+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Falha ao montar compartilhamento nfs Timed out

    Bom dia caros colegas do fórum!
    Estou com o seguinte problema ao montar o compartilhamento nfs em meu servidor. Primeiro tenho configurado o servidor nfs certinho em um servidor que vamos identificar como X. Em um outro servidor que seria o cliente que vamos chama-lo de Y quero montar o comp. nfs em um diretorio especifo, /usr/local/diretorio_em_X do meu servidor NFS, para meu cliente em Y
    Ao montar a partição aparece o seguinte erro:
    mount -t nfs X:/diretorio_remoto/MM /diretorio_local_de_montagem/Y
    mount: mount to NFS server 'X' failed: timed out (retrying)

    Já pesquisei muito e não encontro nada que possa me ajudar, conto com a ajuda de vocês para tentar resolver o meu problema, que tambem pode ser o problema de outros. Agradeço desde já a todos.
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Falha ao montar compartilhamento nfs Timed out

    Primeiro ponto, se você está exportando "/usr/local/diretorio_em_X" você não irá conseguir montar X:/diretorio_remoto/MM

    mount -t nfs X:/usr/local/diretorio_em_X /diretorio_local_de_montagem/Y


    Sua declaração no /etc/exports contém a rede ou o IP dos servidores autorizados a montar o compartilhamento?

    /usr/local/diretorio_em_X REDE/MASCARA ou IP (permissões)

    Recarregue o serviço. # /etc/init.d/serviço-nfs reload ou restart

    Veja sua lista de exportação. # showmount -e

    Tente adicionar no fstab:

    X:/usr/local/diretorio_em_X /diretorio_local_de_montagem/Y nfs rw 0 0

  3. #3
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Falha ao montar compartilhamento nfs Timed out

    Caro edson,

    O tenho dois servidores X e Y em mesma rede ip publica 200.x.x.x. Eu ja tinha feito o mesmo procedimento antes do servidor Y que é o server nfs dar kernel panic no sistema. Depois de formatado é que não consigo mais realizar esse processo de montagem do diretorio que tenho configurado no meu arquivo exports em Y. Tenho exportado sim normalmente e consigo ver com o showmount o diretorio sendo exportado bonitinho. Tenho liberado no /etc/exports apenas o ip do servidor X dando permissão de ro, ja tentei com rw mais tambem não obtive êxito. Tenho liberado portas 111 2049 tcp/udp nos dois servidores, não sei mais onde procurar e o que fazer.

    Agradeço sua ajuda edson mais o problema ainda persiste.
    Qualquer ajuda é bem vinda, vlw

  4. #4

    Padrão Re: Falha ao montar compartilhamento nfs Timed out

    OK, irei tentar sua dica atribuindo a versão do nfs durante a montagem do compartilhamento, se conseguir te respondo e se não conseguir te respondo do mesmo modo ok. Obrigado pela ajuda, valeu.