+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Senhores,

    Pesquisando no forum achei esse assunto muito interessante, mas parece que o assunto morreu.

    Gostaria de saber se alguem faz isso e se funciona a longo prazo

    Fiz um pequeno teste aqui na minha rede, fiquei impressionado com o resultado inicial:

    Conectando 2 placas em 2.4Ghz em canais diferentes (1 e 6) usando um divisor de potência para conectar em uma única antena, não teve nenhum ruido e funcionou redondinho. Testei por algumas horas, o resultado foi positivo.

    Quero saber se alguem ja faz isso a longo prazo e qual é a opinião na pratica sobre o assunto?

    Sei que muita gente critica e diz que não da certo, mas pow eu vi com meus proprios olhos deu certo, qru saber de quem fez, se a longo prazo prejudica o equipamento? Vlw

  2. #2

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    O Gilvan diz que com o TMágico ele faz isso. Outros dizem que precisa de um duplexador, senão poderia queimar os rádios.

    Mas se um simples divisor de potencia é o suficiente, fica interessante. Só não entendo como isso foi possível, pois teoricamente não deveria funcionar.
    Qualquer hora destas eu vou fazer um teste em bancada. Seria uma solução muito interessante para um setor que estiver muito carregado de usuários para um só rádio.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Tem que ver esse "simples divisor de potência", pois se for um hyperlink, não é tão simples assim... é um combiner. Há muito tempo atrás usei uma gambi assim. Deve ter nos posts antigos os meus comentários naquela época.

  4. #4

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Pessoal,

    Vejo que vocês não estão levando em consideração a diferença “mecânica” entre o Tmágico e "simples divisor de potência"

    Divisor de potencia: todas as partes estão em contato, malha com malha e núcleo com núcleo.

    Tmágico: apenas as malhas estão em contato, os núcleos estão separados (não tem contato entre si)
    Por ter trabalhado na geenge e ser amigo do Sr. Gilvan participei da idéia inicial do TMágico, mas só o vi pronto no inicio desse mês. Ainda não tive a oportunidade de testar o mesmo quem o testou afirmo que funciona.
    O TMágico a grosso modo seria três cavidades ressonantes (alimentadores) uma de “boca” para outra, lembrando que isso é apenas um exemplo grosseiro.
    Portanto os rádios estão eletricamente isolados um do outro.

    Todos sabem, ou deveríamos saber, que por dentro de um cabo coaxial ligado entre AP e antena passa energia elétrica algo na escala de (mV) alguns multímetros mais sensíveis poderia medir facilmente essa voltagem podes medir também conectando esse mesmo multímetro a uma antena sem radio apenas apontado para um AP.

    Portando “teoricamente” ao ligar um divisor de potencia a dois rádios poderíamos estar queimando o nosso equipamento

    Concordo que não foi isso que aconteceu na pratica segundo o nosso colega cleyton19, porem eu não arriscaria queimar dois cartões XR2 apenas para testar essa teoria, mesmo eu podendo compra eles aqui no PY pela metade do preço que a maioria paga ai no Brasil (U$93,00)

    Espero ter criado uma linha de pensamento para discutir esse assunto.
    Última edição por GuilhermeCampos; 25-08-2010 às 02:55.

  5. #5

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Tem que ver esse "simples divisor de potência", pois se for um hyperlink, não é tão simples assim... é um combiner. Há muito tempo atrás usei uma gambi assim. Deve ter nos posts antigos os meus comentários naquela época.
    eh, na verdade foi um simples divisor de potencia, só queria saber se alguem ja fez algum teste por longo prazo, quais foram os efeitos? pois o meu teste foi por apenas umas 2horas e com poucos clientes no meio da noite.

  6. #6

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Tem que ver esse "simples divisor de potência", pois se for um hyperlink, não é tão simples assim... é um combiner. Há muito tempo atrás usei uma gambi assim. Deve ter nos posts antigos os meus comentários naquela época.
    Exatamente como eu esperava. O Sérgio vai dar uma bicada para clarear o assunto.
    Não sabia desta caracteristica dos divisores da hyperlink.

