+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot + squid + controle de banda

    Ola.. tenho um servidor PC com Mikrotik 4.10 configurado o hotspot e autenticando em um freeradius, tenho tambem uma maquina com squid..
    redireciono trafego para o squid/cache..
    o que eu quero é que os usuarios que estao sendo direcionado para o proxy, fique sem controle de banda so para a navegaca..

    ja testei diversas configuracao de mangle e queue-tree,,, mas o usuario sempre fica preso ao controle de banda principal, alguem ai tem alguma dica de como fazer isso ??
    tipo quero que tudu que saia da maquina do squid source-porte 3128 con destino ao cliente , va sem passar pelo controle de banda....

  2. #2

    Padrão Re: Hotspot + squid + controle de banda

    bom amigo aki no fórum tem ate videos ensinando a fazer isso.
    basta vc fazer um redirecionamento nat.
    depois vc marca os pacote do squid via tos ou content ou ip, e libera no queues tree.
    veja os videos no topico que vc consegue.
    boa sorte.

    outra coisa que vc deve fazer pra funcionar com hotspot,e ir em hotspot->user profiles e desmarcar a opçao de transparente proxy dos profiles.

    https://under-linux.org/f211/cache-f...emplos-102203/
    Última edição por sostenes; 18-08-2010 às 01:22. Razão: Conteúdo adicionado

  3. #3

    Padrão Re: Hotspot + squid + controle de banda

    Muito bom os videos, muito esclarecedor, mas para mim nao ajudou em nada, até tentei fazer exatamente como o video mostra, mas meu cenario é um pouquinho diferente, tenho o hotspot e as queue dos cliente sao criadas dinamicamente atras do paremetro Rate-Limit que vem do radius, como eu disse no primeiro post fiz diversas tentativas e naum deu certo, deve ser alguma coisa com o hotspot, porque outro dia eu fiz a mesma configuracao, mas nao tinha o hostspot, as queue é criada manualmente e desta forma funciona...

    alguem ai tem este cenario, com HOTSPOT.. ????!!!

  4. #4

    Padrão Re: Hotspot + squid + controle de banda

    Gente, só para complementar a situacao aqui no meu cenario, fiz tres testes que me mostrou que com o hotspot *NAO* funciona...
    teste 1: autentiquei no hostpot, no mk, em queue simple, criei uma queue estatica com o mesmo IP da queue dinamica criada pelo hotspot, movi ela acima da regra do hotspot, e fiz download, o trafego contiinuou passando pela regra dinamica.....e nada na minha regra estatica.
    teste 2: continuando autenticado no hostspot, deletei a queue dinamica criada pelo hotspot, e ficou so minha queue estatica, o download veio a velocidade total e num passou nada pela minha regra estatica..
    teste 3: coloquei o mac do micro com by-passed no ip-binding do hotspot, fiz o download, neste situacao o download passou pela minha queue estatica, veio na velocidade que tava configurada a queue.
    teste 4: acrescentei as rule no mangle, criei uma regra na queue tree, e fiz o download novamente, tambem funcionou veio na velocidade que eu configurei na queue-tree.

    conclusao no meu cenario.. sem hotspot funciona !!!

    alguem ai tem uma LUZ, alguma coisa que possa me ajudar..

  5. #5

    Padrão Re: Hotspot + squid + controle de banda

    bom amigo como eu te disse acima,tb uso hotspot + autenticador radius que e o mk-auth uso cache e funciona perfeita mente as regras com hotspot,reveja suas configurações , se vc nao ir em hotspot->user profiles e desmarcar a opçao de transparente proxy dos profiles nao via funcionar o cache com hotspot.

  6. #6

    Padrão Re: Hotspot + squid + controle de banda

    kara.. to ficando desesperado.. hehe, porque so comigo num funga.
    nos meus hotspor sempre deixei desmarcado a opcao transparent-proxy do profile de usuario...

    fiz outro teste qye num deu certo, no linux que ta o squid, alterei o TOS de todos os pacotes que saem da porta 3128 com destino aos ips da minha rede.

    ai no mikrotik, creie a regra no mangle marcando os pacotes que tem o mesmo TOS do linux, os bytes sao contabilizados na regra, mas na queue-tree, o trafego é baixissimo, e meu download fica limitado a queue qe o hotspot criou....

    ou seu sou muito burro, ou to ficando cego e num to enxergando alguma coisa..

  7. #7

    Padrão Re: Hotspot + squid + controle de banda

    calma amigo ,deve ser um detalhe bobo,exporta suas confg para eu poder dar uma olhada.

  8. #8

    Padrão Re: Hotspot + squid + controle de banda

    resolvido.....
    foi tudu na base do teste, passei muitas horas testando as regras do mangle e com hotspot, mas consegui......

    este detalhe num era tao bobo assim, porque num achei exemplo nenhum por ai...
    Última edição por nosferatusmg; 19-08-2010 às 17:49.

  9. #9

    Padrão Re: Hotspot + squid + controle de banda

    Sim, mas poste a solução pra ajudar outros que, como vc, lançaram duvidas e tiveram apoio das experiências de outros posts.