+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre 80 mts

    Pessoal, gostaria de saber se é aconselhavel trabalhar com uma torre de 80 mts, com as antenas na pontas. Uso cartão rh52hn e qual pontencia devo usar.? quais fonte de alimentação aconselham pra levar energia até a rb la em cima?

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Torre 80 mts

    Opa Amigo

    1º - Olha Só Aconselhável e sim Desde que a Torre esteja em Boas Condições Bem Fixa e Estaiada
    2º - Potencia vai variar devido a Distancia Ganho de Antena e Etc
    3º - Fonte de Alimentação Vai de Fonte Full
    4º - Tente Levar Energia a Essa Torre com Cabos de 6 ou 10 Milímetros pra diminuir a perda de corrente nessa distancia

    Ok Amigo

  3. #3

    Padrão Re: Torre 80 mts

    Se for paineis setoriais ou grades pode instalar sim, não recomendo utilizar nenhum tipo de disco sólido nessa altitude, a torre pode torcer e "deitar" a não ser que seja auto-portante ou com estaiamento anti-torção, já vi uma de 45mt deitada depois de instalar uma off-set de 60cm na ponta, não suportou um temporal, pois não tinha os estaios adequados. Abraço!

  4. #4

    Padrão Re: Torre 80 mts

    A torre ta bem fixada foi montada pelo pessoal que monta pra Brtelecom, e as antenas são de 17 dbi.
    A cidade conta com 130.000 habitantes... vo ir testando a potencia pq tem muita interferencia sem falar os 4 concorrentes. heheeh

  5. #5

    Padrão Re: Torre 80 mts

    Use antena de grade então, já que o vento flui por ela.

    Saudações,

  6. #6

    Padrão Re: Torre 80 mts

    Bom dia,

    vi que a sua pergunta não tem nenhuma relação com a segurança, mas torres de 80 metros exigem engenharia no projeto, na construção e na manutenção. Espero que não seja uma torre construida por um serralheiro. Por melhor que seja o serralheiro o mesmo não tem noção de peso e dimensionamento de estrutura, esforço, vibração e travamento da estrutura, vento, mecânica do solo, etc, etc.

    Quanto a sua pergunta a menos que a cidade seja de relevo muito irregular não faz sentido utilizar uma torre de 80 metros. Geralmente torres dessa magnitude são usadas para enlaces de longa distância. Para painéis instalados no topo funcionará melhor em clientes localizados entre 6 e 10 KM, mas terá problemas com ack e perdas de pacotes nessas distâncias em 2.4GHz.

    Você perguntou, entretanto não forneceu detalhes de como a sua rede está montada. Por isso fiquei "nas especulações".

  7. #7

    Padrão Re: Torre 80 mts

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    vi que a sua pergunta não tem nenhuma relação com a segurança, mas torres de 80 metros exigem engenharia no projeto, na construção e na manutenção. Espero que não seja uma torre construida por um serralheiro. Por melhor que seja o serralheiro o mesmo não tem noção de peso e dimensionamento de estrutura, esforço, vibração e travamento da estrutura, vento, mecânica do solo, etc, etc.

    Quanto a sua pergunta a menos que a cidade seja de relevo muito irregular não faz sentido utilizar uma torre de 80 metros. Geralmente torres dessa magnitude são usadas para enlaces de longa distância. Para painéis instalados no topo funcionará melhor em clientes localizados entre 6 e 10 KM, mas terá problemas com ack e perdas de pacotes nessas distâncias em 2.4GHz.

    Você perguntou, entretanto não forneceu detalhes de como a sua rede está montada. Por isso fiquei "nas especulações".
    Opa Obrigadão por Ajudar Marcelão.

    Seguinte vou ter fornecer alguns dados e voce me aconselha o que fazer, porque na verdade esse provedor foi montado sem muitos conhecimento ai me contrataram pra fazer funcionar porque está indo na barriga.

    Em relação a torre foram os profissionais que montam pra Oi que montaram, ela é triangular tubular, estaiada com cordoalias segurando em um terreno bem grande.

    Já em relação aos equipamentos usados são, uma rb 800a, com 4 cartões rh52hn e as antenas painel de 17 dbi de ganho. E estão instaladas na ponta. E embaixo um servidor mk, e os usuarios conectam via ppoe com cadastro manual no mk, Mas ja estou providenciando um servidor de gerenciamento de usuarios, Radius. Será que não seria mais viavel abaixar essas antenas para uns 60 mts? e deixar a ponta para futuros enlaces? Pois a cidade é plaina... nao tem relevos.

    Abraços e Obrigado Mais uma vez

  8. #8

    Padrão Re: Torre 80 mts

    Bem,

    se a cidade é plana eu montaria dois lóbulos de antenas: 1 a 30 metros de altura (para atender clientes mais próximos) e outra 50 ou 60 metros de altura (para atender clientes mais distantes).

  9. #9

    Padrão Re: Torre 80 mts

    o problema que peguei a estrutura pronta pra dar suporte, o proprietario construiu uma de 80 metros, daria pra ter feito como voce falou uma de 50 e outra de 30.

    mas agora vo ter que aproveitar essa mesmo, to pensando em baixar as antenas pra 60 mts e usar a ponta para enlaces longos.

    abraz

  10. #10

    Padrão Re: Torre 80 mts

    Acho que o Marcelo quis dizer pra colocar na mesma torre (na de 80mts) umas antenas a 30mts e outras a 50ou 60mts.

    Desculpa se estirver errado. Mas foi isso que entendi.

  11. #11

    Padrão Re: Torre 80 mts

    Oh locco!

    Será que ele entendeu que deveria desmontar a torre e fazer duas? rs

    É isso aí Rodrigo: com uma torre dessa magnitude o colega poderá instalar antenas a 20, 30, 40, 50, 60, 70 e 80 metros de altura, por exemplo. Lembrando que quanto mais distanciadas umas das outras melhor. Lembrando ainda que ao instalar montar as caixas com os equipamentos bem próximos e com o menores cabos de radiofrequência possível.

  12. #12

    Padrão Re: Torre 80 mts

    Caramba achei que essa torre era pra PTP, ai no caso eu socava nos primeiros 40 metros 2.4Ghz pros clientes q estão proximos (setoriais de 17Dbi) e pra cima dois rings de 5.8GHz para atender a galera do fundão! Quem dera eu ter uma torre dessa pra brincar heim!!!!

  13. #13

    Padrão Re: Torre 80 mts

    Entendi errado mesmo, achei que fosse melhor montar duas.... rs

    Mas eu vo fazer isso mesmo, baixar pra 60 mts, deixar a parte de cima pra enlaces longos... e aos 30 mts colocar uma omni 360 para atender clientes proximos até 2km. Estou tendo muito problema como sinais etc, clientes reclamando, entao vo mexer na estrutura inteira, ainda mais agora que estão instalando o link de 4 megas full da embratel via fibra. xD

    O que voces dizem do cartão r52hn?
    tem alguma config boa?

    Abraços