    Não seria este o post?
    https://under-linux.org/f105/tecnolo...62/index3.html

    Mas agora o companheiro esclareceu que era um simples divisor.

    Quanto ao T Mágico eu não vi funcionando mas já peguei um nas mãos. Um amigo estava para fazer uns testes com ele. É muito mais que um diviso, já que tem que fazer até os ajustes de ressonância.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Qual o modelo e marca desse divisor? Se puder posta um link do mesmo para verificarmos as especificações.

    Citação Postado originalmente por cleyton19 Ver Post
    eh, na verdade foi um simples divisor de potencia, só queria saber se alguem ja fez algum teste por longo prazo, quais foram os efeitos? pois o meu teste foi por apenas umas 2horas e com poucos clientes no meio da noite.

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Sim, 1929, o post é esse ai... 5 anos atrás... :P

    Esse T do caramba, é uma ideia antiga, de mais ou menos uns 20 anos atrás... O Maia tem um livro (depois vou pegar o título e autor e posto aqui), da época que fez faculdade, onde já tinha esse T. Ou seja, o Gilvan não inventou nada, só pegou ideias alheias e adaptou ao cenário atual. Na teoria (do livro) funciona, mas sinceramente, acho esforço desnecessário. Não sou engenheiro eletricista e não vou discutir o que não compreendo a fundo, não tenho interesse no momento e muito menos tempo para estudar, mas acredito que temos maneiras melhores de conseguir mais desempenho nos POPs do que usando de artifícios não convencionais.




    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Exatamente como eu esperava. O Sérgio vai dar uma bicada para clarear o assunto.
    Não sabia desta caracteristica dos divisores da hyperlink.

    Não seria este o post?
    https://under-linux.org/f105/tecnolo...62/index3.html

    Mas agora o companheiro esclareceu que era um simples divisor.

    Quanto ao T Mágico eu não vi funcionando mas já peguei um nas mãos. Um amigo estava para fazer uns testes com ele. É muito mais que um diviso, já que tem que fazer até os ajustes de ressonância.

  9. #9

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Vou implantar esse sistema no servidor esse FDS e testar por um tempo, o resultado eu posto aqui.

    O interessante disso é que, se simplesmente der certo, da pra dobrar a capacidade de clientes em cada antena com uma pecinha que custa menos de R$50

    Se alguem mais quiser compartilhar informações sinta-se a vontade

  10. #10

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Testei aqui no provedor a algum tempo atraz, estava com uma antena setorial em um morro com muita interferencia a clientes reclamando, bom instalei um divisor comum liguei 2 cartoes R52h em uma routerboard 532A o mesmo ssid nas duas mas canais diferentes, e liberei o mac de todo mundo nas duas mini pci, de inicio achei que ficou bom, pois clientes que caiam de um cartao se associavam ao outro, mas depois de 2 dias com 40 clientes on line o problema foi grande, perda de pacotes e lentidao, ai fui verificar e um dos cartoes tinha queimado a saida. Talves por usar um simples divisor, pois fui testar agora que li o post e ele é todo inerligado os pinos do meio sao em curto e as malhas tambem.
    Acredito que essa tecnica com o T magico funcione sim, pois a pouco tempo abri um Wavion Setorial e ele tem 3 cartoes na mesma antena.

  11. #11

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Posta as fotos desse Wavion, se possível, como é essa ligação dos cartões.

  12. #12

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    Infelismente nao tenho mais nenhum em maos aqui e quando desmontei nao tirei foto, mas acredito que o pessoal da American Explorer tenha, vou ver se consigo e posto aqui .

  13. #13

    Padrão Re: Mais informações sobre 2 ou mais placas em uma mesma antena

    e ai
    alguma novidade sobre as fotos?