+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TEM COMO FAZER BALANCEAMENTO MANUAL SAIR 2 FAIXA DE IP PELO MESMO CARTÃO

    Bem pessoal oquero dizer com balanceamento manual ,é que posso colocar 2 faixas de ip no mesmo cartão e que ele pelo um só ssid e vou colocando cliente sob medida que um link não fica com mais trafego que o outro ,ai posso controlar cliente clientes com mais banda e menos,ctc...

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: TEM COMO FAZER BALANCEAMENTO MANUAL SAIR 2 FAIXA DE IP PELO MESMO CARTÃO

    Citação Postado originalmente por karioka Ver Post
    Bem pessoal oquero dizer com balanceamento manual ,é que posso colocar 2 faixas de ip no mesmo cartão e que ele pelo um só ssid e vou colocando cliente sob medida que um link não fica com mais trafego que o outro ,ai posso controlar cliente clientes com mais banda e menos,ctc...
    não precisa fazer isso, na rb, vc coloca quem vai sair por onde, é bem melhor.

  3. #3

    Padrão Re: TEM COMO FAZER BALANCEAMENTO MANUAL SAIR 2 FAIXA DE IP PELO MESMO CARTÃO

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    não precisa fazer isso, na rb, vc coloca quem vai sair por onde, é bem melhor.
    bem então por favor já tentei de tudo mais fica 2 links indepedente
    se tem outra configuração,acho que não descobri,mais de me der a dica agradeço

  4. #4

    Padrão Re: TEM COMO FAZER BALANCEAMENTO MANUAL SAIR 2 FAIXA DE IP PELO MESMO CARTÃO

    os links tem que ficar indepedente no mesmo ssid e ai alquem se habilita

  5. #5

    Padrão Re: TEM COMO FAZER BALANCEAMENTO MANUAL SAIR 2 FAIXA DE IP PELO MESMO CARTÃO

    Rapaz ta meio confuso sua pergunta,se vc puder dar mais detalhes ficaria mais fácil achar a soluçao.
    Bem pelo que eu entendi vc quer dispor 2 gateway na mesma sdd, adicionando manualmente para qual modem vai cada cliente,(isso ja nao seria balanceamento)vc poderia fazer isso criando as 2 rotas de gateway dos modens normalmente e usar uma regra nat de redirecionamento para cada cliente.

    exemplo:
    add chain=dstnat action=dst-nat to-addresses=10.1.1.10 protocol=tcp dst-address=192.168.254.2
    .. Ou seja o que chegar no ip 192.168.254.2 direcionarei para o IP do cliente que e 10.1.1.10.

    add chain=dstnat action=dst-nat to-addresses=10.1.1.11 protocol=tcp dst-address=192.168.1.2
    .. Ou seja o que chegar no ip 192.168.1.2 direcionarei para o IP do cliente que e 10.1.1.11.

  6. #6

    Padrão Re: TEM COMO FAZER BALANCEAMENTO MANUAL SAIR 2 FAIXA DE IP PELO MESMO CARTÃO

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    Rapaz ta meio confuso sua pergunta,se vc puder dar mais detalhes ficaria mais fácil achar a soluçao.
    Bem pelo que eu entendi vc quer dispor 2 gateway na mesma sdd, adicionando manualmente para qual modem vai cada cliente,(isso ja nao seria balanceamento)vc poderia fazer isso criando as 2 rotas de gateway dos modens normalmente e usar uma regra nat de redirecionamento para cada cliente.

    exemplo:
    add chain=dstnat action=dst-nat to-addresses=10.1.1.10 protocol=tcp dst-address=192.168.254.2
    .. Ou seja o que chegar no ip 192.168.254.2 direcionarei para o IP do cliente que e 10.1.1.10.

    add chain=dstnat action=dst-nat to-addresses=10.1.1.11 protocol=tcp dst-address=192.168.1.2
    .. Ou seja o que chegar no ip 192.168.1.2 direcionarei para o IP do cliente que e 10.1.1.11.


