+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Bom dia,

    Vejam uma alternativa interessante para montagem de uma torre de 10,5m feita com poste de concreto.

    Custos da torre:

    1 Poste Circular 12M........................................................................R$512,00
    4 Módulos de Escada c/ guarda-corpo 1,5m........................R$400,00
    1 Frete + Custo de instalação (Caminhão Munck)...............R$400,00

    Custo total da Torre.........................................................................R$1312,00

    Uma das principais vantagens, além do baixo custo, é a facilidade para se subir e descer da torre.

    Ps.: Se alguém quiser, posso postar o projeto da escada Guarda-Corpo.

    Att,
    Owner

    Adicionado 22/10/2010 - Imagem da Torre
    https://under-linux.org/attachments/...-12m-torre-jpg

    Projeto do Guarda-Corpo.
    https://under-linux.org/attachments/...rdacorpo_1-jpg
    Última edição por owner; 22-10-2010 às 15:08.

  2. #2

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Por favor, poste as informações que achar conveniente. Essas idéias são muito bem vindas.
    Saudações,

  3. #3

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         guardacorpo_1.jpg
Visualizações:	1635
Tamanho: 	54,2 KB
ID:      	13695 Dimensões do guarda-corpo.

  4. #4

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Você já viu a estrutura de fundação de um negócio desses ? Se não, procure saber, vai gastar mais uma baba de concreto.

    Mas mesmo assim, grato pela informação.

    Alam Dias

  5. #5

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Boa noite Alam,

    O custo total já engloba as despesas com a "fundação". Os R$400,00 foi pago a uma empreiteira que buscou o poste na fábrica e o instalou. Nesta instalação foi utilizado concreto, mas o empreiteiro me disse que boa parte das instalações de postes são feitas sem o uso de concreto, apeas cava o buraco, coloca o poste e preenche com pedras e terra.

    Att,
    Owner

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Você já viu a estrutura de fundação de um negócio desses ? Se não, procure saber, vai gastar mais uma baba de concreto.

    Mas mesmo assim, grato pela informação.

    Alam Dias
    Última edição por owner; 17-08-2010 às 20:46.

  6. #6

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Como seria a estrutura para fixar os equipamentos?

  7. #7

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Aqui na minha cidade existe esse mesmo tipo de poste com escada num ginásio, ele acomoda a iluminação da quadra e tem uns 20mt de altura, subi em um deles e achei bem reforçado, "tentei me xaqualhar na ponta" e não deu muito arrasto! Logo pensei na mesma coisa, utiliza-lo como torre!!! Vou verificar com a prefeitura se podem ceder o espaço no poste!!!

  8. #8

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Aqui na minha cidade existe esse mesmo tipo de poste com escada num ginásio, ele acomoda a iluminação da quadra e tem uns 20mt de altura, subi em um deles e achei bem reforçado, "tentei me xaqualhar na ponta" e não deu muito arrasto! Logo pensei na mesma coisa, utiliza-lo como torre!!! Vou verificar com a prefeitura se podem ceder o espaço no poste!!!
    Só que a diferença de preço entre os dois é GIGANTESCA!

  9. #9

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Os postes prontos pra eletrificação ficam mais em conta. Pena geralmente serem 7 ou 9m. Mas pelo orificios que eles tem na parte superior, dá pra prender facil uma barra de 1" pra ficar uns 4m mais alto. Vamos ver: 9m do poste, mais 6m da barra, menos 2m da barra usados para fixação, menos 1,5m do poste enterrado (Aqui é terreno arenoso e usa-se só isso pra eletrificação e telefonia, sem concreto), ainda sobra 11,5m.

    Tem as travas pra calçar, sobre os sapatos, pra subir esses postes, só com cinto. Eu que sou gordinho não acho complicado. Com mosquetão dá pra bolar um descanso pra trabalhar sobre eles.

    Se é pra barratear o custo acho que o jeito é esse, se não houver poste maior (Aqui no interior pra fabricar algo diferente dos de eletrificação o preço sobe muito) o jeito é prender mastro no alto, dependendo das antenas usadas não há problema nenhuma. E não colocar escada fixa pra subir.

    Mas já sei, estão falando de postes redondos, né? Aqueles ocos, que são mais baratos de fabricar. Aqui só são fabricados modelos quadrados, só lembro de ver os redondos em capitais ou cidades maiores. Os "quadrados" que digo são os retangulares, com lances de 1,5m com um apoio, e entre eles um furo, esse tipo comum: http://www.lajescbl.com.br/imagens/poste.gif Pelo furo entre os lances dá pra colocar um apoio simples, pra ser usado como escada, se a intenção é custo baixo.



