+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda no shell script

    Boa noite galera !!!!

    bom eu gostaria de fazer o seguinte

    if
    mount /dev/sdb1 /media/smart
    then
    execbkp
    else
    echo "Subject: Erro na unidade de Backup\n" > $log
    echo "hd externo com erro backup nao realizado" >> $log
    ssmtp -C /root/ssmtp.conf [email protected] < $log

    a ideia eh a seguinte quando o mount de erro (uso hd externo) o sistema não faz o backup e me envia um email dizendo que a unidade não esta disponivel.
    ja montei uma função para que quando ele montar ele executa o bkp agora gostaria de saber como eu faço pra montar essa comparação quando de erro envia email quando montar ele executa o bkp e envia email com o status ok

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ajuda no shell script

    depende da sua distro vc pode quando montar já chamar a funcão porem não é a correta pois vc pode montar outro dispositivo e gravar o backup em lugar não desejado
    vc pode fazer um shell pra rodar a cada hora ou determinada hora primeiro um if do mont
    depois outro if da pasta onde vc vai fazer o backup caso seja outro dispositivo ele aborta ai depois de ele confirmar que esta montado e que é o dispositivo correto ele faz o backup e vc pega o resultado do backup se for true ok com sucesso false erro

  3. #3

    Padrão Re: ajuda no shell script

    essa e a questao como fazer um teste ???
    tipo quando eu do o mount se ele nao achar aquele dispositivo e da erro ao montar a unidade eu quero ser avisado assim eu conecto no servidor e resolvo o problema.

    o problema hoje e que eu tenho sempre q ficar monitorando pq se o hd externo nao estiver ligado o bkp e feito e jogado no proprio disco entao nao adianta nada rs....

  4. #4
    giovannimantelli
    Visitante

    Padrão Re: ajuda no shell script

    Dae cara...
    bom, você pode testar após o seu IF, o resultado do comando:

    echo $?

    Se a saída = 0 (zero), o comando do IF funcionou,
    Se for diferente, ocorreu algum erro e você pode então enviar o email.

    Att