a 100%.
    Pego casos onde as interferências de links mal projetados começam a criar problemas. ainda bem que os rádios são muitos bons e com as antenas corretas, ainda temos como melhorar os enlaces sem partir pra frequências pagas.
    Se alguem precisar de cases ou indicações, posso passar os contatos dos meus clientes satisfeitos com nosso trabalho.
    É como eu falo sempre, não há segredo, há especialização e trabalho duro.
    Abraço e Deus abençoe a todos.