    Um dia cotando uns postes desses, mas não exatamente pra antena, o fabricante me deu a idéia de usar 3 postes em baixo, a 1-1,5m um do outro, e uma estrutura metalica em cima. Mas mesmo que usasse os postes cortados (Com defeito na ponta, pra não jogar fora eles cortam pra fazer suporte de caixa d'agua e vigas de construções), que são mais baratos, ainda ficaria mais caro que estataiado, e por pouco não fica o preço de autoportante (Pra 12m estimo que uma autoportante ficaria uns R$ 1500). Alias, foi esse o preço da solução instala pra 15m que cotei, R$ 1500, com escada simples (Barras de 3/4" a cada 40cm).

    Outra idéia que ele deu era fazer sistema andaime fixo, usar barras de 1,5", montar como andaime, mas parafusados, e fazer 4 sapatas em baixo. Pra 15m, minha intenção, o serralheiro disse que não montava por medo de não aguentar, mas até uns 10m ia tranquilo, não cotei custos de ferro, mas acho que ficaria o custo da estaiada, uns R$ 75-80 por metro.

  10. #10

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Caros


    Não sei de que região vocês são, vejo estas alternativas como uma loucura, gastar em média 1500,00 (mil e quinhentos reais) por uma torre de 12 metros, pois temos torre triangular de 40x40 fabricada em viga “L” com lance de 2 metros galvanizada e pintada nas cores laranja e branco. Para se ter uma idéia de valores, uma torre de 20 metros sai por apenas 1.950,00 e no mesmo lugar que comprei todos podem comprar. O custo dela montada é em media 2.250,00, já com a base, os cabos de aço, esticadores e concreto. Então é bom pensar um pouco antes de ter alternativas inviáveis. E para provedores, facilitam em até 3 vezes. Lembrando que é para a região de Campinas com entrega no local.
    Qualquer dúvida [email protected].

  11. #11

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Caro MediaFlex,

    Desculpe-me, mas não vejo desta forma. Gastei R$1.300 em uma torre que atende todas as minhas necessidades e principalmente a facilidade para se subir e descer da torre. A torre de 20 metros que você citou + frete para a minha região não sairia por menos de R$3000,00. Perceba que pagaria R$1.700,00 a mais para uma solução que não traria nenhum beneficio extra para mim. Enfim, para cada caso existe uma solução que melhor se enquadra, e detalhe, não existe o melhor absoluto!

    P.S: Fiz os calculos de Downtilt colocanto meus rádios a uma altura de 20 metros e simplesmente perdi 20% de minha cobertura atual.

    Citação Postado originalmente por MediaFlex Ver Post
    Então é bom pensar um pouco antes de ter alternativas inviáveis.
    A minha intenção aqui foi de ajudar, promovendo alternativas que possam reduzir os gastos dos provedores. Não acho legal você simplesmente chegar e dizer que é loucura e inviável lançar mão destes recursos. Se foi útil para mim, provavelmente pode ser útil para outras pessoas.
    Última edição por owner; 18-08-2010 às 13:04.

  12. #12

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Sabemos que estaiada é mais barato.
    Poste é pra local onde não cabe os estaios, ou onde o dono do terreno não quer estragar o visual com isso, um monte de cabos pra todo lado...

    Por isso citei poste de eletrificaçao, pra repetição pequena com só 2 antenas, 9 ou 10m dá, e ficara uns R$ 500-600, enquanto estaiada ficaria R$ 800-850.

  13. #13

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Olá MediaFlex,
    Me interessei pelas torres citadas por vc, tem como passar contatos??

    Att,
    Artur

  14. #14

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Srs,

    Como uma imagem vale mais do que mil palavras, segue a foto da torre 9 metros que montei utilizando poste.
    Segue os custos da torre:
    1 Poste.....................................................321,00
    2 Moduloes de escada guarda-corpo........200,00
    1 frete + instalação...................................350,00
    Total........................................................871,00


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torre.jpg
Visualizações:	1314
Tamanho: 	83,2 KB
ID:      	14993http://static1.under-linux.net/images/misc/pencil.png

  15. #15

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    estou com um poste circular de 17m consegui com um amigo que tinha uma copania de energia e fechou
    o poste, so esta me faltando as cintas pois a ideia da escada ja esta em mente
    alguem poderia me informar algum lugar que vende essas cintas com um preço bom

  16. #16

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    As celulares usaram muitos postes desses para distribuir cobertura em zonas urbanas, mas hoje muitos desses postes estão com problemas estruturais... é algo que reduz o investimento inicial, mas dura menos que as torres metálicas (digo, as boas torres metálicas).

    Acho válido usar desde que com noção clara de que durará apenas alguns anos e que precisa ser inspecionada regularmente.

  17. #17

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    poderia me informar onde comprou os modulos?
    pois ja tenho modulos prontos so falta algo para prender os modulos ao poste
    poderia me indformar onde comprou e qual o preço?

  18. #18

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    poderiam adicionar as fotos novamente ? estou com essa idéia de usar um poste como torre...

    Obrigado

  19. #19

    Padrão Re: [INFRAESTRUTURA] Alternativa para Torre de 12M

    Ideia muito boa...principalmente por não necessitar os estaios...dá pra aproveitar muitos terrenos com pouco espaço