    bem pelo que vc está explicando,pelo menos que entendi,entra um link pela faixa de ip e vc redireciona pela outra,mas pelo que quero pode sair até pelo mesma
    faixa ou outra não tem problema,que quero é que os links ficam indepedente,
    tipo:

    ip 192.168.10.1 sai pela wan1 ssid: x
    ip 10.1.1.1 sai pela mesmo ssid:x
    mas que um não interronpa trafego do outro

    como seria essa regra?


    i

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: TEM COMO FAZER BALANCEAMENTO MANUAL SAIR 2 FAIXA DE IP PELO MESMO CARTÃO

    Citação Postado originalmente por karioka Ver Post
    bem então por favor já tentei de tudo mais fica 2 links indepedente
    se tem outra configuração,acho que não descobri,mais de me der a dica agradeço
    vamos la, imagina que voce tem uma classe de IP tipo 192.168.10.254/24 saindo para o link 1 no mesmo SSID voce vai mudar a sua classe de IP para 192.168.10.1/25 e acrescenta mais uma classe 192.168.10.254/25 que vai ficar dividido em 2 classe de IP na sua rede ai cria 2 NAT um com 10.1/25 saindo no link1 e o outro 10.254/25 saindo no link2 isso na mesma ficha em general Out. Interface, simples né, ai todos os seus clientes que estiver no IP 1 até o IP 126 sai por um LINK do 128 até o 254 sai pelo outro.

  8. #8

    Padrão Re: TEM COMO FAZER BALANCEAMENTO MANUAL SAIR 2 FAIXA DE IP PELO MESMO CARTÃO

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    vamos la, imagina que voce tem uma classe de IP tipo 192.168.10.254/24 saindo para o link 1 no mesmo SSID voce vai mudar a sua classe de IP para 192.168.10.1/25 e acrescenta mais uma classe 192.168.10.254/25 que vai ficar dividido em 2 classe de IP na sua rede ai cria 2 NAT um com 10.1/25 saindo no link1 e o outro 10.254/25 saindo no link2 isso na mesma ficha em general Out. Interface, simples né, ai todos os seus clientes que estiver no IP 1 até o IP 126 sai por um LINK do 128 até o 254 sai pelo outro.


    bem neste caso teremos uma resalva ,1 classe dividida em 2 que daria 128 clientes que poderia cadastrar e se tiver mais clientes como fica?
    será que daria pra entrar 2 classes de clientes até 254
    digo 192.168.10.1/24=254clientes
    192.168.1.1/25= 254clientes
    outra coisa emcima vc colocou /25 mais sérá /24
    e como ficaria as configuração na rb?
    outra os clientes já estão usando as 2 faixas de cima citadas 10.1/24 e 1.1/24
    teria que arrumar uma maneira de entrar e sair as mesmas
    se ppor as regras agradeço.

  9. #9
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: TEM COMO FAZER BALANCEAMENTO MANUAL SAIR 2 FAIXA DE IP PELO MESMO CARTÃO

    Citação Postado originalmente por karioka Ver Post
    bem neste caso teremos uma resalva ,1 classe dividida em 2 que daria 128 clientes que poderia cadastrar e se tiver mais clientes como fica?
    será que daria pra entrar 2 classes de clientes até 254
    digo 192.168.10.1/24=254clientes
    192.168.1.1/25= 254clientes
    outra coisa emcima vc colocou /25 mais sérá /24
    e como ficaria as configuração na rb?
    outra os clientes já estão usando as 2 faixas de cima citadas 10.1/24 e 1.1/24
    teria que arrumar uma maneira de entrar e sair as mesmas
    se ppor as regras agradeço.
    é o mesmo procedimento.

  10. #10

    Padrão Re: TEM COMO FAZER BALANCEAMENTO MANUAL SAIR 2 FAIXA DE IP PELO MESMO CARTÃO

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    é o mesmo procedimento.
    mais em cima vc respondeu /25 e /24 certo


    vou fazer essas configuraçoes na bancada pra ver comofica ,maisdesde já agradeço pela sua atenção

    pode mepassar seu msn para trocar mais ideias.omeu é [email protected]
    ok pode add


    ppo